Experiência: um mês com o HP Elite X3 e longe do Lumia 950 e Android

hp-elite-x3-som

Gosto bastante de compartilhar experiências relatadas por outros usuários aqui no Windows Club. É muito bom ver o que os usuários estão achando das suas aquisições. Claro que gosto é algo muito pessoal, mas quando é bem fundamente ajuda de alguma forma a tirar as nossas conclusões.

Pelos os smartphones que o sujeito possuiu para efeitos de comparação, você vai notar que ele não é brasileiro.

Abaixo, confira uma análise do HP Elite X3 frente aos outros dispositivos:

Eu amo a plataforma [Windows Phone], mas de nenhuma maneira usei o Honor 8 e Galaxy S7 durante o um mês, assim como estou com o Elite X3, e este ano tive em minhas mãos dispositivos iOS também (SE, 6s). Mas o aparelho que mais usava no meu dia a dia era o Lumia 950.

Eu uso principalmente aplicativos “normais” e para produtividade, sem jogos ou necessidades especiais. Minha lista de apps no Android e Windows 10 Mobile é incrivelmente semelhante, e a lacuna de”app” é algo que só reparei quando quero algo específico para determinada empresa/loja.

Estou no ciclo Production, sem builds do programa Windows Insider:

  • O aparelho em si é “sólido” e é meu dispositivo favorito do Windows Phone desde o Lumia 925 quando se trata na “pegada”. Eu nunca me importei o material de policarbonato do Lumia 950,  mas o X3 passa uma sensação superior. É “pesado”, e se você já foi dono de um Galaxy Note você sabe o sentimento; a sensação do seu peso é boa.
  • Sem uma capinha ele fica fino demais, algo que eu não estava esperando. Os círculos de câmera e do sensor de impressões digitais são elevados na parte de trás, assim ele não fica totalmente liso, mas também não tem o nível da corcova da câmera de iPhone.
  • A experiência de hardware é boa, meu Lumia 950 tinha uma tendência a se aquecer em condições normais de uso, e o x 3 não tem nada disso até agora. É ágil e rápido, o software não é tão bom, então certifique-se de atualizar seu aparelho para que o scanner e outros ajustes da firmware sejam aplicados. FAÇA A ATUALIZAÇÃO O MAIS RÁPIDO O POSSÍVEL.
  • Windows Hello é realmente mais rápido neste dispositivo do no Lumia 950. Eu gosto de ter os dois [por íris e impressões digitais] e a melhoria na velocidade é boa.
  • Os alto-falantes dianteiro é muito bom tê-los de volta, é algo que sentia muita falta do meu HTC 10.
  • A tela é absolutamente linda e me lembrou a primeira vez que tive um smartphone e deixei meu E71 velho para trás; O Lumia 950 passa vergonha. Eu também sinto que a tela está mais brilhante, bem, eu uso 12% de brilho o tempo todo; direto na luz solar não vai tão bem, mas no carro é brilhante o suficiente para ver e ler o texto facilmente para mim.
  • A vida da bateria é uma loucura. Todos os dias vou dormir com a bateria em cerca de 65-70%, e olha que deixo ele com dados da operadora. Carrego de 09:00 – 12:30 da manhã. Obviamente o meu uso será diferente do seu, mas a durabilidade da carga mesmo quando so mapas ou assisto vídeo é impressionante.
  • O carregamento é rápido, e o carregamento sem fio funciona com qualquer padrão, é ótimo se você gosta de tomar uma café na Starbucks.

Venho de dispostivos com Android e Lumia 950. Comparativamente, a câmera é lenta para capturar imagens. Existe falta de pequenos detalhes ao aumentar o zoom e a nitidez também não é a mesma de um Lumia. Abaixo confira algumas capturas:

A velocidade da câmera melhorou consideravelmente usando o aplicativo Proshot. Contudo, as fotos são ótimas, apesar da lentidão que mais parece ser um problema de software. Eu posso lidar com isso.

Continuum e o dock são muitos bons e funcionam muito bem. Tudo isso que estou digitando foi utilizando o Continuum na minha TV, com um teclado e mouse com fio. Tenho Edge, Groove e Bluetooth ativado e transmissão para a TV sem fio, tudo funciona bem. Estou pensando em comparar os teclados Microsoft Surface para meu Continuum.

Este é o primeiro dispositivo Windows Mobile que não é da Nokia, e tenho gostado. Claro, ele segue a tradição Windows com suas peculiaridades, não é perfeito e não vai funcionar para todos. Ainda considero uma compra ótima se você gosta da plataforma, com ou sem o dock e fiquei impressionado com as melhorias que HP tem feito até agora. Estou ansioso para ver onde a plataforma e o hardware são capazes de ir.

31 comments on “Experiência: um mês com o HP Elite X3 e longe do Lumia 950 e Android

      1. Imagina se o Oneplus 3T pudesse instalar o Windows 10! São 6GB de RAM e Snapdragon 821 pra rodar Continuum e mexer no Facebook sem fechar na minha cara! Seria uma boa 🙂

    1. Tem que começar com um reset geral pra ver se é software. Se ainda assim ñ funcionar, tenta uma restauração do zero, sem backup. Se ainda assim ñ voltar ao normal, daí é hardware mesmo.

        1. Sim, pq sempre devemos começar pelo software a verificação. Se ele funciona de boa após o reset, daí é certeza que algum app tá com problema, ou algo ficou corrompido na instalação anterior. Se depois de instalar seus apps ele continua funcionando bem, era dados corrompidos. Se começa a dar problema de novo, é algum app. Agora se começar a dar problema já no começo da instalação zerada, daí é hardware com toda certeza.
          Fiz o mesmo procedimento esses dias com meu L920 pq ele estava consumindo 80% da bateria cheia mesmo sem usar nada. Achei q era a bateria mas com o reset voltou ao normal.

          1. Bom dia João, gostaria de entrar em contato com você. Na verdade não é sobre esta postagem, mas o DISQUS não tem mensagem privada e resolvi enviar por aqui. Pode me enviar algum e-mail ou outro contato? Ou prefere que eu envie? Obrigado, abraço!

          2. Pois então, eu fiz hard reset e não voltou ao normal. Ai meu telefone trava e da um barulho muito estranho, como se fosse “explodir”. Não sei onde posso levar para arrumar, já que ele não veio para o Brasil…

          3. Eu acho que é problema no celular. Ele tranca e começa a fazer um barulho muito estranho. Sem contar os reinícios aleatórios.

          4. Eu tenho esse problema com a última versão do Windows 10 Mobile, o celular trava totalmente, reinicia, começa a esquentar a ponto de eu achar que vai explodir… Eu uso um lumia 730 e passo por esses problemas, creio que é software

          5. Então deve ser essa última atualização. O que tu fez Alesson pra arrumar? Ou só esperando atualização mesmo?

          6. Simplesmente eu ainda continuo com esse problema… To com vontade de tacar o celular na parede! Mas não taco pq é unico que tenho kkkkkkk Ontem mesmo fiquei meia hora (literalmente) esperando o Whats baixar as mensagens dos grupos e adivinha o que acontecia? Trava o celular, trava tudo… Eu tinha que feichar e abrir o whats mais de 10 vezes pra baixar as msgs. O que mais me tranquiliza é que vou sair da plataforma e comprar um Oneplus 3 ou 4 ano que vem!

  1. quando se apresenta um aparelho windows, sem os apps diários/locais, realmente é tudo ótimo. o problema é quando o dono querendo os MESMOS apps do android. igual ao povo que sai do windows e quer as mesmas coisas no linux. é necessário ter mente aberta para se adaptar. é uma nova experiência. apreciar o primeiro contato.
    para quem não liga muito para apps, fora os necessários para se comunicar and stuff. o windows esta bem servido e vemos grandes idéias e conectividades microsoft.

    1. Hoje mesmo eu não consigo viver sem meu moto G4 Plus. Eu estava com o Lenovo A 7010 que minha mãe amou e me deu esse Motorola. Rapaz o aparelho é leve, bem fluido, e tem tudo da Microsoft instalado nele e outros apps do dia a dia que eu não vivo sem.
      A Microsoft tinha que copiar algumas coisas que tem no Android para o Windows móbile. Uma mesmo que eu mais gostei é que sistema do aparelho sabe onde eu estou previamente, onde eu estacionário o meu carro e se for em shopping ele sabe sabe até o andar que eu estacionei e mais ou menos a onde, o bluetooth se conecta bem mais rápido com o som do carro. E tudo isso nativamente. O Android que acompanha o meu aparelho é o 6.1 e já está preste a atualizar para o 7.0.

      1. Como a Microsoft vendeu o here, mesmo aproveitando os mapas, precisa refazer tudo novamente.
        Nesse caso, a pró atividade do Google sobressai. O Windows phone, basicamente sabe onde deixei o carro (se deixar o maps preparado) e no shopping pode ser explorado no mesmo. Agora vamos ao Google,. No meu redmi2pro com customização rom aicp, (Android 7.1) eu estacionei, no cliente, aparece a notificação de posição estacionado, demorei umas 2 horas e precisamos de um cabo SATA, fomos correndo até o shopping e o Google notifica o mapa do shopping. Depois voltamos e terminei o serviço. Como estava cheio de coisas pra fazer, esqueci onde deixei o carro e tive e olhar no celular. Olhei nas notificações mesmo, nem abri o programa. Esperei o flanelinha olhar pro outro lado, entrei no carro e sai. Pena que nisso o smartphone não ajuda. ?
        Na rua, o Google auto já dá a previsão de duração da viagem até a casa pelo Bluetooth, não sei se no Windows phone faz tudo sem mandar nada.

        1. Isso tudo que você disse 90℅ o meu moto G 4 faz. E não sei hoje se voltaria para o WP!!! O Android evoluiu bastante em quanto o Windows móbile está parado na mesmae e alguns de seus defensores parado no tempo.
          Tomara que o Joe Belfore consiga implantar essa coisa que deu certo lá no Windows móbile.

          1. Sim, quase todo Android faz. Apesar de ser muito bom. A Microsoft tem um segundo olhar sobre o que o mercado precisa. O mercado todo precisa de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *