Fim de uma era – Microsoft “matou” adaptador do Kinect para Xbox One e focará em outros acessórios

kinect-xbox

O Kinect sofreu uma morte lenta nos últimos anos até que a Microsoft o interrompeu oficialmente a produção de novos dispositivos em outubro, mas a sua morte foi prolongada graças ao adaptador que a Microsoft vendeu para conectá-lo as unidades mais recentes do Xbox One, como o Xbox One S. A partir de hoje, a história do Kinect acabou.

A Microsoft interrompeu a produção do seu adaptador Kinect. Esta notícia foi confirmada hoje por um porta-voz da Microsoft para o site Polygon:

“Depois de uma análise cuidadosa, decidimos parar de fabricar o adaptador do Kinect para concentrar a atenção no lançamento de novos acessórios de jogos mais solicitados pelo fã no Xbox One e no Windows 10″, disse um porta-voz da Microsoft em uma declaração ao Polygon.

Quando perguntado se havia alguma uma chance de trazer o Kinect a vida no futuro, o porta-voz se recusou a discutir o roteiro do produto, mas disse que o adaptador “não estará mais disponível“.

O adaptador para Kinect está fora de estoque há meses na maioria dos varejistas, incluindo a própria loja da Microsoft, e agora sabemos o porquê. A empresa estava realmente encerrando sua produção. Vale notar que tal tecnologia de movimentos não será perdida, mas será incorporada em acessórios que serão lançados no futuro para o Xbox One e Windows 10.

RIP adaptador para Kinect 2016-2018

199 comments on “Fim de uma era – Microsoft “matou” adaptador do Kinect para Xbox One e focará em outros acessórios

          1. Tomara. Hoje ainda é muito fraco.
            A maioria dos jogos são simples e muito “bobos”, e os jogos mais hardcores que fazem o uso, são edições de jogos muito antigos mas com VR(batman akram, skyrim, la noire)
            Produtores as vezes são uns bichos sem muita criatividade…
            Quem sabe um dia a geração gamer não vire um .Hack XD

      1. porque sabiam que a MS uma hora ou outra iria desistir

        como foi com o kinect, windowsphone, zune etc

        só deus sabe como a MS não tinha matado o Xbox no começo

          1. sim, basta ver o Xbox… ninguém apostava nos primeiros anos e mesmo assim ela insistiu e deu certo depois de muito tempo

            já o zune arregou logo de cara.. windows phone? próprio nadela disse que não fazia ter um terceiro OS no mercado

          2. Continuando o seu comentário sobre o Nadela: “…a não ser que mudasse.os as regras”. Bom é isso que ela está tentando fazer. Se vai dar certo? Ainda não sabemos, até pq não temos bola de cristal.

        1. Já pensou em criar algum jogo pra Kinect? Não tem mto o que fazer com 1 só sensor. Pra fazer algo mais interessante precisa de mais sensores e em cantos diferentes da sala. Imagina o custo disso? Jogo de dança, pular ou cortar frutas já foram criados.

    1. Vc acha que os deva apostam na Sony de graça? Vc acha que a Capcom é uma empresa que fez SFV por amor ao console da Sony? Amigo abre seu olho, quem quer rir tem que fazer rir, quer exclusivo então pague por ele e é isso que a Sony tem muitos exclusivos.

  1. comprei essa porcaria só pelo kinect, tenho dois filhos pequenos!!
    x box one servia para eles.. no futuro só vai servir para assistir NETFLIX!!!,
    Quem gosta de Game decente joga no PC!

      1. Nossa 1,5 milhões de contas banidas? E isso não é ótimo? Sinal que o sistema Battleye funciona não? Já tive os dois consoles das guerrinhas de fãs e não troco meu PC por um console jamais. PUBG no PC é incrível no console nem tanto, jogo de tiro no controle é frustrante Quanto aos cheaters sempre vão existir, mas se a produtora investir num bom detector de trapaça (caso do PUBG) não encontrará muitos dessa raça em salas, o Ark usa o mesmo sistema e não se ouve falar de cheaters no jogo.

  2. Paguei 199,00 em um Kinect usado semana passada. Minha filha e minha esposa estavam bem loucas jogando Just dance 2018…botei numa música do Queen e foram momentos vergonhosos e só fica pior quando roda o vídeo de vocês dançando na sala. Mas no final é muito divertido e é bem superior ao sensor do Wii U .

  3. O Kinect foi inventado por um brasileiro, Alex Kipman. Infelizmente, o lançamento desastrado do Xbox One matou o Kinect. O acessório havia impulsionado as vendas do X360, como um fator diferencial naquela geração.

  4. Como todo periférico, teve começo, meio e fim de ciclo, e um ciclo de enorme sucesso comercial diga-se de passagem, onde impulsionou as vendas do X360 na época que lançou. Só erraram no timing em 2013 ao centralizar toda a proposta do Xbox One em torno do periférico, quando deveria continuar sendo opcional, já que seu auge já havia passado.

          1. Você tira suas maravilhosas conclusões assistindo conferências? Eu tenho 3 plataformas aqui, Xbox One porque não existe jogo de corrida melhor que Forza, tenho PS4 porque adoro Uncharted, God Of War entre outros exclusivos que não são séries como Until Down e tenho o PC pra jogar meu CSGO. Agora vejo a comunidade Xbox meio arrogante, não generalizando, mas vamos ser sinceros. Olhe qual a comunidade perde mais tempo falando mau da outra. E estão todos errados, porque todos os dois consoles são maravilhosos. Quem perde são vocês que tem a mente fechada de um “fanboy”.

    1. Bom nada.. O XBox não precisa ser apenas para gamers 100% FPS, 4K, pqp a fora.. crianças também podem usar o console, a família pode se divertir com ele muito mais quando o jogo em execução não é tiro ou qualquer outro em que o controle é essencial. Infelizmente, o tiro no pé da MS no Kinect se deu quando tentou recriar o acessório do 360, criando uma versão mais sofisticada porem não compatível com os joguinhos simples que haviam antes… O KinectSports no XBox One é uma “m” se comparado aos seus antecessores do 360… Isso fez com que o interesse ficasse mixado, e posteriormente, acabasse de vez. Se houvesse, pela MS e pelos desenvolvedores, um maior interesse e criatividade, certamente ele estaria mais vivo que o W10M. Outro uso muito bom, comando de voz, que hoje, já que quase não tem nada para ele (apenas JustDance e mais 2 ou 3), é o que mais fará falta, pois trocar aplicativos, canais, aumentar o volume da TV entre outras coisas facilita um bocado! Mas… fazer o que! Que dure enquanto funciona!

      1. Realmente. Mas que ótimo que morreu esse treco, deveria ter morrido junto com o X360, talvez se fosse assim não teria naufragado o lançamento do Xone.

    1. Hum o problema é porque o Kinect vinha em no s consoles além do fato que teve muito tempo de vida ao contrário do PS VR que é novo!Obs:Não sou Sonysta,caixista,PC Master race.Isso é apenas fatos!assim como o PS Eye do ps3 foi um fracasso,muito acessórios de PC dão problema!

    2. sim, pq os dois custam o mesmo e venderam durante o mesmo periodo de tempo.

      fracasado é xupar a rola da empresa do windows phone, bing, zune, xbox…

  5. Se a M$ não investir e continuar investindo após o lançamento, pesado em App úteis, funcionais, ótimas ferramentas e bons jogos, o Hololens pode vir a ter o msm destino..

    Mas não duvidaria de um xbox two ou x1 x1 com o kinect 4.0

  6. Oi se alguém poder( é poder ou puder ? ) me dá uma ajudinha, um exemplo se eu comprar o Xbox One X eu não irei poder usar o Kinect então né ? Já que nele não tem a entrada dele e o adaptador já tá fora, o que eu faço ?? Terei que pegar o one normal ? ? ( Bem não que eu seja fanzaço do Kinect eu tenho ele no 360 mas só no começo que eu usei .. mas tipo as garotas( que não sao muito ligada a games )) gostam dele ( a mão os jogo de dança ne kkk )? não dá pra ficar sem rsrs’

        1. Puta gosta de dinheiro na mão. Mulher gosta de homem com carrao e cartão crédito black. Quem gosta de homem bonito e jogo de dança e viado. Vc tem jeitinho de ser viadao.

          1. Quem gosta de Carrão e cartão Black garoto é vadia, se sua mulher é destas, então filho nunca fique pobre pois vai levar uma bicuda no rabo fácil kkkkk tadinho, está ouvindo funk demais kkkk e ainda por cima não conhece mulher de verdade.

          1. Falou o cara que tem nome de ovelhinha…
            Pelo visto também precisa de cartão de crédito para arranjar mulher. Triste!!!

          2. Ou para quem quer…siga a sua preferência “homo” sem neuras. Te respeito pela sua coragem e determinação. Não sou homofóbico.

          3. Não fica nervoso, acho que aqui não tem ninguém que vai te julgar pela sua opção homo. Relaxa, cara. O movimento de vocês estão ganhando força e respeito.

          4. Não tem a ver com vitória, agora tudo ficou claro do porque que você é assim, revoltado. Sério mesmo, agora eu te respeito. Conte comigo, abraço!!!

          5. Ovelhinha gosta de homem bonito tal qual todo viado. Mulher gosta de cartão de crédito. Marcela Temer e um exemplo do que eu digo.

          6. fracassado = mulher so gosta de dinheiro

            eu= mulher fala que passou o dia todo pensando no meu pau e se oferece para dividir a conta na saida do motel.

          7. Duvido que vc chupe uma pepeka. Só de olhar vc deve ficar com nojinho. Teu negócio e sentar com tudo na boneca.

  7. Eu leio os comentários desses artigos de vg só pra ver a hipocrisia da comunidade gamer mesmo. Caixistas adoram falar mal de como os fanboys da Sony idolatram ela até qnd ela tá cagando pra eles(o q.eu tb acho pra ser sincero da grande maioria), mas ai a M$ faz merda e os caixistas defendem ela com o.mesmo fanatismo dos sonystas.
    Lembro que desde o 360 os caixistas se vangloriavam por conta disso. Inclusive no início da guerra PS4/ONE, um dos motivos de defesa era o Kinect. Q ainda ia ser revolucionário. Q iam lançar cada vez mais jogos fodas pra eles. Q ganhava do ps4 só por isso. Q valia os 100$ a mais por ele.
    Tá aí a revolução.
    Agora leio a mesma carochinha com o hololens e a realidade aumentada. Que é novo. Q vai revolucionar. Q vai ser diferente de TD q vimos. Q é o futuro.
    Quero só ver se a m$ vai fazer a mesma história ou se agora vai tomar vergonha na kra pra n jogar dinheiro dos outros no lixo.

    1. Eu concordo com vc, esses tipo de hipocrisia não cola mais, Kinect vendido obrigatoriamente com o Xbox foi um tiro no pé, ainda mais com o console 100% online, mas ainda bem que acertaram essa cagada.
      Agora quero ver se vão manter o suporte ao dispositivo no OS do Xbox ou se vão jogar a pá de cal.

      1. Sim Sim.
        Não me entenda errado. Não crítico o Kinect, nem a ideia por de trás dele. Pelo contrário, acho que era um acessório que tinha maneiras muito interessantes para ser explorado. Mas que infelizmente, não sei se por falta de interesse, ideias, ou vontade, a M$ simplesmente não fez. E ai ficou relegado à um acessório para jogos de dança.
        Não digo nem fazer jogos baseados apenas no Kinect que nem temos vistos com o VR, mas fazer extras que deem funcionalidade à ele, e façam valer ele ficar ligado.
        Teve um jogo, não lembro qual, que fez o uso do Kinect na tele de customização de armas. E ai funcionava tipo akelas telas holográficas, onde você ia alterando as coisas com seu próprio movimento. É uma coisa boba, mas que dá um toque legal nas coisas.

        O problema é que a grande maioria dos usuários(os fãboys principalmente) acham que por eu criticar empresa X ou Y por algo, eu estou falando mal do produto como um todo.

        1. Pois é, mas vamos aos pontos.

          1- O Kinect virou acessório para joguinhos de dança e isso matou ele.
          2- O VR será o próximo acessório morto por inutilidade.
          3- Poderiam ter utilizado ele de forma diferente, em mais jogos.
          4- Fãboy estraga qualquer coisa, desde comida, até uma nação, ele não tem limite, é doente, é uma pessoa que tem que se tratar.

    2. A hipocrisia é a arma dos sonistas fracassados, seu texto é o seu reflexo. Kinect vendeu muito bem, e fez sucesso com o público casual. Jogos de dança, jogos de esportes. As políticas adotadas em 2013 mataram o periférico ok. Mas no seu ciclo de vida ele vendeu por volta de 35 milhões de unidades. Um número muito expressivo se compararmos com os “exclusivos” da Sony que tem uma base de mais de 70 milhões de consoles vendidos, e mesmo assim os games vendem 250 mil cópias, 500 mil cópias. Mas esse detalhe não é citado por vocês sonistas, é conveniente para vocês apontarem o dedo para o periférico descontinuado do Xbox apenas para manter o ego de vocês em dia. Tenho certeza que as pessoas que criticam o Kinect não usam e nunca usaram, mas para manter a hipocrisia em dia ficam criticando. Cadê que vocês sonistas cobram da Sony o porquê os jogos da PSN são muito mais caros que os da live ? Porque não cobram uma estabilidade maior da rede de vocês ? Porquê não cobram uma retro para não ter que ficar recomprando os jogos ? Antes de falar merda e ser hipócrita, olhe para os erros da empresa que vocês defendem antes de criticar a concorrência.

      1. Cara ele não está criticando o acessório, ele está criticando a Microsoft e os doentes com discurso hipócritas quando a empresa estava tomando decisões erradas sobre o uso do acessório, pois ele não foi criado somente para jogos de dança.

      2. que textão, bem coisa de fracassado mesmo.

        não faz sexo? faz textão na internet.

        não tem amigos? tem tempo para textão na internet.

        e com essa cara sebosa ai da foto UHAUHASUH

          1. cara já diz que ele é seboso… uhahauuha o cara deve fazer sexo com o xbox e fica defendendo ele na internet.

      3. Engraçado como os fanáticos sempre justificam seus ataques com extremismos…
        se eu critiquei a toda poderosa microsoft, obviamente quer dizer que sou sonysta. Esse é o problema no brasil atual. As pessoas só sabem trabalhar com extremos. Ou vc ta do meu lado e da minha empresa/político de estimação, ou você é meu inimigo do lado contrário.

        Outra coisa. Minha crítica, já que tem que desenhar, foi a forma que o Kinect do one foi usado. Todos os seus dados de venda, mais de 50% deles são da era do 360. Dos seus 35 milhões, 24 foram antes de 2013, quando One não tinha nem lançado ainda. E a desconfiança do kinect era tanta, que qnd xbox one sem kinect foi lançado, as vendas dobraram(já que vc gosta tanto de números…).

        Minha primeira crítica(novamente vou desenhar), é que a microsoft obrigou seus consumidores mais leais(aqueles que compraram o one em pré-venda ou em ano de lançamento) cobrando 100$ a mais por um aparelho que durante toda a vida do One ficou parado, e que agora no futuro ficará ainda mais.

        Minha segunda critíca são aos consumidores a lá você. Vocês tem todo um discurso pretencioso sobre sonystas isso, sonystas aquilo criticando que eles defendem uma empresa que está cagando pra eles(e que eu concordei no meu primeiro post), mas vocês fazem exatamente o mesmo(isso que quer dizer a hipocrisia que eu critiquei coleguinha).
        M$ não deu apoio nenhum ao kinect desde a geração do 360, vide que ele, como você mesmo falou, virou algo casual para jogos de dança. E tinha potencial pra ser muito mais que isso.
        Não satisfeitos, fixaram ele no próximo aparelho com a razão de que assim poderiam dar mais suporte e lançar mais jogos, pois todos teriam o aparelho. Resultado? Não fizeram nada novamente pelo aparelho,e pior, foram aos poucos tirando o aparelho e deixando ele cada vez com menos importância e menos função(na geração One amiguinho sem interpretação), a ponto de que agora terminaram de pregar o caixão.
        Conclusão: Se você era o fiel apoiador da M$ que acreditou nas promessas sobre o kinect e comprou o console em ano de lançamento, se fudeu com 100$ de prejuízo. Pq agora o seu console com kinect é a mesma coisa do console sem kinect.
        Mas assim como os sonystas que vocês amam tanto, continuam defendendo isso que aconteceu, defendendo uma empresa que cagou em seus fãs mais leiais.
        Isso era meu post.
        Em momento algum falei mal de xbox, em momento algum falei mal do kinect. Minha crítica é a forma que as empresas tratam seus consumidores, e como todos no final são iguais, sonystas ou caixistas. Fãboys tão preocupados em provar que são os certos, que defendem qualquer prática da empresa, e fecham os olhos pra todos os erros que elas fazem aos seus consumidores.

    3. Primeiro ponto:
      quem joga o dinheiro no lixo é o consumidor, seja acreditando em uma empresa ou não pesquisando sobre determinado produto e saber se vai lhe servir, etc..

      Segundo ponto:
      concordo com você no ponto onde diz que fã é foda. Uns nem nunca jogaram em PS ou Xbox, só viram, falar todos falam, propriedade poucos tem. Mas isso é normal. É que nem time de futebol. A galera se racha por uma bando de maconheiros e beberrões que estão ganhando milhões nas costas dos torcedores.

      Brasileiro reclama de tudo, de melhorias, de benfeitorias, reclama de coisas boas e coisas ruins. É um problema social.

      Minha filosofia: se posso jogar em todas as plataformas, porque vou ficar só com uma? Se posso torcer por todos os times e me divertir em qualquer lugar, porque vou torcer para um só?

      1. Concordo com você nos 3 pontos. Eu não estou em momento algum falando mal do kinect não. Só da diferença dos discursos dos fanáticos quando convém à eles. Só ver os dois aqui de baixo.
        Eu sou da mesma opinião que você. Quero é que todas as empresas se deem bem e façam bons produtos. Pq a melhoria só vai haver se a concorrência tiver atrás. Veja exemplo da era 360 e agora a da ps4.
        Na da 360 a M$ ganhou, ficou confortável, fez muita pouca coisa nos últimos anos do mesmo(eu sei pq eu fui do 360).
        E agora vemos o mesmo comportamento na sony pq ela ta no clima de já ganhou.
        Se não tivesse concorrência direta, pode ter certeza que não teriamos tudo o que temos agora.
        Como eu disse no comentário do “arrebenta fã boy” eu não estou criticando o kinect, pq acho que a ideia dele era boa, mas foi subutilizada. Minha crítica é mais a M$ por deixar um acessório que seus fãs mais leais defendiam morrer, e aos fanático que mudam o discurso conforme o comportamento da empresa. Para os ultimos antes era “Kinect é o futuro”, agora virou “tinha que largar mesmo. ainda bem que fez isso”, e no mesmo comentário tá reclamando dos sonystas que não enxergam o erro da sony.

        1. Pois é, a reclamação da maioria é sem fundamentação. Por isso fica difícil tentar extrair algo de produtivo em blogs.

          No caso do kinect, a tecnologia permanece nas mãos da MS, o que estão fazendo é alocar essa tecnologia em dispositivos mais relevantes. Veja a tecnologia usada no Wii, era fantástico, mas morreu na praia assim como kinect.

          As pessoas anseiam por novidades constantes, cansam rápido das mesmas coisas. O Kinect em si não poderia fazer mais do que já fazia, logo, faz sentido parar de investir. O mesmo aconteceu com o WP 32. Investir no passado não é uma lógica muito acertada.

          Mas concordo que as ações da MS são por várias vezes muito bruscas e desacertadas para com o consumidor. Mas isso sempre foi assim. Empresa visa lucro, dane-se usuário. Por isso que não levanto bandeira para empresa nenhuma.

          1. A tecnologia, filho. O Wii vende pelos jogos também, não só pela tecnologia. Estou isolando a questão e não o conjunto. Entendeu?

          2. Só de thrids, também o Wii teve muita pirataria, mas os exclusivos da própria Nintendo teve vários que chegaram a mais de 10 milhões de unidades, como Wii Play, Mário Kart Wii, Super Smash Bros Brasil, até jogos que venderam “pouco” venderam muito, como Metroid Prime 3. Então o lucro da Nintendo com software foi muito maior que o de hardware.

          3. 80 milhões de wii sports
            37 milhões de Mario Kart Wii
            33 milhões de wii sports resort
            30 milhões de New super Mario bros wii
            12 milhões de Super smash Bros
            O que não vendeu foram ports porcos como Fifa

          4. Como eu disse, algumas disseram que venderam ridiculamente mal, já outras como a Capcom com certeza devem ter se dado bem, como acontece em qualquer outro videogame

        1. Se a Sony fosse um empresas honesta não teria parado de vender aquelas câmeras antigas com filme fotográfico. A tecnologia muda com o passar dos anos e é normal as empresas fazerem isso. Lembro que quando saiu a banda larga as empresas de telefone obrigava os consumidores a assinar um provedor. Mas não era preciso existia meios de configurar o modem sem o e-mail do provedor. Todas as empresas visa os lucros. Estamos vendo isso com a vivo após a compra da gvt.

  8. Fico triste por minha esposa, minhas cunhadas e meus(as) clientes, mas já estamos garantidos por um bom tempo e a Ubisoft não vai largar o suporte o Kinect visto que Just dance só existe por conta dele.
    Eu mesmo danço só uma música o resto 3 estrelas é pontuação máxima, tirando Kinect Xbox só tem Forza e Hallo nem perco tempo com console, pra jogar mesmo uso computador (Linux) nem Windows uso mais.
    Microsoft só faz merda com seus usuário mais fiéis (4 cópias w10 que eu praticamente joguei no lixo e ainda não me arrependi após 2 anos), abre o olho Microsoft a cada semana mais jogos são lançados pra Linux, portados e nativos e o vulkan chegou pra espancar o DirectX 😉

  9. Espero que isso signifique que vão lançar um novo Kinect que só precisa do USB (pq esse adaptador pelas fotos era bem zuado ter que usar mais uma tomada pra ligar ele)
    Agora se fizeram pra realmente matar o Kinect isso vai adiar em muito os meus planos de comprar um X…

  10. Que decepção, acho isso uma grande sacanagem, e penso que não estou sozinho, poxa era tão legal jogar/competir com a família, amigos, em festas e etc…Simplesmente frustrante, bem que comecei a perceber que não encontrava mais jogos para kinect!

    1. Culpa da grande parcela que não queria comprar o Xbox porque o Kinect era “obrigatório” e agora vem reclamar do fracasso do mesmo.

      1. Não vem querer botar os defensores e os críticos do Kinect na mesma panelinha, não. O problema é que os dois públicos gritam alto e até faz sentido você confundí-los.

    2. “Vale notar que tal tecnologia de movimentos não será perdida, mas será incorporada em acessórios que serão lançados no futuro para o Xbox One e Windows 10.” Não estou entendendo a decepção, a tecnologia não será perdida e estará em futuros acessórios, então dará pra competir em grupo do mesmo jeito.

    3. Tenho o meu e está ate guardado nem uso mesmo, mas mesmo assim acho que a MS deveria oferecer uma opção para continuar usando no futuro, ter essa opção respeita o consumidor, encerra-la de vez só pq não está dando o lucro suficiente é pensar apenas neles e não em quem tem o aparelho.

  11. Eu adoraria um Kinect USB compatível com Windows 10, podendo utilizá-lo até como substituto do mouse… Podiam também reduzir o tamanho do gadget…

          1. Disso sabemos, e agora que tem um da própria sony em que a cabeça pisca é que ele pode usar pensando em Yoshida.

  12. To vendo comentário de um monte de nego chorando por causa do Just Dance. Peloamordeus, a Microsoft tem quase todos os números em tempo real. Se ela cancelou o suporte ao Kinect e porque ela sabe que ninguém mais usa essa merda pra jogar.

  13. O Kinect, tinha até uma boa idéia por traz do produto, mais a execução era muito ruim, em alguns jogos não pegava os movimentos direito.

    1. Eu tenho um jogo de Kinect chamado Blue State. O dispositivo funcionava bem no jogo, mas era muito cansativo jogar em pé. Já pra percorrer a dash o Kinect era um desastre tanto na parte gestual quanto nos comandos de voz.

  14. Uma pena, brinquei bastante na casa de um amigo e achei legal a idéia, pena que mau aproveitada.
    Vejo VR indo pro mesmo caminho.
    Mas ainda irei ter um pro meu PS4

  15. “Depois de uma análise cuidadosa, decidimos parar de fabricar o adaptador do Kinect para concentrar a atenção no lançamento de novos acessórios de jogos mais solicitados pelo fã no Xbox One e no Windows 10″
    Entendam isso como Hololens e óculos de realidade virtual/mista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *