Electronic Arts se manifesta sobre atirador que abriu fogo contra jogadores

O autor do tiroteio em massa, que deixou três mortos (inclusive ele mesmo) e 11 feridos, durante o Madden Championship no Xbox, evento de eSports realizado neste domingo (26), na Flórida (EUA), era um dos participantes e a versão ainda não confirmada pela polícia indica que ele teria sido eliminado do torneio e por isso teria cometido os crimes. As informações foram divulgadas pelo Los Angeles Time.

O sujeito aparentemente cometeu suicídio e o corpo foi achado por policiais momentos depois do atentado, realizado no GLHF Game Bar, localizado no mercado de festivais Jacksonville Landing. Depois de supostamente ter perdido uma partida, o suspeito voltou ao local e atirou contra várias vítimas, e logo após se matou.

O campeonato estava sendo transmitido em tempo real nas redes sociais. No momento dos disparos, é possível ouvir pelo menos 13 tiros. O xerife Mike Williams descreveu que o suspeito é um homem branco. Atentados como este são muito frequentes nos Estados Unidos, e um dos últimos foi em uma boate gay que deixou 50 mortos.

Como muitos jogadores estavam usando headset, eles não ouviram os disparos e demorou para que todos se dessem conta do que estava realmente acontecendo. A esse respeito,  Electronic Arts deu a seguinte declaração:

A trágica situação que ocorreu no domingo em Jacksonville foi um ato de violência sem sentido que condenamos veementemente. Nossos sentimentos mais sinceros de coração vão para as famílias das vítimas cujas vidas foram tiradas deles hoje e para aqueles que foram feridos.

Todos nós da Electronic Arts estamos arrasados com este acontecimento horrível, e nos juntamos a toda a comunidade para agradecer às primeiras pessoas que responderam rapidamente nesta situação.

Nossa atenção agora está voltada para as pessoas afetadas e para ajudar os agentes da lei enquanto eles continuam investigando o crime.

Sem dúvida, um dos dias mais sombrios da história dos videogames, e será lembrado para sempre. Infelizmente, não começamos a semana com apenas notícias boas.

73 comments on “Electronic Arts se manifesta sobre atirador que abriu fogo contra jogadores

  1. Se fosse algum jogo de fps iriam colocar a culpa nos jogos.
    Deveriam é ter um controle mais rígido dos participantes… inclusive já sabiam que o cara já era um 0 a esquerda

    1. FPS e GTA são os bodes expiatórios para justificar a bestialidade humana. Não sei como a EA não foi responsabilizada pelos rachas noturnos por causa do NFSU.

      Eu gosto da Rockstar por causa do tapa na cara que ela dá nessa sociedade lixosa e hipócrita com jogos como GTA e Bully.

      1. Rockstar só faz obras primas, sou fa de gta desdo 11 anos de idade… nessa época eu ia com meu pai em uma lan house os jogar Gta Sa (antes dele me presentear no mesmo ano com um PlayStation 2+gta).
        É nunca matei ninguém hehe

        1. É divertido tocar o terror no GTA? Claro que é. Mas ainda assim tem vezes que me sinto mal quando atropelo um NPC no jogo. Aquele baque que dá no controle é horrível.

          Uma dúvida: no PS2 o GTA SA tocava direto, né? Imagino o barulhos dos “ratinhos” em ação no compartilhento do drive. Devia ser um cupim de leitor danado.

    1. verdade, lá esta mantando muito, quase igual ao Brasil, se aumentarem em 6x vezes o numero de mortes por arma de fogo eles nos alcançam!

      1. Vc tá fazendo uma falsa equivalência aí, tentando deixar entendido que o motivo de termos tantas mortes no Brasil é não liberarem armas de fogo
        Pra começar, os EUA têm uma frequência de mortes bem maior que países como Inglaterra e Japão, que tem leis rígidas para porte de armas.
        E segundo que o Brasil tem várias mortes por causa de uma estrutura falha de segurança publica, tem que ser muito burro para achar que aplicar o mesmo sistema dos EUA “qualquer imbecil pode ter uma arma” aqui vai resolver o problema.

        1. Eh so ver a escalada da violencia no brasil, proibiram as armas e o funk tomou conta, violencia aumentou.
          Eh fato.
          Eu prefiro ter uma arma e ter a chance de me defender do q ficar a merce dessa bandidagem e de gente imbecil q so defende bandido.

          1. 1 o que o funk tem a ver com isso?
            2 se liberar arma pra todo mundo, não tem como impedir um maluco ou um potencial bandido de adquirir facilmente
            Eu prefiro que nem eu, nem o bandido tenhamos arma

          2. 1 vc tá ligado que isso é praticamente o mesmo argumento que “jogos violentos geram violência”
            2 do mesmo jeito não, seria bem mais fácil eles adquirirem armas se fosse liberado que proibido, seja comprando ou roubando de quem tem
            Cara, vc pode afirmar o que quiser, mas o fato continua, Inglaterra, Japão e outros países de primeiro mundo que tem leis rígidas quanto a porte de armas tem uma taxa de crimes bem menor que os EUA.

          3. Tenta conseguir uma arma e o porte de arma LEGALMENTE no Brasil e depois volta aki pra contar como foi fácil, pois temos leis contra o armamento da população super fragil e qlq um pode ter uma arma LEGALMENTE.

          4. 1 – não, jogos ficção, funk realidade, e que triste realidade.
            2 – Vc tb pode afimar o que quiser, mas blz vamos comparar a Inglaterra com o Brasil, lá qdo um policial mata um bandido é condecorado, aqui leva um processo, vide o caso o brasileiro morto pela policia na inglaterra, foram todos absolvidos. quer comparar japão com brasil? vamos lá, um estuprador lá é pego em menos de 24 horas, aqui se for pego não fica nem um mês em cana, é só ver o caso do estuprador que foi pego me menos de 24 horas e que a policia cercou um quarteirao inteiro, país lá é altamente vigiado. estamos mais próximo da realidade dos eua que da europa amigão. temos leis rigidas que só servem pro cidadão de bem, pq aki os direitos é dos manos.

        2. EUA , tem mais de 300 milhões de pessoas de toda parte do mundo!, um país cheio de imigrantes e culturas diferentes… Inglaterra 50 milhões, japão onde boa parte da população é envelhecida e mais concentrada, 127 milhões…difícil comparação com EUA em!

          no Brasil, 200 milhões, violencia absurda, e fora tantos furtos e r roubos que acontecem, que estamos drasticamente na frente!

          o que pode acontecer no Brasil, é ter um grande maior número de posse de arma(não confunda posse com porte)..
          o Brasil já foi um país armado, e considerado mais seguro que hoje, onde comprava arma em qualquer lugar!

          não é simplesmente liberando porte e posse de arma como antigamente, existira treinamento, psicologo, leis e regras para combater várias coisas…

          https://camilavazvaz.jusbrasil.com.br/noticias/211241302/apos-crescimento-de-178-de-porte-de-armas-criminalidade-despenca-nos-estados-unidos

          criminalidade despencou nos EUA.

      2. O problema não é números, é o tipo de situação em que as mortes acontecem.

        Em três anos houve QUATRO massacres nos EUA, todos em situações do cotidiano, e isso falando apenas dos que tiveram ampla cobertura. O atirador de Charleston, o da boate gay, o de Las Vegas e agora esse. Não é coincidência. A arma está enraizada na cultura dos caras de tal forma que eles tentam resolver os problemas deles na bala. O país está doente.

        Eu como cidadão prefiro ter que me prevenir contra o mínimo de pessoas possíveis. Já não bastam os bandidos…

        1. e por causa disso, deve-se proibir vendas de arma a pessoas boas, e colocar o país em risco, e começar ter desarmamento em massa e começar ter desobediência civil e outras centenas de coisas? quem tem qualquer historico de crime nos EUA, não pode comprar arma legalmente.

          enquanto isso a criminalidade nos EUA, caiu…aqui no Brasil infelizmente é ao contrário…

          https://camilavazvaz.jusbrasil.com.br/noticias/211241302/apos-crescimento-de-178-de-porte-de-armas-criminalidade-despenca-nos-estados-unidos

          1. Arma não protege ninguém, daí vc pode ver o número de policiais q morrem fora de serviço no Brasil (sem farda ou outras coisas q indiquem q ele é policial), pq quando o bandido vem assaltar, e percebe q vc tá armado, ele atira, e n adianta achar q vc vai atirar primeiro, pq o cara já vai tá com a arma em mãos, a vítima vai ser pega de surpresa. Agora se policiais treinados acabam morrendo nesse tipo de situação, imagina as pessoas comuns.

          2. Outra, parada q vc n colocou, é que a taxa de homicídios dolosos solucionados no Brasil é de 6%, nos EUA é 65%, no Reino Unido é 90%, aí tem outro mito, de q muitos acham q tem q ter penas mais severas pra reduzir a violência, mas isso n serve de nada se o bandido n for pego. Daí bandido n tem medo de matar no Brasil, pq provavelmente n vão descobrir quem foi, já nos EUA, ou Europa, um bandido já sabe q as chances de ser pego são grandes.

          3. leis, a policia está impotente infelizmente…saidinha dos bandidos, e muitas outras coisas…a criminalidade ta tão alta que é caso atras de caso…não tem orçamento pra isso.

            mas Brasil sempre foi assim desde a época que a população era armada, os casos solucionados infelizmente sempre foi baixo…desarmou, aumentou a criminalidade, piorou…

          4. existe algo chamado peixeira… bandido vai assaltar? o que é mais forte? 2×1 ..

            se um bandido coloca a arma na sua cabeça, outra pessoa atrás dele armada pode colocar arma na cabeça dele! …

            esqueceu do relato da mulher policial matando o bandido em frente de uma escola? esse não foi o único..

            policial não fica em todo lugar, hoje bandidos invadem casas, estupram mulher, a filha, há relatos disso na internet…salvar a vida da familia…

            Bandido não tem medo hoje, e também armamento é questão da sociedade, uma ditadura começa desarmando a população…

  2. Que as famílias tenham toda força do mundo pra tentar superar! Deve ser a pior coisa do mundo perder um familiar dessa maneira!

  3. “Atentados como este são muito frequentes nos Estados Unidos”, ” um dos últimos foi em uma boate gay que deixou 50 mortos.” -Frequentes- Data do atentado: 2016. Só um pouquinho contraditório…

      1. Pense é neste lugares que são proibidas armas, aqui é Free zones no país todo. Lá nos USA ele não sao doidos de ataquem em lugares onde tem gente armada.

        1. Se tentam eles morrem é bem simples.
          Igual aquele cara que saiu atirando numa igreja e foi parado por um civil armado.

        2. A maioria se mata após o atentado, eles n vão temer outros estarem armados, tanto que tem vários ataques em lugares onde todos podem portar armas

    1. ” O incidente no torneio de Madden dá seguimento a uma série de tiroteios registados este ano na Florida. Em Fevereiro deste ano um tiroteio na Stoneman Douglas High School resultou em 17 mortos. Ontem, numa partida de futebol americano entre escolas secundárias, um tiroteio fez dois feridos e um morto.” sim, frequentes.

  4. Gente, sem fazer piadinhas e/ou gracinhas na sessão de comentários abaixo, viu? Isso é sério! Procurem não sair discutindo ou zuando um com outro nessa notícia fazendo piadinhas desnecessárias.

    Agora uma coisa que eu não entendi nisso tudo é: Como que esse participante conseguiu entrar lá armado? Deveriam ter revistado todos os participantes antes.

    Acho que a partir de agora nos campeonatos de jogos, eles começarão a revistar todos antes de dar inicio a competição.

      1. É um meio para não acontecer atos assim, mas se a pessoa que esta decidida a fazer isso (chacina), ela já entra atirando, aqui na minha cidade tem uma avenida q é do “suicídio”, mtos se atacam em carros/caminhões estacionados para tirar a própria vida (o ultimo foi em março se não me engana) e não tinha lombadas nessa avenida, agora tem, mas se a pessoa esta decidida a se matar, as lombadas não irão segurar a tragédia, elas são um meio para que pessoas sem a intensão disso não se matem/batem nessa avenida (sempre tem os bobão q querem se achar, com as lombadas eles não irão correr ali, já quem quer se suicidar vai correr e não vai estar nem ai).

        1. Disse td, se nao fosse com arma ia levar gasolina e tacar fogo nas pessoas do mesmo jeito.
          Armas nao matam pessoas, pessoas matam pessoas.
          Problema eh q esses imbecis nao sabem perder, pq foram criados no leite de pêra da internet, onde todo mundo tem q ser melhor q os outros, uma ilusao alimentada por essa midia de merda e youtubers imbecis.

          1. Imagino que quase todas ou todas, não muda o ponto que é bem mais fácil usar uma arma para matar do que fazer um incêndio, ou improvisar uma bomba,
            Se a estrutura de segurança do Brasil não fosse uma merda, poderiam ter impedido o cara.

          2. Mas de 11 e diversos feridos q terao sequelas pro resto da vida.
            Pode ter certeza eh mais facil tacar fogo, mas barato e faz um estrago da porra.
            Mas nao vou ficar discutindo isso.
            Lamento pelo os jovens e familiares.
            Mas o problema nao eh a arma e sim a imbecilidade do ser humano.

          3. Não confunda, o que aconteceu com eles, e com o tiroteio agora, é uma tragédia, mas se o problema é a imbecilidade do ser humano, a sociedade deve prevenir que imbecis se empoderem
            E se matar com fogo fosse tão mais fácil assim, o exército treinaria soldados nisso, em vez de mira

          4. Se não me engano, a convenção de Haia e/ou protocolo de Genebra, o uso de lanca chamas é proibido.

    1. Sinceramente totalmente normal não ter revista, mesmo nos Estados Unidos que parece ter um nível de segurança elevado não vejo como prevenir que uma pessoa saia simplesmente atirando nas outras por qualquer motivo

  5. Menos mal que tavam jogando Madden. Se fosse um campeonato de BF ou CoD já ia aparecer algum FDP usando os videogames como bode expiatorio.

  6. Ainda bem que não se tratava de jogo de guerra, senão a midia do politicamente correto ja estaria vomitando suas mentiras. O comportamento do assassino é tipico de pessoas que não conseguem administrar suas frustrações. Enfim, distanciamento de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *