DirectX 12 Ultimate é anunciado para jogos do Xbox Series X e PCs

AMD anunciou hoje que sua próxima arquitetura de jogos RDNA 2 suportará totalmente o DirectX 12 Ultimate. AMD RDNA 2 irá alimentar a próxima geração de AMD Radeon placas gráficas e o Xbox Series X. A arquitetura possui quatro recursos principais, DirectX Raytracing (DXR), Sombra de taxa variável (VRS), Mesh Shaders e Feedback do amostrador.

O DXR torna os jogos mais realistas. A AMD e a Microsoft trabalharam juntas para projetar o DXR 1.1, que é uma atualização do DXR original. A versão mais recente apresenta melhor desempenho e eficiência aprimorada para muitos efeitos de raytracing. A AMD afirma que quando dispositivos como PCs e consoles suportam a arquitetura DXR 1.1 e AMD RDNA 2, os jogadores “experimentam visuais impressionantes de nível superior em jogos compatíveis com o DirectX 12 Ultimate”. A AMD compartilhou o vídeo abaixo para mostrar esses recursos em ação.

Um dos principais benefícios de empresas como AMD e Microsoft trabalhando em um padrão unificado é que novos recursos estarão em mais jogos. A AMD afirma que “com esse novo padrão gráfico comum para PC e consoles, os jogadores podem esperar que efeitos avançados como o raytracing cheguem a mais jogos mais cedo”. A AMD acrescenta que o DirectX 12 Ultimate também facilita as coisas para os desenvolvedores.

Muitos dos recursos disponíveis no DirectX 12 Ultimate já estão disponíveis, mas trazê-los para um conjunto unificado facilita a utilização dos desenvolvedores. Com o DirectX 12 Ultimate trabalhando no Xbox Series X e a nova arquitetura de jogos RDNA 2 da AMD, os desenvolvedores produzirão alguns títulos que usam os recursos mais recentes.

Ainda temos muito o que aprender do DirectX 12 Ultimate. Entretanto, vamos acompanhar todos os avanços desta tecnologia que parece ser maravilhosa.

119 comments on “DirectX 12 Ultimate é anunciado para jogos do Xbox Series X e PCs

  1. Eu não sei o que foi pior para os sonistas ultimamente…

    – Horizon Zero Dawn no PC “ate eu chorei literalmente”

    – Rumor do The Last Of Us Part 2 no PC.

    – Xbox Series X mais poderoso e possivelmente mais barato do que o PS5.

  2. Eu fico meio confuso, Xbox Series X vai ter N recursos fodas a mais que não existem no XOne e mesmo assim a Microsoft insiste em lançar jogos também pro XOne.
    Queria muito saber como ele vai equalizar os jogos para as 2 plataformas.

    Se alguém souber me diga.

      1. Eu fico pensando mais na questão de processamento paralelo, dificilmente o XOne vai conseguir colocar a mesma quantidade de IA na tela que o Series X.
        Bom pelo menos vai “rodar” no XOne, mas acho que a experiencia vai ser totalmente diferente comparando as 2 pontas.

    1. Da mesma forma de quando sai um jogo pra pc, dá pra rodar o jogo em 720p ou 1080p em uma gtx série 9 ou em 4K com Ray Tracing em uma RTX.
      Questão de programar o jogo pra reconhecer em qual console ele roda e ativar/desativar certos recursos.

      1. Acho que o maior gargalo é a quantidade de NPCs na tela etc.
        Por isso acredito que a experiencia vai ser bem comprometida no XOne, questão gráfica é mole de escalar mas quando chega no paralelismo a complexidade fica absurda.

        O jeito é esperar pra ver.

          1. Mas acho que até essa técnica tem limite, principalmente pensando na escala gigante que Halo Infinite pode ter em uma batalha extremamente caótica com efeitos de luz e partículas. Ou num RPG da Obsidian ou até mesmo num Fable.

            O jeito é esperar pra ver na prática, mas confio na Microsoft depois de ver Gears 5 e FH4 rodando liso.

    2. Os jogos são produzidos independente de se lançarem os jogos no novo hardware ou não.
      Quando lançam novo hardware com novas tecnologias, o desenvolvidor tenta implementar os novos recursos e otimiza para o novo hardware, como o raytracing, loadings mais rápidos, melhores texturas, entre outros recursos.

  3. Já disseram que a Vulcan está defasada no quesito RT, o Playstation não vai ter hardware para utilizar a tecnologia, sinto que os jogos de multis de PS5 vão ser ports dos jogos de Xbox One.

          1. Resumindo a conferencia da Pony e seu PS5 “SSD” terminou a conferência kkkk
            Eles acham que o HD fará milagres no Ray tracing na renderização das imagens, meu pai amado do céu.

        1. Pois é. No canal fullghoren vai ter um vídeo explicando justamente como esses SSDs funcionam para streaming de dados e se o PS5 realmente vai ter vantagem. Eu digo que não vai, e as comparações ano que vem vão explicitar isso.

    1. Faz sentido, a Microsoft trabalhou com a Nvidia na versão 1.0 do DirectX Ray Tracing e trabalhou com a AMD na versão 1.1 se precisou de tudo isso pra chegar ao estado atual faz sentido a vulkan estar defasada.

      1. Como os jogos de PS4 precisam de uma adaptação dos desenvolvedores para funcionar no PS5 é possível que a Microsoft não faça o que faria o Minecraft não funcionar no PS5(mas acho um pouco improvável que não faça)

        1. Aliás, te falo sem medo de estar errado, o RT do PS5 é capenga e foi enxertado, não estava no planejamento inicial. A presença de RT no PS5 será equivalente ao 4K do PS4 pro, na propagando existe, na realidade, quase chega lá.

          1. Acho que a Microsoft poderia segurar Minecraft não entrando no PS5, isso faria muita gente migrar.

  4. Galera se matando para discutir specs, caixistas no 12 > 9 e sonystas q descobriram o ssd

    Mas o real trunfo da Microsoft é esse aí

    Enquanto
    Sony contava dinheiro e hypava exclusivos, a MS criou gamepass, xcloud,
    quick resume, smart delivery, retro com enhanced 4k hdr, dentre vários
    outros serviços interessantes ao usuário final.

    Do lado da Sony a coisa está tão feia, que nem sabemos mais se convém eles hyparem exclusivos, afinal HZD vai pro PC

    E esse eterno hype de vendass.. jesus, o q eu ganho com isso? Participação nos lucros da Sony?

    1. Exatamente! Eu estava discutindo com um sonysta agora pouco na IGN e minha comparação foi exatamente essa. No Game Pass entram uns 20-30 jogos AAA todo ano no catálogo dos mais variados estilos vs 2 jogos por ano da Sony de narrativa em terceira pessoa. 2 AAA da Sony já paga 1 ano de Game Pass. Nem estava falando de poder.

      1. Essa falácia de poder é engraçada: Poder não importa, o que vale são os jogos, mas espera, meu ssd torna meu console melhor, foda-se os jogos

      2. Kkkk… Multi que se joga em qualquer plataforma, igual aos jogos da Microsofret, se joga em PC, Switch, em breve em porta retrato digital e claro, no irrelevante Xflop.

  5. E a apresentação do ps5pro sera quando?
    Quem sabe consegue se aproximar do monstro chamado XBOX SERIES X 4kkkkkkkkkk
    Essa geração sera linda pra ver o choro deles kkkkkk

  6. Sonysta debochava do DX12, ate que tomaram no nariz com o lançamento do Xbox One X rodando AAA a 4K nativos. Agora a Microsoft anuncia o DX12 Ultimate já pra colocar mais um prego na caixao do PS5, que vai ter rebolar com uma API defasada pra processar um Ray Tracing fake.

    1. Eita sonho de ralé, levando benga desde a década passada e do nada, com um anúncio, ganhou a geração que ainda nem começou. Volta pra realidade, Xflop flopado sem nada em 2020.

    1. pior que a microsoft abriu 2020 ( e fechou 2019 tb ) de uma forma de agir bem dif do que costuma agir , sempre achei meio meh a forma que ela fazia algumas coisas , jogava 2kg de coisa boa na tua cara para dps te deixar sem nada por um tempo , ela ficava mt pouco tempo nos holofotes por isso , ela fazia isso com gamepass, gold , console , tudo, so q parece q ela mudou e agr ta fznd da forma “correta” que é ir jogano sem parar as coisas aos poucos e de forma variada, ela n ta saindo nunca da midia , joga um ori aq , joga um gamepass top ali , joga uma spec aq , joga informações sobre o novo controle (series X) ali , joga uma aparencia do novo console(series X) aq , joga um “ultimate perk” aq , ela n para , a sony devia estar “esperando a poeira abaixar” para soltar as spec dla mas ela notou que não ia abaixar kkk

  7. Rodrigo Baltar – O que a Sony tá tramando? Não existe nenhuma GPU no mercado com 2.2 ghz, essa Gpu do Ps5 está parecendo o terafake, vai rodar em 8 tflop real e algumas partes chegará na sua potência máxima, o problema é, com SSD de 5.5 e esse clock alto, como vão resfriar isso tudo? Detalhe, já havia vazado que a Sony estava com problemas de aquecimento, agora sabemos o porque. RIP Sony

      1. Acabei de responder isso para um amigo e fora que esse overclock que estão fazendo para alcançar 10.28TFLPs vai ferrar a vida util do processador e não duvide se o console começar a travar e reiniciar sozinho por conta disso em ultimo caso “3RLs”

    1. Rapaz, imagina se a gente tem uma nova onda de 3RL, mas vindo do PS5? A sony não tem bala na agulha pra meter uma garantia mundial de 3 anos e recall infinito como a Microsoft fez. Vai ser engraçado. kkkkkkkkkkkk

      fake edit: Ahhhhhhhhhhhhhh agora entendi. a Digital Foundry disse que só os estúdios da sony farão uso da velocidade aumentada do SSD da sony, sendo assim, se fritar, eles lançam updates pros seus jogos pra diminuir a exigência e o clock da GPU. kkkkkkkkkkkkk Filhos da puta.

  8. Acho que é a primeira vez que eu acredito que o console tem potencial pra rodar a tech demo, um monstro em hardware e pelo visto vai usar softwares top.

  9. Espelho, espelho meu tem algum console mais forte que o meu.
    Esp. ((((Nãoo, e tão pouco haveráaaa))))
    (((( Chupaaaaa ))))

    Avainas de pau, no lombo, em sonysta tá gostoso hein !!

    1. nnnnnããããoooo!!!!!!!

      Travesseiro de Pedra….para os Sonystas continuarem sonhando que a melhor coisa são

      Exclusivossssssssssssss
      E Gotyyyyyyyyy

  10. É verdade que o ps5 vai inovar nos consoles e aplicar aquele botão de turbo que tinha nos pentium 100 com Windows 95 que quando a gente apertava travava o pc ?
    Kkkkkkkkkkkk

  11. Acho que os jogos da próxima geração serão feitos para funcionar no melhor console disponível e depois eles vão tirando recursos pra funcionar nos mais simples. Tipo assim:

    Xbox Série X: 4K/60, HDR, sombras e iluminação via Ray Tracing e tudo mais que tem direito
    Xbox Série S: 1440p/60, HDR, sombras e iluminação via Ray Tracing e tudo mais que tem direito
    Xbox One X: 4K/30, HDR, sombras e iluminação mediana sem Ray Tracing
    Xbox One S: 1080/30, sem HDR, sombras e iluminação com qualidade baixíssima
    Xbox Base: 1080/30, sem HDR, sombras desativadas e iluminação tosca.

    No PC já funciona assim, quando aumenta a configuração do PC aumenta a qualidade do gráfico. Aí cada um compra aquilo que tem condições.

  12. Eu queria que o felipinho continuasse sonysta pra gente zoar ele. Ele vindo pro lado verde perdeu um pouco a graça já que os outros pôneis correram

  13. XB SERIES X 16GB GDDR6 320 bit COM 896GB DE LARGURA DE BANDA.
    PLAYSTERCO 5 16GB GDDR6 256 bit COM APENAS 448GB DE LARGURA DE BANDA.
    XB SERIES X 12 TERAFLOPS SEM OVERCLOCK RODANDO LISINHO.
    PS5 10 TERAFLOPS COM OVERCLOCK FORÇADO VARIANDO DE 9.2 A 10.3 TF DEPENDENDO DO JOGO O ARQUITETO DO PS5 EXPLICOU ISSO,OU SEJA nunca fica travado nos 2.2ghz fica bem abaixo disso.
    XB SERIES X 52 CU
    PS5 36 CU
    XB SERIES X CPU 3.8GHZ.
    PS5 CPU 3.5GHZ VARIAVEL PODENDO SER REDUZIDA PRA NÃO SUPERAQUECER O CHIP.
    XB SERIES X 1TB SSD
    PS5 825GB SSD
    XB SERIES X TEM NUCLEO DEDICADO AO RAY TRACING E O PS5 E DIRETO NA GPU kkkkkkkkk.
    RETROCOMPATILIDADE TOTAL NO XB SERIES X.
    E LEMBRANDO O SSD SO AUMENTA A VELOCIDADE DE LOADINS E TEXTURAS + NÃO MELHORA O GRAFICO E NEM AUMENTA O DESEMPENHO DO JOGO,ISSO QUEM FAZ E O CPU,GPU E MEMORIA RAM.
    CHUPA PONEYZINHOS KKKKKKKKKKKK

  14. PERDE NO ÁUDIO CONFIRMADO. SSD METADE DO TEMPO DE LOADING. MEMÓRIA DO XBOX SÓ 10GB SÃO RAPIDOS, 6 SÃO PODRES. GATILHOS COM FORCE FEEDBACK CONFIRMADO NO SITE DA SONY, XBOX PILHAS..

  15. Microsoft não afirma que todos os jogos do Xbox One rodarão no Xbox Series X
    Enviado por pholi, em 20/03/2020 as 20:04, 1035 visualizações
    Bom dia RETROFAKE do xbox..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *