GDC: Qual a plataforma de games preferida dos desenvolvedores? “os smartphones estão mortos”

terry-pc

Os organizadores da Game Developers Conference divulgaram os resultados da sua quinta enquete sobre o estado da indústria de jogos. A pesquisa anual mostra a preferência da indústria, com mais de 4.500 desenvolvedores de jogos.

O que mais chama atenção no gráfico abaixo é que os PCs que atingiram 53% de interesse, o maior até agora. Enquanto que os smartphones e tablets, e isso incluí o Android, iOS e Windows 10 somam 38%.

O novo console da Nintendo, o Switch, conseguiu apenas 3% de interesse, o mesmo do Xbox 360 (3%) e ficou abaixo do Linux (7%) e Apple TV (4%), mas conseguiu ultrapassar o Playstation 3 (2%). Depois dos PCs, smartphone e tablets vêm o PS4/PRO (27%) e Xbox One/Scorpio (22%).

Sim, os analistas previam que hoje, 2017, os PCs já estariam mortos, pois seriam engolidos pelos smartphones e tablets. Contudo, o que vemos é uma estagnação no mercado de smartphones, um forte declínio no mercado de tablets, e previsão de crescimento para os PCs para 2018.

Mas o mais importante, o alto interessante dos fabricantes confirmado na CES 2017, as grandes inovações recentes, altos ganha da Steam e agora o interesse dos desenvolvedores mostra que os analistas erraram e que os PCs estão muito vivos e deve ser a plataforma que vai receber mais jogos neste ano.

Fonte: Develop-online

38 comments on “GDC: Qual a plataforma de games preferida dos desenvolvedores? “os smartphones estão mortos”

  1. Está tudo a espera da próxima referência no mundo da tecnologia. Uma coisa começada por S, com um P, que se lê F, e que ninguém sabe o que é, quando vem, se é que vem, e para o que realmente serve, se é que serve para alguma coisa.
    Alguem sabe o que é? Não, não é o Nokia 6,esse é Android, e já está acabado, apesar de só em pré vendas, já ter o share de todos os Windows Phone previstos para venda em 2017.

  2. Só que o que a maior receita de jogos ultimamente vem vindo de SMARTPHONES. Daqueles compras in games. O pc pode ganhar mais jogo que seja, mas as lojas de celulares rendem mais do que steam, xbox live, psn..etc

    1. O problema que essas empresas ainda lucram mt no PC… Enquanto existir expansão dos torneios gamer e streaming vão continuar lançando seus triplo AAA para console e “PC Master Race”.

      1. eu sei…Só que para esse sites, só pq o windows mobile nao faz sucesso, eles declaram morte de todos os smartphones, o que é uma mentira das grandes. Eu só me referi que os smartphones “mortos” dao mais dinheiro que pc e xbox. Qualidade de jogo é outra coisa. Master race=console>>>>>>>abismo>>>>>jogos de celular

        1. Pelo amor de Deus, interprete a notícia. Está entre aspas, é como se eu dissesse “Se os PCs morreram, os smartphones também por estes dados”.
          Não estamos dizendo que ninguém usa smartphone o dia de hoje, é só mostrar que algo morto faz mais sucesso do que o produto que seria o motivo da sua morte.

    2. Jodos de smartphones tem uma tendencia que muitos criticaram no Xbox One, conexao o tempo todo, pra evitar a pirataria no Android, eu mesmo ja usei no android no Subway Surfers, que eu conseguia todas as skins e moedas do jogo, alem de pontos infinitos.

    3. Pelas notícia que vi e já postei aqui no site, o maior lucro de jogos está no PC e não nos smartphones.
      Os desenvolvedores não preferem o PC por caridade. Os grandes estúdios e os grandes jogos estão no PC e console, isso é mais do que óbvio.
      A própria pesquisa da GDC reflete isso.

    4. Os smartphones geram lucros pra jogos sim, mas estão concentrados na mão de poucos. Antigamente lançar um jogo pra celular era sinônimo de ganhar mta grana. Isso fez explodir a quantidade de jogos que entram na loja toda semana, mas obviamente a qualidade e criatividade não crescem na mesma proporção. Por isso mtos desenvolvedores hj não olham mais pra esse mercado como algo promissor.

  3. Se os “smartphones estão mortos” por ter 38% de interesse dos desenvolvedores, o windows phone que tem 0.3% do mercado ta o quê? Fossilizado?

    1. A ignorância de algumas pessoas é terrível…

      Se você se lembrar, a um tempo atrás disseram que os PC’s estariam mortos por conta dos smartphones. Se reparar, o titulo faz uma certa piada pois, pelo que se vê nas pesquisas, o que era pra estar morto nesse ano ganha mais vida, enquanto o suporto “matador” está perdendo campo pra quem foi dado como “morto”.

      Obs: quando se diz “smartphones” o Windows 10 Mobile está incluso pois, mesmo com apenas 0.3% do mercado, ainda possuem ótimos jogos que recebem atualização até hoje. Ou seja, o sistema ainda está vivo. ^^

        1. Muito obrigado. ^^

          Continue assim. Nem ligue pra “haters”, isso é normal em qualquer lugar. Agora chamas Windows 10 Mobile de “fossilizado” foi terrível. Se ele é um “fóssil”, porque o desenvolvimento em melhorias, recursos e etc, continuam até hoje? Acho que a MS não investiria em algo que, no futuro, ofereceria lucro em alta por se tratar de algo novo. Todos nós sabemos que o mercado se agita quando sai algo inovador. Quantas vezes fui na Windows Store e ficava sabendo que certos smathphones se esgotaram em minuto. Exemplos: Luias 520, 625, 640, 640 XL. O problema é que, por falta de “apps povão” e outros oficiais, o sistema começou a ter má fama. Mas pense comigo: Se tivermos um Smart capaz de rodar Windows 10 full, pra que precisaremos de apps? Poderemos instalar programas completos sem qualquer problema e acessar as redes sociais no navegador sem qualquer problema. Até mesmo o Chrome, que muitos reclamam não ter um app na loja da MS, irá ser instalado(chupa Google).

          Me diz aí: Com um sistema hibrido com W10 completo, como a Google vai poder boicotar isso? kkkkk

      1. Ele brincou que os smartphones estão mortos, e eu brinquei que o windows Phone esta fossilizado. So eu estou errado.

        De quem é a ignorancia?

        1. Não fez nem sentido teu comentário porque o Windows 10 mobile está na categoria Smartphone. E todo desenvolvedor que usar a UWP estará desenvolvendo jogos/apps para todas as plataformas Windows 10 (e Xbox) de uma única vez, com um pouquinho mais de esforço. Se agente fosse separar os desenvolvedores e a plataforma de interesse deles, aqueles que tiverem interessados em usar a ferramenta UWP, poderá haver uma intersecção entre todos os produtos que usam Windows 10 (PC, Smartphones, consoles, tablets), ou seja, quem estiver interessado no Windows 10 mobile pode também está interessado no Windows 10 PC ou console Xbox ou ainda em todos eles (união) juntos, já que o trabalho pra desenvolver pra todas essas categorias do Windows 10 é um só.

          1. Errado, porque está sem acento? Nao costumo acentuar as palavras quando eu estou no smartphone, se tu fazes isso parabéns, reencarnação do Einstein.

          2. Seria eu a reencarnação do Prof°. Pasquale? Já que Einstein era físico teórico! Cara, você se leva muito a sério! E o detalhe é que SEMPRE escrevo de esperto fones ? ?

          3. O einstein era físico?? Uau, que descoberta! Te “comparei” com ele, pois o mesmo tinha um QI muito alto, e você tambem, visto que corrigiu a palavra ignorancia sem acento, que digitei no celular.
            Parabens.

  4. se o desktop esta morto eu sou uma raposa zombi… muhahaha
    o importante dos jogos de pcs, é que tem público praticamente para qualquer jogo. roda desde jogos simples de smartphones, como programas com prototipos, protéticos, e simuladores super pesados. a imaginação e o bolso dizem o que funciona.
    o bom é, como é windows em sua maioria, a plataforma pode ajustar alguns jogos para rodar em vários dispositivos. só falta a microsoft fazer acontecer. quando ou se, fizer será uma explosão no mercado.

  5. Indústria de PCs (Hardware) está tão morta que em 2016 superou as vendas de consoles nos Estados Unidos.

    Uma coisa que me agrada no PC são os preços dos jogos, muitas promoções que encontro, são diversos sites com vendas de keys, fora os jogos que consigo de graça.

    Melhor coisa que fiz foi ter montado um PC. Até poupo meus consoles antigos e uso emuladores.

    Fora outras possibilidades de uso.

  6. Imagine então quando a Microsoft lançar o update que deixa o sistema compatível com ARM e lançar a versão deste aparelho com snapdragon: http://m.gearbest.com/tablet-pcs/pp_364503.html

    Praticamente um Nintendo Switch by Windows com todos os jogos mobile, Desktop e de consoles.

    PS: tem a versão com Android mais em conta no site para quem se interessou, mas falo que espero a versão com Windows por causa que ainda vai ter a opção de rodar jogos da Steam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *