Carregando...

DirectX 12 Ultimate é anunciado para jogos do Xbox Series X e PCs

AMD anunciou hoje que sua próxima arquitetura de jogos RDNA 2 suportará totalmente o DirectX 12 Ultimate. AMD RDNA 2 irá alimentar a próxima geração de AMD Radeon placas gráficas e o Xbox Series X. A arquitetura possui quatro recursos principais, DirectX Raytracing (DXR), Sombra de taxa variável (VRS), Mesh Shaders e Feedback do amostrador.

O DXR torna os jogos mais realistas. A AMD e a Microsoft trabalharam juntas para projetar o DXR 1.1, que é uma atualização do DXR original. A versão mais recente apresenta melhor desempenho e eficiência aprimorada para muitos efeitos de raytracing. A AMD afirma que quando dispositivos como PCs e consoles suportam a arquitetura DXR 1.1 e AMD RDNA 2, os jogadores “experimentam visuais impressionantes de nível superior em jogos compatíveis com o DirectX 12 Ultimate”. A AMD compartilhou o vídeo abaixo para mostrar esses recursos em ação.

Um dos principais benefícios de empresas como AMD e Microsoft trabalhando em um padrão unificado é que novos recursos estarão em mais jogos. A AMD afirma que “com esse novo padrão gráfico comum para PC e consoles, os jogadores podem esperar que efeitos avançados como o raytracing cheguem a mais jogos mais cedo”. A AMD acrescenta que o DirectX 12 Ultimate também facilita as coisas para os desenvolvedores.

Muitos dos recursos disponíveis no DirectX 12 Ultimate já estão disponíveis, mas trazê-los para um conjunto unificado facilita a utilização dos desenvolvedores. Com o DirectX 12 Ultimate trabalhando no Xbox Series X e a nova arquitetura de jogos RDNA 2 da AMD, os desenvolvedores produzirão alguns títulos que usam os recursos mais recentes.

Ainda temos muito o que aprender do DirectX 12 Ultimate. Entretanto, vamos acompanhar todos os avanços desta tecnologia que parece ser maravilhosa.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.