Carregando...

Estes são os novos detalhes vazados do próximo telefone da Microsoft, algo completamente inédito!

Estes são os novos detalhes vazados do próximo telefone da Microsoft, algo completamente inédito!

satya-nadella-lumia

A Microsoft prometeu o “dispositivo móvel definitivo“, algo híbrido entre um telefone e um PC. Tal aparelho é o mais esperado e especulado da Redmond. O CEO Satya Nadella afirmou que só bateria de frente com o Android e iOS se conseguisse “mudar as regras”, ou melhor, se a Microsoft revolucionasse nos campos dos dispositivos móveis. Bem, hora de você conhecer mais sobre isso.

O Windows Central detalhou segundo suas fontes confiáveis o novo dispositivo móvel da empresa, e parece até um sonho tirado dos conceitos. A Microsoft está trabalhando em um dispositivo dobrável com ênfase na caneta (assim como o Samsung Galaxy Note) e Ink que funciona com Windows 10, e que poderia chegar em 2018.

Embora os esforços móveis da Microsoft em relação ao Windows 10 Mobile estejam quase mortos, a empresa não vai abandonar o campo móvel. Enquanto o Windows em smartphones não é o foco, a Microsoft está esperando para criar um novo dispositivo móvel definitivo, uma nova categoria completamente diferente dos aparelhos atuais.

Ainda segundo o Windows da Central, tal dispositivo usará os projetos Windows Core SO e CShell. Ambos estes projetos desempenham um papel importante no próximo dispositivo móvel a Microsoft, que parece ser comumente referido como “Andromeda” na web.

O que exatamente este dispositivo Andromeda fará?

De acordo com Windows da Central, o hardware protótipo Andrômeda será um tablet dobrável que executa o Windows 10 construído com o Windows Core OS, junto com CShell para tirar proveito de sua tela dobrável. Considerando que é dobrável, sendo um tablet, mas também foi projetado para caber no bolso, como uma espécie de telefone.

Sim, ele terá capacidades telefônicas, ou seja, você poderia substituir seu smartphone atual por ele e ainda ser capaz de receber chamadas e enviar textos. As fontes do Windows Central garantiram isso, porém, ele não vai ser vendido como um substituto dos smartphones, mas sim um dispositivo semelhante ao cancelado “Microsoft Courier“, Em suma, Andromeda é um caderno de bolso digital.

Agora imagine, os fãs da Microsoft estão para “vomitar arco-íris” com a ressureição do incrível Courier no corpo do “Surface Phone“.

Ele vem com aplicativos interessantes entrelaçados com ao OneNote com suporte ao Windows Ink. O aplicativo em si é como se fosse um caderno projetado de uma maneira que imita a escrita real, com páginas virtuais que se espalham através do dispositivo dobrável. Claro, uma vez que é o Windows também tem uma tela e menu Iniciar e a capacidade de executar aplicativos como Edge ou fotos.

É provável que Andromeda seja executado em ARM, o que significa que vai vir com o mais recente processador Snapdragon atual no momento de seu lançamento. Windows Central ainda não confirma se ele vai executar programas do Win32. Ele será capaz de executar aplicativos UWP, é claro.

A Microsoft não está a construir este dispositivo para o seu consumidor médio, não vai ser um concorrente do iPhone ou Android. Em vez disso, a Microsoft vai criar um mercado próprio com novos dispositivos. Não é difícil imaginar que este dispositivo seja comercializado como um jornal digital para empresas ou escolas. Lembrem-se, todo Surface tem um público alvo, os fabricantes parceiros que devem ampliar isso.

paten-folding-2patente-suface-phone-3

Muitas dessas informações não devem ser uma surpresa. A Microsoft vem revalidando patentes para dispositivos dobráveis desde o ano passado. Isso, juntamente com o sistema operacional CShell e Windows Core, e o fato de a Microsoft ter afirmado publicamente que, se for para retornar aos celulares, será com um novo tipo de dispositivo, não é difícil imaginar que a Microsoft consiga fazer algo assim.

Windows Central acredita que os parceiros de hardware da Microsoft também podem criar seus próprios dispositivos dobráveis semelhantes.

Perguntas não respondidas….

Há muitas coisas sobre esse dispositivo que ainda não sabemos. Por exemplo, não sabemos se o dispositivo possui uma tela unificada que dobra ao meio, ou duas ou mais telas separadas adjacentes por algum tipo de mecanismo de dobradiça. Nós também não sabemos sobre nenhuma das suas especificações, tamanho atual, preço, aparência ou nome.

As fontes dizem que, se este dispositivo for lançado, isso acontecerá no início de 2018 (isso é música para os meus ouvidos). Parece que a Microsoft está focando “em algum momento em 2018” por sua liberação. Não ficaria surpreso se isso fosse empurrado adiado, no entanto. Claro, considerando que este não é um produto oficialmente anunciado, a Microsoft pode alterar ou cancelar seus planos a qualquer momento, como já aconteceu com o Surface Mini.

Supondo que a Microsoft não cancele esses planos, seus futuros esforços móveis são incríveis. A fusão de dois produtos épicos e especulados por anos seria algo bem animador, e por favor, que rode Win32, meus lado gamer agradeceria imensamente.

O que vocês acharam? Hora de abandonar o smartphone?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.