Carregando...

Engenheiro da Crytek diz que PS5 é o melhor que o Xbox Series X, mas se arrepende

Hoje muitos acordaram incrédulos ao ver um engenheiro da Crytek afirmando que o Playstation 5 da Sony é melhor que o Xbox Series X, motivado pelas especificações de ambas máquinas e otimização de software. Ocorre que, o console da Microsoft é nitidamente mais poderoso, e por conta disso a entrevista se tornou bastante polêmica. Contudo, tal polêmica não durou muito.

Tanto a Sony quanto a Microsoft já colocaram a maior parte da carne na grelha e sabemos o que cada máquina pode fazer no papel. No entanto, e embora pareça haver consenso entre os desenvolvedores de que a Microsoft fez sua lição de casa melhor, nem todo mundo  pode pensar da mesma maneira.

De acordo com Ali Salehi, engenheiro de renderização da Crytek, o Playstation 5 seria mais fácil de operar do que a máquina da Microsoft. Seus argumentos são de que a Sony criaria um ambiente de software melhor para tirar proveito do console. Ele garantiu isso em declarações ao site Vigiato.

Veja o que Salehi disse:

“Não posso dizer nada no momento, mas estou citando outras pessoas que fizeram uma declaração pública. Os desenvolvedores de jogos dizem que o PlayStation 5 é o console mais fácil que eles já codificaram para alcançar o desempenho máximo. Em termos de software, a codificação no PlayStation 5 é extremamente simples e possui muitos recursos que deixam o desenvolvedor livre. Em suma, o PlayStation 5 é um console melhor.

Um bom exemplo disso é o console PlayStation 3. Devido às suas SPUs, o PlayStation 3 tinha muito mais largura de banda no papel que o Xbox 360. Mas, na prática, devido à sua arquitetura complexa e aos gargalos, além de outros problemas, nunca atingiu o pico de eficiência.

É por isso que você não pode se preocupar muito com esses números. Se todas as partes puderem funcionar eficientemente no Xbox Series X junto com sua GPU, você poderá atingir esse número na prática, mas não parece tão possível. Além de tudo isso, há também uma parte do software.

Vimos no PC com DX12 e Vulkan. Nenhuma alteração no hardware, mas com alterações na arquitetura do software, você pode usar melhor o hardware. Isso também se aplica aos consoles. A Sony executa o PS5 em seu próprio sistema operacional, mas a Microsoft usa uma versão personalizada do Windows.

Com o Xbox Series X. Os dois são muito diferentes. Como a Sony criou um software especialmente para o PS5, obviamente oferecerá aos desenvolvedores mais recursos que a Microsoft, que basicamente leva o PC DX ao console.”

Entretanto, esta entrevista foi apagada e o site escreveu a seguinte mensagem:

Devo dizer que Ali Salehi não confirma mais o conteúdo da entrevista por motivos pessoais.

Então é isso, Salehi voltou atrás e não confirma mais o que disse. Continue acompanhando o Windows Club para mais notícias sobre Xbox e comparativos com o Playstation 5.

 

Fonte

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.