[Editorial] Queremos que a Nokia volte, mas ela nunca voltará

nokia-3310

Bons tempos foram quando a Nokia era a soberana, no qual criava aparelhos fantásticos, quase inquebráveis, poucos tinham lanternas, mas todos tinha cobrinhas. Quem nunca teve um Nokia? Quem nunca amou um Nokia? Dificilmente você fará parte da exceção.

Hoje ficamos sabendo que a Nokia voltará ao ramo de smartphones e tablets. Apesar de muitos sites explicarem muito bem a motivo das “” na palavra voltará, vamos destrinchar e aprofundar a conversa.

Em primeiro lugar, amamos a Nokia e gostaríamos que ela voltasse a crescer para quem sabe diversificar o segmento dos smartphones que anda um tanto estagnado. Mas isso não vai acontecer… Infelizmente.

Não esqueça!

Elop-Nokia-MWC

Para quem ainda não entendeu, a finlandesa vai licenciar sua marca para a HMD Global que ficará responsável pelo marketing e vendas,  a fabricação será realizada pela FIH Mobile (subsidiária da Foxcoon). Se você ainda não entendeu, aqueles mais de 7 bilhões de dólares que a Microsoft “injetou” na Nokia foi para adquirir sua divisão de dispositivos e serviços. Os aparelhos da Nokia não serão criados e comercializados pela Nokia.

Quer um Nokia com Pureview? Com a famosa resistência? Vai ser complicado.  A Microsoft ficou com um conjunto de funcionários e patentes valiosas. O mais perto do que você vai chegar da Nokia será um Lumia.

Ah… mas a Nokia sempre vendeu aparelhos no Brasil e a Microsoft está nos desrespeitando“. Bem, acho um absurdo essa demora da Microsoft, entendo que o novo CEO não queria que a Microsoft tivesse adquirido parte da Nokia, e isso resultou em uma restruturação danosa para a participação do Windows Phone no mundo.

Entretanto, a Nokia provavelmente nem ligará se chegará ao Brasil ou não. No popular, a Nokia só quer receber dinheiro por outras empresas usarem seu nome. Estas outras empresas que escolhe aonde e como vender. Entenda, a Nokia só empresta o nome.

Nem a própria Nokia acredita no próprio sucesso

c1-nokia

A Nokia vai chegar no Android “chutando bundas” e todo mundo vai querer um…. Será? A finlandesa vendeu a divisão para a Microsoft justamente por não enxergar futuro promissor. Hoje, ela licencia sua marca por ser algo mais seguro para sua saúde financeira. Se a Nokia acreditasse nisso, não teria vendido. Ela se livrou!

Ainda, boa sorte! Entre em um mercado com a Samsung, LG, Xiaomi, Motorola, Huaiwei e tantas outras não será uma batalha fácil.

Windows Phone está morto sem a Nokia?

surface-3

Para Nadella, ele nunca esteve tão vivo, aliás para ele nem deveria ter comprado a Nokia.  A Microsoft deve dar conta do recado sozinha. Acha isso impossível? Olha para a linha Surface.

A Microsoft hoje é a principal fabricante de dispositivos híbridos, e em pesquisa de satisfação do cliente ela está em empate técnico com a Apple. A empresa de Redmond derrubou todos os que duvidaram do seu sucesso. É líder! Nem precisou do Nokia 2520!

A Microsoft possui uma qualidade de hardware invejável também. Quem já viu algum Surface na vida sabe muito bem disso. Claro que não são perfeitos, pois nenhuma empresa conseguiu ser, mas esbanjam qualidade.

Você já sabe, o Windows Phone nunca esteve tão forte em termo de atualizações e aplicativos.  É muito cedo para dizer se o sistema morreu. Para a “Nokia” matar o Windows Phone, ela terá que ganhar vida primeiro.

Em suma

Nos smartphones, a Nokia não é mais aquela Nokia. A Microsoft não é mais aquela Microsoft da era Ballmer. O tempo passou e ele não foi generoso com os gigantes do passado.

O Symbian foi extinto e a “Nokia” vai utilizar um sistema que nunca gostou. Imagine um Android com Pureivew? Fique só imaginando mesmo, os supostos Surface Phones que tirarão  fotos com Pureview e não mais os “Nokia”.

Não tenho dúvida que o lado bom nisso tudo é olhar para um dispositivo da Microsoft,  e em alguns pontos, vermos resquícios da Nokia. É provavelmente o produto mais próximo da Nokia que um dia fomos apaixonados.

 

66 comments on “[Editorial] Queremos que a Nokia volte, mas ela nunca voltará

  1. Microsoft do jeito que esta vai morrer novamente no ramo Mobile, porque não vi mudando nada, apenas apps do Windows irem pros concorrentes e funcionarem melhor lá, ai me vem a pergunta, qual a logica de comprar um lumia sendo que uma boa parte dos apps tem no Android e IOS?

      1. Na verdade, e bem verdade é que seus serviços são a porta para assinaturas dos possíveis clientes, e esses clientes estão…? Fornecer serviços gratuitos não gera receita, o que ela e toda empresa quer é Money muitos Moneys então para casa assinatura vinda do iOS ou Android é Money para M$. Agora a lógica que o rapaz ali quer já foi bem explicada.

    1. Pela sua lógica vamos comprar apenas iPhones, afinal o Google lança muitas coisas para iOS primeiro como o recente teclado.

      Windows 10 tem se tornado um sistema bem diferenciado, basta acompanhar a sua evolução diária.

        1. A todo vapor a gente já tá, melhorando a cada dia.

          Já estamos praticamente na metade do ano, não sei se falta tanto tempo assim não. Mas….
          Todo dia tem boas novidades para a plataforma.

          1. Tomara, porque algumas coisas que ainda faltam e certos bugs incomodam demais kkk, até lá espero um polimento bem maior no S.O

    2. Se prestar atenção vai ver que a MS ta trabalhando muito no mobile, só não diretamente… Primeiro os apps universais, que no W10 tão tendo mais sucesso que no W8, e depois as melhorias pro mercado corporativo(continuum e especialmente as atualizações constantes que é mais importante para as empresas que prezam a segurança que pro usuario comum).

  2. Sem contar que vi uma leve babaçao de ovo pela Microsoft, então lumia 730 será meu último lumia porque se depender da Microsoft so tenho um celular pra tirar foto bonita e fazer ligação mesmo

      1. Celular por acaso so é feito disso que falei? Até hoje a única coisa que se destaca nos lumias é a câmera porque o resto do sistema ou é inacabado que nem o Windows Phone 8.1, que não tem apps ou um beta publico que nem o 10 que ainda ta mais ou menos, usuários quer celular que tenha apps e pela fama que os lumias já tem o Windows 10 Mobile ta mais pra agradar os fãs da Microsoft do que o publico em geral

  3. A nokia se livrou não…a Microsoft colocou um cavalo de troia na presidencia da nokia e por isso co.seguiu compra-la.
    Um nokia droid é deseja de muitos, mas duvido ela ter sucesso hj em dia.

    1. Vender apenas o setor que dava PREJUÍZO pra empresa é sim “se livrar”, pra que a MS teria o trabalho de colocar um “cavalo de troia” (que teoria idiota e sem sentido) e gastar bilhões pra comprar apenas a parte que era problemática? Se ela tivesse comprado TODA Nokia hoje o setor mobile seria um dos mais lucrativos da empresa pq a Nokia é muito maior que apenas celulares.

  4. Quem não se empenha, se despenca. Vi a hp com web os ser comprado pela lg(ufa) vi o Blackberry escorregar entre os dedos do mercado e vi o banho de sangue que a Nokia deu ao não investir em smartphones. Sorte até a ms comprou. Imagine se fosse uma qualquer. Pena que sofreu fagocitose. É hoje a marca faz parte da história. Mas teve alguma sobrevida.

  5. Como sempre emitindo informações, a HDM é uma empresa formada por ex funcionários e executivos da Nokia, ou seja, eles tem know-how e como tudo no mercado, tudo tem um começo. Sobre licenciar produtos, poucas empresas hoje fabricam os próprios produtos, inclusive a própria Apple. E aposto que em poucos MESES de mercado a Nokia supera a Microsoft em vendas.

    1. Ex-funcionarios da Nokia é um termo MUITO vago, tem muito executivo e publicitario que são ex-funcionarios e nem por isso quer que saibam “fazer” um aparelho e mesmo que tenham muitos de cargos técnicos entre esses ex-funcionarios não quer que possam reproduzir o que faziam antes, muitos métodos de produção também são patenteados, então esqueçe essa historia de ex-funcionarios, é praticamente irrelevante.

        1. Irrelevante do tipo que acha que contratar os engenheiros da Apple possa fazer eles projetarem um iPhone pra vc, não podem.
          Mas vc pode continuar na esperança, é seu direito, mas lembre que se fosse fácil tem empresas MUITO maiores que já teriam feito.

  6. As palavras são favoráveis, mas isso é pk ela vai voltar com Android pk se fosse com Windows 10 Mobile os pensamentos aqui seriam outros rsrs

        1. Já viu algum Nexus sendo vendido no Brasil, já viu algum Pixel C, aquele lixo de tablet chamado híbrido sendo vendido no Brasil?

          1. Nem HTC têm, tive que trazer o meu de fora pra não usar essas porcarias travoid que têm por aqui

        2. Nem precisa continuar como era antes, so precisa ter mais qualidade no seu proposito pois o que você se tornou hoje faz vergonha.

          1. Concordo totalmente, ele era referência quando falávamos de windows, agora não passa de um cara qualquer com uma opinião qualquer, como eu ou qualquer outro aqui…

    1. Errado jovem. O próprio presidente da Nokia já teve que responder umas 3 vezes e afirmando que não iria fabricar mais Smartphones e voltaria no ramo de outra forma, e quando perguntado para ele, ele disse que era licenciando o nome. Licenciando o nome ela ganha por aparelhos vendidos, se não vender, ela não tem prejuízo e sim a fabricante, simples assim. A Nokia já foi muito inovadora, porém ela se tornou lenta, insistiu no Symbian, pois não queria usar um sistema de terceiro que era o Android disponível na época. Porém acho que você é um rapaz muito amargurado, no seu site fica agora criando títulos tendenciosos e provocando receios nas pessoas, quando saiu uma matéria de um dos mais importantes executivos da Microsoft afirmando que Windows 10 Móbile nunca irá acabar, pois ele é e faz parte do Windows 10, pois é um só sistema, o seu site foi o que mais demorou em postar a matéria, enquanto outros, até mesmo o Tudo Celular que é um site multiplataforma postou primeiro. O mais engraçado em seus argumentos que você afirmou que iria passar a ser multiplataforma, falar sobre Android e IOS pois a Microsoft esta abandonando o Windows 10 Móbile, mesmo sabendo que não era bem isso, depois que veio corrigir se tratando do Brasil, reclamou da falta de aparelhos para fazer testes, e usou vários argumentos para justificar sua mudança e sabe o que eu vi:

      1 – Seu site tem muito mais notícias novas sobre o mundo Microsoft e Windows 10/Móbile e novos produtos que matérias sobre Android, maioria das matérias sobre Android são antigas.
      2 – Reclamou da falta de aparelhos Windows 10 Mobile e até hoje quantos aparelhos Android você fez review? E olha que não falta aparelhos Android no mercado.

      Bom repense, se esta insatisfeito com a Microsoft e Windows 10 Móbile, para de cobrir a Microsoft e Windows 10 Móbile, para de reclamar, para de falar mal, antigamente falava bem, hoje só detona e fala mal, isso é feio para você, que é um site sobre o sistema o qual tornou seu site visível, famoso. Igual uma matéria sobre um recurso que chegou para um aplicativo que tem nas 3 plataformas onde você foi sarcástico ao dizer no final e E PARA WINDOWS?

    2. A gente sempre falou que a Nokia fazia parte da Microsoft, afinal a grande venda bilionária representa isso.
      Mas se o Windows Phone estivesse por uma fase mais favorável será que suas opiniões sobre o Android não seriam outras?
      Cuspir no prato que comeu é feio, e pode não dar certo.
      No mais, se eu menti destaque no texto. Após a venda sempre devemos este posicionamento. A parte boa da Nokia foi para a Microsoft, pelo menos para nós fãs da finlandesa.
      Se tiver alguma mentira, por favor fique a vontade para destacar.
      Agora quem muda de opinião a depender dos ventos não sou eu!

      1. Concordo com o Jorge, a Nokia que conhecemos está na MS, só porque um aparelho tem o nome Nokia nele num quer dizer que aquele Nokia que conhecemos a muito tempo, a receita de como fazer aqueles aparelho hoje ta com a MS.

    3. Esse é um post tipico de um ignorante sobre a história da nokia. se a marca nokia voltar, ela terá alma chinesa e corpo e mente (como um xiaomi ou lenovo). Agora como a marca nokia, que continua desenvolvendo redes e outras tecnologias. Bem, ela comprou a parte tecnologica de redes da Alcatel. É possivel. mas terá de ser criado uma nova equipe para desenvolver e iniciar acordos e gastar muito dinheiro. E colocar mais do mesmo android? não compensa.

    4. Usou o android e se vendeu pra ele agora. Que lição de moral um mercenário pode dar? Se soubesse ou entendesse a situação, veria que se até mesmo se fosse no mundo Windows, essa “Nokia” dificilmente teria o mesmo espaço que teve antes, por não ser a mesma Nokia de antes que conhecíamos. Da Nokia que lembramos, só sobrou o nome. Os mesmos produtos daquela grande era Nokia não existem mais.

  7. Parabens pelo post Jorge, vamos ver se agora o pessoal entende o que é essa “Nokia”… Esses futuros celulares Nokia tão parecendo aquele “iPhone” criado pela gradiente a um tempão atras.. de iphone mesmo só tem o nome estampado…

  8. No geral gostei do texto.
    Foi bem sensato e isso me agrada.

    Vou desconsiderar cetas coisas do passado…
    Não acreditar que algo vai dar ou não certo é muito subjuntivo.
    Não há como ter certeza. Pode ser que a Nokia poderia ter tomado a frente da Samsung se tivesse chegado a tempo.

    O que vemos de concreto, foi que tanto a Nokia e MS chegaram atrasadas na festa (?).
    A MS fez boas coisas junto com a Nokia e sozinha depois.
    Não há o que questionar isso.

    Problema de logística? Atacar com mais força o mercado? Os malditos apps?
    Sinceramente nem sei direito, pois quando penso em algo, lembro que ouras chegaram depois e estão se dando bem mesmo sem publicidade bilionárias e logística grandiosa.
    Hum! Mas, elas tem os malditos apps… Segue o fluxo…

    Mas, olhando para o presente pretendendo imaginar o futuro tenho:
    A MS ainda tem cartas na manga (Surface), mas que não demore muito, please!
    A Nokia ainda tem um nome querido pelo mundo todo, mas não é a Nokia ali na coisa.Entende?
    E mesmo que fosse a Nokia de sempre, o mercado “smartphone” está estagnado ( só a China cresce).

    Sinceramente. Se a MS não conseguir virar o jogo lá por volta de 2017 (mobile), não é a Nokia que conseguirá. Independente se ela usar Android ou Windows.

    Tomara que as duas consigam um lugar ao Sol seja no que aventurarem fazer “de novo algo novo”.

  9. Bom, o problema da tal linha Surface Phone é dois, primeiro a linha Surface são produtos sofisticados, em minha opinião a Microsoft tem que focar sim nas novas fabricantes, mas ela tem que entender o mercado mundial, pois as novas fabricantes, ou as chamadas OEMs não atuam em todos os mercados, um exemplo: América Latina, um dos maiores mercados do Windows 10 Móbile/Phone 8.1 é na América Latina e a Microsoft ignorou isso, ou não. Acho que ela quer desvincular ela de tudo da Nokia, isso resume a linha Lumia, ou talvez não, já que mesmo adotando a marca Microsoft nos Lumia, as vendas continuaram altas, caiu por que falta aparelhos, falta um intermediário. E outra, a linha Surface é caro demais, a Microsoft peca em não oferecer a linha Surface no Brasil, se a Apple vende muito o iPad Pro, e iPad no Brasil com preços altos, por que ela não iria conseguir vender? Ela deveria continuar fabricando Lumia sim, ou criar outro nome, para usarem processadores ARM, basta fabricar um de entrada, intermediário e um intermediário mais sofisticado e os Top serem Surface, apesar que acho o nome Surface Phone horrível.

  10. Achei o post sem razão de ser. Um monte de desculpas pra defender a MS. Lente e tecnologia de câmera é o que mais tem por aí, software é ao gosto do cliente mas… Enfim, é muita churumela.

  11. Você até pode ter razão acerca da NovaNokia,mas o Surface phone é algo que ainda está indefinido e a uma distancia enorme,um ano é uma eternidade no mundo tecnológico,e mesmo assim vai ser algo demasiado exclusivo para sair do nicho onde se vai inserir.
    Acabar com os Lumia ou achar que as OEMs vão alavancar o Windows é simplesmente não encarar a realidade,nenhuma tem sequer um décimo do crédito e do know-how que tinha a Nokia,a qualidade dos seus produtos acima da série 7** era incontestável,e ainda tinha um marketing muito bom,então se compararmos com o inexistente da MS…,na altura eram dois cavalos a puxar para o mesmo lado,agora só com a MS é como ver uma barata tonta sem qualquer rumo e sem coesão interna.
    Por isso não prevejo que o WM passe de um fait-diver para geeks e gajos teimosos,como eu,que ainda não aceitaram que apostaram no cavalo errado.

    1. Primeiro, o Android e iOS sempre tiveram a nossa disposição. Se você acompanhar a nossa história, sempre ficamos com o sistema móvel da Microsoft antes do Windows Phone.
      Não foi por número de usuários, o site é para fã do sistema. Eu não tenho a cara de pau de chegar para você e mudar minha opinião para tentar agradar mais usuários. Não. Aqui é Windows na veia.
      Nós gostamos é do Windows no celular.
      Quanto a estratégia, pode parecer ridícula, mas deu certo. Todos os produtos Surface hoje são o topo. Aplicativos e atualizações nunca chegaram com essa quantidade e qualidade.
      A estratégia é questionável, mas todo mundo “tirou onda” dos Surfaces, e hoje são a maior referência tecnológica do mercado. Vamos respeita e parar de olhar como se o Windows Phone não fosse parte do Windows 10. Abra a mente.
      Nadella já calou a boca de muita gente.

      1. Concordo plenamente, eles ficam usando como argumento que o Windows 10 Móbile é um sistema e o Windows 10 Desktop é outro sistema, mas são um só sistema, a própria Microsoft usa o móbile quando irá falar sobre adesão do sistema. Diferente do Android que é um Android para Tablet e Smartphone, um Android para TV, um Android para carro e outro para Relógio, prova disso que os aplicativos para Android TV precisa ser totalmente modificado para rodar na TV, do relógio a mesma coisa. Enquanto do Windows 10 Móbile, basta ser universal, tudo funciona, tudo legal e pronto.

      2. faz parte do Windows? uashduashduhasd esse povo engole conversa fiada do ceo terrorista da microsoon e fica repetindo a mesma baboseira igual papagaio.
        esse povo pega onda do pessoal do windowscentral, que recebe $ da ms pra ta falando besteira e causando cegueira nas pessoas.
        o sistema ta morto filho, Windows não é Windows mobile, surface não é Windows phone.

  12. Primeiro que a Nokia não se livrou, quem vendeu foi um cavalo de troia colocado na Nokia pela MS o famoso Elop que afundou a Nokia e mesmo assim o WP só teve alguma relevancia em algum momento da historia pela Nokia e sua reconhecida qualidade.
    Qual resquício da Nokia você vê em um Lumia 950 ? aparelho que custa o mesmo que um S6 quando lançado com um acabamento ridículo! E na boa somente o nome NOKIA licenciado já da mais credibilidade no mundo Mobile do que um Microsoft na carcaça.
    Pode ser que MS venha a dar a volta por cima com os imaginários, até o momento, Sufacephone porém quem garante ? uma empresa que vive dando tiro no proprio pé ao priorizar outras plataformas ao invés da sua.

    1. Não vejo tiros no próprio pé. Muitos aplicativos e atualizações bacanas chegam toda semana. Pelo menos quem acompanha este site não me deixa mentir.
      Você pode achar que foi um cavalo de troia. Mas é estranho perceber que a Microsoft faz tudo para “se livrar” desse cavalo de troia. A Nokia vendeu a parte que dava prejuízo a empresa, e isso é se livrar sim.
      No mais quem garante que a Apple ficará no topo? Que a “Nokia” chegará ao Brasil? Que a Xiaomi continuará com a fortaleza chinesa? Ninguém pode garantir nada.
      Mas repito que, a Nokia vendeu a parte que deu prejuízo bem antes de ir para Windows Phone, e isso é se livrar.

      1. Pessoal esquece que antes de ser uma empresa de hardware a Microsoft é empresa de software (uma das melhores aliás) e que como tal, tem o dever de disponibilizar seus softwares para todo tipo de plataforma.

      2. É só parar pra ver o AppRaisin, o quantos de app universais saindo, quando a MS tentou fazer isso com windows 8 o que foi que deu? Em nada que preste era lamentável a qualidade e quantidade de apps universais mas hoje os numero só aumentam!!

    2. Mas ainda insistem nessa “teoria”? Se isso foi tudo um “plano” da MS, pensa num plano mal feito, perdeu tempo (e dinheiro) pra desvalorizar uma empresa e depois compra-la mas vai lá e compra apenas uma parte e justamente a parte que tem menos chance de gerar lucro (JÁ DAVA PREJUÍZO ANTES DA VENDA, demanda um alto investimento em pesquisa e desenvolvimento e atua num mercado com forte concorrência) e nesse processo já gastou mais de $10 Bilhões (antes e pra compra) e depois ainda gasta mais tempo e dinheiro pra tentar tornar esse setor mais eficiente (fechando fabricas, pagando indenizações e fazendo acordos) e agora ainda vende uma parte desse “bolo” por menos de 10% do que investiu.
      Olha tem muito CEO que foi demitido e muita empresa que faliu por “planos” menos piores, bem menos.

    3. Eu msm só embarquei pro mundo do WP por causa da NOKIA! A qualidade proposta, bem como o custo x benefício eram realmente impressionantes! Que o diga quem pegou os aparelhos Lumia da Linha xx20…

    4. Android não é certeza de sucesso, mas Samsung, Lenovo, LG e outras que migraram dos sistemas próprios para Android estão ai até hoje. Já quem adotou o Windows Phone, não teve um caso sequer de sucesso. NENHUM!
      E o que vc falou é a mais pura verdade: WP só teve relevância quando ainda tinha o nome Nokia. Depois foi só ladeira abaixo.
      Surface Phone poderia ser algo diferente se viesse com um processador Intel e rodasse uma versão do Windows 10 que possibilitasse aplicativos de desktop. Mas a Intel pulou fora e não vai mais fazer processadores para smartphones. Imagino que o Surface Phone vai ficar só na imaginação mesmo.

  13. Galera alguém aqui cria app para wm10? Gostaria de saber se e possível porta app symbian para o wm10(no caso o app da TV digital dos symbian que usava um dispositivo Bluetooth para se conectar)

    1. Cara… não sei se estamos falando da mesma coisa… mas para conectar na minha TV e ver fotos e vídeos do WP10 eu uso o APP Lumia Play to..

        1. Isaias… pode ser tanta coisa… que só fazendo os testes mesmo..
          Vc consegue instalar no Smart o APP Lumia Play to???
          Caso sim ai teria que funcionar.. Agora se o APP não esta disponível pro seu aparelho, ai pode ser o aparelho que não é compatível… e etc.. etc..

          1. Bom, eu tava usando por aquele ícone que aparece nos vídeos. Pra conectar. Agora não terei como testar pq meu 730 quebrou a tela.

  14. Falar que a Microsoft não precisaria da Nokia e citar o 2520 é muita desonestidade. O 2520 rodava o Windows RT e o Surface RT foi um verdadeiro fracasso. Tanto é que poucas empresas lançaram Tablets com o Windows RT e depois de um tempo, foram até cancelados outros lançamentos.
    A Nokia vinha sangrando dinheiro a muito tempo, devido ao enorme sucesso do iPhone e ao avanço do Android. Não tinha sistema relevante próprio e abraçou o Windows Phone na época.
    Se a Microsoft não tivesse feito o acordo com a Nokia, certeza que o Windows Phone seria menos relevante do que é hj em dia.
    Quem disse que a Nokia nunca gostou do Android? Ela poderia ter ou não sucesso com o Android, mas preferiu o Windows Phone.
    Lenovo, Samsung, LG e outras vendem smartphone e tablet pq adotaram o Android. Já quem adotou o Windows Phone, não teve um caso sequer de sucesso. NENHUM!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *