Carregando...

Exclusivos temporários do PS5 têm prazos a partir de três meses até chegarem ao Xbox Series X

Uma velha prática que já achávamos que estava morta acaba de ser utilizada. A Sony tem aberto a carteira em busca de jogos exclusivos temporários, como é o caso dos dois títulos da Bethesda, Deathloop e Ghostwire: Tokyo, chegarão antes ao PS5. Em outras palavras, a empresa japonesa pagou para que estes jogos cheguem mais tarde ao Xbox Series X.

De acordo com o figurão de marketing Eric Lempel, no entanto, tudo isso faz parte do plano do proprietário da plataforma de “dominar a geração iminente”. “Os acordos exclusivos variam de alguns meses a alguns anos“, disse ele ao PlayStation Blog. “Você viu ótimos títulos: Godfall da Gearbox, Deathloop da Bethesda e [Project] Athia da Square Enix.”

Parece que a Sony também não para por aí. Escrevendo nos fóruns da ResetEra, o co-apresentador do Kinda Funny, Imran Khan, sugeriu que a empresa estivesse ocupada nos bastidores: “A Sony está assinando cheques por toda a cidade. Há algumas opções exclusivas e programadas que parecem projetadas apenas para atrair títulos que a Microsoft costumava se gabar de ter em suas apresentações e associá-los ao PlayStation.”

Nenhum dos jogos exibidos durante a apresentação do PS5 possuíam forte relação com o Xbox; Historicamente, Hitman foi promovido no PlayStation, e os dois títulos da Bethesda são novas propriedades intelectuais. Obviamente, sabemos que há muito mais por vir da empresa na preparação para o lançamento, por isso será interessante ver como essa história se desenvolve.

Outra empresa que está adotando esta estratégia é o Google que firmou exclusividade temporária com Serious Sam 4. Dessa forma, impediu que o título fosse lançado para Playstation e Xbox, ao menos por enquanto. Os prazos de validade dos exclusivos temporário da Sony ainda não foram revelados, mas começam a partir de três meses e podem durar anos segundo Eric.

A Microsoft se manifestou sobre isso recentemente quando Aaron Greenberg parabenizou a Sony pela apresentação, mas lembrou que vários dos títulos anunciados pela Sony chegarão ao Xbox Series X, o console mais poderoso do mercado.

O que vocês acham?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.