Especial – Fotografias no Omnia I

Caros amigos, o objetivo desse blog é deixar o Omnia cada vez melhor, pois de ínicio creio que todos tiveram dificuldades com o aparelho. Muitos estão gostando desse aparelho maravilhos (inclusive eu rs), porém o ponto principal de reclamações desse Pocket PC é a câmera, essa sim deixa uma grande massa não muito satisfeita.

A câmera do Omnia é poderosa e tem muitas funcões incomuns para uma aparelho dessa categoria. Após ver uma no matéria no site exabyte resolvi fazer esse especial dividido em 3 partes para explorar a câmera e espero que gostem.

Índice:
1 – Atualização do firmware da câmera
2 – Explicação das funções da câmera
3 – A comparação de fotografias
4 – Os programas para visualizar fotos e imagens
5 – geolocalização
6 – Uso do zoom óptico externo
7 – Dicas

1 – Atualização do firmware da câmera

Antes de tirar a primeira fotografia, é importante que a câmera esteja atualizada, assim certamente as imagens ficaram melhores. Para fazer isso é simples:
Verifique se seu omnia está devidamente conectado na Internet, seja por Wi-Fi, ActiveSync ou tarifa de dados. Uma vez o Omnia online, digite * # 2470 # e uma mensagem irá aparecer automaticamente em Inglês, dizendo que a câmara está sendo actualizada, e esperemos 2 minutos.
É recomendado esperar pelo menos 5 minutos, após isso reinicie o aparelho e a câmera será atualizada.

Observação: Desabilite programas de discagem como Phonex ou Iconsoft, pois eles podem gerar erros na atualização.


2 – Explicação das funções da câmera

Em Primeiro lugar vamos para o manual do Samsung Omnia para ver as informações básicas que podemos encontrar na câmera. O manual nos ensina a criar álbuns,incluindo apresentações musicais, etc..

Aqui vou me dedicar a falar sobre aspectos da câmera que muitos poderiam ignorar.

Configuração rápida da interface principal da câmera:

Coluna esquerda:
Primeiro Ícone: Esse botão nos informa em que modos estamos, e se pressionado altera em entre Modo de Imagens e Modo de vídeo.
Segundo Ícone: Ao apertar o simples quadrado, abre-se um menu, onde você ode escolher o tipode fotografia. Podemos fazer um único disparo, contínuo, fazer moisacos para grandes paisagens ou ativar o sorrios automático (muito engraçado).
Terceiro Ícone: SCN nos permite escolher algumas predeinições para ajustar as diferentes situações. Por exemplo, se estamos na praia onde tem muita luz.
Quarto Ícone: Os números indicam a resolução da foto.
Quinto Íconce: Vai para as definições avançadas da câmera e mais tarde falaremos mais.

Coluna direita:
Primeiro ícone: fechar a câmara.
Segundo ícone: escolhe entre foto sem flash, com flash ou automático.
Terceiro ícone: O enfoque. AF será automático (AutoFocus). As outras duas opções é Macro, que serve para tirar fotos de perto objetos (como uma flor, que é o seu ícone universal) ou Face, o programa irá procurar rostos na tela e apenas incidir sobre eles. Se você combiná-lo com o sorriso terá uma melhora nas suas fotos.
Quarto ícone: Com a configuração de brilho pode ser aplicada mais ou menos luminosidade, dependendo se o ambiente está escuro ou luminoso ( não espera qualidade com o aumento exagerado do brilho).
Quinto Ícone: Vista rápida nas fotos tiradas.

Já vimos os botões na parte frontal da câmera onde você pode ajustar os parâmetros para ter a melhor imagem. Agora vamos para as definições avançadas da câmera.

Definições avançadas da câmera

Na coluna esquerda, o último ícone vai te levar para as definições avançadas da câmera. Na primeira aba você encontra o botão para extender a imagem ( Extend View), caso você ative os os botões da câmera ficaram semitransparentes e ampliando mais a visão.
Temporizador (Timer): Com essa opção você pode ativar um tempode espera no qual você pode correr e ficar com seus amigos.
Qualidade (Quality): Qual qualidade das fotos que queremos para a nossa câmera. Não vejo qualquer razão para escolher uma menor, a menos que a nossa memória esteja muito baixa. Mas com 8Gb tem centenas e centenas de fotos …
White Balance: É parecido com o SCN. Dependo da luz se está próximo ou não;Eu recomendo deixar no AUTO, a não ser que você queira uma qualidade muito elevada numa foto grande.
Effect: São muitos efeitos que podem ser aplicados dando as fotos uma peculiaridade artística.
Foco:É possível escolher se a câmera vai ter foco ou não (como já dissemos, no geral interface). Não há necessidade de desligá-lo, pelo menos na minha opnião.
ISO: Isto diz respeito ao brilho da imagem. Posso deixá-la no automático ou ainda melhor no menor valor possível, pois o quadro é menos brilhante, mas também maior qualidade. É um ponto difícil de encontrar um equilíbrio, o ideal seria que deixá-lo automaticamente.
Metering: Aqui é onde vai indicar o ponto em que a câmera faz os seus cálculos (por exemplo, quando temos a focagem automática, se seleccionar o centro câmera focaliza o que está no centro da tela).
Contraste: Simplesmente pode indicar um maior ou menor contraste na imagem.
Saturation: A mesma coisa que contraste.
Nitidez: Geralmente se elava muito a nitidez, mas tome cuidado, pois nitidez muito alta pode estragar a sua imagem.
Nota: Você pode deixar tanto o contraste, saturação e nitidez em zero. Pois no computador é muito mais fácil modificar e deixar ao nosso gosto quando a isso.
GPS: Essa opção é interessante, serve para que a câmera acesse o Chip do GPS interno e salve a nossa situação geográfica. Depois vamos falar sobre como utilizar este recurso.
WDR: Esse sistema via software tenta dar luminosidade a fotografia. Porém tem consequências na qualidade da foto. Você tem que utilizar somente em condições de escuro sem flash.
Anti-Shake: Antivibração, ideal para movimentos nas fotos, porém pode perder brilho.

Segunda Guia:
Defalt Storage: Aqui você seleciona onde as fotos serão salvas.
Camera Timeout: Aqui podemos decidir o tempo em que a câmera ficará em espera até podemos apertar o botão para tirar a foto. Útil para despistar e tirar fotos secretas rs.
Guideline: com esse ícone ativado, vai nos ajudar pois aparece uma típica grade para compor uma imagem correta.
Review Screen: Se você deseja que após tirada a foto aparece a mesma em tela cheia de para uma analise melhor desse essa opção ativada.
Shutter Sound: Aqui podemos escolher qual o som você deseja ouvir quando a foto é tirada.

3 – A comparação de fotografias

Essas fotos foram tiradas todas no mesmo local e ao mesmo tempo, mas com aparelhos diferentes. E vamos avaliar a qualidade das fotos do Samsung Omnia contra os seus rivais mais próximos: o HTC Diamond e Pro e o XPERIA X1. Além disso vamos avaliar uma foto com uma ROM antiga e uma ROM mais atual.

HTC Diamond

HTC Touch Pro

SAMSUNG OMNIA (ROM antiga)

SAMSUNG OMNIA (ROM Atualizada)

SONY ERICSSON XPERIA X1

Fotos em ambiente interno:

HTC Diamond

HTC Touch Pro

Samsung Omnia

Xperia X1

Depois vou postar a segunda e terceira parte. Espero que gostem.

18 comments on “Especial – Fotografias no Omnia I

  1. Como eu sei se a atualização funcionou?Fiz o procedimento, mas não sei se mudou algo. Fora a mensagem em Inglês que mostra quando digito o código não aparece mais nada. Nem quando reinicio o celular e inicio a câmera.PS: Gostei muito do site. Parabéns.

  2. Apos realizar esse procedimento nao notei diferenca NENHUMA na FIRMWARE (veja bem… to faldno na firmware, nao nas fotos em si; nao testei isto!).A minha rom era a Zeus e ja vinha com o WM6.5. Vai ver que a firmware da camera tambem jah estava atualizada.Abrcs!

  3. Esse processo funciona Tb para o Omnia 2 ??? efetuei esse mesmo processo no omnia 2, aparece a tela para Atualizar e tal, porem solicita uma senha, alguem sabe me dizer que senha é essa ??? Obrigado.

  4. Olá amigo. Gostaria de saber se tem como fazer alguma alteração no registro da camera do i900 para salvar fotos no armazenamento de 8gb, a rom atual do meu omnia só da opção de salvar no meu dispositivo. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *