Carregando...

Gears Tactics mostra como VRS será importante no Xbox Series X

Para oferecer o devido poder ao Xbox Series X, que diga-se de passem é notavelmente o console mais poderoso para a próxima geração, a Microsoft não se vale a pena de peças de hardware de última geração, mas também tem engenharia de ponta no software para extrair ao máximo da potência, e dentre várias tecnologias o VRS ( Variable Rate Shading) promete trazer grandes benefícios.

Em seu blog para desenvolvedores, a Microsoft forneceu mais detalhes sobre o VRS e nos lembrou de que Gears Tactics é o primeiro jogo a ser lançado com suporte ao DirectX 12 Variable Rate Shading (VRS), um dos principais recursos do DirectX 12 Ultimate.

Segundo relatos da Microsoft, a aplicação do Variable Rate Shading no Gears Tactics permite manter a qualidade gráfica, obtendo um aumento de 18,9% no desempenho, em grande parte, uma coisa muito interessante, considerando também que é precisamente a primeira aplicação do VRS em grande escala em um jogo desse calibre para o DirectX 12.

Considerando, no entanto, que o suporte ao VRS já foi confirmado para o Xbox Series X, esses resultados representam excelentes notícias também no setor de console. Além disso, deve-se notar que o VRS usado no Gears Tactics é do tipo Tier 1, portanto não o mais avançado, escolhido para garantir a maior compatibilidade possível com as configurações atuais de hardware de PC. Como no Xbox Series X o hardware é fixo, então ele usará uma versão mais moderna do VRS.

A postagem é bastante longa, técnica e detalhada e você pode ler tudo neste endereço, mas entende como a tecnologia gráfica em questão permite manter um alto nível de qualidade gráfica, mas requer menos processamento, dimensionando as operações também com base no aprendizado de máquina. Por exemplo, ele pode ser usado para executar uma superamostragem localizada em uma área da tela para obter um efeito de suavização de serrilhado de alto nível, mesmo sem exigir os esforços que seriam necessários para um SSAA padrão, liberando recursos para desempenho.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.