Dona Sarkar: “estamos preparando muitos recursos para os dispositivos móveis”

dona-sarkar

A chefe do programa Windows Insider foi “intimada” a falar sobre recursos para o Windows 10 Mobile, mas acabou prometendo muitos novos recursos para os dispositivos móveis.

No início desta semana, o fim do suporte para o Windows Phone 8.1 levou a uma nova onda de “Windows Phone está morto” na imprensa, embora os fãs do Windows Phone saibam que isso não foi o fim, mas apenas um processo comum que acontece com os sistemas operacionais ao longo do tempo. Claro, eles também sabem que o Windows 10 Mobile, o sucessor do Windows Phone 8.1, e ainda é oficialmente suportado pela Microsoft, inclusive tivemos uma atualização ainda nesta semana.

No geral, o futuro do Windows 10 Mobile ainda é um mistério até que a Microsoft bata o martelo. As mais recentes builds do Windows 10 Mobile Insider são sobre correções de bugs e melhorias menores, sem novos recursos à vista. A Microsoft ainda não está pronta para dizer se o ramo de desenvolvimento “feature2” é o fim da linha para o Windows 10 Mobile, mas Dona Sarkar, a chefe do Windows Insider, não conseguiu evitar as perguntas no podcast do Windows Weekly de ontem.

(notem, no vídeo está os “vazadores” confiáveis da Microsoft, inclusive Mary Jo Foley, por isso não erram, postam até fotos tomando cafezinho com a equipe da Microsoft)

[youtube]82lzQ6pdZCs[/youtube]

Respondendo a uma pergunta sobre novos recursos para celular no futuro próximo, Sarkar teve uma resposta um tanto ambígua. “Continuamos a investir nele [Windows 10 Mobile], você vê novas builds todas as semanas, depende do que você queira dizer com recurso”, ela começou.

Ela então tentou esclarecer o assunto:

Estamos planejando muitos recursos que irão aos dispositivos móveis. Existem dispositivos móveis, dispositivos que você carrega com você em todos os lugares, estamos planejando muitos recursos e funcionalidades para esses tipos de dispositivos.

Você pode notar que a Sarkar não mencionou especificamente o sistema operacional móvel em sua resposta. “Dispositivos que são móveis” podem significar muitas coisas.

Mas voltando para o Windows 10 Mobile: nós provavelmente não receberemos a resposta a essa pergunta até alguns meses adiante, mas todos os recentes vazamentos sobre a CShell são definitivamente promissores. Então sim, a Microsoft definitivamente está trabalhando em novos recursos para dispositivos móveis. Sabe-se lá como será isso.

51 comments on “Dona Sarkar: “estamos preparando muitos recursos para os dispositivos móveis”

  1. Tudo muito incerto ainda, difícil confiar, Microsoft já prometeu muito e até hoje o que fez de bom mesmo para o Windows em dispositivos móveis foi acabar com várias linhas como a marca ” Lumia”.

  2. Vamos falar de um tipo de dispositivo móvel: as centrais multimídia dos carros. Alguém conhece alguma CM atual que é plenamente compatível com WM? Praticamente TODAS são com dispositivos Android e iOS, mas e com WM? E com essa “revolução” prometida pela MS isso pode mudar? Hoje qualquer caixinha de som “chinfrin made in China” que você compra se conecta facilmente com dispositivos Android/iOS… e com WM? Com essa “revolução” prometida pala MS isso pode mudar?

    1. Usei uma caixinha dessas no meu trabalho que conectou lindamente com meu Lumia 730 ?
      Sobre as centrais multimídia dos carros, acredito que a Microsoft deve usar o Windows 10 IOT e não o Windows 10 Mobile. A Microsoft está de olho nesse mercado de carros inteligentes, inclusive eu vi esses dias uma notícia que a Microsoft estava trabalhando com uma montadora aí (que eu não lembro o nome) pra levar o Skype aos carros.

      1. O meu “finado” 640XL não conectou de jeito nenhum, e olhe que era uma Beats. Já com meu novo Moto Z Play (Android) conectou lindamente daí…

    2. Não é mobile, mas a TV LG dos meus pais conecta melhor com meu Lumia 640 “Gisele” do que com o Celular LG K10 da minha mãe…
      O sistema de som do meu carro (Nissan) interage perfeitamente e elegantemente com a Cortana, até pra fazer ligações (não tenho Central MM, uso meu celular pra tanto…).

      1. No meu Honda HR-V (e olhe que a CM é relativamente atual) nunca consegui fazer o “espelhamento”, e AS VEZES ele importava a agenda de contatos mas sempre com o sobrenome na frente. E nunca consegui tocar nenhuma música do celular para ele. Agora com o Moto Z PLay a agenda importa com os nomes corretamente (primeiro nome na frente), consigo enviar músicas do celular para a CM, etc.

        1. Pois é… Parece que depende do uso e do usuário… Por enquanto o meu “Gisele” me atende, mas pode ser que em algum momento ele deixe de me atender e eu volte pro Android (usava um Xperia PLAY, que a Sony abandonou rapidamente no Gingerbread, pois foi um fracasso. Hoje uso ele como console portátil). Eu demoro a trocar de Smartphone por política minha mesmo, uso ao máximo antes de trocar… Quem sabe um da série A da Samsung ou um Moto intermediário (G ou Z)…

    1. tem que ir lá no perfil dela do facebook pra postar esse imagem nos comentários e enviar pelo chat (de preferencia traduzido para inglês). Depois retorne com a resposta que foi dada…. não esqueça de fazer a mesma coisa com o LeBlanc

  3. Nesse: “novos recursos” espero que seja algo relevante para a plataforma mobile e não atualizações e correções de bugs de apps/sistemas. O problema é que sempre geram um suspense pra nada.
    Tem o problema do “móvel” o que é móvel pra MS? Pode ser tipi surface pro, mas ela usa o móvel pra gerar esse suspense

  4. É pessoal!!! Pelo andar da carruagem o Windows 10 mobile morre na feature 2 no meu L 930. Os tais “dispositivos móveis” não inclui a linha lumia, pelo que entendi nas entrelinhas!!

    1. Ninguém fica com um dispositivo por mais de 2 anos… (nesse período a bateria já até passou dos 1 mil ciclos de carga.) só em países emergentes que o povo tem esse costume.

      1. E você vive onde? Aqui é Brasil, pagamos no mínimo o dobro do preço num aparelho e a maioria fica com um dispositivo por mais de 2 anos por esse motivo. Bateria? A gente troca!…?. Infelizmente estou com um aparelho de 3 anos, não por falta de opção, mas por falta de grana mesmo!?

        1. “Ninguém fica com um dispositivo por mais de 2 anos… (nesse período a bateria já até passou dos 1 mil ciclos de carga.) só em países emergentes que o povo tem esse costume” Qual foi a parte que você não entendeu?

          1. Não entendi a parte onde você diz: “Ninguém” Eu sou ninguém então, os países emergentes são ninguém então? Você se contradiz! Nos países emergentes o povo troca a bateria e: Voilà!!!! No Brasil, muita gente fica mais de um ano com o celular. Você como é riquinho, não…?

  5. Certeza q o feature 2 ficará para os aparelhos que foram suportados por wm10. A “primeira linha” deve ficar para aparelhos com 3gb de ram pra frente.

  6. As declarações dessa moça sempre precisam ser “interpretadas”, ela nunca fala claramente sobre nada.
    Uns dias antes da Build 2016 ela disse algo como… “teremos uma grande novidade na Build 2016“ – novamente sem dizer claramente o que seria.
    O que vimos? Aplicativos da Microsoft demonstrados num IPhone, e nada de WP.
    A impressão que dá é que ela trabalha num setor abandonado, mas ela tem que fingir que não está.

    1. pessoal fica caindo nessas declarações subjetivas dela, ela tem um rostinho bonito aí todo mundo fica caindo na labia dela, essas buils são só enrolação, ter mudanças realmentes significativas não tem!!! Microsoft está cagando para o público que usa ou que gosta do windows mobile!!!

      1. Pois é.
        Já vi jornalistas fazendo uma pergunta pra ela, e ela respondendo com outra pergunta… É mole? Kkkk
        Não deixa de ser um talento a dissuasão… Nisso ela é craque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *