Carregando...

Diablo agora pode ser jogado a partir do seu navegador

Lançado em 1996, o Diablo original nunca recebeu tanta atenção quanto seus sucessores. Essa é uma das razões pelas quais um grupo de programadores se encarregou de fazer engenharia reversa do código fonte do jogo para possibilitar que outros o jogassem até mesmo por navegadores da web.

O esforço para reconstruir o código fonte de Diablo começou no ano passado, liderado por um programador que trabalha na GalaXyHaXz, como parte de um projeto de fãs de Diablo chamado Devilution. “Para garantir que tudo seja preservado, o Devilution mantém tudo como foi originalmente projetado”, escreve a equipe do Devilution no Github. “Isso vai tão longe quanto erros e códigos mal escritos no jogo original. Com isso, serve como base para os desenvolvedores trabalharem, tornando muito mais fácil do que antes atualizar, consertar e portar o jogo para outras plataformas. ”

Isso, então, tornou possível para um grupo um mod chamado Rivsoft  que torna o jogo jogável para qualquer pessoa com um navegador da Web em diablo.rivsoft.net. Ele fornece um link para você baixar o código fonte do grupo Devilution, que você pode arrastar e soltar na tela para começar a jogar a versão shareware do jogo. Chamado Diablo Spawn, era a parte do jogo que você poderia jogar sem ter o CD inserido e inclui as duas primeiras partes da masmorra como a classe guerreira.

Se você tem uma cópia real do Diablo (é $ 10 no GOG, por exemplo), você pode arrastar e soltar o arquivo DIABDAT.MPQ da pasta instalada do jogo para começar a jogar essa versão do jogo no navegador. O Diablo original é um pouco arcaico, já se passaram mais de duas décadas, mas ainda há um ritmo satisfatório para ele.

Tendo Diablo jogável em um navegador da web também torna perfeito para breves pausas no trabalho ou na escola. Apenas não esqueça de ter o Alt + F4 pronto.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.