Há dez anos, a Microsoft e outros subestimaram o Android, um erro fatal

Steve-Ballmer-Microsoft-589x300

Em 2007, Bush foi presidente dos Estados Unidos, o filme de Simpson estreou nos cinemas e adivinha… O Android foi anunciado publicamente.

Faz exatamente 10 anos e dois dias desde o lançamento do sistema operacional móvel do Google e é impressionante notar que, nos primeiros meses, isso foi totalmente ignorado pela Microsoft. O grande homem de Redmond se desinteressou do Android, o achou inútil e sem sentido. Isto é o que um porta-voz do Windows Mobile disse na época:

Parece que eles estão juntando um monte de pessoas para construir um telefone e isso é algo que fazemos há cinco anos. Não entendo o impacto que eles terão.

Mas não foi só a Microsoft, outros seguiram este mesmo caminho em 2007 como a Apple, Nokia e Symbian que não viram iniciativa tomada pelo Google como uma ameaça na indústria do smartphone. Se o Google não estivesse entrado nesse mercado, a indústria certamente estaria totalmente diferente agora.

Nós levamos isso a sério, mas nós criamos telefones reais, plataformas de telefone reais e uma grande quantidade de volume acumulado ao longo de anos. – John Forsight do Symbian

Não vemos isso como uma ameaça. – Nokia

Temos um ótimo relacionamento com o Google e isso não muda nada. Eles são certamente um parceiro importante para o iPhone. – Apple

Agora, o sistema operacional de código aberto não só teve um desenvolvimento constante ao longo dos últimos anos se tornando mais e mais funcional, mas é também o mais utilizado no mundo e o rival único remanescente da Apple, que vender seu iPhone, ainda como um nicho. Enquanto isso, enquanto o Symbian e o Windows Phone foram deixados pelos usuários e pelas empresas. A Microsoft, pelo menos por enquanto, está focada no desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS, e a Nokia abandonou este mercado e hoje apenas licencia sua marca para a HMD Global, que agora produz smartphones Android.

Em conclusão, se a Microsoft não cometesse todos esses erros neste momento, a situação provavelmente teria sido muito diferente.

No meu ponto de vista, que já acompanhava a Microsoft e o Windows Mobile, o Android realmente era horrível, mas o problema foi a demora da Redmond em lançar o Windows Phone (que chegou bem limitado também), enquanto a Apple estava crescendo com muita velocidade. Os fabricantes, sites de conteúdo e usuários precisavam de algo com a qualidade do iPhone, com variedade e sem ficarem presos num mundo fechado, a Microsoft dormiu e deu nisso.

O que você acha? Deixe-nos saber nos comentários.

Fonte: Phone Arena

88 comments on “Há dez anos, a Microsoft e outros subestimaram o Android, um erro fatal

  1. O problema da microsoft é que ela não sabe começar por baixo como o google fez com o android e agora com o chromeOS, a empresa estava com um sistema estável e vendendo igual aguá no Brasil. A filosofia dessa empresa ainda à levará a falência.

    1. Como assim começar começar de baixo ? A Microsoft tava no topo e se acomodou totalmente na gestão de Steve Ballmer. Hoje com o Nadella a filosofia e outra. Ele sabe que se não lançar um dispositivo móvel revolucionário não vale a pena bater de frente contra a Apple e a Samsung. E o preço que se paga por dormir no ponto.

    1. ENEM 2017: Qual é o sistema operacional ruim, lotado de bloatwares, CandyCrushs e afins, que graças a sua popularidade é o mais visado por hackers e malwares, mas que graças a rodar absolutamente tudo o que o mercado oferece e apresentar um custo infinitamente menor ao da concorrência acabou por se tornar um sucesso absoluto?

      ( ) Android
      ( ) Windows
      (X) Ambos

      https://uploads.disquscdn.com/images/78c090f813e66621f551bfcb8e88f17938e8bab6f7e058cb2072328b01abc2da.jpg

      1. Windows. Basta ver o tamanho da indústria de antivírus para pcs. Ahh, quando terminar de instalar o Windows, dá uma olha lá no tanto de porcaria que tá vindo pré instalado. E também toda em 90% dos computadores do mundo.

        1. O problema do windows de PC infectado, está mais relacionado a cópias piratas “que já vem infectadas” do que durante o uso com um anti-virus atualizado.

  2. O sistema de telefone Android se tornou um imenso peso para toda uma cadeia de desenvolvimento de diversos outros SO. Infelizmente boa parte da mídia é a favor e sites tendenciosos como o The Verge e outros, apenas boicotam a livre escolha do consumidor de sistemas alternativos. Enfim, o duopólio ~~monopólio~ venceu.

          1. Hahahahaha, sabia que você falaria isso, vi seu post antigo, mas não se preocupe, eu posso brincar com isso. 😉

    1. Até agora sim. A Nokia seria imbatível e não fazia sentido comprar um telefone da Apple, a Samsung ou LG era vistas como marcas “pobres” em smartphones e um sistema do Goolge não fazia sentido algum.

      Tudo isso mudou, Gigantes sobem e caem. Atualmente, temos muitas novas tecnologias promissoras, e o mundo não vai parar agora.

      Vai ser bacana ver como a nova Microsoft reagirá a tudo isso nos próximos anos.

      1. Com certeza o mundo evolui, assim como as tecnologias. Esses imbecis acham que a Microsoft vai ficar de braços cruzados vendo todo crescimento mobile. Windows Mobile é o pai dessa tecnologia. Se isso existe é graças a Motorola e a Microsoft.

    1. Já discutimos inumeras vezes sobre isso no passado.
      Que bom que você percebeu que o Android não está mais na versão Gingerbread e que Galaxy Pocket não é mas sinônimo de smartphone Android desde 2011, como a maioria aqui ainda acha.

      1. Uso um Xperia X e funciona muito bem, nao tenho do que reclamar. A única coisa que me incomoda é a inabilidade de poder remover completamente alguns apps pré-instalados.

          1. Eu uso por dois motivos, primeiro desinstalar esses aplicativos que não uso e segundo pra usar adware, odeio esse propagandas abusivas.

          1. Tenho vontade de fazer, mas será que é realmente seguro? Parece que depois de rooteado o aparelho nao recebe mais atualizações oficiais, sabe algo a esse respeito? É possível fazer root, excluir apps que nao me interessam e depois desfazer o root?

      2. As pessoas se prendem ao que o Android era lá na versão 2.X.
        Depois da versão 4, muita coisa mudou pra melhor.
        Um outro fator é que as pessoas querem comprar um smartphone de 400 reais e que ele tenha o mesmo desempenho de um de 4000.

          1. Eu tenho o MiNote 1 há dois anos, só vou pegar o Mi Mix 2 por causa do armazenamento (256gb) e, claro, do design matador e a qualidade do mesmo.

            Mas o meu atual ainda está funcionando perfeitamente .

            Uma pergunta, o seu é um ASUS?

    2. sinto falta da interface.
      tem umas launchers que tentam imitar e tal. até uso uma, mas isso da uma saudade danada.

      A MS fez merda abandonando o mercado, poderia ter mantido o mercado sim se investisse em marketing e etc. O Nadella está dando voltas no mercado mobile, com essa história de celular que não é celular, de coisas para corporativo, isso e aquilo…

      1. Parei no Surface Phone. Este capítulo está encerrado e a Microsoft não chegou ao fim, o próximo não sei, só sei que como a Microsoft perdeu a liderança, não será tão fácil criar qualquer tendência.

      1. Não esqueça que tomaram outro strike no keynote há poucos dias. Agora a fé está toda depositada no dispositivo definitivo, que vai caber no bolso, fazer ligações, acessar Internet, rodar um sistema operacional, mas não vai ser um smartphone.

  3. estou 1 semana usando android, não tive problemas até então, tudo rodando tranquilamente, o Edge do android é melhor que o do Windows Mobile rsrsrs

          1. “foda-se a tecnologia”

            Ah sim, quase ia me esquecendo que vocês só gostam de Microsoft e não dão a mínima para tecnologia.

  4. vou falar o que sempre disse:
    a nokia tinha o symbiam como exelente sistema e loja, deixou morrer;
    microsoft teve grandes ideias, protótipos, pisou na bola feio. chegou tarde, gastou dinheiro e não investiu.
    pelos processos de monopólio, microsoft investiu bastante pra apple crescer.
    andoid é uma droga e continua sendo: mas funciona e dá liberdade ao usuário.

  5. ESSA, SEMPRE foi minha opinião a Microsoft dormiu no ponto e continua dormindo, na atual administração, já faz alguns anos que não lançam nenhum smartphone ou qualquer outro “dispositivo móvel definitivo” enquanto isso os concorrentes estão nadando de braçada!!!! Estão perdendo usuários, mercado, tempo e dinheiro!!!

  6. Jorge,,,, MIL PERDÕES POR MAIS UMA VEZ SER SINCERO E MOSTRAR SUA CABEÇA DURA E FAMBOY DO merdella E DA merda$oft…

    Só não chamo de bababagos, pois você excluiria o post.

    VAMOS LÁ
    A NOKIA ERA NOKIA QUANDO FABRICADO PELA merdasoft,

    QUE NÃO LANÇOU UMA SÓ NOVIDADE OU PATENTE EM ANOS A FIO.

    QUE LANÇOU MILHARES DE LUMIAS DEFEITUOSOS,,
    QUE RANGIAM , QUE DERAM PAUS HOMÉRICOS DE MICROFONES, ALTO FALANTES, ESQUENTAVAM, ETC ETC ETC

    AGORA QUE OS FUNCIONÁRIOS DE DÉCADAS DA NOKIA , DEMITIDOS PELO FDP DO merdella,

    ADQUIREM O DIREITO DE PRODUZIREM,
    E LANÇAM EM UM ANO 8 MODELOS,
    NOVAS PATENTES NA ÁREA DE CÂMERAS

    OS NOKIAS SEMPRE FORAM CONHECIDOS COMO CÂMERAPHONES

    MAS NESTE CASO VOCÊ INSISTE AFIRMAR QUE NÃO É NOKIA

    SÃO OS MESMOS ENGENHEIROS QUE ERAM, E SEUS PAIS TAMBÉM ERAM FUNCIONÁRIOS DA NOKIA

    NÃO EXISTE UM PUTO DE UM MERDA DE CHINES TRABALHANDO NA CRIAÇÃO, DESENHO, PROJETO, NADA, NADA , NADA

    A EMPRESA QUE FABRICA OS NOKIAS,
    É A MESMA QUE FABRICA OS IPHONES, COMPUTADORES DELL, ALIENWARES, HPS, ETC ETC ETC…

    SOB A SUPERVISÃO DE QUEM ???
    DOS FUNCIONÁRIOS E AGORA PROPRIETÁRIOS DA NOKIA.

    QUEM PROJETA,,
    OS FUNCIONÁRIOS E AGORA PROPRIETÁRIOS DA NOKIA

    QUEM CRIOU E PATENTEOU A NOVÍSSIMA DUPLA CAMERA IMBATÍVEL DA NOKIA ?

    QUEM DESENHOU E CRIOU UMA NOVA IDENTIDADE VISUAL,

    TAL QUAL OS ASHAS, OS LUMIAS, OS N8-00, OS EXPRESS MUSIC
    E TODOS OS DEMAIS MODELOS POR DÉCADAS DA NOKIA.

    KARAY ACORDA VÉI
    OU VAI CONTINUAR AFIRMANDO QUE O WINDOWS PHONE MOBILE OU A TROLHA QUE FOR NÃO MORREU ???

    VÉI DEICHA DE SER TEIMOSO

    ENTÃO NÃO TEMOS MOTOS HARLEY DAVIDSONS

    PORQUE SUA ESTRUTURA,
    TAL QUAL A NOKIA,
    FAMILIAR, EM QUE SEUS FUNCIONÁRIOS
    TRABALHAM HÁ GERAÇÕES NA MESMA EMPRESA,

    NÃO CONSEGUIA COMPETIR COM OS ESCRAVOS AMARELOS…

    OS FUNCIONÁRIOS SE REUNIRAM,
    SÓ NÃO HOUVE A DEMISSÃO FEITA PELO merdella,

    A FÁBRICA HD FECHOU DEVENDO SOMAS IMENSAS, FALIU,,,

    ESTES MESMOS FUNCIONÁRIOS COMPRARAM A EMPRESA,
    VENDERAM PROPRIEDADES PESSOAIS,
    PEGARAM EMPRÉSTIMOS,
    SE VIRARAM, TRABALHARAM DE GRAÇA NA EMPRESA, POR ANOS,,

    MAS CLARO NÃO EXISTEM MAIS AS FABULOSAS HARLEYS TANTO QUANTO NESTA TUA CABECINHA TEIMOSA, NÃO EXISTEM MAIS CELULARES NOKIAS

    SÓ VOCÊ E OS PUXA SACOS DO merdella AFIRMAM ISTO

    VOCÊ NÃO VÊ UMA SÓ REVISTA, IMPRENSA ESPECIALIZADA AFIRMAR TAIS IMBECILIDADES..

    VÉI ACORDA MANO

    É A NOKIA,,,
    TODOS QUE ESTÃO ADQUIRINDO OS CELULARES NOKIAS,

    SÃO OS ANTIGOS CLIENTES ULTRA SATISFEITOS HÁ DÉCADAS DA NOKIA

    COMO EU, E TODOS TEUS LEITORES QUE UTILIZAVAM E AMAVAM OS CELULARES NOKIAS

    NINGUÉM COMPROU OS CELULARES MICROSOFT, POR SEREM MICROSOFT

    TODOS OS QUE SE FERRARAM COM A FALTA DE QUALIDADE
    OCORRIDA PELA DEMISSÃO DOS FUNCIONÁRIOS MAIS COMPETENTES DA NOKIA PELO merdella

    QUERIAM UM NOKIA
    NÃO UMA BOSTA DE TELEFONE MICROSOFT

    SIMPLES ASSIM

    COMO EU AVISEI, LÁ EM 2015

    A GLORIOSO NOKIA VOLTARIA EM 2017

    PORQUE,, SOU VIDENTE ???

    NÃO JORGE

    A EXCLUSIVIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MARCA NOKIA PELA merdasoft
    ERA ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2016

    DEPOIS A NOKIA PODERIA SE DESEJASSE, CONTINUAR A UTILIZAR A MARCA NOKIA EM CELULARES PRODUZIDA POR ELA.

    PORQUE ELA NÃO LANÇA MUNDIALMENTE SEUS CELULARES ???

    PORQUE ELES RESPEITAM SEUS CLIENTES
    TANTO QUE O PRIMEIRO CELULAR LANÇADO POR ELES, FOI AQUELE CÉLEBRE MODELO NOKIA QUE DANÇAVA, NA MÃO DE CENTENAS DE MILHARES DE CRIANÇAS.

    CASO NÃO FOSSE A NOKIA,,, ISTO SERIA CRIME, UTILIZAR O DESENHO, FUNCIONALIDADES , ETC ETC DO MODELO MAIS VENDIDO DA NOKIA

    EM TODOS OS MERCADOS QUE ESTÃO SENDO VENDIDOS
    ELES POSSUEM AS LOJAS PRÓPRIAS DA NOKIA
    GARANTIA DA NOKIA

    HDM GLOBAL, SÃO AS INICIAIS DOS 3 FUNCIONÁRIOS DA NOKIA
    QUE ADQUIRIRAM DE VOLTA SUAS PATENTES
    LEMBRA VOCÊ CANSOU DE AFIRMAR QUE ERA SÓ O CARIMBO NOKIA
    QUE ELES NÃO PODERIAM UTILIZAR AS LENTES CARL ZEISS, O PURE VIEW, ETC ETC ETC

    REVEJA AS BOBAGENS QUE VOCÊ AFIRMOU SOBRE O WINDOWS PHONE O DISPOSITIVO DO merdella

    E POR FAVOR, NÃO COMETA AS MESMAS BOBAGENS

    UM GRANDE ADMIRADOS DE SUAS MATÉRIAS,
    QUANDO E NA MAIORIA DAS VEZES
    REFLETEM A REALIDADE…

    NOKIA, CARL ZEISS, PURE VIEW, E AS NOVAS PATENTES LANÇADAS DE GRAVAÇÃO 360 GRAUS, DUAS OBJETIVAS UMA PB E OUTRA COLORIDA, SOM ETC ETC ETC

    SÃO NOKIA

    A GLORIOSA NOKIA

    POR MAIS QUE A TUA PAIXÃO PELO merdella, O DEIXE CEGO, E DISTANTE DA REALIDADE

    NOKIA É NOKIA, SEMPRE FOI NOKIA
    TANTO QUE OS CELULARES MICROSOFT, NUNCA ESTAMPARAM O NOME NOKIA

    SOMENTE LUMIA

  7. A Microsoft sempre destruiu suas invenções com suas políticas de abandonar as plataformas quando estão plenamente funcionando. Cito: MSN, que no seu auge, foi descontinuado pela MS, perdendo espaço para o google e hoje o WhatsApp. O próprio Windows Phone que foi uma “porcaria” por anos, porém, quando estava quase perfeito, foi descontinuado. Assim, eu desacredito na MS em qualquer sistema que não seja o windows de PC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *