Carregando...

Este é o Nokia 8/Nokia 9, mas não passa de um “típico” Android

Este é o Nokia 8/Nokia 9, mas não passa de um “típico” Android

nokia-logo (1)

Quem já teve um Lumia ou um Symbian nos tempos de ouro  da Nokia vai saber do que estou falando. Bem, Evan Blass acaba de vazar o Nokia 8 (ou Nokia 9 para alguns rumores), um smartphone criado pela também finlandesa HMD Global com Android licenciado para usar o nome Nokia, e pelo menos até agora, nenhuma outra empresa fechou tal acordo, o que torna a HMD exclusiva para este fim.

A HDM tem apelado para os fãs da marca a um bom tempo e prometeram lançar um verdadeiro dispositivo top de linha. E esta aqui está: o Nokia 8.

Há rumores de que a HMD anunciará este aparelho com Android 7.1.1, em 31 de julho. De acordo com vários aplicativos de benchmarking, o Nokia 8 teria 5,3 polegadas, processador Snapdragon 835, resolução QHD, 4 GB ou 6 GB de RAM e duas câmeras principais que oferecem resoluções de 13 megapixels e lentes Carl Zeiss.

Apesar de ser maquiado como se fosse um “Nokia de raiz“, a verdade é que as inovações da Nokia estão atualmente nas mãos da Microsoft, e isso inclui o Pureview, e talvez as lentes Carl Zeiss não tirem o devido proveito. Além disso, se deveria agradar aos fãs, então cadê o botão dedicado para câmera em um top de linha com Carl Zeiss? Se a HDM que conquistar muitos do usuários, inclusive da linha Lumia, terá que se esforça talvez ainda mais.

Ainda nos Lumias, não vimos apenas câmeras, mas um ótimo arsenal de apps exclusivos, smartphones ultra resistentes, Windows Hello via scanner de íris, Continuum e muitas coisas que inspiraram a Samsung com seu último Galaxy top de linha.

Ainda é um típico Android navegando em um mar de dispositivos saturados e que talvez apenas marketing e o nome não sejam suficientes para “voltar” a ser a rainha dos celulares.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.