Carregando...

Diferente do Xbox Series X, o Playstation 5 pode não ter o Ray Tracing da AMD

O PlayStation 5, assim como o Xbox One Series X, será alimentado pela tecnologia da AMD, mas parece que a solução de hardware para Ray Tracing não virá da empresa, de acordo com um vazamento recente.

Komachi Ensaka, um conhecido vazador, publicou recentemente algumas novas descobertas para chips com o codinome Sparkman, Arden, Oberon e Ariel. Há rumores de que os dois primeiros estejam relacionados ao Xbox Series X, enquanto os últimos estão relacionados ao PlayStation 5, como relatado há algum tempo.

As novas descobertas são muito interessantes, já que Sparkman e Arden mencionam Raytracing e sombreamento de taxa variável, enquanto Oberon e Ariel não. Se eles realmente estiverem relacionados ao console PlayStation 5, isso significa que a Sony não usará a tecnologia AMD para Ray Tracing e sombreamento de taxa variável.

Cabe lembrar que, sombreamento de taxa variável é uma tecnologia que foi patenteada pela Microsoft e Phil Spencer já disse que será uma das suas vantagens, ou seja, a Microsoft não deverá ceder para Sony por vias de licenciamento. As declarações de Spencer se casam com o rumor em tela, já que sombreamento de taxa variável não deve chegar ao Playstation 5. Se você quer saber mais sobre isso, explicamos neste link.

A tecnologia Ray Tracing é tida com um dos pontos principais para a próxima geração, pois ela é responsável para fazer com que os gráficos sejam parecidos com a realidade utilizando ilusão de ótica. Ela é utilizada, por exemplo, nos filmes dos heróis da Marvel.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.