Diferente da Sony, Microsoft está comprometida com a política de “1 ano” para os novos lançamentos

xbox-one-X-3

Temos aqui boas e más notícias a depender do tipo de jogador que você se enquadra. Este texto também será um pouco irônico, isso poderá auxiliar na sua compreensão.

De um lado temos a Microsoft apoiada no seu “monstro“, e do outro lado temos a Sony, a rainha dos exclusivos sem exclusivos. A campanha de marketing da Sony foi excelente com o seu PS4poderosos” nos últimos anos, e isso rendeu bons frutos, pois já são mais de 60 milhões de unidades vendidas, mas sabemos que nenhum dos seus exclusivos venderam tão bem quando o seu próprio console. Os multiplataformas dominaram, guarde isso.

Sim, Last Guardian demorou quase 10 anos para ser lançado, God Of War ainda nem apareceu nas prateleiras, TLOU até agora só remake, Shemmue 3 sai quase em 2019 (se não for adiado novamente), Death Stranding pode demorar muito, e por aí vai, exemplos não faltam. A Sony pode “surrar” a Microsoft em exclusivo este ano, e esperamos que faça isso, pois favorece de certa forma a concorrência. Contudo, vamos concordar que a Sony anuncia muitos jogos de forma prematura e que as promessas muitas vezes não são cumpridas.

Agora, vamos para o que nos interessa, Microsoft, em entrevista recente ao IGN, Phil Spenser deu alguns esclarecimentos  sobre o assunto:

[youtube]T8uBk0FmL5Q[/youtube]

Segundo o chefão do Xbox, a empresa aprendeu bastante com o cancelamento doloroso do Scalebound e este é um erro que não pode ser repetido. A empresa, como todo, tem a tradição de respeitar os seus clientes e assim como a EA e a Bethesda estão anunciando coisas que sairão no mesmo ano ou no mais tartar no próximo. Isso é uma postura digna e que deveria ser valorizada pelo público gamer, principalmente pelos clientes da Microsoft.

Notem, é óbvio que a esta altura do campeonato, a Microsoft já está criando Halo 6, por exemplo, e tal título poderia ter sido revelado em um trailer como forma de “hypar” a sua conferência. A Redmond poderia ter anunciado muita coisa sem período de lançamento específico, mas priorizou o modelo “Gameplay, data, Gameplay, data“. Sim, muitos não têm datas específicas, mas como dito antes têm período de lançamento.

A nova Microsoft

xbox-one-X-2

Nós já explicamos como ela funciona. Os lucros e a satisfação dos clientes falam mais alto. Entenda que, os verdadeiros clientes da Sony e da Microsoft não são os fanboys de redes sociais ou de canais do Youtube. Como dito acima, a Sony é boa em vender multiplataforma, e alguns de seus exclusivos, apesarem de serem “cantados” pelos fanboys, possuem rentabilidade duvidosa.

Não, não vimos Ryse 2, Sunset Overdive 2, Quantum Break 2 ou Alan Wake 2, os seus antecessores não venderam bem. São ótimos jogos, sou fã de alguns, assim como sou fã de Resistence no PS3, mas não são aclamados pelo público. A Microsoft tem como porto seguro outros jogos, o trio que você já conhece, de forma similar a Sony e Nintendo. Todas têm seus coringas, e jogos que o grande público não abraçou.

Analisando os números friamente, os jogos de prateleira não estão em alta, o multiplayer está sendo cada vez mais consagrado. A questão é simples, você joga estes últimos por anos e anos com seus amigos e por isso vale a pena investir seu rico dinheiro nele. Eu sei, muitos odeiam o multiplayer, mas estes não fazem parte da tendência mundial. Overwatch confirma essa teoria.

Quem a Microsoft quis agradar na E3?

hater-524x320

A resposta é: o público lucrativo, que busca mais respeito e cautela com os vazamentos. Notem, o Xbox 360 deu muito trabalho para a Sony na geração passada, e muito desse público foi para o PS4 por conta do “marketing” poderoso. A Microsoft quer este pessoal de volta com o Xbox One X. Ela criou o console mais poderoso, foi até o japão criar novos laços, pegou os jogos mais hypados para PCs do ano, e não entregou promessa, apenas jogos.

Um amigo meu me disse que se “Anthem” fosse exclusivo a Microsoft teria denotado na E3, e que não curtiu muito o jogo por conta disso. Bem, a Microsoft não tá focando nesse meu amigo. Ela quer os jogadores que buscam o melhor, que querem jogos bons, seja multiplataforma ou não. Repito pela terceira vez, Uncharted, um ótimo jogo por sinal, não vendeu 60 milhões de unidades no PS4, mas atingiu uma marca de 8 milhões revelada em janeiro, e este supostamente é o melhor jogo exclusivo da japonesa até então. O Horizon Zero, dentro dos mais de 60 milhões, vendeu 3.4 milhões. Overwatch ultrapassou a marca de 30 milhões de jogadores. Os exclusivos estão gerando mais briga de fanáticos do que lucro.

O Windows Central sondou no site que 75% do seu público está disposto a pagar os U$499 pelo Xbox One X. Um ótimo número. Se você chegar numa loja, e tivesse uma TV 4k, qual você escolheria? Quem já jogou num PC top de linha dificilmente teria dúvida.

Quem tem dinheiro sobrando, e não é fanboy, pode sair do PS4  e ir Xbox One X, é o melhor console no geral. Os multiplataformas poderão impulsionar as suas vendas, pois o grande público não liga para a exclusividade, o maior público gamer quer apenas jogo bom.

Serviços como a retrocompatiblidade, promoções das notas fiscais, não proibição do EA Access, Xbox Play Anywhere, e tantos outros mostram que ela busca respeitar seu público alvo.

Entenda, a Microsoft anunciou jogos single, e muito conteúdo exclusivo. Mas ela não mirou nos fanboys. Para a empresa, anunciar jogos próximos do lançamento, trazer conteúdo diferenciado, e oferecer de longe a melhor experiência de jogabilidade, foram as suas maiores prioridades nesta E3.

99 comments on “Diferente da Sony, Microsoft está comprometida com a política de “1 ano” para os novos lançamentos

  1. ”60 milhões de unidades vendidas” NÃO são 60 Milhões de aparelhos enviados as lojas, deve incluir todos as remessas por troca por problemas que a primeira geração teve.

    O povo não gosta de jogar todo ano, o povo gosta de ver um espetáculo na E3 e esperar 3 ou até 10 anos para jogar é isso que vende console.

    A Microsoft ainda não aprendeu como funciona o negocio.

    Obs.: Tem a mídia ”especializada” que vende o PS4 também.

    1. “O povo não gosta de jogar todo ano”

      Então você é um cara que vai comprar o PS4 hoje, deixar ele no armário para quando sair Death Stranding você jogar? Ou então vai comprar o PS4 só quando o game sair? Entendo que o Hype do jogo está alto, mas e se no fim ele não superar as expectativas?

      Enfim, a Microsoft fez a estratégia correta. Ela mirou no público em geral! Para que mirar ela iria mirar, em sei la 10 milhões de fanboy, que com jogo AAA, ou não, ela vai conseguir vender seu console. Mais fácil mirar no amplo mercado, tentar agradar a todos. O console sairá só em Novembro e por ser um console novo, muita coisa ainda está para ser explorada.

      O Sony foca no que ela tem para vender seu console. Mas não tem nada de “NOVO” é praticamente mais do mesmo, o que muda é apenas o roteiro dos jogos exclusivos e fica nisso.

      A Microsoft apresenta um novo console, potente, com inúmeras possibilidades a serem exploradas e mais trabalho a todos os desenvolvedores. Focar em jogos exclusivos em padrão AAA é como a reportagem disse, não vinga!

      Aliás porque este ano tem muita parcerias saindo entre a Sony e demais desenvolvedoras? Porque na visão de mercado é melhor você seguir o padrão e apostar no que você já conhece, na inteligência já consumida e agregada, ou seja, no que você já tem.

      O Forza 7 sai antes do Xbox One X, isso porque mesmo com conhecimento da tecnologia a equipe de desenvolvimento não vai usar todo o poder do Xbox One X através do Forza 7, talvez no Forza 8 e tals

      Agora em 2018, tudo muda…

      É mais ou menos assim: imagina que você tem uma loja que vende roupas que estão na moda, todos gostam e continuam comprando e usando. Mas no ano que vem existe uma tendência de mudança para outro tipo de roupas que irão dar inicio a nova “moda”. Você vai começar a comprar e vender a roupas da tendência do próximo ano agora (Junho) ou vai esperar chegar até o final do ano para começar a se preparar para a nova moda e repaginar toda a loja? Bom a resposta correta é o planejamento começar agora, mas a sua loja deve continuar vendendo o que o mercado ainda procura. Assim, quando entrar no mercado a nova “moda” você já tinha se preparado, repagina a loja e começa a vender o que o mercado quer.

        1. Serio que acha que fazer um texto desse da trabalho? Acho que falar sobre isso não da nem 2 minutos, se você conhece a lingua portuguesa percebe que se eu estou realizando questionamentos eu estou rebatendo nenhum discurso, apenas ampliando o mesmo.

          Seria um tanto quanto falacioso criticar sua opinião, mesmo que ela seja irônica. 🙂

      1. coitado mano.. ele comentou ironizando os fanboy que esperam por lançamentos que vão ser lançados daqui a 5 anos, e tu perdeu um tempão fazendo um texto gigante kk, po mano ;-;

      2. Crackdawn 3 – 2014

        Cuphead – 2014

        Sea Of Thieves – 2015

        Prefiro esperar 4 anos por Last of US 2, do que 4 anos por Crackdowngrade 3 e Cuphead INDIE.

  2. Corrijam o título.kkkk
    Ótimo texto, achei essa E3 da Microsoft a melhor desde o anúncio do Xbox one. Vimos muitos jogos e muitos acordos de 1 ano que ao meu ver são muito bons pra quem tem Xbox, que irão jogalos primeiro até a próxima leva de jogos do ano que vem e não sonhar com apenas um joguinho pra sabe lá quando.

  3. Perfeita a colocação, essa E3 nao foi para os fanboys, foi para todos que querem serviços de qualidade e a melhor plataforma de jogos, e hj veremos a E3 2016 2 com a sony, pois duvido que sera diferente do ano passado

    1. Crackdawn 3 – 2014

      Cuphead – 2014

      Sea Of Thieves – 2015

      pois é, a sony repetindo a E3 de 2014…. ah, não pera… UHAUHAUHAUHA

      Faz Bééé faz ovelha alienada.

    1. Seja sincero amigo, vc sabe que em breve será anunciado jogos como GEARS 5, HALO 6, tem um jogo de mundo aberto feito pela equipe da Forza que vai sair, mas está muito cedo, quem faz isso de anunciar jogos para 2030 é a Sony, por isso a E3 é anual. Isso chama se respeito.

      1. Então Crackdown 3 e Sea of Thieves foram mostrados pela primeira vez esse ano ou no máximo ano passado?

        Entendi. Respeito.

        1. A política de 1 ano esta começando agora, não fale do que já se foi. Esses que estavam na conferência tinham que estar todos já sabiam, agora os novos que vão levar mais de 1 ano não entram, difícil compreender??? É igual você querer que Horizon Zero 2 aparece na conferencia da Sony kkkkkk a Sony é bem capaz dr fazer isso, mas sabe que dizer isso daqui 2 anos para o jogo levar mais 2 anos de desenvolvimento cria um hype melhor e não só para os produtores, mas porque o hype impulsiona o game por ser um exclusivo (estrategia atual) mas tudo pode mudar no mundo dos negócios da noite para o dia.

          A Microsoft mudou a estratégia não por causa da Sony, mas porque ela, Microsoft, gosta de ditar tendencias.

          1. É. Lembro até hoje das tendências que a MS queria implementar, tipo online check-in a cada 24h e impedir jogos usados em mídia física de rodar em outro console.

            Mas essas foram apenas outras tendências que a MS mudou e não foi por causa da Sony, né?

          2. Se fosse por causa dos jogadores, a Microsoft nem teria cogitado implementar aquelas restrições. Que jogador iria querer aquilo?

            Ela só mudou porque a Sony deixou claro na conferência que não iria implementar isso, e a MS acabou parecendo vilã. Se a Sony tivesse ido pela mesma linha, teríamos os dois consoles com restrições a jogos usados.

  4. Por isso que, além de jogos exclusivos, a Sony tbm busca parceria com Cod, FIFA de conteúdo exclusivo, justamente pra pegar a grande massa. Vc argumenta como se a Sony não tivesse o mesmo relacionamento com as thirds como a MS. Assim como tbm tem seus exclusivos single player, agrada a todos. Inclusive a grande massa, aliás, veja as vendas de Gta e FIFA no ps4…

    Além disso, tem uma desonestidade aí. Nem no snes, ps1e etc, quando a indústria não tinha nada de online, os jogos não vendiam os 8 milhões do uncharted. O argumento de que nem todos compram esses jogos single pra dizer que eles estão sem importância não cola, pq os números sempre foram constantes assim.

    E da mesma forma que vc falou que a opinião do pessoal que entra em fórum não conta pq não são a grande massa, podemos associaram o mesmo entre os seguidores da Windows central sobre o preço do xbox one X. A grande massa se importa sim com preço. Só 1/5 das vendas atuais de ps4 são da versão pro, e o resto do ps4 normal (é isso contando só o período de depois que o pro lançou).
    De resto, não sobra muito mercado de massa pro one X. Os serviços são ótimos, mas tbm estão disponíveis pra versão mais barata de xbox one.

    O problema não é ser imparcial, é ter argumentos falhos.
    (e eu adorei a conferência da MS, assim como o one x)

  5. Eu até concordaria que a MS foca nos jogos de lançamento imediato, mas não da de engolir isso quando ela empurra as principais promessas da E3 passada e até de outras pra 2018, SoT e SoD deveriam ter sido lançados este ano, chega ano que vem é capaz de adiar pro fim de ano e aparecerem de novo na E3.
    O problema é que publico nenhum se encantou com os jogos da MS, nem o publico casual que afirmam que ela focou, os fanboys ficaram decepcionados e os casuais simplesmente não lhe chamaram a atenção, ter o melhor hardware não vai fazer a diferença principalmente fora dos Estados Unidos.

      1. serio que vc quer falar de jogos anunciados e lançados da sony e deixa na lista a porcaria do No man’s sky? envergonha a sony não maninho…

  6. A conferência da Sony vai ser a top das top! Vai ter uma tonelada de jogos top! Mas, mas… maaasssss… prestem atenção nas datas! Vão anunciar mta coisa que ta ainda só no inicio de produção… vai vendo… esse é o marketing do PlayStation que vem dando certo. Não entrega tão cedo mas promete o quanto antes.

      1. Não, vi conferencia e a pré conferencia

        2017, ALÉM do que já saiu:

        Nino No Kuni 2
        GT SPORTS
        Knack 2

        e mais coisas para 2018

        2017 MS : Forza 7

        MS 2018: Nada, pq so tem Forza Horizon 4.

        1. hhhhahahhaha hahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha ja fechou o rabinho hahahahahahaha vai la com.os teus excluisivos monster Hunter e shadow of the colossus

          1. ninguém tem, quem tem ps4 ta pouco se lixando pra exclusivos, e so olhar a proporção entre vendas de jogos e consoles, so os sonynhos que nao tem argumento, ficam usando numeros de exclusivos lançados como vantagem! hahahahah

  7. E mt engraçado essa ovelhinha escrava da sony não quer admitir que ja perdeu na E3 larga de ser fanboy mano mds perde contra a live perde nas promoções perde no suporte perde em tudo provavelmente e ainda continua com essa viadagem de fanboy para com isso véi.

  8. Sony rainha dos exclusivos sem exclusivos? Só nesse ano já veio Horizon, Nioh, Persona 5, MLB17, Nier, etc.

    Imagina se tivesse exclusivos…

      1. Opa, erro meu, tira Nier da lista então.

        Se bem que a MS conta como exclusivo tudo que sai pra PC também né… Inclusive inventou o “launch exclusive”.

        1. Realmente depois de 3 anos sem jogar nada até que vc pôde finalmente tirar a poeira do ps4.
          Eu já joguei Forza, halo e gears que vcs tanto falam que so tem isso.
          Tenho meu PS4 parado aqui e ainda não joguei GOW, GRAN TURISMO, TLOU e provavelmente só vou jogar no PS5

  9. Perfeita analise…
    Xone foi a minha escolha, pela retrocompactbilidade, por ter um sistema online perfeito, e pela live gold que é imbativel…mais cad um que seja feliz como queira…

  10. Desculpem Poneis SONYSTA mais a conferencia da sua amada empresa foi a pior de todas que eu vi sinceramente um lixo, todos os jogos que saír multiplataforma, ja sabemos em qual console teremos a melhor versão NÃO EXISTE PS5 então caiam na real, sem uma rede que presta sem retro sem suporte a vão tomar nu cu enfiem o PSLIXO de vc´s no rabo com um pouco de Areia para ver se terão algum orgasmo por que ja esta tudo arrombado mesmo de tanto a SONY comer o cú e gritarem enfia mais, bando de pau rabo de merda uma empresa que so te FODE nem liga para vc´s nem jogos que presta vem na PLUS e ainda dizem que é a melhor
    cade os Exclusivos da E3 ?
    aonde esta o 4K REAL ,
    onde esta o PODER ?
    HIPÓCRITAS

  11. Vamos confessar que a conferência da Sony foi muitíssimo ruim!

    Com excessão das grandes certezas como GoW, Uncharted é a grata surpresa do remake de SotC, a Sony apresentou muita pompa é pouco conteúdo!

    Para parecer q tinha muita coisa, usou do recurso de Gameplays longos para manter a atenção do público.

    Mas quem estava lá reagia de forma mt morna a quase tds os anúncios!

    A conferência da MAS foi a melhor até agora em minha opinião é a da Ubi me chamou a atenção positivamente para alguns jogos, apesar de a franquia Assassin’s, Far Cry e Just Dance estarem bem batidos!

  12. Sinceramente eu ainda não consegui entender a política financeira da Microsoft. Concordo de ponta a ponta com essa matéria, principalmente na parte aonde fala sobre o respeito que a Microsoft tem em entregar jogos e não promessas, blz..

    Agora veja meu caso, eu tenho um ótimo PC, sempre tive PC pq sempre fui mais fan de jogos FPS e pra mim FPS somente com teclado e mouse. Eu estive pensando em comprar um console pra pra jogos exclusivos e não tenho escolha, só mais faria sentido eu comprar um console da Sony.

    Pq eu compraria um Xbox quando praticamente todos os jogos que tem pra console tem pro PC? A Sony, o mais que tenha promessas de jogos pra 2050, ainda assim são dezenas de exclusivos que só tem pra eles.

    Agora a Microsoft lança um console super parrudo pra brigar com o PC? Quem tem PC vai continuar lá o no máximo mudar pra Sony, não entendo isso.

    1. A Microsoft meio que não está tratando o PC como concorrente, principalmente porque os jogos que ela distribui sai para o Xbox e PC. Acho que ela percebeu que não há critérios técnicos que façam console competir com PC, apenas critérios práticos.

      A briga que ela leva para a E3 é só entre consoles mesmo então é normal quem já tem o PC e pensar num console ir para a Sony.

    2. Quem tem um bom pc vai continuar no pc, vc não é o publico dela, ela quer quem não tem um bom pc e quer ter as melhores experiencias. Ela quer o cara que foi para ps4 jogar fifa e cod pq la teoricamente teria os melhores graficos, ja se passaram 4 anos desde o lançamento, o cara não vai ficar tão bravo de desembolsar dinheiro por um novo console, já é hora, hoje em dia ganhamos mais do que ganhavamos nos anos 2000, o mundo inteiro tem condições de ter um segundo console, as vezes até um terceiro, fora que ele tera toda uma biblioteca de jogos que ele não tem no ps4, só tem vantagens para quem deseja fazer essa troca ou aquisição. Esse é o publico que a m$ quer, o entusiasta de pc mesmo não liga para consoles, despreza todos, ele tem mais “orgasmos” quando é lançada uma nova placa do que um jogo exclusivo, esse cara não é o publico alvo de consoles, não que seja vc, apenas o pcista no geral. Os numeros da steam mostram que nem 5% dos jogadores dela jogam em 4k, ta ai um mercado que também pode ser explorado mas não deve ser o foco dela, a maioria joga indies que não exigem uma boa placa de video.

    3. Eu tenho PC e XBOX ONE, tem jogos que são mais divertidos no PC (FPS lógico), mas há muitos jogos que são mais interessantes no console, mesmo que tenha o mesmo jogo para PC. “Play Anywhere é o caminho”.

      Outra coisa são as trapaças! Battlegrounds no PC é muito bom, joguei muitas horas, mas tem sempre uma dúvida, será que o cara que me matou estava jogando limpo? E por isso quando chegar para XBOX eu vou comprar, pois tenho confiança que jogarão sem trapaças.

      E não é porque tenho um XBOX que sou inimigo da SONY, comprei XBOX primeiramente porque meus amigos também tem o mesmo console, do que me adiantaria ter um PS4 e jogar sozinho? E o inverso pode ocorrer com outros, preferir o PS4 porque os amigos também tem.

      Não vejo a Microsoft concorrendo com o PC, mas sim fazendo uma aliança!

  13. Na minha modesta opinião foi estratégia: A Sony sabia da proposta da MS de vir com o novo console, sabia que ele viria com tudo para mostrar o poder de fogo do console e preparou uma E3 morna para guardar as cartas para depois qdo o hype do console diminuisse …a MS sacou o intuito da concorrência: fazê-la jogar todas as cartas de uma vez enquanto que a Sony se segurava para um momento oportuno…a partir daí decidiu fazer uma conferência relativamente parecida e não mostrar todos os trunfos de uma vez…acho que as duas esconderam o jogo para saber o que vai acontecer mais tarde.

  14. Ótima matéria, tenho meu Xone e não me arrependo, tenho grana pra comprar PS4 e seus exclusivos? Sim, mas meu perfil de games são FPS/MMO no PC e jogos de corridas/fute no console. Galera que crítica quem tem Xbox não sabe o que fala.

  15. Durante as gerações Play 1, Play 2 e Play 3 eu estava no PC jogando jogos de estratégia, FPS e RPG. Decidi comprar o XOne pelas vantagens extras como a Live, preços mais baixos de jogos e EA Access, além dos problemas de otimização de jogos no PC, preços de lançamentos parecidos com os de console e atrasos nos lançamentos. Acontece que depois que passei a jogar no XOne nunca mais liguei o PC e não devo voltar mais para o PC. O próximo passo agora é o XBox X, pois já tenho TV 4K. Quanto ao PS4 eu gostaria de jogar alguns exclusivos, mas não vou comprar um console só para isso, já não tenho tempo para jogar muitos jogos e os multi me atendem muito bem. Que venha o X.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *