É o fim da Motorola, mas isso terá reflexos no Windows 10 Mobile?

lenovo-motorola

Descanse em paz, Motorola – pelo menos a marca. Após adquirir a fabricante norte-americana de celulares por US$ 2,91 bilhões das mãos do Google, a Lenovo decidiu que colocará seu nome nos próximos smartphones da empresa.

Isso só mostra que, pelo menos no ramo da tecnologia, os reinados caem. Já vimos situações parecidas com a Nokia e a BlackBerry.

“Nós vamos aos poucos eliminar a marca Motorola, e focaremos na marca Moto”, disse Rick Osterloh, chefe de operações da Motorola, durante conferência da CES 2016. Com a mudança, os smartphones da linha, como Moto G e Moto X, ainda usarão o famoso ícone “M”, mas ficarão sob a marca “Moto by Lenovo”.

Mas o que Windows 10 Mobile tem a ver com essa história? Bem, a Lenovo é a maior fabricantes de PCs do mundo e suas relações com a Microsoft já são das melhores, só para reforçar isso, na CES 2016, vimos uma vasta quantidade de novos dispositivos com Windows 10.

Com a chegada do Windows 10 Redstone a integração entre o sistema móvel e o desktop deve melhorar drasticamente. Não seria estranho que a Lenovo, em sua ótima posição global no mercado de PCs, criasse um dispositivo com Windows 10 Mobile para aproveitar tudo isso.

Ainda sim, com o fim da Motorola, a Lenovo e a Google podem enterrar de vez os resquícios da aquisição. Vamos acompanhar o desenrolar de tudo isso.

Será que se a Motorola adotasse o Android, assim como a HTC e Sony, estaria em bons lençóis? – desculpem, não resisti.

36 comments on “É o fim da Motorola, mas isso terá reflexos no Windows 10 Mobile?

  1. o android é o salvador… vejam a htc uma queda de mais de 30%, sony Motorola todas tendo prejuízos, a Motorola mesmo nunca mais lucrou desde que foi vendida para a google… realmente o android é o salvador da pátria.

    1. exatamente… o android é um terreno complicado… muita oferta, muita variedade e muita disputa, nesse tipo de terreno onde as vendas são muito pulverizadas ninguém ganha e todo mundo gasta muito… as que não aguentam abandonam e as que ficam lucram muito… mas é um terreno complicado… android é só para os fortes de $$ que tem para bancar essas inovações anuais… quem não tem é melhor nem entrar na briga… e olha que a MOTOROLA a SONY e HTC não são peixe pequeno…

  2. Sony, HTC, LG, BlackBery, Samsung, Lenovo, Alcatel entre outras não estão em uma situação muito confortável com o sistema da Google, provando de fato que o sistema não é tão rentável. Até a Xiaomi não conseguiu bater a meta estipulada para 2015.

    1. Hahahaha. Agora o problema é o Android? Você entende de mercado né. O problema de TODAS as fabricantes de smartphones do mundo é a fragmentação do mercado, exigência de lançamentos cada vez mais frequentes usando as tecnologias mais recentes e não podendo aumentar os preços para que possam continuar competitivas. Isso tem colocado na parede todas as fabricantes, inclusive a Microsoft, que não tem lucro nenhum vendendo aparelhos.

      1. Apenas disse que o sistema não é rentável como todos imaginam mas. Diferente das outras fabricantes a Microsoft vem tendo prejuízos pois junto com a compra da Nokia vieram todos os seus dividendos.

      2. Mas o problema é justamente este meu caro, a Google vende o sistema dela como se fosse uma solução, e as fabricantes também se enganam achando que a Google é a solução, a BB passou a usar o Android achando que o problema estava no sistema dela e não era, talvez ela que não soube melhorar o sistema dela e pronto. Porém, infelizmente é esta a mentalidade de todo mundo, vamos investir no Android, afinal ele domina 80% do mercado mundial, porém o Android não salva ninguém, nem mesmo desenvolvedores estão conseguindo se da bem, tem empresas que desenvolve jogos, empresas grandes sendo vendidas, sendo fechadas, investem demais numa plataforma, esquecendo de tentar diversificar. Veja o caso do Snapchat, não faz aplicativo para o Windows Phone, alegando baixo número de usuários, sendo que isso é desculpa, pois What’sapp esta ai fazendo sucesso na plataforma, e mesmo assim o desenvolvedor vem tendo prejuízo, pois acha que o Share do Android irá ajudar ele, não diversificar é o erro, e nisso a Microsoft vem mostrando, esta diversificando, atingindo várias bases e mercados. Desenvolve para todas as bases, lança seus aplicativos para todos os sistemas. Android não é salvação, isso mostra mostra que o sistema ser fechado ou não, não ajudará ninguém, mas acredite, a comunidade Open Source vende a ideia que sistema Open Source é o futuro, eles ajudaram muito mais que o sistema fechado e veja que isso não passa de conto de fadas, pois o Android é free, a fabricante não paga nada, mas isso não tem ajudado muito.

        Um outro detalhe, o Share do IOS é muito menor que do Android, porém os desenvolvedores faturam muito mais no IOS que no Android, pois os usuários do IOS são obrigados a pagar, para usar aquele aplicativo, no Android o mesmo aplicativo acaba sendo free e o desenvolvedor é obrigado a vender serviço dentro do aplicativo, mas o usuário Android não paga. Android vende uma imagem mentirosa e o povo compra esta imagem.

        1. Ótima observação, mas é valido destacar que a Google vende o Android como algo próprio pois apartir do momento em que ela obriga a instalação de seus apps nos dispositivos com o sistema ”puro” ela já fecha o sistema para ela. Open Source é so CyanogenMod que trabalha com o sistema realmente puro.

          1. Mas ela mente, ela diz que é Open Source, coisa que não é, o fato das fabricantes poderem alterar isso ou aquilo, não o torna totalmente Open Source, pois a Google obriga as fabricantes seguir regras e mais regras para poderem ter acesso à loja de aplicativos do Android. E hoje, a própria Google vem tomando decisões para não depender das fabricantes, por isso ela lançou o projeto Android One, que vem dando errado diga-se de passagem, e hoje ela viu que o Android Puro é capado, prova disso que somente no Lollipop o Android passou a ter suporte nativo a Multi SIM entre outros detalhes, o qual é uma vergonha, deixando claro que a maioria dos suportes, recursos não são oriundos do Android propriamente dito.

  3. Moto virou a mesma coisa do Lumia… Nome mais forte que a própria marca. Acho bem provável que a Lenovo lance aparelhos com o sistema da Microsoft, oferecendo uma integração melhor com seus computadores. Só não creio que sejam lançados com o nome de Moto.

    A não ser que façam como a Samsung com seu Galaxy que roda Windows 10. XD

    1. acho que o que assusta as demais de entrar no mercado do WP é o domínio da MS… eh dificil a disputa, eles acabam iniciando com low end e mid end pra ver se conseguem uma brecha…

      1. Mas é a Microsoft foi bem clara quando disse ”Se nenhum fabricante criar dispositivos com Windows, nós criaremos” como ninguém ta fazendo ela faz. Foi apenas por esse fato que a Nokia foi comprada.

      2. Na verdade acho que é a analise da cota em si. O que os Lumia tem hoje? O leitor de íris, coisa que qualquer uma pode oferecer em seus aparelhos. Antes tinham os aplicativos exclusivos, mas essa nao é mais uma realidade. O tão elogiado aplicativo da câmera mesmo já é nativo do sistema. Falta mesmo é eles quererem colocar as caras.

  4. Complicado isso, como Hong Kong, a motorola venceu as parcerias e o processo de fagocitose começou pelos chineses.
    Foi um mundo, foi uma marca, é uma linha. Foi um sonho.

  5. Admiro o seu otimismo, mas não consigo ver nenhuma relação. Não consigo entender isso ai de Lenovo usando Windows 10 Mobile. Eles tem em vários mercados os androids mais vendidos.

  6. E não consigo ver Windows Mobile como solução de problemas financeiros se a própria MS não vende praticamente nada e o sistema não vinga.

    1. O prejuízo que a Microsoft tem com os Lumia gira em torno de centavos, mas lembre-se, o Surface assim com e o Xbox ficou anos dando prejuízo e hoje só lucro.

        1. Pois é, Windows 10 virou serviço, atualizações constantes, melhorias o tempo todo, o mesmo sistema, aplicativos universais, como falaram vários especialistas em T.I, isso é o futuro, e começará em longo e médio prazo. Pelo o que ando vendo, a Google parou no tempo, confiando demais nestes 80%, o Android não oferece mais nada para as fabricantes, estas customizações anda matando as fabricantes, pois atrapalha mais que ajuda, na realidade um sistema como IOS e Windows 10 oferece muito mais, seria mais lucro as fabricantes investir em diferenciações encima de aplicações do que em criar recursos o tempo todo.

        2. Mas ninguém ta colocando o Windows como salvador da pátria, apenas discutindo que o sistema da Google não pode por si só salvar nenhuma fabricante.

      1. xbox só da lucro pq tem um unico concorrente: playstation. Se tivesse mais de 10 video games vendidos eu queria ver. Surface não tinha concorrente ate lançamento do ipad pro

        1. Nossa que pensamento pequeno, se tivesse mais de 10 vídeos games, até mesmo o PlayStation teria problema, mania do povo em desmerecer os produtos da Microsoft… Pelo amor de Deus, e o pior, da uma desculpa esfarrapada afirmando que se tivesse mais fabricantes competindo, não daria lucro.

          1. Não é desmerecer é ser realista e você mesmo concordou com afirmação quando disse que se tivesse mais de 10 videogames até mesmo PlayStation não daria tanto lucro. O mesmo vale para a Sony q só da lucro pq só tem o Xbox de concorrente

  7. Na realidade Motorola virou apenas uma marca, a Lenovo comprou a marca, pois a Google só vendeu as fábricas e a marca Motorola, e as patentes e tecnologias ficaram com a Google, burrice foi a Lenovo pagar um preço alto por isso. Microsoft foi mais esperta, comprou as fábricas, tudo, e até mesmo patentes e tecnologia que a Nokia inventou para o setor móvel.

  8. Mais uma marca forte e tradicional que sai do mercado, porém, se a Lenovo souber aproveitar ela tem tudo pra estar no topo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *