Elder Scrolls, Fallout, DOOM e outros IPs da Bethesda por si só valem o preço que a Microsoft pagou

A compra da Bethesda pela Microsoft parece que está prestes a ser finalizada, e dessa forma é esperado que nesta semana surjam novas notícias a este respeito. Por ser uma operação brutalmente cara, os especialistas estão tentando ver se realmente a dona do Xbox se deu bem com esta compra. O que sabemos é que o preço pago pela Redmond para a aquisição do conglomerado Bethesda/Zenimax é alto, igual a 7,5 bilhões de dólares.

Entretanto, de acordo com alguns analistas, foi até barato se pegarmos o valor que os IPs como The Elder Scrolls, Fallout, DOOM e os outros de forma isolada – sem as equipes de desenvolvimento. Na prática, se a Microsoft comprasse jogo por jogo sairia muito mais caro e ainda não levaria os estúdios para criar novos IPs ou dar continuidade aos jogos.

A análise realizada por Evin C., Líder de Operações de Segurança, o valor combinado das várias propriedades intelectuais do grupo excede 7 bilhões de dólares, o que tornaria a aquisição pela Microsoft uma operação decididamente “conveniente” de 7,5 bilhões, já que isso inclui as próprias equipes, escritórios e todos os ativos físicos e não físicos no preço.

O analista em questão trabalha para a Bethesda e presume-se que é do interesse de todos que a avaliação corresponda o mais possível à operação de aquisição em curso, pelo que isto também deve ser levado em consideração. De qualquer forma, faz algum sentido, considerando o poder de séries como The Elder Scrolls, Fallout, DOOM, Wolfenstein e outras.

Por outro lado, apenas alguns dias atrás, descobriu-se que o DOOM Eternal sozinho gerou receitas de mais de 450 milhões de dólares nos primeiros nove meses, só para se ter uma ideia. A questão coloca a aquisição do grupo Bethesda pela Microsoft sob uma perspectiva diferente, visto que seria particularmente conveniente, uma vez que além do controle dos IPs, as próprias equipes também estão incluídas na aquisição, com tudo o que podem fazer novamente e, simplesmente, sua capacidade de fazer isso.

Enquanto os matemáticos aprovam a compra, é claro que os fãs do Xbox também estão bem entusiasmado com esta aquisição. Vale lembrar que a Sony encerrou uma divisão do Japão estes dias, o Amazon Luna demitiu seu diretor principal e o Google fechou seus estúdios firs party recentemente. Então notícias assim são bem positivas para a marca verde dos games.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *