Estratégia dos apps universais conquista mais uma vitória com o American Express

windows-10-unificacao

Os aplicativos universais da Windows 10 buscam proporcionar incentivos aos desenvolvedores para também enviarem aplicativos para o Windows 10 Mobile. A existência de bem mais de 120 milhões usuários do Windows 10, com o objetivo de conseguir mais de um bilhão nos próximos anos, deve criar um grande mercado de apps.

Essa é a teoria, e até agora, definitivamente, temos visto um grande número de desenvolvedores introduzirem Apps Universais. Netflix, AccuWeather, Pandora, PicsArt Studio e NBC são algumas das empresas que liberam Apps Universais que serão executados no Windows 10 e Windows 10 Mobile. Ainda sim, outro ponto que impressiona bastante, é ver aplicativos populares nos Estados Unidos se tornarem universais, a lista não é modesta. Até mesmo o “Bank of America”, que tinha largado o Windows Phone, anunciou que estão trabalhando em um aplicativo para o Windows 10!

Agora, o American Express fez o mesmo. Não que seja um app importante para os brasileiros, mas não temos dúvida que é importante para o crescimento global do sistema. Ele seguiu o caminho incomum de lançar primeiro no Windows 10 Mobile, e completar a sua viagem lançando o aplicativo para desktops (ontem).

Mas será que veremos o Snapchat? Só o tempo dirá, alguns indícios sugerem que ele vem no próximo ano. Mas não tivemos a confirmação por parte da empresa. Muitas empresas terão que criar aplicativos para o Windows 10 desktop, e pelo caminho andado, devem lançar aplicativos para Windows 10 Mobile. Mas no caso do Snapchat a empresa pode entender como irrelevante a parte dos desktops e tablets para a distribuição do seu produto – acredite, muitas empresas ainda pensam assim.

No entanto, progresso é progresso, e é isso que estamos vendo.  Além disso, a qualidade dos novos apps tem agradado.

78 comments on “Estratégia dos apps universais conquista mais uma vitória com o American Express

  1. EU GOSTARIA DA AJUDA DE ALGUEM:
    A semanas que eu não to conseguindo fazer login nos aplicativos do disqus já tentei de tudo possível e não consigo alguém ai poderia me dar uma ideia?

  2. ilusão em cima de ilusão, ainda bem que eu abri o olho, isso não vai pra frente… pessoal, desculpa dizer isso, mas a MERDASOFT só deve estar zuando seus usuários.

  3. Acredito que daqui para o segundo semestre do ano que vem, veremos um salto muito grande de apos.
    Só não entendo porque a Microsoft não atualiza esse número com os Xbox.
    Ainda espero que a Microsoft lance logo o W10M para poder enfrentar o Android num território onde ela domina: Os pequenos e baratos tablets. Assim teremos um grande salto de usuários.

    1. eu só acho que a microsoft não enfrenta a Google no quesito mobile nem se ela vender seus dispositivos a 1 real, a Microsoft não está pronta para entrar nesse mundo, se ela tiver sorte talvez cresça, mas eu acho que não.

      1. Ninguém enfrentava a Nokia, ninguém enfrentava a Apple, ninguém enfrentava a Nintendo e nem o PlayStation…

        Entenda jovem, o comodismo não move o mundo.

        1. E ainda falavam o mesmo do Xbox… “Ah, consoles não é o forte da Microsoft” “Volte para os PCs” “Volte ao Windows que é seu lugar” e o que houve? O Xbox 360 fez um puta sucesso, desbancando o PS3 na maior parte da geração (o PS3 só foi passar o Xbox 360 quando a geração já tinha acabado)…

          Não adianta dar uma de mãe Diná, se o mundo da tecnologia é imprevisível

        2. Olha eu só estou mostrando a minha indignação em cima desse sistema, até por que eu cheguei no meu limite, antes eu tentava defender o sistema, tentava o máximo que eu podia, mas agora eu acabei percebendo por meio de várias noticias desanimadoras e frustrantes que não dá mais pra ficar no sistema e estou fazendo o caminho inverso, não opino mais um windows phone para um amigo ou parente, infelizmente!

          1. Todos têm seus problemas. No Android mesmo as atualizações atrasam e muito – quando chegam.

            No Windows Phone saiu de dezembro para o início de 2016. Mas algum brasileiro esperava receber antes? Foi melhor assim, pior é entregar algo bugado.

          2. ha, se fosse só esse problema eu não tinha saído do sistema.
            olha, aplicativos sem qualidade, falta de aplicativos da loja, ainda faltam muitos recursos comparado com o android mesmo com o windows 10, e assim vai…..

            : (

          3. Isso é verdade. Muitos apps vem sem qualidade. Mas acho que isso vai mudar. Pois tem muitos apps que estão chegando muito bem feito. Pra se ter uma idéia vc chegou a ver o app da Garmin? Ele tá sendo muito bem aceito e está dentre os mais bem conceituados, até melhor que no Android e IOS…. Não muidando sua opinião mas acho que vc poderia dar mais chance ao sistema….. Abraço….

          4. Não dá Rodrigo, quando eu mudo de opinião assim eu não volto atrás, eu fiquei durante quase 2 anos defendendo o sistema, dizendo para meus amigos, comprem um Lumia vcs não vão se arrepender e ainda a Microsoft vai disponibilizar o Windows 10, vai ser muito bom ! há vai ser muito bom?! 🙁

          5. Bom, em todo caso boa sorte. Volte aqui para nos falar como está sendo a usabilidade com outro sistema com qual vc escolher. Abraço….

          6. Camarada, ser Windows é ser paciente, é gostar sistema, gostar de sofrer esperando as novidades que nunca chegam, mentira, chegam lentamente mas chegam sim. Enfim, apesar de estar muito chateado com as novidades decidi ficar e esperar. Tive um android, tenho um iPhone e um Lumia 640 XL mas escolhi Windows!

      2. Então a questão não é preço. A Microsoft precisa de dispositivos de entrada, mediano e Top. Mas me desculpe o 950 e XL não parecem top para mim. Acho que remodelar ainda mais o sistema ficaria legal, diminuir espaçamento nas tiles, tiles em outros tamanhos além das mesmas possuirem opções multimedia. Existem várias idéias em que usuários que amam Windows fazem e que seria perfeito para o sistema. Ainda acho que o Windows tem chance que refinar e deixar o sistema com mais cara de “rico” e não de pobre…… Essa é minha visão…..

        1. Sim… Mas o Xbox tinha espaço para crescer… Mas no mercado atual não vejo o w10 Mobile trazer algo novo… Comparado ao Android ainda esta atrás…
          Já nos games a Microsoft foi capaz de igualar e superar o ps4 com a portabilidade dos games… Mas até agora nada de irrelevantes no Mobile que faria a pessoa sair do Android… Que melhorou e Muito na questão dos bugs diga-se de passagem…

          1. Ok o Xbox nasceu no meio da luta de três grandes empresas pelo melhor console: Sony, a poderosa Nintendo e a Sega. E ainda tu vem dizer que tinha mercado para crescer!!! Sei que o mercado mobile está muito competitivo, mas o Windows 10 Mobile precisa de DUAS coisas para mostrar o seu potencial:
            1 – Mais apps e com qualidade.
            2 – Que esses apps utilizem os diferenciais do sistema, por exemplo: O WhatsApp e outros mensageiros utilizarem as notificações interativas e a integração com a Cortana.
            Com isso o sistema vai crescer com certeza, pois o sistema tem alguns diferencias que não são utilizados pelos desenvolvedores (quem utilizou o UC Browser que tem a função de comando de voz).

          2. Pera… Não conta com a sega vey… Fez muita burrice trazendo um console que fazia muito… Mas que No momento não era necessário… E a Nintendo fez burrice em não aderir o cd como mídia e deu no que deu o Nintendo 64… Posso afirmar sim que existia espaço pq o Xbox veio pra fazer o que o ps2 fazia… Nada mais… E em nenhum momento tentou ser superior!!!
            Agora q ela também quer o espaço da Sony…mas no continente asiático ela ainda é fraca ate pra Nintendo e isso é normal!!!
            Agora… Acha que as notificações interativas vai salvar!!!
            Na verdade uso tá é demorando demais!!!
            Daqui a pouco o Android ganha essa interatividade do q vc fala… Aí vai sobrar o q?!?!?

          3. Wedjon algumas coisas que você falou que não concordo:
            As duas gigantes quando o PS One apareceu eram Nintendo (com seu SNes) e a Sega (com o Mega Drive).
            Segundo dizer que o Xbox não quis fazer mais que o PS2 não é verdade, pois o primeiro console a ter um HD interno de fabrica foi Xbox. Isso era um grande diferencial pois você podia gravar seus jogos no HD e com isso ganhar em duas coisas: Velocidade nos jogos e economizar o canhão do seu console.
            Depois que o Xbox trouxe isso a Sony correu atrás do prejuízo fazendo uma gambiarra para colocar um HD no PS2.

          4. Agora sim concordo com vc… A vantagem do Android sempre vai ser essa e foi isso que os Devs perceberam que sempre vão poder ajudar no desenvolvimento do sistema… No Linux a falta de exe x86 prejudicou o sistema… Mas para o Mobile o código funciona e como é código aberto fica fácil de aprender, isso é uma vantagem que a Microsoft nunca vai ter…infelizmente….

          5. Wedjon discordo com você de novo, pois o problema do Linux é o mesmo do Windows Phone, falta de usuários, se tiver usuários os Devs vão estudar para fazer os aplicativos.
            Mas diferente do Linux o Windows 10 tem varias ferramentas para portar um aplicativo de um sistema para outro e ainda adicionar os recursos do Windows 10.
            Vamos ver no futuro quem vai estar certo, mas isso não vai demorar, pois até início do segundo semestre do ano que vem vamos ver se a estratégia do Windows 10 vai gerar frutos ou não.

          6. Agora discordo… Muita coisa que o Linux fazia o Windows fazia melhor mas no Mobile era outro segmento… Outro aprendizado… O Android chegou Primeiro e conseguiu mostrar q sua linguagem poderia dar certo no segmento Mobile… A demora matou o crescimento da Microsoft… Que não mostrou diferencial do Android e o word que deveria ser o carro chefe já está no robô fazendo muito sucesso… Se vc quer atrair mostre coisas exclusivas!!!!! Como o HD que vc mencionou que era o diferencial do Xbox!!!
            Continuum… Não vejo muito futuro nisso não… E mesmo apps dos tablets e Mobile até acho legal… Mas no PC… Alguns servem… Mas jogos ainda vão pecar… Não vejo snapchat ou o mortal kombat X Mobile… Ate pq tablets Windows começaram a crescer agora com o Windows 10 Mobile… Vai demorar alguns anos… Acho q essa é minha opinião final…

          7. Me desculpa, mas não tinha espaço para a Microsoft nos games. O feito incrível foi justamente esse.

            A compatibilidade do One com jogos do 360 pouco importa aqui.

          8. Tinha espaço sim… A Sony conseguiu superar a Nintendo… E a Microsoft com seu Console que Armazenava em Hd e isso só ela tinha!!!!
            Vai dizer q isso não era um diferencial e tanto para época!!!! Como meu colega falou a Sony teve que correr atrás fazendo uma Gambiarra…
            O mercado é pros espertos… E ate agora a Microsoft não demostrou isso no segmento Mobile… Ta sem idéias… Lançou o continuum que teria tudo pra dar certo, mas vindo para o segmento intermediário, custando o mesmo que um pc de loja normal custa… Uns 1400 1500 ou ate 1700 quem sabe… Prefiro comprar celular de 600, e um notebook de 900,00
            Seria mais vantajoso por já ter uma tela!!!

            Bem…. Não repudiarei quem quiser comprar um 950 ou 950XL, mas pro mercado atual ainda não vale a pena….

  4. Eu acho interessante e válido a idéia dos apps universais. Porém, só acho que os apps universais deveriam vir em conjunto simultaneamente para Windows (PC) e Windows (Mobile). Tem que vir junto…… Gods of Rome saiu para todos os dispositivivos e achando que iria vir para o Mobile e não veio. Outros já tiveram na mesma situação. Espero que isso melhore. Ah e ia me esquecendo, há apps na Windows Store da versão PC que não está disponivel para Mobile, deveriam pensar nisso tb……

    1. O caso de Gods of Rome não foi regra, deve ser corrigido com uma pequena atualização.

      Mas o desenvolver deve ser livre para colocar seu apps onde quiserem, se for obrigá-los dessa forma poderá afastá-los.

      1. Desculpa eu não tenho esse pensamento, por que em questão de PC tudo bem, mas é necessário ganhar mais usuários para a plataforma mobile e deixar contente os que já são da plataforma. Percebo que muitos usuários saem do Windoes Phone já por questão de não ter o app disponivel. Se pensar desse seu jeito não vai pra frente, o que tem de fazer é um incentivo a mais para os desenvolvedores fazerem tanto para W10 Mobile e PC respectivamente. Assim todos ganham, usuários, desenvolvedores e a própria Microsoft.

        1. Incentivar, tá incentivando. Mas não pode obrigar.

          Contudo, quando é criado um aplicativo para Windows 10 ele fica praticamente pronto para o Mobile. Mas só vai pro mobile se o criador do app assim quiser, é direito dele.

          1. Então, mas não falei em obrigar. E sim incentivar claro. Mas se já já tá praticamente pronto pro Mobile qual a dificuldade em trazer para o mobile? Isso que tem que ver onde está “errado”……. Tem alguma coisa ai que não bate entendeu…..

          2. Isso não é motivo para não ter o app para Windows Mobile. Não saiu oficial pra todos mas o 950 e XL já constam a versão oficial, pensando nessa situação já deveria ter o app para Mobile….

          3. Os Lumias 959/550 não estão com a oficial, estão com a mesma do insider.. Pelo que entendi, a versão deles ainda não é a RTM.

          4. Ok, ainda assim não é motivo para não ter o app para Mobile, visto que muitos já lançaram versões de Pc e mobile e ainda nao foi lançado o w10 oficialmente…

          5. Não é tão complicado. provavelmente os devs estao aguardando a release final do Windows 10 Mobile para dispositivos com WP8.1.

            Planejo lançar um jogo mobile ainda esse ano para Android e Windows Phone. e usando a engine que eu uso(Unity) nao tive que fazer mudança nenhuma no codigo do jogo, é incrivelmente simples. Montei toda a estrutura do jogo, compilei pra Windows Phone 8.1 e Android e rodou tanto no Moto G quanto no Lumia 535 da mesma maneira, sem a menor dificuldade, nenhuma alteração em sequer 1 linha de codigo.

            Quanto a apps é a mesma coisa, fiz testes com apps universais (usando o proprio visual studio 2015 da MS) e com o mesmo codigo do pc eu compilei para Windows 10 Mobile e funcionou numa boa, a unica parte mais trabalhosa aqui e deixar o app ‘responsivo’.

            vou aproveitar o momento rs: https://www.facebook.com/Pladoo-Interactive-676561439109055/

          6. pode sim, se o código é o mesmo, então qual a dificuldade de colocar para o Mobile. Se a Microsoft colocasse nos termos de uso da loja do Windows que seriam aceitos SOMENTE APPS UNIVERSAIS, eu garoto que todos os desenvolvedores teriam que atualizar os apps.

            Poder ela pode e eu acho que ela deveria… A MICROSOFT PRECISA VOLTAR A SER CRETINA, POIS TODOS SÃO CRETINOS COM ELA!

            Na época anterior ao Android, a MS era uma bela FELA DA PUTA e todo mundo amava ela, desenvolvia para ela e afins. Agora, que ela é amiguinha, todo mundo só chega pro trás e mete a rola. Quer saber, a MS precisa voltar a ser a cretina de sempre, pois somente tratando os desenvolvedores como eles a tratam, é que a coisa muda de figura.

          7. Então, mas pelo que estamos vendo, não basta escrever o aplicativo em forma universal, publicar na loja e ele vai funcionar em todos os dispositivos. Não entendo de programação, mas fica claro que tem que fazer mais coisas e ajustes. Daí que vem o problema, porque não basta lançar um aplicativo, o desenvolvedor tem que dar suporte a ele continuamente, adicionar sempre novas funcionalidades, basta ver o tanto de coisas novas que aparecem toda hora pro Whatsapp por exemplo, ou sendo mais específico, nas outras plataformas toda hora os aplicativos mais populares são melhorados e implementados com novas funcionalidades quase todo mês. Se o cara leva o aplicativo pro mobile tmb, ele vai ter que ficar dando esse suporte o tempo todo e daí que surge o problema. Todos sabemos que aplicativos no Windows 10 não tem a mesma utilização do que nos smartphones, vide por exemplo, o número de pessoas que praticamente só usa celular pra acessar o Facebook chega a 70%, ou seja, gastar recursos pra dar suporte o sistema móvel da Microsoft não é rentável, então pra mim toda essa conversa de aplicativos universais que revolucionariam o Windows 10 Mobile não passa de um sonho, uma balela, quiça, uma utopia!! As provas estão aí. Não existe nenhuma obrigação deles rodarem nos smartphones.

          8. O código e as funções já estão prontas.

            Se faz para o aplicativo do PC, o recurso já tem na versão móvel também, basta fazer pequenos ajustes para telas menores.

            Só que computador é computador, tem aplicativos que são específicos para celulares e outros para PC. A loja tem ate programas do desktop nela. Não faz sentido obrigar, não tem o menor sentido.

            Utopia os aplicativos universais? Só se for na sua cabeça, sei que você odeia o WP – não sei o que Gates fez contigo na infância – mas todo mundo já notou que são sucesso.

      1. Mano se veio aqui pra hatear parça, pq em todos comentário vc ta vindo chingar o W10 to sentindo um cheirinho de bugboy e sonyboy ai em, e vc ta sentindo n?
        Isso aqui é um blog pra pessoas inteligentes terem discussões sadias com tentativa de evolução n pra hater encher o o saco então se vc n gosta de Windows vaza daqui e deixa agente comentar em paz blz.

          1. viu o por isso que vc não devia estar aqui niguem aqui saiu com palavrão até vc aparecer o bugboy.
            e nem vai sair se é isso que vc espera pq nos temos educação entendeu mlk.

      2. Piada e o futuro do android
        O Windows e o futuro
        O android ta com os dias contados
        Minha intuição nunca falha
        Ta pode ter 1,5 milhões de apps
        Mais cara o futuro do windows vai ser impressionante pode escrever
        Bugdroid fã
        Outra nao vou precisar comprar outro smartphone ate 2018
        E voce si quiser coisa nova
        Vai te que rala pra caralho
        Kkkk

        1. Meu Deus, que viagem psicodélica. Me fala a droga que vc tá usando pra eu indicar pra uns moleque que fuma pedra aqui perto de casa. Esse ano o Android continuou se estabelecendo como o sistema mais usado, cada versão que passa ele se torna mais estável e seguro. As OEMs que fazem celulares com Android a cada dia mais se aproximam do Google pra oferecer uma experiencia mais pura e sem firulas. Os aplicativos pra Android dão uma surra em qualquer aplicativo do Windows Mobile, não existe nenhuma previsão de analistas de mercado que passam os seus dias estudando o mesmo, que indique qualquer crescimento da plataforma móvel da Microsoft pelos próximos anos, não vimos quase absolutamente nenhuma empresa grande anunciando aparelhos com Windows 10 mobile, só a Acer das mais conhecidas, a Microsoft já falou que vai enxugar ai máximo os investimentos na sua própria plataforma, demitiu uma porrada de funcionários da antiga Nokia!! Sério meu querido fanboy, onde você consegue ver esse futuro brilhante da plataforma. A três anos atrás tinhamos Samsung, LG, HTC e várias outras acreditando na plataforma, hoje não vemos mais ninguém acreditar na mesma, então, por favor, volte pra realidade!!!

  5. Quero saber quando teremos um facebook de qualidade que atualize corretamente, igual IOS e android.
    Também quero saber quando Farm Heroes e Criminal case vai rodar no WP.
    Bora ver ae

  6. Gente, aproveitando a opinião de vcs, mas, já perceberam que alguns apps que vem para o pc não tem o mesmo desempenho que nos mobile? Um exemplo é o Modern Combat 5, que no meu Lumia 640 roda liso, mas no meu lenovo think PAD 8 e no meu pc lenovo tá muito ruim, acontece com vcs?!
    Eu acho que não adianta nada vc trazer um APP como esse e não ser otimizado!!!!!

    1. No seu notebook de uma olhada nas opções de energia, certifique que antes de abrir o MC5 o perfil “Alto Desempenho” está selecionado, pois com ele vc tem todo o poder do seu computador disponível, eu tinha esse problema com FPS baixo nesse jogo, dai troquei e funcionou.

      PS: Add eu lá: [NAZY]TTPKiller

      1. Valeu pela dica… Mas já fiz isso… E continua persistindo… O problema mesmo é a falta de otimização do jogo mesmo pq alguns são otimizados e funcionam bem como o asfhalt 8 e outros não como é o caso de MC5 e O&C2

  7. A promessa é interessante, dando facilidade nos novos aplicativos para os usuários do novo windows, já pode fazer um app para o sistema operacional que seria mais integrado com um sistema.
    Ou dois pelo preço de um.
    Contudo: E as empresas que já tem um app funcional e consolidado no sistema android e/ou ios? Precisariam de mais um tempero para que faça diferença pra elas. Porque investir em um sistema desktop que já gastaram recursos e talentos para desenvolver uma web e a maioria dos usuários usam os apps em outros sistemas mobile elas já tem.
    Torço pelo paragrafo da promessa. mas sem incentivos, não vejo como a maioria das empresas do outro paragrafo farão.
    Chamar o público é fácil. Manter é difícil com a concorrência amadurecida
    Já vi muito Lumia na rua. agora eles simplesmente desapareceram, sumiram. Samsungs e LGs reinam supremos com pitadas de Asus.
    Penso que estou não pessimista, mas realista. Enquanto meu Lumia 820 perdurar, tenho ele como um pet. Fotos,videos, corridas, academias, anotações, musicas, gps, telefone e cortana, pois isto é desde o windows 8,1. A microsoft não agregou nada no windows 10 de diferente para o lumia 820.
    mas quanto a apps, tenho que recorrer a um android. pena.

  8. A ideia dos aplicativos universais é excelente. Um baita diferencial, mas nem de longe vai chamar muitos para a plataforma.
    Em plena época de fim de ano a Microsoft não lançou nada novo aqui no HU3zil, um dos maiores mercados.
    Lumias 950 e 950XL tem o continuum, mas em vários reviews gringos falaram dos crash de aplicativos e do sistema.
    Acho que a Microsoft não chegou com o pé direito com o Windows 10 Mobile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *