Este é o suposto plano do Xbox que mira um bilhão de jogadores, e pode dar certo!

Os rumores sugerem que a Microsoft pretende lançar consoles paralelos em sua suposta linha de codinome Xbox ‘Scarlett’. Nós temos mais detalhes sobre o que isso significa.

Alegadamente com o data programada para 2020, a Microsoft lançará dois consoles Xbox separadamente. Um é o hardware mais tradicional, local, projetado para competir diretamente com os esperados PlayStation 5 e PCs, enquanto o segundo console é considerado uma caixa híbrida menor e mais barata, construída com streaming de nuvem em mente.

Aqui estão algumas coisas que o Windows Central afirmou que descobriu por suas fontes.

Xbox Scarlett e uma solução de nuvem híbrida

Muitos dos principais concorrentes da Microsoft nesse espaço estão com serviços de streaming de jogos brutos pela nuvem enquanto carregam praticamente o jogo completo para o usuário. Os problemas de latência que são muito intensos, tornando os jogos praticamente impossíveis de jogar, mesmo em velocidades médias de internet. Esses problemas de latência são a principal razão pela qual essa tecnologia nunca ficou popular, apesar da promessa de permitir que os jogadores joguem jogos com qualidade de console em qualquer dispositivo, onde quer que você tenha uma conexão de internet decente. A Microsoft não ficará de fora disso, mas terá um plano diferente dos demais, e estamos a falador do “XCloud“, de acordo com o TheVerge.

Segundo os referidos sites conceituados sobre assuntos da Microsoft acima relatados, a Redmond está investigando um console híbrida para suprir latência e tornar o streaming uma realidade.

Há claramente um mercado a ser aproveitado aqui, como pode ser visto no console portátil Nintendo Switch, que já obteve boas vendas trazendo os principais jogos de Xbox e PC como DOOM e Skyrim para as mãos dos jogadores. Essa solução, é claro, requer suporte dedicado ao hardware e ao desenvolvedor. E se um jogo normal do Xbox pudesse ser transmitido para qualquer dispositivo portátil?

De acordo com planos também relatados por Thurrott.com, a Redmond está analisando uma solução híbrida, enquanto algumas partes do jogo seria processada no console e a outra seria na nuvem. Essa solução eliminaria os problemas de latência do controle, ao mesmo tempo em que ofereceria aos jogadores acesso a jogos compatíveis na biblioteca do Xbox. Segundo Windows Central, as primeiras versões das unidades Scarlett XCloud podem apresentar portas de internet de fibra óptica para ajudar os desenvolvedores a testarem e simularem diferentes tipos de ambientes de rede, enquanto suportam datacenters da Microsoft.

No caminho para bilhões de jogadores

A ideia da Microsoft seria investir no PC, em um console Xbox muito mais barato por conta do streaming e tentar levar os jogos do Xbox até mesmo para smartphones no futuro. Com todas essas apostas a empresa pretende alcançar o tão sonhado auge de um bilhão de jogadores.

Microsoft Research pode ter descoberto a solução do principal problema

Um dos truques do Xbox XCloud pode estar nas mãos do centro de pesquisas da Microsoft. O plano que esta equipe tem para acabar com o problema da latência é o seguinte: um projeto chamado DeLorean. Em poucas palavras, ele renderiza os quadros antes que um evento ocorra no jogo com base em várias variáveis. O conjunto correto de quadros é enviado para o dispositivo.

Um white paper publicado pela Microsoft apresenta o conceito e a solução. A Microsoft observa que as pessoas podem desfrutar de gráficos high-end sem precisar de uma GPU high-end através de jogos na nuvem. No entanto, os jogos na nuvem são prejudicados pela latência de até 60ms.

A Microsoft chama sua solução de “execução especulativa”. Ele usa previsão de entrada futura, que é previsível com base no comportamento do jogador, juntamente com a especulação de vários resultados e compensação de erro. A Microsoft também criou uma nova forma de compactação de largura de banda que usa o componente acima referido para tirar proveito dos quadros serem semelhantes de um para o outro.

Com isso, a Microsoft conseguiu uma versão em nuvem jogável de “Doom 3” e “Fable 3“, ambos jogos necessitam de FPS altos, que eram facilmente jogáveis ​apesar de uma latência de mais de 250ms.

Se a Microsoft realmente conseguir essa proeza, podemos ver uma verdadeira revolução já na “próxima geração”. Sabemos que preço é bastante importante, e um console de qualidade com valor muito baixo e talvez até mesmo com um tamanho compacto, poderá cair no gosto dos jogadores. Vale lembrar, o mercado de jogos está sendo mais lucrativo que o mercado de música e filmes – juntos.

49 comments on “Este é o suposto plano do Xbox que mira um bilhão de jogadores, e pode dar certo!

  1. Para mim, os jogos que melhor se adaptarão ao streaming são os da concorrência. Sem ser depreciativo (até porque curto jogos do estilo também), jogos lineares com ações pré programadas que apenas exige uma sequência seja feita na hora e velocidade correta. Para jogos competitivos a latência atrapalha muito, jogar FPS multiplayer e jogos de luta contra outros jogadores online com lag ja é terrível. Jogadores competitivos já reclamam dos 8ms dos monitores LCD, imagina 100 no jogo inteiro.

  2. Concordando ou não, já vivemos a era dos streamings. Netflix e Spotify são a certeza disso. Não é um absurdo pensar que um dia jogaremos video game do mesmo jeito que assistirmos um filme no Netflix, mas o que muitos precisam entender é que a tecnologia vai evoluir pra chegar nesse objetivo. É muito fácil criticar isso enquanto ainda estão aprimorando essa ferramenta.

    Eu ainda prefiro jogar no console tradicional, só que eu não vou ficar nadando contra maré e ser uma daquelas pessoas do passado que diziam que “ninguém vai ficar parada olhando pra uma caixa” (TV). Entendem? As coisas evoluem.

    Eu acredito que esse console híbrido é pra começar o processo de mudança, e isso é bom. Vai nos dar oportunidade de ver se vai dar certo ou não. Mas no ruim de tudo, teremos o console tradicional.

    1. Por isso que a ideia de ter dois consoles é boa. Você ainda continua com o tradicional enquanto tem o outro para ir vendo esse novo mundo crescer.

  3. Acho que streaming será mais para jogos single e não multiplayer, pois o sistema poderá se adaptar ao lag de um jogador. Por exemplo, se o sistema onde o jogo está sendo processado sabe que o lag é de 200ms, então ele vai aguardar 200ms por uma resposta para aquele momento. Imagina que jogando Mortal Kombat o jogador sofre um golpe, se ele se defender desse ataque em 200ms, para o sistema ele conseguiu se defender do golpe.

    Só que aí esse monitoramento teria que ser em tempo real, pois o lag não se comporta igual a todo tempo. Se no momento do golpe o lag for de 50ms, então o jogador tem que se defender com 50ms de atraso.

    Isso já acontece no Guitar Hero, onde você informa no jogo o tempo de resposta do retorno do áudio e o que se vê na tela, aí o jogo sabe se você apertou o botão da guitarra no tempo certo que está na tela e que se ouve a música.

    Posso estar viajando aqui, mas acho que faz sentido.

    1. Pode esperar vir merda entao. Gow é um filminho e a ms contrata o cara.
      É o que falta a ms parar de fazer jogos como sea of thieves, state of decay 2 e voodoo vince que sao otimos para comecar a fazer jogos flopados, com graficos feios e copiando a historia e jogabilidade dos jogos antigos da propria ms.
      God of war copia do ryse. Qualquer rpg de acao copiou as mecanicas de ryse.
      Infamous e spider copia de sunset overdrive.

      1. Não é pq ele trabalhou em GoW que vai chegar na The Initiative e fazer o que quer. Ele que se enquadrará aos projetos existentes e não o contrário. Mas se ele é bom profissional, vai somar muito então.

    2. Outros contratados:

      – Annie Lohr é a recrutadora e trabalhou na Respawn.
      – Christian Cantamessa – o escritor de Red Dead Redemption está na empresa.
      – Blake Fischer – Diretor Sênior de Planejamento de Portfólio para MS, mas agora trabalhando com a The Initiative.
      – Daniel Neuburger e Lindsey McQueeney são da Crystal Dynamics.

        1. Estou ansioso para saber qual será o RPG de mundo aberto que está sendo criado pela Playground Games, depois de ver tudo o que eles fizeram em Forza Horizon me deixa muito curioso para saber o que vão fazer.

          1. esse ai eu to curioso pra ver desde que eles anunciaram que estavam criando um jogo de mundo aberto e que não era de corrida

          2. Eu tb, a Playground está mandando bem, e tem esse desafio agora de fazer algo sem ser jogo de corrida. Estou ansioso tb.

    3. Engraçado, ainda diziam que o xbox morreu, tenho Xbox e PS4 e falo para você que o caminho que estou vendo o X trilhar me deixa muito entusiasmado, meu ps4 passa mais tempo desligado que qualquer outra coisa uma vez que ele só serve para exclusivos, a maioria dos jogos que jogo são multi então sempre compro no one X, uma porque na live os jogos são mesmo mais baratos e outra que compro em conjunto com meu irmão.

      1. é porque geralmente as pessoas vestem a camisa e as vezes são hipócritas ao extremo por puro fanatismo, só não enxerga esse caminho do Xbox quem não quer

      2. Já eu perdi a paciência e vendi meu PS4 tem tempo. Vou manter um console pra jogar um, dois jogos por ANO, sendo que no XBOX eu jogo três, quatro jogos por MÊS, e até mais a depender dos jogos? Esse negócio de jogos exclusivos são uma mentira, uma ilusão. Na grande maioria passa-se muito mais tempo jogando jogos multiplataformas, mais de 95% do tempo ou até mais. Tem jogos bons demais no mercado pra ficar “pagando pau” a um ou outro jogo só pq é exclusivo. Conversa fiada! Coisa de sonynho que não tem mais argumentos pra defender a plataforma favorita deles. O PS4, por mais que tenha disponível um ou outro bom jogo exclusivo, é atrasado em tudo, não se vê notícias inovadoras para a plataforma, nada diferente vindo da Sony. Tudo é pior lá. Passei o rodo no meu “bostinha”, nick do meu ex-PS4.

        1. Eu sou bem liberal em questão de jogos, já tive consoles de todas as grandes empresas, sempre gostei, mas sempre deixo claro que o Xbox foi meu favorito, se eu pudesse manter vários consoles eu os teria, mesmo que ficasse encostado por muito tempo esperando algum jogo bacana, foi assim com meu 3DS, comprei ele no mês que lançou e ficava esperando jogo bom, demorou muito pra engajar e acabei vendendo antes de chegar algo do meu interesse, mas vendi por necessidade do dinheiro, se não eu o manteria, mas se eu tivesse que escolher ter um só, com certeza não seria esses consoles onde fica esperando jogo bom por muito tempo enquanto eles estão pegando poeira, quem escolheu um ps4 como principal plataforma tem a sorte de ser um console bem sucedido e recebe 95% dos jogos multiplataformas e assim tem sempre algo pra jogar, agora aqueles que batem o pé de que o console vende por exclusivo e só compra pra exclusivos, na internet paga de maioral, mas a realidade é o console cheio de poeira depois de jogar aquele exclusivo que esperou anos e zerou em uma semana .

      3. Eu havia ganho em um negócio um 360 usado, tendo o PS4 já. Comecei a me entusiasmar pelo sistema, pelo controle, por tudo que oferece e aos poucos, por incrível que pareça, não renovei PLUS, engavetei o PS4 e comecei a curtir o 360. Claro, sabia da diferença entre os dois consoles, mas gostei muito do estilo da Microsoft. Anos passado vendi os dois e comprei o X por tudo que oferece, não pela marca em si, sou muito mais o meu benefício que adorador de marcas. Encontrei vantagens maiores no Xbox e estou nele. Mas nada me impede um dia de voltar para Sony, isso claro, quando eles criarem vergonha na cara e melhorarem tudo em seu mundinho fechado.

        1. Eu gosto do PS4, mas ele serve mesmo só para exclusivos, eu gosto pra caramba da saga Tales, GOW, Jrpg e etc, mas o Xbox one X e algo muito acima mesmo, não dá para comparar, sem falar que compro jogos mais baratos nele, o Gamepass para mim vai se tornar algo enorme, foi uma tacada de mestre da Microsoft.

          1. Também gosto da Sony. Sempre tive PS, do 1 ao 4 e um PSP. Vendi meu PS4 porque estava ferrado, não ia gastar pra arrumar, estava desligando sozinho quando esquentava. Mas tive uma ideia, meu sobrinho queria um One, eu conversei com ele e aceitou a minha ideia de ganhar um PS4 pois como já tenho X aqui, a gente continua com ambas as plataformas. Foi assim que joguei o novo GOW. Achei muito bacana, não compraria, mas achei legal. Pra mim o melhor GOW foi o 2.

    1. Hahahahahahahhahah
      que cara burro! Mal sabe ele que a Sony completou meio bilhão com todos os consoles juntos! Kkkkkkk
      Você deveria se informar mais cara

  4. Acho que streaming será mais para jogos single e não multiplayer, pois o sistema poderá se adaptar ao lag de um jogador. Por exemplo, se o sistema onde o jogo está sendo processado sabe que o lag é de 200ms, então ele vai aguardar 200ms por uma resposta para aquele momento. Imagina que jogando Mortal Kombat o jogador sofre um golpe, se ele se defender desse ataque em 200ms, para o sistema ele conseguiu se defender do golpe.

    Só que aí esse monitoramento teria que ser em tempo real, pois o lag não se comporta igual a todo tempo. Se no momento do golpe o lag for de 50ms, então o jogador tem que se defender com 50ms de atraso.

    Isso já acontece no Guitar Hero, onde você informa nas configurações do jogo o tempo de resposta do retorno do áudio e o que se vê na tela, aí o jogo sabe se você apertou o botão da guitarra no tempo certo que está na tela e que se ouve a música.

    Posso estar viajando aqui, mas acho que faz sentido.

  5. Quer vender consoles? crie novos (ou dá continuidade ou revive antigos jogos) e diferentes jogos para o console. Ficar só em jogo tiro e mp não dá. Dá alguma exclusividade para o Xbox. Pelo menos um ou dois anos. Sair jogos no pc ao tempo do Xbox não faz sentido.

  6. Futuro pra mim não vai nem precisar de console, quem vai fazer todo o processamento vai ser o server mesmo.
    Você só precisa pagar o serviço que escolher (PSnow, Live ou seja lá qual existir), ligar a TV, abrir o aplicativo do seu serviço escolhido na Smart, escolher o jogo e pau no gato.
    Só precisa de uma nova revolução de conexão, algo como foi o dial Up de 56 kbps para a ADSL de 1mb nos primórdios da banda larga.
    Empresa nenhuma vai querer vender console mais, futuro está na venda de serviços.

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