Os tempos mudam e a maneira de jogar também. As grandes empresas de software, como é o caso da Electronic Arts, sabem claramente que... Electronic Arts patenteou um algorítimo que poderá fazer com que jogadores gastem mais

Anthem

Os tempos mudam e a maneira de jogar também. As grandes empresas de software, como é o caso da Electronic Arts, sabem claramente que isso é um fato, e estão se preparando para novas modalidades de monetização para extraírem receita dos seus jogos.

Há alguns meses atrás, a Activision patenteou um sistema que se encarregaria de combinar alguns jogadores com outros, mas que alimenta a “necessidade” de faz com que as microtransações tornem você melhor, a boa notícia é que a empresa entrou em contato com o Windows Club e avisou que isso não será implantando, foi criado por uma equipe antiga (saiba mais neste link). Agora, os olhos dos jogadores estão virados para a Electronic Arts com seu sistema EOMM (Engagement Optimized Matchmaking). Como funciona? Nós vamos explicar.

Este algoritmo permite a EA medir não apenas o nível de progressão do jogador, dentro do próprio título, como foi um matchmaking. Também mede o quão competitivos somos, se tendemos a ficar frustrados com facilidade e abandonar jogos ou nosso estilo de jogo.

Star-Wars-Battlefront

Visto dessa maneira, não parece ser uma coisa ruim, mas é claro, estamos falando da Electronic Arts e muitos usuários estão com medo. E parece que a quantidade de dados medidos pelo EOMM é tão extenso, que os números também são usados para medir também como gastamos.

Obviamente, esse sistema ajustaria a dificuldade de um jogo com base no desempenho do jogador para mantê-los comprometidos, mas não só isso, também baseado no seu perfil de jogador poderia colocar mais conteúdo para que você gaste mais. Isso tudo foi projetado para mantê-lo envolvido em jogos multiplayer mexendo com seus algoritmos de matchmaking. A mais provável controvérsia, como sempre, diz respeito à monetização, como Destructoid apontou.

Em outras palavras, a EOMM poderia, teoricamente, ser sintonizada para impulsionar os gastos dos jogadores, modificando os mecanismos do game. Isso ainda não está em nenhum jogo da EA, pelo menos não que alguém saiba, mas os próximos títulos poderão ser contemplados.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!