Google é investigado por usar monopólio para prejudicar a Microsoft e outros concorrentes

google-justica

A federação de comércio dos Estados Unidos (FTC) iniciou na última sexta-feira uma investigação sobre o Google para analisar lealdade da concorrência em detrimento do Android. A medida já foi tomada na Europa com ao Gmail, Chrome e Google Play.

Segundo o FTC, representantes das companhias e fabricantes alegam que o Google prioriza seus próprios serviços dentro da plataforma Android. Isso prejudicaria adversários como o Outlook, da Microsoft, já que reduz drasticamente a chance de escolha dos consumidores.

A busca da concorrência é algo que, na maioria dos negócios, deve ser alcançada para que os consumidores tenham opções e não fiquem reféns de uma única empresa.

É sabido que o monopólio desfavorece a concorrência. Além disso, gera o desestímulo no que tange à inovação de produtos por impor pesadas barreiras à entrada de novos concorrentes no mercado.

Fonte: Olhar Digital

34 comments on “Google é investigado por usar monopólio para prejudicar a Microsoft e outros concorrentes

      1. Bom ne, me referi a expansão de mercado, inovação e “novidade”, e demais critérios usados por tio Nadella. Nada em relação a Linux, ou Google ou afins…

  1. Ta certo! A MS não foi obrigada a dar opções para remover o ie do Windows um tempo atrás? Se vale para a MS, tem que valer pro resto. Agora, tem que achar os acordos que a Google faz para que os desenvolvedores não soltem os apps para Windows.

      1. O interessante é ver que o usuário muita das vezes não queria o Chrome só usava por ele vir acompanhado ”embutido” em muitos programas e por estar em destaque na pagina de busca e também por ser muito fácil ”tornar padrão” o navegador. Vejo hoje hoje que a forma de escolher padrão do Windows 10 é muito interessante e também provocativo pois tem muitas empresas que não estão gostando.

        1. E podemos ir além. Já notaram que as “tool bars” são na maioria das vezes patrocinadas pela Google, e se instalam somente no IExplorer? Já atendi clientes com mais de 50% da tela tomada por barras de ferramentas, o que impossibilitava qualquer possibilidade de uso do navegador. Para mim a Google sabota o IExplorer há anos. Só não vê quem não quer.

    1. Justamente, a Microsoft já vinha com IE padrão, mas sempre permitiu instalar novos navegadores, e depois foi processada e hoje permite excluir o IE, a Google não permite excluir nenhum aplicativo nativo do Android, Chrome, entre outros não são possíveis de desinstalar, se o usuário quiser usar outro pode, mas estes irão continuar ocupando memória.

  2. todos que crescem demais merecem e devem ser observados. cada passo de um gigante pode aniquilar todo um mercado. microsoft/blackberrymotorola/samsungnokia/apple e google.

  3. Ué, promover os próprios serviços dentro do próprio sistema é a coisa mais natural do mundo.
    Uso Mac, e a Apple “pede” pra eu usar o Mail ao invés de quaqluer outro. O Safari ao invés do Chrome e todos os outros aplcativos.
    O problema não é o Google, e sim por ser líder no segmento.

    1. Monopólio é quando você não permite outros crescerem dentro do seu sistema, a Microsoft já foi processada e hoje o IE não pode ser o padrão, tem agora a possibilidade de outros se tornarem padrão, no caso dos celulares, se eu quiser ter outro navegador eu poderei, porém ai terei que manter dois, se eu quiser desinstalar os aplicativos da Google, não posso, pois a Google nem isso permite.

    1. Jaja sai pra Linux, a MS vai ter seu software em toda a concorrência, essa é a melhor forma de liderar o mercado. Pena que os usuários são toscos e não entendem isso.

      1. Acho que não hein, há quanto tempo existem linux e office, IE, Skype, Onedrive. O remédio é o mesmo, não se veem nem rastro desses aplicativos no linux…

        1. Skype tem, mas tá bem esquecido.

          Internet Explorer é só para Windows, nem para MAC tem, assim como o Safari.

          OneDrive ainda vai ficar aplicativo verdadeiramente universal no Windows, imagine chegar no Linux.

    2. Apps google?
      Procura saber o que aconteceu quando a MS tentou fazer um app do Youtube para WP. Muitos usuários do WP queriam alguns apps do google, mas a mesma boicota o WP.

      1. Soubemos disso, mas agora a Microsoft está mudando o rumo fazendo com que seus aplicativos rodem em vários dispositivos Windows, Android ou ios. Não entendo o motivo que leva o Google a fazer o caminho inverso. Será medo do bing?

  4. A Google cresceu em cima da Microsoft com os seus serviços de buscas e navegador e cresceu em cima das fabricantes com o Android, pois com as fabricantes fazendo todo o trabalha e ela so adaptando é facil ;).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *