Google lança ferramenta para usar aplicativos do Android no Windows

microsoft-vs-google

O Google está expandindo um projeto beta para permitir que aplicativos do Android sejam executados no Windows, OS X e Linux. Ainda é uma experiência precoce, projetada principalmente para desenvolvedores, mas por hora, qualquer um pode baixar um APK de um aplicativo Android e abri-lo no Windows, Linux ou Mac.

Como fazer?

A emulação não é complicada e pode ser realizada com alguns cliques usando a extensão ARC Welder no Google Chrome (Baixe aqui). Ela é responsável por obter o arquivo APK do aplicativo Android e transformá-lo em um aplicativo nativo do Chrome, que pode ser baixado pelos usuários via loja Chrome Web Store.

Funciona mesmo?

Em um teste, foi possível gerar uma versão do Instagram perfeitamente funcional no Chrome em alguns segundos, e ainda obter um arquivo ZIP que poderia ser submetido para publicação na loja oficial do navegador. Até o momento, o único bloqueio parece ser com programas que funcionem com compras internas, já que o Google Play Services ainda não opera no ARC.

O maior problema é que a maioria dos apps simplesmente são projetados para o toque, ou no caso de jogos para usar o acelerômetro do celular.

Eu tentei uma variedade de jogos, e enquanto simples títulos como Candy Crush funcionam muito bem, outros se recusaram a abrir corretamente ou não eram compatíveis com o mouse. Isso não é surpresa para os apps que não são sequer otimizados, e é claro o projeto do Google deve melhorar isso.

A resposta Google para os aplicativos universais da Microsoft

Nokia-Lumia-1520-vs-Google-Nexus-5-001

Enquanto a Microsoft está construindo o Windows 10 com a idéia de apps universais entre PCs, smartphones, tablets e o Xbox One, o Google está transformando o Android em sua própria plataforma de aplicativo universal. Desenvolvedores já podem executar seus aplicativos Android em celulares, tablets, PCs, Macs, Chromebooks e até mesmo Linux, dispositivos.

Você acha que essa estratégia do Google frente aos Windows Apps da Microsoft pode dar certo? Rodar aplicativos pelo navegador é uma boa ideia? Deixe sua opinião.

24 comments on “Google lança ferramenta para usar aplicativos do Android no Windows

        1. eu uso o yandex…gosto do Opera..também, super recomendo o yandex ele é leve e usa o motor do Chrome..este foi o navegador que mais gostei no windows 7.

    1. Chrome OS tem apenas 0,02% de Share mundial em comparação ao Windows que tem 94%. Relaxe Cara… Chrome OS, o que é isso?! Kkkkkkkkk

  1. Na verdade o Google está transformando o Chrome em sua plataforma de aplicativos universais. De acordo com a matéria acima, os apps rodariam como apps do Chrome e os novos APKs poderiam ser submetidos a Web Store.

  2. Não é uma boa isso. O que a microsoft está fazendo é um processo de unificação dos sistemas. Apps universais só são chamados assim no início, mas não vai demorar alguns anos para Microsoft vai desenvolver um sistema para rodar em pcs, tablets, smartphones, já que o Hardware não vão mais impedir que o Windows rode bem em qualquer dispositivo. O maior desafio é a interface, que com o Windows 10 já estão se tornando algo universal, mas algumas arestas precisam ser aparadas.
    Agora a Google está fazendo uma gambiarra, para dizer que os apps Android rodem no Windows pelo navegador. Isso não é uma proposta boa, porque não envolve os desenvolvedores de aplicativos e incompatibilidades sempre vão existir.
    A única coisa que a google vai fazer é pesar o navegador, colocando um monte de recursos e tornando ele lento e um consumidor de recursos da máquina. Além de ser pouco confiável para empresas e pessoas que necessitam de segurança com os seus dados, já que essas apks podem conter vírus e tudo mais. As extensões já estão se tornando um problema para a Google, tanto que ela só aceita extensões da webstore. Por isso que a Microsoft é bem cuidadosa com as extensões para o seu navegador, porque pode ser um vilão em vez de aliado.

  3. Parece ser mais prático se vc observar que em alguns computadores o w7 roda muito mais leve que w8 e w10, acredito também que a maioria dos pcs tenham w7 instalado assim como a maioria dos celulares é Android. Se lançarem de forma oficial antes do w10 vai complicar a Microsoft.

  4. Simples , o cerco ta fechando para o Google a unificação do Windows força eles a lançarem APPs para o W10 , eles estão Mais uma uma vez tentando boicotar , o sol é para todos quem sabe se os brucutus lá do Google parassem com essa picuinha com a MS não seria mais lucrativo , o que tem WP com seus 3 por cento de mercado que causa tanto medo na gigante Google ?

  5. Vou bem deixar de usar um APP bonito e funcional no Windows 10, pra baixar um APK pra rodar um APP (que não foi feito pra aquilo) rodar no Chrome! Logo no Chrome comedor de RAM.
    Nunca, jamais! Próximo…

  6. Passando uma vista rápida pelos comentários, parece que os usuários não gostaram muito. Acredito que emular, logo no Chrome, não está sendo tão legal assim. E outra, eu acredito também que isso proliferá mais pragas virtuais. Uma vez que isso estiver realmente sendo usado, mal intencionados irão criar formas de atingir pcs pela loja da Google. Porque infectar só android não basta.

  7. Vocês ainda não pensaram que dessa forma (mesmo não querendo, já que isso tudo é para voltarem a usar o chrome) a Google está ajudando a trazer aplicativos para o Windows phone? Como todo mundo sabe, os tablets Windows rodam igual um Windows para desktops, que consequentemente ganharia apps por causa disso. A Microsoft poderia simplesmente criar uma função desktop nos seus smartphones e assim dando apps para seus celulares de forma mais simples e rápida, além de dessa forma trazer aplicativo que se recusão a criar apps pro Windows.

    1. Criar função desktop nos smartphones? instalar o Windows 10 de desktop em smartphones para usar o Chrome e apps do Android?

      Muito trabalho pra pouca coisa.

  8. Taí , a emulação que tanto se falava do Travoid no Windows , diferente do que se comentava foi o Google quem lançou .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *