Carregando...

Final Fantasy XIV não está no Xbox One porque a Microsoft não quer

Atualmente, Final Fantasy XIV Online tem como uma de suas principais características a jogatina entre as plataformas PC e PlayStation 4 – o famoso cross-play. No entanto, os jogadores do Xbox One nem sequer têm a oportunidade de jogar com usuários da mesma plataforma, pois não há versão para o console da Microsoft, e ao que indica é porque a dona do Xbox não deixa.

A Microsoft está sempre aberta a oferecer compatibilidade de cross-play com outros jogos, mas é justamente por essa razão que este MMORPG baseado no universo de Final Fantasy não pode ser desfrutado pela comunidade verde.

Em uma entrevista recente para o portal Wccftech, Naoki Yoshida, o diretor do jogo, admitiu ter tido contatos com Phil Spencer para informá-lo que a Square Enix está pronta para colocar o jogo a qualquer momento no Xbox. O problema é que existem dois regulamentos que impedem o cross-play para a Microsoft, e a menos que esses dois regulamentos sejam eliminados, o jogo não pode ser lançado. Para o diretor criativo, recursos como chat em jogo para todas as plataformas é uma das coisas essenciais para o MMORPGs e o outro seria criar uma única rede social para também para todas as plataformas. E ele explicou assim:

Um jogo do tipo shooter não tem problemas com esses dois regulamentos. Se tivéssemos feito um FPS, já teríamos crossplay. Um dos regulamentos é que os jogadores com diferentes plataformas não podem conversar uns com os outros no jogo. Então, como você joga um MMO? O outro regulamento é que você não pode criar uma comunidade em uma plataforma diferente. Você não pode formar uma guilda, você não pode entrar através de um link.

Então eu gostaria que a Microsoft mudasse seus regulamentos. E isso não se limita à Microsoft, mas há muitos jogadores que só têm experiência em jogos cross-play com jogos FPS. Para um MMORPG, onde uma comunicação completa é necessária, os regulamentos devem ser criados levando em conta o quão massivo um MMORPG é para ter um verdadeiro cross-play. Final Fantasy XIV não irá lançar o jogo crossplay sem deixar isso claro, porque isso afetaria apenas os jogadores.

Entretanto, o real motivo pode poder ser outro já que Darkness tem cross-play e os jogadores do Xbox One podem conversar com o público das outras plataformas. Então, acreditamos que este não é o problema, mas aparentemente a verdadeira razão é que Final Fantasy XIV: Shadowbringers quer um cross-play sem restrições, e a Microsoft só libera cross-play em jogos que o jogador pode escolher com quais plataforma quer jogar. Talvez se Final Fantasy XIV: Shadowbringers tivesse a opção de jogar apenas com jogadores do Xbox One seria possível que a Microsoft liberasse.

A nova expansão de Final Fantasy XIV: Shadowbringers será lançada em 2 de julho.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.