Forza Motorsport: Turn 10 usa uma rede neural para melhorar sua IA de corrida

Forza Motorsport voltará na próxima geração  – e talvez para a atual geração – de uma forma diferente. Sim, estamos com muitas saudades da Turn 10 e cada vez mais ansiosos por mais informações  sobre o próximo jogo que, como sempre, promete ser um espetáculo gráfico e na jogabilidade.

Dan Greenawalt, Diretor de Criação da franquia Forza na Turn 10, foi um convidado da Ars Technica e explica como as redes neurais profundas podem ser usadas para construir IA de corrida sofisticada, começando com a IA Drivatar em Forza Motorsport ou Forza Horizon.

Se você é uma das milhões de pessoas que já jogaram um jogo de corrida Forza, provavelmente conhece os oponentes de IA dos jogos, chamados de “Drivatars“. Quando os primeiros Drivatars chegaram ao Forza Motorsport em 2005, eles foram uma melhoria substancial em relação aos NPCs que corríamos em outros jogos de corrida, que muitas vezes seguiam apenas a mesma rota pré-programada ao redor da pista. “Era um sistema de aprendizado de máquina em um disco rígido usando uma Rede Neural Bayesiana para registrar linhas [de corrida] e características de como alguém dirigia um carro”, explica Greenawalt.

Muito rapidamente, a equipe da Turn 10 começou a aprender muito sobre como os diferentes jogadores dirigiam seus carros. As trilhas não são uniformes – variam em elevação, largura, perfil e muito mais – e isso complica a maneira como a rede neural tenta generalizar uma linha de corrida. As coisas ficam ainda mais complicadas quando você está competindo contra outros carros; jogadores humanos são muito mais agressivos com a IA do que outros com outros humanos, e no Forza Motorsport 6, os jogadores começaram a incluir uma maneira de desligar parte da agressão da IA ​​como forma de combater que o jogo se tornasse “demolition derbies” quando a IA tentou destruir os humanos em todas as oportunidades.

Greenawalt dá alguns detalhes ao relembrar como sua equipe lidou com esses desafios ao longo dos anos e até mesmo discute o temido problema de “faixas de borracha”, onde os carros de IA diminuem um pouco a velocidade para permitir que um jogador humano se recuperem depois de uma volta.

Em suma, toda a experiência da longa história memorável da saga Forza Motorstpot e as novas tecnologias de IA da Microsoft irão auxiliar bastante como vamos jogar esta nova experiência que promete ser mais real possível.

94 comments on “Forza Motorsport: Turn 10 usa uma rede neural para melhorar sua IA de corrida

        1. kkkk atá, a 343i vai entregar outro jogo, muito superior ao apresentado kkkk até pq faz muito sentido apresentar um jogo em fase inicial, que ainda tá feio, mal otimizado. Enquanto tiver fanboy defendendo as porcarias que apresentam os jogos vão continuar essas porra zuada

          1. Vc viu como saiu aquele lixo hospitalar do Shit Ofi Downgradeshima né poney, aquele tá pronto e completamente cagado 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

          2. Um dos melhores jogos que retrata a cultura japonesa, além de ser muito bonito, não é atoa que ainda tá nos top 10 mais vendidos, mesmo apos dois meses de lançamento, chora mais ovelha

          3. Pra vc ver o nível de fanboyolagem sua, vc crítica Halo Infinity (q nem lançou) pq mostrou gráficos de 360 mas passa o paninho pra Shit Ofi Downgradeshima já lançado e cagado) q tem texturas de PS1/ PS2, vc é muito fraquinho e hipócrita 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  1. Só de ver os gráficos de Forza motorsport no In-engine na apresentação, ali vi que é só a ponta do cajebrão entrando no GT 7.

    Vai de novo apanhar feio em todos os sentidos… Eu Lamento muito.

    -Vai apanhar em notas, de novo.
    -Vai apanhar em conteúdo, de novo.
    -Vai apanhar em física, de novo.
    -Vai apanhar em gráficos, de novo.
    -Vai apanhar em realismo, de novo.
    -Vai apanhar em gameplay, de novo.
    -Vai apanhar em preço, de novo.

    1. Só não apanha com as torcidas de papelão…kkkkkkk

      Em tempo, Acho Forza a melhor franquia de corridas que existe (o Motosport), mas se o GT7 voltar as raízes como esta prometendo (aquele mapa mostrado na apresentação é mt GT2 !!), tem tudo para se não bater, voltar ao menos aos velhos tempos….a série esta precisando (apesar do GT Sport não ser um jogo ruim)…

      Mas já que é para comparar, se a Sony lançar um novo Uncharted, todo mundo sabe que Gears of War vai apanhar em todos os sentidos:

      Vai apanhar em notas, de novo (Que bom que notas agora voltaram a importar !)
      Vai apanhar em conteúdo, de novo
      Vai apanhar em história,de novo
      Vai apanhar em longevidade, de novo
      Vai apanhar em física, de novo
      Vai apanhar em direção de arte, de novo
      Vai apanhar na captura de movimentos, de novo
      Vai apanhar em gráficos, de novo
      Vai apanhar em efeitos sonoros e na música de novo
      Vai apanhar em realismo, de novo
      Vai apanhar em gameplay, de novo
      Vai apanhar em vendas, de novo
      Vai apanhar em relevância, de novo

      Controlem o “rage”, caixistas….kkkkk

      1. “Vai apanhar em gráficos, de novo” Você perdeu todo o crédito com isso daí. Nunca vi a DF elogiar tanto a beleza de um gráfico de um jogo. E a Kotaku disse que é possivelmente a experiência mais bela que você pode ter com jogos.

        1. Contra fatos não há argumentos ! duas empresas ditam as tendências e gráficas da geração, e a serem copiadas: Rockstar e Naughy Dog.

          No dia que vc tiver os dois jogos para comparar lado a lado a gente conversa. Não falo nem da Kotaku, mas a Digital Foundry perdeu a credibilidade para mim no dia que fizeram a analise do Halo infinite elogiando o aspecto técnico do jogo, sendo que graficamente ele estava uma bomba…e não se viu uma linha a criticar, ou falar, da fisica, do drawn distance, dos pop ins a poucos cenímetros etc…. nem uma linha criticando, só elogios !!! Questionei isso até na eurogamer,e descobri por sinal, que o msm cara que falou bem de Halo Infinite, foi o cara que fez a analise de Gears 5, que coincidência ou não, possui uma ligação com a Microsoft, faz parte até do clube de membros ou algo assim do Xbox. Se é verdade ou não, eu não sei, mas vc não acha no mínimo estranho??

          Outra coisa….você fala de Gears 5, mas Gears 5 é de 2019 e Uncharted 4 de 2016….Vc pode até sequer questionar os gráficos (mesmo sem ter visto Uncharted 4 lado a lado para comparar), mas no restante Gears 5 apanha em todos os outros quesitos. o que é um absurdo. Já falei aqui, meu filho que ama Gears, e odeia Uncharted, acha chato, fala que Gears perde nos graficos para Uncharted 4…mas é aquele negócio. Ele tem aqui os dois para comparar, vc não.

          Pra quem acha que estou falando besteira, me diz uma fase em termos técnicos que mostre vegetação, vento, chuva, e fisica tão bem reproduzida como essa, do capitulo 13 de Uncharted 4…

          https://www.gamereactor.pt/media/13/uncharted4_1751373b.jpg

          1. Talvez o seu filho tenha tido a quem puxar. De fato ele sabe o gosto de alguém que ele gosta de agradar.
            E você está confundindo a análise sobre Gears 5, vivendo aí no seu mundinho, foram 2 analistas comentando o Best Graphics of 2019, nenhum foi parcial em relação a Gears 5, pelo contrário.
            Na análise recente da Kotaku, a jornalista, especialista no assunto e que trabalha com isso afirmou o seguinte: “Gears 5 é possivelmente a experiência mais bonita que você terá com games”.
            Ela tem acesso a muito mais jogos que você e seu filhinho (talvez seja um dos únicos que não faz de tudo pra agradar o papai). Para realização do trabalho dela ela tem que jogar jogos no PC, Xbox, PlayStation, Switch. Ela é profissional e não apenas um fanboy com julgamentos muito afetados pelas próprias emoções como é o seu caso.

        1. Realidade: A média das notas do jogos da Microsoft no Metacritic é maior que a média das notas dos jogos da Sony.
          Sem contar que a recomendação dos jogos da Microsoft no Steam supera as notas do Metacritic, por conta de todas atualizações que a Microsoft disponibiliza

          1. Xbox game studios, e Mircrosoft stuidos tem as notas no metacritic melhores que a da sony.

            E´só filtrar lá, colocar os nomes das empresas, e ver por você mesmo…

        1. Errado…esta sendo desenvolvido um novo por outra empresa, e não vai contar com Nathan Drake. Todo mundo ja sabe disso, só não foi confirmado de forma oficial….

          1. Ok mas uncharted sem Nathan Drake e sem ser desenvolvido pela Naughty Dog é um pouco preocupante na minha opinião

          2. Da msm forma como seria preocupante Halo desenvolvido pela 343 industries né?

            Uncharted Golden Abyss não foi desenvolvido pela Naughy Dog, e foi um jogo mt bom no PS Vita, mas para ser sincero, acho que Uncharted deveria ter parado no Lost Legacy pq a formula já esta batida…ja esta cansativa, assim como Gears of War…mas ambas são minas de dinheiro, e nem Microsoft, nem Sony vão mexer em time que esta ganhando..

          3. Concordo Uncharted era pra ter acabado no 4 que acabou de uma forma perfeita a história do Nathan Drake mas no fim oq tanto a Sony e a MS querem é dinheiro :/

          4. Aonde vocês vêem problemas, eu vejo solução. Gameplay batida, mediana, mas com partes cinematográficas que a tornam atraente.

      2. História de Uncharted?

        O negócio é a maior sessão da tarde!!!

        HAHAHAHAHAHHAHAHAHAAH

        Em notas, beleza.

        Conteúdo? tem nem modo online competitivo.
        Gráficos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Eu nem falo nada, mas bem, fazer o que né? Cada um tem seu gosto próprio kkkkkk

    2. Hoje, Gran Turismo Sport é mais jogado e respeitado do que Forza Motorsport 7. Infelizmente, e eu odeio admitir, é um fato.

      O GTS tem três grandes diferenciais:

      – Sistema de penalidades desde o lançamento
      – Ranqueamento dos pilotos conforme seu nível
      – Profissionalização dos pilotos ao migrar pro esporte real pela GT Academy

      O online do Forza Motorsport, nos lobbies sem regulamento (a maioria), é como o do Forza Horizon: uma terra sem lei. Pra um jogo com perfil mais de simulação, é uma propaganda extremamente negativa.

      A maior prova do que estou dizendo é que entre o 5 e o 7 a T10 quase não evoluiu o jogo. Começaram a se mexer só depois de começarem a perder jogadores, tanto pro Gran Turismo quanto pro Forza Horizon.

      Nada do que eu disse apaga o fato de o Gran Turismo Sport ainda assim ser um jogo altamente superestimado e que não chega perto dos simuladores de PC em realismo e profissionalismo.

        1. Infelizmente não tenho o jogo, nem tenho muito interesse de jogar, porque o “feel” do jogo Gran Turismo é algo que não me agrada muito. Tirando as fotos de estúdio, os menus e o HUD do jogo parecem coisa de PS1.

          Eu penso que “qualquer” sistema de penalidade é melhor que não ter sistema. O FRR, que é o do Forza, é bom, mas ainda está em beta (no Forza 7).

          As reviews ruins do GTS foram porque o jogo sacrificou tudo em nome do e-sports, daí ficou um jogo com single player tosco e foco total no online.

          Na verdade, a briga Forza Motorsport e Gran Turismo é um reflexo da briga Xbox e PlayStation. Os produtos da Sony tem um “respeito” do público que nem sempre é justificado.

          Porém, na geração atual, o Forza deu uma estagnada e só se mexeu devido às mudanças no Gran Turismo.

  2. Tem um carinha que foi no código fonte do
    site do PS5 e achou o preço de 639dol.
    E ainda acreditam que o PS5 All Digital vai vir por 399 e com disco 449dol…
    Ok…

      1. Cara ta rolando na internet que o PS5 tem apenas 8tf que é pior pois imaginavamos 9tf, com isso a Sony esta forçando o processador a usar todos os núcleos quando ele nao usaria, tem mais energia e mais calor e o enorme problema do aquecimento.

        Eu achei que a Sony tava ruim mas se isso for real, ela deveria adiar esse console.

          1. GOW no ps4 fat é muito mais bonito que halo nos 12tf, não adianta poder se os jogos são cagados, até onde eu sei vídeo game é pra jogar

          2. no conjunto da obra eu nem gostei do tlou2, mas a qualidade técnica dele é superior ao que as outras dev entregam, tem que reconhecer

          3. Pra quem vive de paixões irracionais pela Sony, não. Mas pra qualquer pessoa razoável, fica. Pergunta pro Anderson Cleyton…

          4. se esse site não tivesse gente que diz que o XSS tem mais hardware que o PS5 eu até acreditaria que alguém como vc realmente acha o RDR2 mais bonito, que não é só flame war

          5. Eu nunca disse que o XSS tem mais hardware que o PS5. Nem jamais direi. Mas tem gente apontando que o XSS tem mais teraflops por pixel. Eu mesmo ainda nem fiz as contas porque não faz sentido. A GPU do XSS está rodando num clock muito baixo, deve ter um throttle imenso.

          6. não me referi a você em específico, nunca vi vc falando isso, disse que a comunidade aqui é muito parcial. Quem falou que o XSS disse explicito que ps5 era capado e mais fraco, não falaram de tf por pixel,que por sinal é a comparação mais ridícula que eu já vi, é tão ridículo que nem me dar ao trabalho de comentar. O clock não quer dizer muita coisa, pra mim o problema são as CU’s e a RAM dele.

          7. Não acho ridículo. A GPU conseguirá fazer mais cálculos por pixel, trabalhar melhor os pixels. Foi uma resposta a dizer que o XSS seria o gargalo da geração.

          8. Magina, Lesbian Peludas 2 além de ser pior graficamente, é mundo semi-aberto enquanto RDR2 é aberto, com IA MUITO superior, muita coisa acontecendo ao msmo tempo no mundo cheio de vida e com uma história q arrebenta Lesbian 2, fora q tem multiplayer ainda 🤣🤣🤣🤣🤣 é até uma heresia comparar Lesbian Peludas 2 com RDR2 🤣🤣🤣🤣🤣

          9. Se é assim então pq super mario odyssey da um pau em todos os exclusivos da Sony mesmo sendo um jogo mais feio que GOW rodando num console com menos de 1 TF? 🤭🤭🤭😊😂😇🤤

          10. é outro exemplo válido que poder de hardware não quer dizer nada, a galera compra console que tem jogos bons, como vc disse Nintendo é um bom exemplo, console mais fraco e mais caro, jogos mais caros e vende mais que a concorrência

          11. Então Halo pode ter gráficos cagados mas se for um jogo divertido de se jogar então já tá valendo.

            Claro que gráficos são importantes na hora de fazer um jogo,mas a jogabilidade e a diversão sempre tem que ser a prioridade 🤭😊😇

            O problema de Halo Infinite foi o seu Markenting que fez parecer que o jogo seria ULTRA REALISTA E ENTRARIA NO TOP 10 GRAFICOS DA GERAÇÃO e quando foi mostrado aquela gameplay decepcionou geral (inclusive eu).

          12. depende, XSX tem 12tf, entregar um jogo com gráfico de geração anterior não é algo que se aceite, independente se o jogo é divertido. Eu estava falando o que o jogo oferece com o poder de hardware oferecido. O switch não tem jogos com primor de gráfico, mas é pq o hardware segura, não pq os dev ficaram vendo série em vez de otimizar o jogo

          13. Por isso o maior problema de Halo Infinite foi o seu Markenting pra vc ter uma ideia o jogo tava sendo promovido como um jogo next-gen quando na realidade Halo Infinite é um jogo de Xbox one que receberia um porte pro XSX

            Em 2015 ainda nem tinha começado a construção do XSX kkkkkkk

            Isso se chama marketing mal feito que a MS infelizmente sempre faz

            Além da 343 tb ser um estúdio lixo comparado ao outros estúdios da XGS

          14. Se é assim então pq super mario odyssey da um pau em todos os exclusivos da Sony mesmo sendo um jogo mais feio que GOW rodando num console com menos de 1 TF? 🤭🤭🤭😊😂😇🤤

        1. O lance dos 8 teraflops é fato. Desde que divulgaram o Boost Mode, essa é a consequência lógica. Já avaliaram o processo de fabricação da GPU do PS5 também, e disseram que não aguenta mais que 5 minutos a 2.23GHz, rodando estável. Nenhuma GPU fabricada em 7nm P aguenta. Foi isso o que engenheiros de computação que trabalham com hardware constataram através de testes com placas fabricadas com a tecnologia de 7nm P. Não foram parciais porque nem fazer parte das console wars eles fazem, são PCistas. Maior enganação da Sony.

      1. Eu também não, se for isso, vai doer mais em mim do que no cara que é fã do Playstation.
        É possível 549-539 na versão padrão e 499 na versão sem disco.
        Mas 499 e 399…
        Não dá, a não ser por um milagre.
        Agora uma hipótese massa é, 499 e 449 dol em suas respectivas versões, mesmo assim, não é vantagem comparado ao Xbox Series X.

  3. Você faz um bom console com boa tecnologia.
    Você faz jogos com boas tecnologias.

    Tudo que a Microsoft está fazendo é entregar o melhor para seus estúdios e com isso eles vão longe.

  4. Acho que seria uma boa também para simular destruições mais realistas em colisões. Nenhum jogo de corrida chega minimamente perto do real nesse quesito.

      1. Nem tanto, amigo. Pra quem não acompanha corridas pode até ser, mas pra quem assiste os campeonatos de Endurance fica nítido a distância dos jogos em relação à realidade.

  5. Microsoft inova e dá show em qualidade técnica. Caixista fala: “Que show de qualidade técnica”
    Sony copia em TLoU2 o detalhismo já presente em RDR2. Mídia fala: “Que show de qualidade técnica”
    Fonte: YouTube RDR2 TLoU2 Graphics Comparison

    1. que coisa ridícula, não tem jogo no xbox que se compare ao tlou2 (na questão técnica, as história é discutível), fale o que quiser, mas o que a ND extrai em um console de 2tf não é visto em outras dev

        1. exato, produção do tlou2 começou quase ao mesmo tempo de RDR2, como ela copiou eu não sei, talvez os dev da ND iam nos estúdios da Rockstar pra copiar o trampo deles, é o nível de coisa que se lê aqui

          1. compara com um exclusivo da MS, nenhum bate de frente.
            PS: não venha falar do google maps que faz 2080 peidar pra rodar, quero ver no mesmo hardware que tlou2 e RDR2

          2. Kotaku disse que Gears 5 é possivelmente a experiência mais bonita que alguém pode ter com jogos da atualidade. Matéria recente, desses dias agora.

          3. Não vou comentar pq não li, mas tem outras fontes falando isso? porque internet a fora quando se fala de melhores gráficos da geração só se fala tlou2 e RDR2. Muito parcial pegar uma única matéria e torna-lá como verdade absoluta

          4. No vídeo Best Graphics 2019 da DF também não cansam de elogiar e se empolgar com a beleza de Gears 5. E eu consigo ver com meus próprios olhos a beleza de Gears 5. Citei a matéria por ser recente e de um grande veículo de comunicação de games. É a matéria sobre os melhores jogos pra ser jogar no Gamepass.
            E parcial é a “internet afora”, comercial, vivem de visualizações, procuram agradar a maioria. Por isso ela fala tão pouco de Gears 5.

  6. Eu tenho certeza de que a T10 vai usar o machine learning pra fazer os níveis de IA mais avançados. Em testes foi dito pelo diretor criativo Chris Esaki que o nível “Imbatível” já atingia tempos de volta equivalentes aos dos pilotos do ForzaRC (o campeonato de e-sports do Forza).

    Tem muita gente que diz que os Drivatars são “fantasia”, mas eu discordo. É possível identificar comportamentos consistentes em cada piloto Drivatar. Geralmente, Drivatares IA mais habilidosos se defendem muito bem e sabem ultrapassar.

    As pessoas argumentam contra dizendo que a velocidade dos Drivatars não é a mesma do piloto real, mas se esquecem de que ritmo e comportamento são coisas distintas. É possível ter a agressividade do Max Verstappen num piloto bração e a suavidade do Kimi Raikkonen num piloto veloz.

    Eu diria que na geração atual o sistema é decente, embora ainda alimentado por muletas como boosts em reta, rubberbanding e rigidez de trajetória da IA (que faz os carros parecerem “de concreto”).

      1. O Piroutek me falou que a Globo está usando a marca “Gato Mestre” pro personagem que dá sugestões no Cartola. Daí resgatei o avatar do Gato Mestre “clássico”, o personagem mais chato da Copa 2002.

        “Gato Mestre” é uma expressão antiga que usavam pra comentaristas tipo Sormani que acham que sabem de tudo e só falam merda.

        (o que é meu caso, às vezes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *