Carregando...

Google Stadia oferece uma qualidade mais baixa em comparação ao Xbox One X e muito mais latência

Já temos os primeiros testes do Google Stadia um dia após seu lançamento ao público e, como esperado, a coisa não parece interessante, pois a qualidade visual é menor em comparação com um Xbox One X e, se já não era o suficiente, algo que é muito importante para este tipo de serviço, a latência não foi das melhores.

Lembre-se de que, para acessar o Stadia, você precisa pagar 129 euros, o que nos dá acesso ao Chromecast Ultra, um GamePad e três meses de assinatura da plataforma. Depois de desembolsar o dinheiro, é necessário ter uma boa conexão com a Internet, pelo menos 20 Mbps para 1080p a 60 FPS e 30 Mbps para 4K a 60 FPS. Depois disso, você pode jogar, hummmm não, primeiro você tem que comprar um jogo na loja Stadia, certo?, Perfeito, agora, sim você pode começar a jogar.

A máquina da nuvem do Stadia é possivelmente composta por uma CPU Intel desconhecida de 2,70 GHz, presumivelmente 8 núcleos e 16 threads, juntamente com um AMD Radeon RX Vega 56 que gera 10,7 TFLOPs de potência, mas, infelizmente, a qualidade visual que atinge o usuário é menor que um Xbox um X, que utiliza um processador com núcleos de 8x Jaguar.

O pior não é a qualidade gráfica, mas mesmo o editor da Eurogamer (Digital Foundry) afirmou que, apesar de ter fibra óptica de 200 Mbp, sofreu problemas com a gagueira nas configurações de áudio e resolução. Adicionou ainda lentidão e problemas adicionais com taxas de dados limitadas, e é que 1 hora de jogo no Stadia envolveu 20 GB de dados baixados.

E quando o assunto são as famosas latências e, obviamente, algo muito aguardado já que é basicamente a resposta do jogo aos seus comandos – se ele demora, você tem sua experiência prejudicada. Elas são muito mais altas do que ter um dispositivo físico em nossa casa.  Veja abaixo como a plataforma do Google evolui foi no teste:

Teste de latência Xbox One X Stadia Diferença
Destiny 2 100ms (30fps) 144ms (60fps) + 44ms
Mortal Kombat 11 78ms 122ms + 44ms
Shadow of the Tomb Raider 60fps 83ms 139ms + 56ms
Shadow of the Tomb Raider 30fps 167ms 217ms + 50ms
Gylt N A (exclusivo Stadia) 139ms

 

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.