Devolver Digital está preocupada com serviços como Xbox Game Pass

Devolver Digital é uma editora que ganhou popularidade e reputação durante a atual geração de consoles, graças à publicação de títulos inovadores, como Hotline Miami (foto acima), Minit e The Red Strings Club. No entanto, eles temem que os inúmeros serviços de assinatura tenham um efeito Netflix: que suas propostas acabem enterradas em catálogos cada vez mais amplos.

Graeme Struthers, co-fundador do Devolver, confessou em uma entrevista à GameSpot que “o mundo das assinaturas é preocupante”. “Somos ativos nessas áreas, por isso não podemos ficar à margem e apenas reclamar sobre essas coisas.  Xbox Game Pass, PlayStation Plus e Apple Arcade são coisas em que estamos participando”, acrescenta ele.

A editora possui jogos como Bleak Sword e Cricket Through the Ages no Apple Arcade; Minit, Hotline Miami e Ruiner no Xbox Game Pass. Ou seja, vários de seus jogos estão disponíveis nesses serviços e foram lançados diretamente neles.

“Você se pergunta se isso vai levar a uma situação em que há tanto conteúdo que você se sente sobrecarregado. É isso que nos mantém acordados à noite”, diz o gerente, antes de acrescentar.

Os dados do Xbox Game Pass dizem o contrário

Os assinantes do Xbox Game Pass estão jogando 40% a mais, segundo Agostino Simonetta, ID Programa @ Xbox, destinado a apoiar os desenvolvedores independentes. O executivo disse que esses jogadores estão testando mais títulos do que antes, que não aparecem no catálogo do Game Pass.

Além disso, uma pesquisa interna mostrou que 91% dos assinantes haviam jogado um título que não tentariam se não estivessem no Xbox Game Pass e 30% dos jogadores estão acessando gêneros que antes não eram comuns em seus hábitos de jogo.

Contudo, vale lembrar que é um receito que a editora tem de seus jogos se perderem no catálogo desses serviços, algo que, ainda segundo ela, acontece no Netflix.

O que vocês acham?

55 comments on “Devolver Digital está preocupada com serviços como Xbox Game Pass

  1. Eu não gosto de FPP mas estou jogando Outer Worlds, vários jogos que terminei se fosse para comprar eu não comprava, exemplo Darksiders 1 e 2, agora sou fã do jogo, e só não comprei o 3 por que deram na psn, e se saiu na psn logo esta no gamepass rsrss essa é a realidade do gamepass

  2. Eu mesmo to jogando games que eu nunca iria comprar! E foi nessa de jogar esses games que descobri que são bons!

    O game pass veio para fazer a gente sair de um mesmo estilo de game, ou de estilos que sempre jogamos, veio pra fazer a gente experimentar jogos novos que se não estivessem no serviço dificilmente iriamos comprar.

    1. hahahahahah, somos dois e nem vou reler mano..achei que o cara tava criticando..mas depois apresenta números e argumentos que vejo como pontos positivos…tendi porra nenhuma.

      1. O lado negativo nesse caso seria para desenvolvedora e não para nós, se os gamepass por exemplo, tiver jogos demais muitos dos indies serão esquecidos e bem menos jogados e talvez menos comprados também, acho que é nesse ponto que ele quer chegar. O quão cheio o serviço deve ficar até que os jogos menos visíveis se tornem apenas camadas para preencher um serviço com sua base de jogos bons AAA sendo mostrados lá no topo

        1. Eu não concordo tanto com ele. Claro que realmente é complicado ter muita opção, mas, muitos jogos que eu sequer compraria, experimentei, joguei e alguns até comprei. Faca de dois “legumes”

        2. Mas isso já ocorre hoje e de forma muito pior.

          Obs.: A Microsoft ajuda e muito os pequenos, desde o suporte iniciar ao desenvolvimento a visibilidade na E3 e em eventos onde a Microsoft está.

          1. Justamente. A questão é que a desenvolvedora aí parece questionar que o serviço Game Pass sendo tão bom, tendo muitos jogos AAAs de alta qualidade, fará com que jogos menores não sejam vistos. Mas isso já acontece hoje na Loja; quem jogaria esses jogos dela aí comprando na Loja? É muito pior. O Game Pass ainda dá uma visibilidade maior ainda, que ela não encontrará em nenhum outro lugar. Ficou parecendo que ela questiona de barriga cheia.

          2. A maioria das pessoas não entendem isso, os pequenos já sofrem e muito com falta de visibilidade na loja e hoje com esse modelo da Microsoft a visibilidade é muito maior.

  3. Você se pergunta se isso vai levar a uma situação em que há tanto conteúdo que você se sente sobrecarregado. É isso que nos mantém acordados à noite”, diz o gerente, antes de acrescentar

    Até onde eu sei você não é obrigado a jogar nada, pode jogar no seu ritmo os títulos que quiser.. que preocupação é essa?

    1. O problema não é a velocidade em absorver o conteúdo e sim como tu absorve o conteúdo.
      Eu entendo em parte por que uma indie esta preocupada. Seus jogos tem muito menos apreço nas mídias do que um titulo de renome ou simplesmente grande, o seu marketing vem de YouTubers, Streamers, fóruns ou indicações de amigos. Porém quando se tem muito conteúdo pra se absorver o jogador e não experiencia o conteúdo forma correta. Por que enquanto ele joga um jogo X ele já procurando um jogo Y pra dar prosseguimento. A variedade te torna menos analista e mais consumista.

      Eu acredito que seja essa a reclamação, em parte não discordo pra eles isso é ruim, mas pra quem consome quanto mais variedades melhor.

      1. Poneylandia vai ao delírio com a mamãe Çoni em 2019 ?????

        – Gays Bug Fone 71
        – Érica Traveka 69
        – GaydiEvil 67
        – Concreto de Gonorréia 75
        – Bônus 1: Urina Simulator nos PCs
        – Bônus 2: Lesbian LGBT 2 mais caro, sem multiplayer e adiado

        Çoni Uims sempre ???????

    1. Passando pra lembrar q o mês tá virando e a Çoni ainda continua com esse catálogo em 2019 ?????

      – Gays Bug Fone 71
      – Érica Traveka 69
      – GaydiEvil 67
      – Concreto de Gonorréia 75
      – Bônus: Urina Simulator nos PCs ????

      Fui ?

  4. Um dos jogos exclusivos do Xbox (pelo menos entre os consoles) que eu achoo incrível é o Cuphead. Recentemente eu estava vendo uns desenhos da década de 30 e ver aquilo se transformando em um jogo é realmente algo a ser parabenizado.

  5. E quem garante que o game fora do GP tbm não seria esquecido? Na vdd duvido muito que o game tivesse o mesmo “sucesso” fora dos serviços. Esses caras deviam agradecer por fazer parte do GP, é um serviço que da visibilidade, é um serviço que da a oportunidade de pessoas jogarem aquele jogo que todo mundo acha que é mixuruca.

    1. Foi o que eu disse ali embaixo; fora do Game Pass esses jogos dela aí é que seriam esquecidos mais ainda, aí ninguém compraria pra jogar. No Game Pass ainda há uma chance de ser testado.

  6. São dois pontos. O primeiro, é que no GP a galera pode experimentar e conhecer o jogo. Dificilmente iria comprar algo sem ao menos testar. São outros tempos. O segundo, ele tem uma certa razão. Muitos jogos é uma armadilha. Vejam o caso dos apps. A maioria baixa os apps que mais conhecem, os mais divulgados e nem se dão ao trabalho de procurar um alternativo, que, em muitos casos, melhor que o famoso. E antes que digam, “é só fazer mais propaganda, mkt etc e tal”. Gente, não é fácil crescer como antes. A gente vê alguns exemplos e acha que é assim pra todos, mas não é.

  7. Estou no mesmo grupo que está experimentando jogos que normalmente não compraria. Inclusive, vou citar um exemplo bem recente. Esse Tembo The Badass Elephant, que foi dado na GwG deste mês, não sei se ele estava no GP, mas já digo: que joguinho bacana. Não tem orçamento de AAA, não tem gráficos orgásticos e muito menos seria eleito para GOTY, mas é um jogo que cumpre sua função: diverte, e muito.

    1. Tembo é jogaço. E mais jogaço ainda é RISE & SHINE, tá no Game Pass, jogo indie 2D desenhado à mão, de pos-apocalipse e humor negro, onde aparecem vários easter eggs de games, tem o Marcus Fenix com a Anya e o JD no jogo kkk No comecinho do jogo, o Link, que nunca morre nos games do Zelda, é destroçado.

  8. Esse é o outro lado da história mas acredito que a adaptação de um modo geral deve acontecer, visto que os clientes estão inclinados a este tipo de serviço.

  9. No final, o cliente que vai ditar as regras, se o pessoal comprar a ideia, não tem como escapar, o problema vai ser a fragmentação em vários serviços, como atualmente vem ocorrendo com o streaming de filmes e séries. Tem o Apple+, Disney+, Netflix, Amazon Prime, Hulu e ects, não sei se existe essa opção, mas a Netflix e outras empresas, poderia lançar suas séries e filmes para compra em todas as outras plataformas, com preço cheio, seria a melhor opção, pois sei que a Amazon não vai abrir mão do seu serviço pra ir pra Netflix e nem a Netflix vai abrir mão.

  10. Está tão preocupada que salvo engano os dois Shadow Warrior fazem parte do catálogo do Game Pass.

    Me parece que são uma publisher preguiçosa, isso sim. Se o problema é exposição, gastem mais com publicidade. Não dá pra surfar na onda retro pra sempre…

  11. Na minha opinião Windows club, Devolver Digital não está preocupada não com serviços como Xbox Game Pass não. Na minha opinião. Ok Windows club.

  12. Sem game pass já estamos sobrecarregados de jogos, com game pass é lógico que termos mais oportunidades, a questão é a qualidade, precisa ter qualidade pra se destacar.

  13. É uma reflexão válida. Sempre tem algum risco que canibalize por conta da amplitude do catálogo, mas em contrapartida, ao tornar os jogos mais acessíveis, acaba trazendo mais gente para os videogames que antes não se interessavam ou eram meros jogadores de fim de semana, não?

    A pessoa já não precisa comprar diretamente o jogo, ele assina o serviço e vai jogando um jogo aqui, outro ali, por curiosidade mesmo, e quando se dá conta já jogou dezenas do catálogo. É nessa dinâmica que o jogador se permite mais a conhecer novas franquias e gêneros do que na compra avulsa.

  14. Eu não sei como funciona a PSNow, mas no Game Pass eu li que a Microsoft faz um acordo e paga a produtora para o jogo ficar um determinado tempo na loja.

    Sendo assim, a Microsoft fica com todo o lucro das assinaturas mensais/anuais dos seus usuários. Dessa forma é bom para ambos os lados, de um jeito ou de outro a produtora ganha dinheiro, MESMO se nenhum assinante tiver interesse. Um jogo menor poderia nem ganhar nada caso fosse lançado direto na loja (como foi explicado ao final da matéria), mas se eu posso testar o jogo que já tá incluso na assinatura… Porquê não? Dependendo do jogo é até possível que eles ainda ganhem nas DLC ou microtransações, pois o lucro vai todo pra desenvedora. Como isso pode não ser uma coisa boa?

    Ruim seria se a desenvedora só ganhasse de acordo com o número de horas que as pessoas passam no seu jogo. Assim fica complicado. Mas se for no mesmo esquema da Netflix, onde é feito um acordo e o lado interessado simplesmente solta alguns milhares de dólares (ou milhões, dependendo da franquia) para ter o jogo por 6 meses ou 1 ano na plataforma, isso é ótimo.

    Eu vou usar o próprio Steam como exemplo de como isso pode funcionar bem, mesmo não tendo modalidade de assinatura. Eu tenho uma biblioteca atual de quase 300 jogos no Steam, do qual pelo menos 150 ou mais são jogos indies. A maior parte desses jogos eu só comprei porque o valor era muito baixo, juntando o fato de que o jogo parecia interessante e do meu gosto… Resumindo, o jogo era barato o suficiente para não me importar de gastar com ele. Mas se ele fosse caro, eu com certeza não teria o mesmo interesse. No Game Pass é a mesma coisa, não tem porque ser diferente, o catálogo do serviço é menor e o jogo ganha visibilidade, como você já paga a assinatura mensal e jogo está lá dando sopa, é só baixar e jogar… Depois vem a propaganda “boca a boca”, que os usuários que gostaram do jogo no Game Pass indicam para os seus amigos e impulsiona a venda em outras plataformas!

    Enfim, eu não consigo ver pontos negativos de modo algum. Inclusive se o jogo tem chance de arrecadar 5 milhões em 6 meses de vendas numa plataforma (estimado pela equipe de market previamente) e a Microsoft oferece 70% desse valor para ingressar o jogo no Game Pass logo no lançamento pelo mesmo período durante o lançamento, vale apena pro Dev. Se o jogo for um Flop igual Anthen ou Crack Dawn, ainda assim o dev sai no lucro. ?

    1. E a microsoft paga por horas jogadas, claro que também rola o acordo para o jogo entrar no pass, então é um ótimo negócio para qualquer tipo de jogo. uns tempos atrás uma desenvolvedora indie bem conhecida por aí disse que ta faturando uma nota porque as pessoas amam seus jogos.

  15. É complicado ninguém sabe ao certo como essas desenvolvedoras são pagas em relação aos jogos que disponibilizam no serviço… usando a Netflix como base existem dois tipos custeio … tem os filmes que já sairam de cartaz ou seja levantaram uma grana na bilheteria… se tiveram lucro ou não é indiferente… nesses a Netflix paga um valor menor por não ser conteúdo inédito … agora com conteúdo inédito geralmente eles pagam o custo de produção se for exclusivo para o serviço deles … ou seja o cara faz o filme ou série sem se preocupar com retorno já tá pago … agora com jogos ninguém deixa claro como funciona…

  16. Percebam que sempre que alguém da industria reclama são estes produtores desconhecidos de joguinhos meia boca. Nunca vi alguém da CD project, Rockstar, Ubisoft e principalmente Capcom reclamar…

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