Ex-engenheiro do Playstation 5 diz que o Xbox Series S não limitará os jogos e mais detalhes

É estranho que esta informação venha do ex-engenheiro principal do Playstation 5, mas temos aqui alguns detalhes interessantes e bem animadores para a próxima geração de consoles do Xbox. Oficialmente, sabemos que a empresa pretende lançar o Xbox Series X no final deste ano, e os rumores dizem que existe um segundo console, o Xbox Series S ou Lockhart, e este último que vamos falar agora.

O Xbox Series S, também conhecido como Lockhart, se tornou um dos principais pontos de discussão da próxima geração de consoles, apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente. Tom Warren disse que a GPU com 20 CUs seriam suficientes. As 20 CUs supostamente presentes no console não devem conter os jogos da próxima geração, de acordo com um veterano do setor.

Falando no Twitter, o ex-engenheiro principal do PlayStation 5, Matt Hargett, afirmou que os CU 20 da Xbox Series S não reterão os jogos da próxima geração de forma alguma, pois são perfeitos para um dispositivo de jogo que não tem como objetivo a resolução 4K.

Em seu tweet, Hargett diz algumas coisas interessantes. Os fabricantes de console não confirmaram o processo de produção para os consoles de última geração, mas Hargett sugere que o processo de 5 nm esteja sendo usado para o Xbox Series S, pois a eficiência do processo seria excelente para a introdução inicial do produto. Como 5nm ainda é novo, no entanto, causaria um estoque limitado no lançamento, mas isso não seria um grande problema, considerando a atual situação econômica global.

A outra coisa extremamente interessante que Hargett disse em seu primeiro tweet é que o Xbox Series S será um console “portátil”. Isso parece extremamente improvável por várias razões diferentes, por isso é definitivamente mais provável que ele esteja se referindo a um formato pequeno que permite aos jogadores carregá-lo com facilidade. Isso também se alinha com outro rumor que revelou que o console está sendo disfarçado dentro dos casos do Xbox One X pelos funcionários da Microsoft que viajam por aí. Se cabe dentro de um Xbox One X, então será pequeno.

Na semana passada , descobrimos que o kit de desenvolvimento do Xbox Series X inclui um perfil Lockhart especial que está sendo usado para testar jogos. Esse perfil sugere que o Xbox Series S apresentará 7,5 GB de RAM utilizável, uma velocidade de CPU semelhante ao Xbox Series X e cerca de 4 teraflops de desempenho da GPU.

O Xbox Series S ainda não foi anunciado oficialmente. Manteremos você atualizado sobre o console assim que mais detalhes surgiram, portanto, fique atento às últimas notícias.

125 comments on “Ex-engenheiro do Playstation 5 diz que o Xbox Series S não limitará os jogos e mais detalhes

    1. Ja pensou se melar?

      ahhh mas vou xingar no twiter viu ahhaahhahah esses insiders de merda estao deixando os fans malucos e mais pilhados que usuarios de coca!!!!

  1. É óbvio que não iria restringir os jogos, o que de fato restringe os jogos era o PC pois a esmagadora maioria tem um médio. Com relação a esse Series S posso dizer que foi um bom marketing da Microsoft, podem dizer que tem o console mais forte mesmo que 90% use o S, que é o que vai acontecer. Tenho medo apenas da Microsoft continuar com essa de lançar jogos incompletos ou quebrados pra depois ir adicionando conteúdo.

      1. Veja, se o S for lançado ao mesmo tempo do X, o X vai nascer morto, não que isso seja um problema pra Microsoft, já que ela quer vender serviços. A esmagadora maioria não quer comprar um console mais caro pra jogar em 4k, isso foi visto nas vendas medíocres dos consoles Pro. Se existe uma opção mais barata vão obviamente escolher ela. Acredito que seja aí que a Sony vá trabalhar.

        1. A ms se suicidou com esse series s, a existência dele prova q o X vai custar pelo menos 500, pq o s teria q ser 200 mais barato pra justificar a existência. Se ela lançasse o x por 400 matava a sony e teria só uma sku. Mas com esse S, 90% SIM do povo vai comprar, veja o xbox one x o fracasso q foi, o s continuou vendendo bem mais. O q fará com q as empresas foquem as otimizações no 4TF e deixem pra lá o series x. Fora o multiplayer bosta com gente rodando a 1080p 30fps e outra a 4k 60fps na live. Sendo q no ps5 todos seus amigos rodarão os jogos nas mesmas condições q vc. Xbox series S matou o X e o ps5 vai vender muito mais. A sony optou por vender sem disco por 400 e com disco por 500 sendo q o console custa 450 pra produzir, ela vai lucrar em 1 e subsidiar o outro, além do aumento do preço dos jogos e royalties, ela vai tentar isso.

          1. Nem tanto, a estratégia de se começar a geração com um console de arquitetura nova a 299 é bem mais atrativo do comprar o one X pelo mesmo preço, obviamente isso vai forçar a migração pwra a nova geração, então cabe a pessoa querer fazer um upgrade para o XSX ou manter o console. Agora se a micro não justificar o poder do XSX e graficamente não mudar mta coisa já q o XSS vai rodar jogos a 2k 60fps, então o erro pode estar aí, até pq a micro esta enchendo a boca pra dizer que é o console mais poderoso, se n se justificar aí acontece oq vc falou, o XSX nasce morto.

          1. O problema é justamente esse, o S vai ser o pior hardware, e diferente do Xbox onde se tem a escolha, no Playstation você só pode ir pro Ps5, ou seja, se o Ps5 for o mesmo preço do X, ele tá de boa, se for mais barato, ele sai na frente, se o Ps5 for uma opção de preço intermediária entre o S e o X, mais uma vez ganhará. E claro, até o momento, o X e o Ps5 apresentam desempenhos idênticos nós jogos, vide Dirt5 a 120 dos tbm no ps5

        2. Acho que inicialmente pode não ocorrer muitas vendas do XSX o planejamento da MS é a venda a longo prazo, por qual motivo, quem tem verba e pode gastar, vai de poder, porque é o console mais potente queira ou não, porém muitas das pessoas valorizam seu dinheiro, se você lançar um console com um custo maior e um com custo baixo, você força as vendas dos custo baixo ser maior,
          para quem não tem condições e para quem tem dinheiro também, se quiser a opção de não gastar e comprar o de custo mais baixo (XSS) só que ai que é a seguinte jogada entra, se você fazer uma análise mais ampla a longo prazo, pode ser que agora não venda muito SXS, mais ao longo prazo as pessoas poderão fazer a troca, pois a biblioteca do xbox como é compartilhada isso é vantajoso, então vc em vez de vender um único console a chance de vender o segundo ao longo prazo é maior.

    1. Cara, quero acreditar que logo as grandes comecem a pensar em SSds com tais tecnologias ou similares para pc.. mas não vejo isso nem a médio prazo.. o problema é o preço.. peguei um SSD PCI.Ex 4.0 . De 2 TB e paguei algo próximo ao que pagaremos em um PS5 ou SX… isso apenas em 1 SSD… vamos ver inicialmente oque os Studios farão com os ports para PC com os jogos de nova geração.

    1. Não duvido que depois de 1 anos dos lançamentos ele perde esse cargo.
      Não que eu queira, mais se. Prende muito ao passado.
      Não é um visionário.

      1. Não acho que seja culpa dele, até pq não da pra culpar UMA pessoa por todos os problemas ou sucessos de um projeto. Sem conta que como “engenheiro” ele olha o lado dele.. o que eu como desenvolvedor gostaria de ver em um console.. Ja no caso da MS eles tem uma equipe muito mais abrangente (hardware, software, nuvem, etc) e analisando o ecossistema como um todo vc chega em outros resultados, como por exemplo o SX ja foi feito pensando no xCloud, mas isso pq vc tem equipe que monta o console e a que monta os servidores juntas, não da pra Sony fazer isso sem conta sobre seu console novo pra terceiros (a propria MS no caso)

  2. To falando, esse console vai ter um tamanho que lembra um Wii ou um Wii U, vai ser bem diminuto por não ter um leitor, usar SSD e com sistema de refrigeração otimizado.

  3. Agora eu fico na dúvida… em quem eu devo acreditar?

    (A) Nos sonistas que não jogam nada que diz que o Xbox Series S vai limitar a geração…

    (B) Na Sony que não entende nada de fazer um console poderoso e com custo benefício.

    1. Espera as informações oficiais da MS. Se ela lançar o XSS é porque ele terá “poder” suficiente pra entregar os jogos da próxima geração com ótimo custo-benefício.

  4. “Não vai limitar”, ok. Mas será curioso ver todos que arrotaram “poder” aos quatro cantos, jogando a pior versão dos jogos, NOVAMENTE. (Não adianta dizer que vai comprar o Series X, pois nem o One X você comprou, inclusive forçando esse console a sair de linha, tamanho o fracasso)

    Que plot twist amargo para os fãs da Caixa X!

  5. Todo mundo sabe que o PS5 que vai limitar as third Party.
    Olha lá o que aconteceu com o One X, praticamente todos os jogos não rodam nem perto de seu potencial de GPU. Final Fantasy XII, um port HD de PS2 a 1080p no One X. Mesma coisa que do obviamente limitador PS4 Pro.

  6. Se não tiver nada oficial,se não tiver Series S, a Microsoft vai jogar um balde de água fria em todo mundo mas ela não tem culpa,todo dia é rumor atrás de rumor e acabam criando expectativa

  7. Não acho estranho, o cara está sendo profissional (algo raro de se achar hoje em dia).

    Para um console que não será focado no 4k, o Series S tem uma configuração sensacional.

        1. Ahhh danada, Switch Roda a 240p o Ark, e 360p o Wolfstein e não vejo jornalista falar que ele Limita algo, Nem que rode a 900p pra mim foda-se, o Desde que os gráficos sejam realmente Next gen tá ótimo pelo preço…. Quem quer algo melhor desembolse 6k e pega o séries X

  8. Engraçado… vi ninguém questionando se o PS5 “limitará” o XSX. É óbvio que o XSS não limitará a próxima geração, da mesma forma que o XONE fat não limitou o XONE X e nem o PS4 fat limitou o PS4 Pro. São tecnologias iguais para rodar jogos graficamente similares, mas em resolução e desempenho adaptáveis, apenas.

      1. Vai limitar os “exclusivos” que não são exclusivos do Xbox.

        O denominador comum mais baixo será usado pra fazer os jogos, depois irão portar pro mais forte e empurrar efeitos, resolução e FPS

        Enquanto que no PS5, seus exclusivos estarão sendo empurrados por apenas um hardware de alta capacidade

        Imagina a miséria que a NaughtyDog não vai fazer kkk

        1. “Enquanto que no PSSD5, seus ex-clusivos estarão sendo empurrados por apenas um hardware de ALTA CAPACIDADE”

          ?????????????????????????

    1. Mas o PS5 não limitava mesmo p XSX, afinal este terá apenas 18% mais poder de GPU. Tem menos RAM disponível pra jogos e um SSD com a metade da velocidade.

      A, e uma CPU com apenas 100mhz a mais.

      Já o XSS, terá 8TF a menos

      5GB RAM a menos

        1. Por isso eu falo, não limitava

          Quem iria limitar era o PC com seus HDs arcaicos. Ou vc acha mesmo que Pecista vai investir pesado em SSD de última geração se no Steam poucos tem GPU pra rodar os jogos de hj em 4K?

          Pensa um pouco mano

          1. Esses dias tava eu e o Rogerio jogando State Of Decay 2 enquanto o Neto ficou impossibilitado por causa da internet horrorosa dele ??

          2. Rage 2 eu não joguei e acho que nem vou jogar. Se sobrar um tempinho eu rusho ele até zerar; mas será difícil. O segundo semestre aí tem muitos jogos excelentes: Halo Infinite, Cyberpunk, Valhalla, e outros; além dos jogos que quero jogar ainda, como Halo Wars 1 e 2, etc.

          3. Rage 2 eu não joguei e acho que nem vou jogar. Se sobrar um tempinho eu rusho ele até zerar; mas será difícil. O segundo semestre aí tem muitos jogos excelentes: Halo Infinite, Cyberpunk, Valhalla, e outros; além dos jogos que quero jogar ainda, como Halo Wars 1 e 2, etc.

          4. Eu já estou abordando a seguinte estratégia…

            Estou jogando Halo, FH4, RDR2 durante a tarde e de noite eu zero algum jogo com 1000G fácil.

          5. Isso é uma verdade bruta viu.

            Meu receio sao pra jogos como o ratchet and clank, the medium e outros que vao fazer uso profundo do SSD…. pq o pc com discos magneticos nao rodarao esses games sem usar toneladas de RAM ou ajustes que irao tirar o brilho inicial do games.

  9. E aqui aprendemos que o Engenheiro Príncipal do Ps5 não é Mark Cerny mas Sim Matt Hargett kķkk

    Aliás, a pouco tempo ele também afirmou que o Geometry Engine é uma ferramenta do PS5 que engloba não somente o VRS como Mers Shaders e alguma coisitas mass. Mas isso o Jorge não aceita e nem vê motivos pra News.

        1. Viu o desespero do Mário? Nem disfarça mais; aquele é o “fanboy isentão”. Ele tem parte nos grandes varejistas de mídias físicas? Ou tem ações na Sony? Ou ambos?

        2. Viu o desespero do Mário? Nem disfarça mais; aquele é o “fanboy isentão”. Ele tem parte nos grandes varejistas de mídias físicas? Ou tem ações na Sony? Ou ambos?

        3. Viu o desespero do Mário? Nem disfarça mais; aquele é o “fanboy isentão”. Ele tem parte nos grandes varejistas de mídias físicas? Ou tem ações na Sony? Ou ambos?

        4. Viu o desespero do Mário? Nem disfarça mais; aquele é o “fanboy isentão”. Ele tem parte nos grandes varejistas de mídias físicas? Ou tem ações na Sony? Ou ambos?

          1. Não; falo do Mário do PC Manias, de Portugal; lá é pesado. Ele tem muito conhecimento técnico, mas usa isso pra passar o pano pra Sony e hatear a Microsoft em tudo.

          2. Kkkk

            Ele é muito técnico mesmo

            Ele tem acesso a Devs no Resetera, o cara é informado.

            Mas uma coisa não podemos acusar, de desinformação.

            Tudo que ele afirma lá vem embasado com fontes ou informação confirmada por devs.

          3. “Confirmada”, tipos dos vários rumores que ele trata também rsrsrs Engraçado que só trata de positivos da Sony e negativos da Microsoft; e quando é algo positivo desta ele trata de fazer um malabarismo técnico pra hatear rsrsrs

          4. Eu não vejo desespero, o Mário é safo, o nível de conhecimento dele é acima do meu, do seu, dos fanboys daqui. Se o que ele fala não te agrada, o desespero é teu kkk

      1. No final do mês de julho vai ser incrível, caixistas jogando muito e acompanhando o evento da Microsoft enquanto zoamos com os sonistas chorando.

  10. O problema eh q a maioria n tem o mínimo de conhecimento e vemos comentários dizendo, tipo: “Ah, eh melhor ter o One X do q esse console de 4TF aí. “Ah, jah nasceu morto, mais fraco q o One X” kkkkkk soh dou risada!!!!

  11. CPU
    XSX 3.6 SMT (3.8)
    PS5 3.5 SMT
    XSS Underclock

    GPU
    XSX 12.1
    PS5 10.3
    XSS 4 (kkk)

    Memory
    XSX 10GB 560GB/S
    PS5 13,5GB 448GB/S
    XSS 7,5GB 336GB/S

    SSD
    PS5 5.5GB/S ou mais
    XSX / XSS 2.4GB/S

    Fica claro que, se um game for feito de forma exclusiva pro XSX ao ser portado pra uma GPU com apenas 1/4 do poder, o downgrade vai ser brutal. Por outro lado, se eles focarem o desenvolvimento no mais fraco e depois portar pro mais forte, 4K nativo, Raytracing e 120fps irão ser conseguidos com muito mais facilidade.

    Qual a estratégia será usada? A segunda ao meu ver.

    Qual Xbox será o mais vendido? O mais barato ao meu ver.

    Será hilario os Sonystas com o seu PS5 e a maioria dos caixistas com o XSS? SIM kkk

          1. Ele nunca deixou de ser Felipinho, ele é q nem o Fábio Lopes obeso, é um caixista hater ??✌?

      1. Acho que boa parte de 6GB, sim, lembra da Demo lá que mostrava o Instant do XSX trocando de um jogo por outro em segundos? 5 jogos foram carregados ali.

        De oficial temos que o sistema vai usar 2.5, e que estes 3.5 da memória mais lenta ficaria pra uso a cargo das devs, mas a medida que vc entende o porque de 10Gb serem rápidos e 6GB mais lentos, fica mais claro que estes mais lentos ficarão mais a cargo do sistema que pra jogos.

        1. Tenho pra mim que essa função está mais ligada ao SSD, se a memória restante de menor velocidade vai ficar a disposição da desenvolvedora, então é capaz de não ser possível abrir todos os jogos dessa forma, o que não parece ser a proposta, mas isso vamos saber no decorrer do lançamento.

    1. A minha dúvida resulta apenas nessa memória aí. No resto nada muda senão pela resolução e o desempenho. Já está preparando a desculpa do 4k nativo + 60fps a 120fps do XSX? kkkk

      Pra mim essa estratégia do XSS só fará sentido se for bem barato e se o XONE for descontinuado totalmente. Há uma base de consumidores que seria melhor atendida com um XSS do que com um PS5 ou XSX. E há os consumidores que estão em gerações atrasadas ainda (X360 ou PS3); que poderão se atualizar, acessando a nova geração pelo preço que pagariam num XONE; e isso será ótimo pra “juntar” gerações. E ainda eliminaria os problemas de Ss e Xs de seus consoles de gerações diferentes. Dois acertos num tiro só.

      1. O console nem existe ainda, mas supondo que seja real as informações, o maior propósito da Ram alta é pra dar conta das texturas em 4K, se o console não for utilizar texturas nessa definição ele não precisaria de tanta memória, além de que a contagem de memória nao é comum quebrada dessa forma em 7,5gb, talvez seja o total utilizado para jogos e o restante reservado para o sistema, fora funções que o SSD pode fazer simulando uma memória ram deixando a Ram livre só para funções especificas.

  12. •halo INFINITE no Xbox série X

    Xbox Series X

    – 4K + 120 FPS setado no Ultra, sem o DirectX Ray-Tracing.
    Ou
    – 2K (1440p) + 60 FPS setado no Alto, com o DirectX Ray-Tracing.

    KD o mostro que ia rodar tudo em 4k 60 FPS + Ray tracing???

    1. Quem falou que ia rodar tudo assim e com Ray tracing? Não vi ninguém falando isso, todos sabem que o Ray tracing vai ser o grande “vilão” limitador de desempenho.

      Acho muito perigoso generalizar palavras de fanboys e associar a todo uma base de fãs.

      1. 4k Nativos a 120 Frames no Ultra???
        Eu sonhando com 4k Nativos a 60 frames no Ultra. PQP
        Até os fakes desse console são coisa de maluco!
        Estou é torcendo pra ser verdade essa informação. kkkkk

      2. 4k Nativos a 120 Frames no Ultra???
        Eu sonhando com 4k Nativos a 60 frames no Ultra. PQP
        Até os fakes desse console são coisa de maluco!
        Estou é torcendo pra ser verdade essa informação. kkkkk

        1. Eu só espero que esses First party do Xbox mantenha o que foi feito em alguns jogos no One X, dando a opção de escolher entre desempenho ou visual.

          1. Eu prefiro por exemplo um game de corrida por exemplo com nível visual alto em 60 do que 120 dinâmico com bem menos detalhes. Fiquei contente que o Dirt 5 por minha surpresa promete 120 a 4k, acho isso um absurdo. Por exemplo no Forza Horizon 4 eu sempre escolho a opção visual a 30 do que 60. Porque o 30 do Forza Horizion 4 é muito consistente, minha TV é excelente pra jogos. Então fico nessa opção com o HDR da minha tv no talo, parece que os carros estão saltando da tela. Eu abro mão fácil em opções se tiver 120 frames 4k no ultra. Ao invés de usar dinamico 60 com RT que não faça diferença. A Não ser que o RT seja realmente top no game. Por exemplo Bright Memory Infinite e THE ASCENT o RT é um colírio, ficaram muito bons. Você não pode dizer o mesmo nos jogos que tem no PS5, é quase como se não tivesse. Não falo isso pra zoar e tal, é a realidade. PS5 fará gráficos incríveis disso tenho certeza, mas sempre terá performance inferior ao Series X e RT será uma negócio mais “vamos botar ali e aqui só pra dizer que tem”, se for pra ser assim, investe em fake ray tracing e bota o game pra rodar no talo.
            O PS5 me parece que a Sony está querendo é vender esse seu SSD super caro e isso pesou no preço do aparelho e caparam no poder. Isso fará a Sony lançar um versão Pro em pouco tempo, porque teve que meter um boost pra não passar vergonha em relação ao Series X.

          2. Eu já falei aqui uma vez, mas não posso confirmar pela falta de conhecimento profundo de hardware. Eu sempre tive a teoria que a Sony desde o inicio estava construindo um console padrão, sem exageros, como sempre fizeram. A impressão que fica, é que a Sony empurrou essa velocidade absurda de SSD em cima da hora pra tentar dá uma resposta rápida ao poder do Series X.

            Como falei, não posso confirmar se isso é possível adicionar SSD dentro de um projeto pronto. Mas é a impressão que fica, principalmente pela velocidade de banda ser discrepante.

          3. Se não me engano, desde 2018 a Sony já falava sobre SSD em console, mas era algo só Ok. Só tão fazendo barulho na mídia agora porque simplesmente é a única coisa em que eles tem vantagem… teórica, porque na prática, o XSX tem meios de sobrepujar facilmente isso.

            Talvez esse vídeo seja útil a vc nesse sentido:

            https://www.youtube.com/watch?v=x0m12ANQH9c

          4. No final das contas, daqui a uns 4 anos as pessoas vão rir de quem tem a versão Fat do PS5. E penso o mesmo, ela foi de cabeça em um console padrão e quando percebeu, viu que a Microsoft estava indo além e colapsou. Essa tipo de coisa vai custar caro lá na frente e quem vai pagar o mico é o consumidor. Microsoft está escondendo as coisas as 7 chaves, deixando todo mundo curioso. Mas um dos motivos que não venho aqui todos os dias é a falta de uma data e tal. Aí nem tem muito o que comentar a não ser zoar os sonystas…

          5. “foi de cabeça em um console padrão e quando percebeu viu que a Microsoft estava indo além e colapsou.”

            Isso aí, é exatamente a visão que tenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *