Darktable é um aplicativo open source está agora disponível para Windows. Anteriormente só estava no Linux e MacOS. Tal editor de imagens destina-se a... Darktable, a alternativa gratuita do Adobe Lightroom chega ao Windows

Darktable

Darktable é um aplicativo open source está agora disponível para Windows. Anteriormente só estava no Linux e MacOS. Tal editor de imagens destina-se a fotos no formado RAW e é principalmente focado em melhorar o fluxo de trabalho de um fotógrafo, facilitando a manipulação de um grande número de imagens.

A interface é intuitiva e fácil para as tarefas básicas de edição de imagens. Para tirar proveito do Darktable, como dito acima, convém trabalhar com fotografias em RAW. Este software também pode ser usado para organizar as suas fotos, podem adicionar tags e estrelas as imagens, podem também criar coleções de fotografias  para depois fazer uma busca por alguma dessas características.

Com este software é possível fazer edição básica desde cortar, rodar, controlar exposição, corrigir o balanço de brancos entre outras opções. Em modos mais avançados podem usar mascaras de alpha, correção de cores e até correção de lentes pois este software vem com a informação de centenas de lentes e as suas características.

Para quem tem várias fotos tiradas com as mesmas características e quer fazer o mesmo trabalho de edição em todas elas pode copiar essa edição em um click para outras fotografias. Poupando assim horas de trabalho.Para quem quer crias alguns efeitos também pode usar criação de molduras, marcas d’água entre outras.

Como usar esse programa? Vá até o Youtube e vire um mestre, existem vários vídeos com truques 😉

Darktable 2.4.0 pode ser baixado para Windows 7, 8.1 e 10  neste link.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!