Edge elimina as temíveis barras de ferramentas e suporta nativamente captura multimída

Barras-de-ferramentas-no-IE

Isso já aconteceu com a grande maioria dos navegantes, talvez não dessa forma tão extrema, mas sem dúvidas você já viu. Quem nunca instalou uma barra dessas “por acaso”, principalmente quando o usuário é inexperiente no meio da tecnologia. A boa notícia é que no Windows 10 você não terá esse problema.

A Microsoft divulgou alguns novos detalhes sobre o seu novo navegador Edge (ex-Project Spartan), e entre eles, está o término do suporte a BHOs (Browser Helper Objects), tecnologia que permite colocar barras de ferramentas no navegador.

A segurança foi reforçada, o suporte ActiveX foi removido já que no Windows ele tinha permissões muito amplas. Para se tornar mais seguro, o Microsoft Edge terá Flash embutido e poderá renderizar PDFs de forma nativa sem a necessidade de plugins.

Ainda sobre a segurança, o Edge será um aplicativo universal, logo rodará dentro de uma sandbox, sem ter acesso profundo ao sistema e assim sites malicioso não poderão causar tantos danos como antigamente.

As extensões serão ativadas no terceiro trimestre para que os desenvolvedores já comecem a criar suas add-ons.

EdgeHTML é uma engine de renderização que o browser possuí. Ela descarta tudo de ruim do Internet Explorer. Foram removidas 220.000 linhas de código, e acrescentadas 300.000 linhas para tornar o Edge mais compatível com a web moderna.

microsoft-edge

Nova capacidade multimídia

Na última build do Windows 10 foram adicionadas APIs para recursos multimídia. Agora sites podem acessar nativamente dispositivos de capturas de arquivos de mídia, como um microfone ou webcam.

Essa função é ativada pela no próprio Edge em recursos experimentais, que pode ser encontrado digitando abaout:flags na barra de endereços.

A título de exemplo esse recurso pode permitir que poste uma foto no Facebook diretamente de sua webcam, sem a necessidade de plugins ou software adicionais, tudo feito realmente de forma nativa. Aqui estão as informações sobre como os desenvolvedores podem implementar isso em seus sites.

Já sofreu com barra de ferramentas? Lembra delas? O que está achando do Edge? Ainda revoltado por deixar de ser Spartan? Deixe sua opinião.

9 comments on “Edge elimina as temíveis barras de ferramentas e suporta nativamente captura multimída

  1. Todos esses recursos estarão também disponíveis para o Windows 10 Mobile? Ou seja, o flash embutido, o renderizador de pdf, API para recursos de multimidia?

    1. Na teoria, sim. Mas não vai vir logo na sua liberação, alguns recursos só devem chegar depois… Mas quem sabe né ? 🙂

  2. Espero que barre os outros navegadores quanto a velocidade de download, pois não alcanço nem 1/2 da velocidade da minha internet, salvo o Spartan que executa essa função muito bem.

  3. Difícil encontrar um site que tente, pelo menos, ser imparcial ou menos sensacionalista. TecMundo, Olhar Digital e, principalmente, Gizmodo Br vivem para escrever sobre Android é menosprezar iOS e Windows. Tudo para atender a uma demanda da audiência, que usa massivamente o sistema da Google e tem fome de brigas e piadas. Custa tentarem agradar a todos, afinal, todos são leitores.

  4. All guém, já conseguiu traduzir uma página nele ?

    é uma função que me ajuda muito no Chrome, pensando bem, talvez seja a única razão de eu ainda utiliza-lo…

    o resto dele está perfeito
    mais um parabéns para a Microsoft, e WindowsClub sempre a frente nos reviews e testes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *