Expectativas para a BUILD 2016, o evento da Microsoft que promete te enlouquecer

build-2016

Falta uma semana, a Microsoft estará se hospedando em San Francisco na sua maior conferência voltada aos desenvolvedores,  do dia 30 de março até 1 de abril, onde a empresa vai falar sobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo o Windows 10, Azure, SQL Server, SharePoint e por aí vai.

Qual a importância desse evento? É nele que normalmente é defino o tom para o resto do ano com as suas prioridades e a direção que seus produtos irão tomar.

No ano passado, na BUILD, a Microsoft anunciou “pontes” para tornar mais fácil portar aplicativos para o ecossistema Windows, e enquanto o Projeto Astoria não prosperou, houve pontos brilhantes como a ponte IslandWood. Também vimos o Continuum para smartphones, novos aplicativos, melhorias para a Cortana, entre outras tantas coisas.

“Prepare-se para ficar maluco

Isto são palavras da Microsoft. Já sabemos que vamos ver seus produtos ainda mais unificados graças às melhorias no “OneCore”. Um dos maiores destaques serão os aplicativos universais (UWP). Os benefícios da Windows Store no Xbox One para os desenvolvedores e como os aplicativos devem funcionar nele.

Podemos ver os aplicativos universais do Spotify, Facebook e Messenger em ação. Um Continuum mais robusto, seja lá o que isso possa significar na prática, mas rumores apontam para um poder maior,  como exemplo, poder realizar ligações no PC por intermédio da rede do seu celular.

Evolução para a Cortana não deve faltar. É esperando ainda algo parecido como Widgets para a Central de Ações/Notificações, pode ser que os desenvolvedores possa criar essas “widgets”.

A Microsoft afirmou a portas fechadas que estão trabalhando em Live Tile interativas no ano passado, assim os usuários poderiam interagir com o aplicativo pela própria tile, pode ser que isso seja realidade. Não custa nada sonhar.

Foram flagrados um Windows 10 Desktop RT e o Windows 10 Mobile x86, esse pode ser um ponto alto do evento se confirmado. Existe uma grande curiosidade sobre como o Surface Phone vai funcionar e se a Microsoft realmente desenterrasse o Windows RT é porque algo na manga ela tem guardado.

A portabilidade de programas tradicionais Win32 para a loja deve ser outro grande destaque. Isso é importante para a própria Windows Store, Xbox One (portabilidade de jogos antigos) e para um eventual Surface Phone no final do ano.

Hololens não deve faltar, a Microsoft estará enviando o hardware para os desenvolvedores em data do evento.

Jogos UWP (universais) também devem ser explorados, inclusive o cross-buy e o cross-play em toda a plataforma Windows. Será que serão abertos para outras lojas?

Será que veremos novidades da Xamarin? A empresa foi adquirida pela Microsoft recentemente, pode ser que saia algo bacana. Novas versões do Visual Studio, SharePoint 2016, Windows Server 2016, SQL Server 2016 estão todos na agenda; esses produtos devem fazer estreia em 2016 e vai ter algum notável menciona em sessões.

E surpresas como sempre….

Novos hardwares?

Todo mundo quer que a Microsoft faça um anúncio hardware neste evento. Surface 4, nova versão do Surface Book e Surface Phone poderiam aparecer, mas seria algo bastante incomum já que a empresa normalmente cria eventos específicos para o hardware.

Lembre-se, este é um evento para desenvolvedores, e não uma galeria de novos produtos para o consumo. Será que a Microsoft vai surtar as nossas cabeças? Bem, a faca e o queijo eles têm em mãos.

86 comments on “Expectativas para a BUILD 2016, o evento da Microsoft que promete te enlouquecer

          1. Pior que é verdade, o problema maior no windows são os usuários que amam uma especulação e mimimi desnecessário acerca de tudo que envolva qualquer produto da MS.

      1. Não lançou, liberou a versão mais estável para enganar a galera! Cadê as firmwares? Antes que alguém me xingue foi a MS que prometeu W10M para todos os modelos a partir do x20 e não eu!

          1. Sim, a versão final sempre deve ser a mais estável, entretanto, sem firmware especifica de cada dispositivo o sistema ainda e beta ja que esta usando drivers para o sistema antigo. O fato e que a M$ só lançou uma skin, uma interface e recursos mal portados, nada de otimização. Parece até que tem inspiração no jogo do Batman de PC.

    1. oque seria exatamente um W10M x86?
      será poque eu penso? por exemplo, a possibilidade de rodar os apps de desktop tudo no celular? photoshop, jogos pra pc, etc.. tudo na loja do Mobile? seria incrivel isso, pq o jogo virava na hora, imagina a quantidade de jogo que tem pra pc?(mesmo sendo so os mais ”fracos” sendo possiveis rodar) ja seria algo incrivel. imagina so poder jogar um MTX Mototrax no celular, RE4(modo campanha) , need for speed undercover, carbono, underground, nossa veio, deixa eu acordar aqui.

      1. É um extremo exagero usar como exemplo um Photoshop, por exemplo, que por motivos visiveis não tem como ir pro Mobile, mas poderíamos ver alguns jogos portados e apps criados “à moda antiga”.

        1. Não é parecido, é a arquitetura que é usada nos Zenfone que usam SoC da Intel.
          Sinceramente eu não gosto muito, não oferece nenhuma vantagem sobre o ARM, tem até algumas desvantagens.

          1. Pra mim é interessante porque tenho um Tablet de 7′ que gostaria muito de colocar a versão Mobile do Windows 10, a versão para PC ainda está muito pesada nele.

          2. Mas por a versão mobile vai perder muito da funcionalidade, se ela lançar uma versão “mobile X86” certamente ainda será limitado aos apps universais, não espere programas de desktop rodando nele, vai ser basicamente como qualquer smart.

          3. É exatamente isso que eu quero, Só uso pra jogos, vídeos, musicas, internet e um pouco do Office Mobile . Pra mim seria ideal.

  1. Essas builds da Microsoft so servem para encher nossos olhos e depois de 1 ano e meio entregam metade do que prometeram, so que com bugs, e em beta!

        1. Os aplicativos nao são culpa da Microsoft e sim dos desenvolvedores, a MS fez a parte dela de facilitar a portabilidades de outras plataformas e ate mesmo para desenvolver

          1. O sistema beta, a enganação, as propagandas enganosas e os bugs são culpa da M$ sim, mas os apps não. A loja do windows paga mais aos devs e os apps são fáceis d por lá.. Afinal e só portar do iOS fazendo algumas poucas adaptações… O caso é que os devs não estão nem ai mesmo, pois eles não querem ter o menor trabalho em criar um app pra outra plataforma, vai que cresce? E eles terão que aprender a otimizar pra mais um sistema, gateando mais.

      1. Sorry, mas eu concordo com o José. Entregam metade, não entregam tudo que prometeram (ainda não me conformo de aparelhos bons não receberem a atualização).
        Continuo sem nenhuma expectativa, pois cansei de me frustrar com as promessas não cumpridas.

      2. Deixa ser fan boy caralho, ridículo é você defendendo marca igual um retardado. Qual aparelho da MS vc teve?????? Tenho um Lumia 930 aqui que só serve pra peso de papel pq o resto ele perde muito pro meu Nexus.,

        1. Vende ué, ninguém colocou uma arma na sua cabeça pra comprar. Tá ruim vai embora, melhor que fica enchendo o saco com coisinha ridícula…

      1. O app do Instagram atual foi portado via Islandwood (enquanto o Astoria foi descontinuado porque motivos). Então acho que conta como lançamento sim.

  2. Basicamente é um monte de promessas que não serão cumpridas no prazo, e o que for cumprido, vai ser muito diferente da idéia original.
    Sério que alguém nessa altura do campeonato ainda acredita nas promessas da Microsoft?

  3. Ela podia anunciar que vai dobrar a quantidade de pessoas na equipe dedicada ao setor mobile. Assim as coisas andariam mais rápido e tudo de novidade que ela anunciar, ela mesmo lançará futuramente, antes que outras o façam e deixem a Microsoft com cara de copiadora pra o público em geral. Acho que isso deixariam os usuários loucos.

    1. Enquanto eu não tinha ouvido falar de Lumia 950 eu achava que seria uma boa, mas agora veja só, o que temos em nosso mercado?? nada, absolutamente nada. A Microsoft não abastece esse Brasil com coisa alguma. Se realmente quisermos alguma coisa tem que pedir de outro país, e isso não é só pra smartphones e tablets, até mesmo cabos, carregadores, capinhas e qualquer outro acessório. Por isso já nem me animo mais com a existência de um Surface Phone, pois as chances de eu ver um unicórnio azul são um pouco maiores.

  4. O negócio é esperar como sempre… Mas depois de tantas não sou mais alice e sou mais pé no chão.. Bem sem noção os poucos fãs boys que tem ficar respondendo os descontentes, Microsoft errou muito mesmo e não tem como defender

  5. Rsrsrsrs, estava aqui pensando… Outro dia o maluco dos leaks postou no Twitter que a cabeça dos usuários de Windows Mobile iria explodir. Agora faz mais sentido, pois com 50% dos aparelhos sem atualização é de f*der a mente de qualquer usuário. Rsrsrsrsrs

      1. Uma:

        A Microsoft, durante a conferência Build 2015, apresentou muitas novidades para o Windows Phone, como, por exemplo, enviar arquivos facilmente para a sua impressora, a partir de poucos toques na tela, com o novo suporte nativo a mais de 1.900 impressoras do mercado, com a maioria das marcas populares.

        Eu ainda não consegui fazer isso com meu Lumia 930 com w10m final.

          1. Verdade, já recebi email no meu serviço que deveria imprimir. Com Android é barbada, agora com o w10m deve abrir o email no PC para imprimir algo.

  6. Uma coisa q a Microsoft nunca ira admir é q o windows 10 é um projeto ambicioso e de tão ambicioso se tornou problemático, fazer diferentes plataformas rodar o mesmo código (one core) é algo extremamente complexo, ao meu ver o sistema estará redondo somente com a chegada do redstone 2, mas vamos esperar para ver.

    1. Isso é uma verdade, mas não acho que ela tinha como esperar mais, sua estrategia tambem passa pelos apps e se ela adiasse até a redstone estar pronta só veríamos a adoção dos devs lá pro final de 2016.

  7. A MS fez a liberação do Windows 10 mobile ficar tão burocrática que percebo que muita gente perdeu a esperança em ver algo grandioso…. ou um renascimento….

    1. Tbm acho isso. O processo de atualização é parecido com o processo pra ser um insider. O usuário comum do windows phone não sabe nem mesmo o que é ser um insider. Quanto mais descobrirá que precisa baixar um app para receber a att oficial. Não é todo usuário que segue blogs especializados na plataforma. E eles acabam por ficar no escuro, dada a falta de informação. Deveriam ter lançado a atualização da forma convencional, ao invés de ser pelo Upgrade Advisor. Claro, ele facilita o processo de atualização indicando se seu aparelho é compatível 100%. Mas e quem não tem acesso a tal informação sobre esse processo? Como fica? Sem atualização?!

      1. Foi assim apenas no inicio depois será liberado como qualquer outra atualização, foi intencional, caso houvesse algum problema grave esses usuários saberiam resolver sozinhos pois estão “por dentro” das noticias.

    2. Na verdade sem os aparelhos com 512 MB é esperado ainda mais grandioso pois aparelhos com maior de fogo podem teoricamente fazer mais.

      1. O maior problema dela foi liberar o sistema antes da hora, e para um grupo sem fim de insiders, pois se eles que so ficam de mimimi não tivessem testado, achariam que esta ok, esta melhor. Ai como tao cansados disso, ficam se lamentando. que eu saiba usam pq quer.

      2. No seu pensamento… Pq os usuários ficaram tristes… Falar o que vc falou agora ia deixar eles mais tristes ainda… No fim nada justifica o erro da MS, quer dizer, mais um né!?

  8. Eu gosto do Windows 10 Mobile, muito. Mais do que do IOs e do que do Android.
    Agora, a Microsoft tem até o final do ano pra mostrar que cresceu, pra fazer celulares descentes (e falo em beleza SIM) e ver os apps que eu espero chegar na loja. se, até o final do ano continuarmos na mesma de esperar infinitamente por algo que não vem (meu Lumia 1020 que o diga) ai decido pra onde volto. M$, por favor, não decepcione…

  9. Minha sogra ganhou um Nokia 535, usa o WhatsApp, face, navega, faz ligações, tira fotos… não reclama de nada! Creio que a grande maioria dos usuários são assim. Eu tenho um Moto X segunda geração que cumpre o básico, acabei comprando um Nokia 640XL para minha esposa para conhecer o sistema. Ela também não reclama de nada RS. Como sou da área de TI, vivo procurando novidades e updates e entro aqui no windows club todos os dias RS. Parece que somos o publico que testa o que vai ser usado por quem não esta nem ai, só querem um aparelho que não trava, para navegar falar alô e tchau.

    1. Eu tenho loja e te digo, a GRANDE MAIORIA dos usuários não estão preocupados com nada disso, querem apenas um aparelho que FUNCIONA e nada mais.
      Muitos questionam o iPhone e quem o compra, mas aqui na loja eu vejo a resposta TODOS OS DIAS, as pessoas procuram algo que elas tiram do bolso e FUNCIONA SEMPRE, simples assim, não querem preocupações, não querem estresse, não querem entender como funciona.

  10. O que eu gostaria de ver é.. o avanço das bridges(de preferencia com apps que já estão pra lançar) alguma coisa pra competir com o android auto/apple car (sei lá o nome..) não sei se é possível.. mas de preferencia podia ser compatível com o android auto.. (funcionando do mesmo jeito mas com apps do Windows) e os jogos universais..

  11. Pessoal, petição publica no Windows Feedback para a Microsoft reavaliar essa posição. Se tivermos muitos votos, podemos ser “ouvidos” pela Microsoft, e ela atualizar a linha x20. Vamos votar, viralizar e compartilhar ao maximo. Bater o recorde de todas os feedbacks

    Windows-Feedback:?contextid=158&feedbackid=5ab6a77 4-67d5-49f4-8e95-c38fb84819c4&form=2&src=2

    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *