Carregando...

É o fim! Microsoft não tem planos de levar mais jogos ao PS4 ou Nintendo Switch

A Microsoft sempre foi uma empresa visionária e focada em atrair o maior número de clientes possíveis. Entretanto, vários de seus jogos podem ser jogados em outras plataformas, inclusive, o próprio Minecraft tem sido um dos jogos mais vendidos no PS4. Bem, os planos mudaram a partir de agora.

Sabemos que, a Microsoft possui o monopólio dos PCs, na verdade, a sigla PC é sinônimo do Windows, ainda mais quando se trata de jogos uma área que a sua participação é praticamente absoluta. Por conta disso, e para evitar possíveis concorrentes como as Steam Machines da Valve, é compreensível que a empresa lance seus jogos exclusivos em sua própria plataforma, mas e nas demais?

O Nintendo Switch tem Minecraft, recebeu o personagem Banjo Kazooie, Hellblade, Super Lucky’s Tale e mais. Os desenvolvedores de Cuphead afirmara que a própria Microsoft pediu para lançar o jogo na plataforma da Nintendo. Sabemos ainda que o fabuloso Ori and The Blind Forest e The Outer Worlds chegarão ao console híbrido japonês. Bem, mas isso acaba aqui.

A Microsoft decidiu uma nova abordagem em sua política de lançar jogos em outras plataformas e fez uma declaração de intenção sobre o lançamento de futuros jogos exclusivos, que só o tempo dirá se eles acabarem se mantendo. As palavras que a Microsoft dedicou ao site Gamesindustry.biz não deixa muitas dúvidas sobre isso:

No ano passado, isso nos deu uma experiência incrível, tanto que agora temos mais que o dobro dos estúdios internos juntos na Xbox Game Studios. Como esses estúdios foram incorporados, nos tornamos conscientes dos compromissos que eles tinham com outras plataformas e os honramos. No entanto, no futuro, esses estúdios se concentrarão na criação de jogos para nossas plataformas. Não temos planos de expandir nossos jogos exclusivos para outros consoles. Continuaremos a acreditar no crossplay e na progressão de jogos com a flexibilidade de desenvolvedores que permitem uma experiência de jogo justa e divertida.

Com estas declarações, a Microsoft deixa claro que seus jogos virão apenas em seus consoles e no PC, embora você possa acessar seus jogos exclusivos através de outras lojas como o Steam ou seu futuro serviço de streaming de jogos, o Project xCloud.

Claro que, por exemplo, jogos como Psychonauts 2 da Double Fine ainda serão lançados em outras plataformas, pois como a Microsoft disse, tem que manter acordos fechados antes da aquisição, mas depois disso não. Bem, podemos entender que Ori and The Will of the Wisps, o sucessor de Ori and The Blind Forest que será lançado em fevereiro, não será lançado no Nintendo Switch.

Para continuar jogando títulos como este deverá estar nas plataformas da Microsoft, ou seja PC, Xbox One, Xbox Scarlett ou Project xCloud. Vamos ver se isso se concretizará com o tempo.

O que vocês acharam?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.