Intel estaria insatisfeita com a Qualcomm e Microsoft e pode processá-las

sony-xperia-arm-1

A Microsoft e a Qualcomm estão em parceria para criar a categoria “Celular PC” ou “PCs sempre conectados“. Na prática, devemos ver o Windows 10 completo em dispositivos com processadores ARM, a começar pelo Snapdragon 835. Essa nova geração de PCs chegará entre setembro a dezembro de 2017, e como parceiros principais já conquistou a HP, Lenovo e Asus.

Esta nova tecnologia também deverá ser utilizada no “Surface Phone”, ou melhor, na próxima geração de dispositivos móveis da era pós-Lumias. Feita a introdução, agora os primeiros problemas talvez começaram a aparecer.

De acordo com a equipe jurídica da Intel em uma declaração no blog da empresa, a tecnologia infringe algumas patentes da companhia. Apesar de não terem citado especificamente o nome das empresas envolvidas, fica muito evidente de quem se trata.

“Fomos informados de que algumas companhias podem tentar emular a tecnologia proprietária x86 ISA sem a autorização da Intel”, escreve o diretor jurídico da Intel, Stephen Rodgers, em conjunto com o diretor do Intel Labs, Richard Uhlig.

Nós não receberemos bem infringimentos ilegais de nossas patentes, e nós esperamos que outras companhias continuem respeitando os direitos de propriedade intelectual da Intel”, continuam.

No texto são ditas algumas das empresas que podem usar a tecnologia como AMD, Cyrix e Chips and Technologies. O texto da Intel até fala de situações anteriores onde eles levaram o uso dessas patentes a julgamento. “Emulação não é uma tecnologia nova, e a Transmeta foi notavelmente a última companhia a ter alegado produzir um processador compatível com x86 usando técnicas de emulação“, diz o comunicado.

A Qualcomm e a Microsoft criaram uma bomba

[youtube]niNrVHD5rQg[/youtube]

Na verdade, o “Windows 10 ARM” saiu melhor do que imaginávamos, pois proporciona dispositivos mais compactos, novas formas de aparelhos, maior duração da bateria, melhor uso da Cortana, maior velocidade de conexão móvel, não esquentam tanto, etc. São tantos os benefícios que provavelmente a Intel se sentiu ameaçada.

Além disso, o mais recente processador ARM da companhia, Snapdragon 835, já é feito em tecnologia de 10 nm. Enquanto isso, a Intel ainda tem dificuldades para reduzir sua arquitetura. A empresa lançou recentemente as CPUs Kaby Lake, sua segunda geração com 14 nm.

Os computadores com tecnologia da Qualcomm ainda terão a vantagem do suporte a conexões mais avançadas, como Bluetooth 5.0, internet 4G e até mesmo futuras conexões 5G. Ainda há a expectativa de duração de bateria 50% maior do que a vista em máquinas com processadores x86 da Intel. Eles possuem poder também.

Na prática

Podemos estar diante de nova uma guerra por patentes, algo que já estamos bastante acostumados por acompanharmos várias empresas disputando tais direitos. Contudo, vale lembrar, a Intel está em parceria com a Microsoft com o mesmo projeto de “PCs sempre conectados”.

Isso não deve impedir o lançamento do Windows 10 ARM, mas como dito acima, a Intel pode ainda tentar usar suas patentes para garantir o seu monopólio na arquitetura x86 ou pelo menos lucrar também da venda dos chamados “Celulares PCs”, que são dispositivos com Windows 10 e processadores ARM com tamanho de telas distintos.

A maior ironia disso tudo é, esperamos tanto a Intel fazer isso, e ela conseguiu fazer, e agora com a proximidade de PCs completos nos nossos bolsos que possam servir como smartphones a caminho, tal empresa poderá ser o maior problema.

67 comments on “Intel estaria insatisfeita com a Qualcomm e Microsoft e pode processá-las

          1. ACHO que esse é o Raposo do desenho infantil “Dora Aventureira”… minha filha assistia isso anos atrás…

  1. Microsoft vai acabar pagando alguma coisa para licenciar as patentes e segue o jogo.

    O dinheiro que ela ganha no Android ela repassa para a Intel.

      1. Acho diferente, pois a MS poderia simplesmente usar as patentes do android para fazer o OS dela, mas prefere fazer o wp. Só ganha dinheiro em cima do android.

        Nesse caso, Intel não consegue chegar no custo/benefício que a Qualcomm/MS estão alcançando nessa parceria. Aqui a Intel quer brecar o processo.

        1. Hauahauahaua, vc entende pra caralho né, hauahauahaua. Ri alto aqui. Óbvio que q Microsoft usa as patentes dela no Windows Mobile, até pq essa patentes não são nas linhas de código, mas em sensores usados, tecnologias e etc.

        2. Ehehehe agora vc acha diferente né.

          alias, não só poderia como a microsoft USA nos seus produtos, como o FAT32 por exemplo.

          1. Não me lembro de ter falado sobre patentes… Pq AGORA eu acho diferente?

            Então, mesmo assim… O exemplo do fat32. A MS usa e ganha em cima do android. A Intel, parece querer brecar o que a qualcomm está fazendo. Enfim… Esperar pra ver, espero que esse lance do win em arm de certo. Gosto da idéia.

          2. Não me lembro de ter falado sobre patentes…

            Não lembra? Pera que vou te lembrar:

            Por um lado a Intel está certa pela patentes […]

            e depois

            Acho diferente, pois a MS poderia simplesmente usar as patentes […]

            Espero que tenha se lembrado agora

          3. Meu, vc é louco! É tudo mesmo assunto…falei o mesmo nos dois posts. Que fúria é essa de querer dar uma de bonzão o tempo todo? Tipo….eu tento conversar normal com vc, mas impossível.

  2. A intel estava queta demais na minha opinião com o perigo eminente de perder o monopolio… , A microsoft poderia se vingar impedindo o uso do Windows 10 em novos processadores intel , deixando apenas pra AMD , ia rir….

    1. Quero ver alguma outra empresa processa ela por Monopólio… Monopólio que eu digo é impedir que outras empresas cresçam e quebrem o monopólio dela… Acho que foi na Rússia, que aconteceu isso com a MS

      1. Em momento algum falei remover o suporte x86 e sim impedir a instalação do Windows em novos lançamentos da Intel como boicote ,

    2. Não tem nada a ver! MS e Intel são parceiras. Boicotar Intel?? ?.
      Os Suface Pro da vida e Surface Studio são tudo Intel Inside(core i5, i7).

  3. eu li que nao é o Snapdragon 835 que emula, mas sim uma camada do W10. Se for isso nao é o processador mas o OS que emula. Ai ja nao sei se as patentes vale pra isso também.

    1. Exato! Ele Pode Emular, Tem Capacidade de processamento feita pra emulação de Software, mas não é ele que emula. A Briga vai ficar com a Microsoft

  4. intel medrosa, ela acha que ta ameaçando quem? empresas pequenas? boa sorte pra ela, nessa questão de patente a Microsoft nunca sai perdendo..

    1. Mas a Microsoft inventou os processadores? Ela tem alguma patente referente a processadores? Se for verdade, então ta! Porém, que eu saiba, Intel sempre foi a rainha dos processadores. O Interesse da Intel, não é derrubar a Microsoft, mas tirar a Qualcomm da jogada. Ela quer parceria ‘exclusiva’ da MS com ela.

      1. Ela que tivesse sido mais competente ao tentar fazer um processador pro Surface Mobile e afins. Não teve competência, tem que se foder mesmo.

  5. Algo a ser lembrado. A Qualcomm foi multada em 2 bilhões na Coreia do Sul, está sendo processada pelos órgãos americanas e agora a Apple entrou com mais um processo pedindo 1 bilhão.

    Qualcomm vai encarar mais uma briga na justiça?

  6. Acho que dá pra emular sem fazer uso do código da Intel. Emadores não são derrubados pela justiça porque não usam o mesmo código e os apps feitos baseado nele (x86) tem outros proprietários… Então…

          1. podiam ter mais concorrentes e até mesmo mais arquiteturas além da ARM (Baseada em RISC) e x86, x64, AMD64 como queiram chamar (Baseada em CISC)

          2. Tem a computação quantica, mas essa está em desenvolvimento ainda.

            De boa, difícil existir algo diferente de RISC e CISC.

          3. AMD não é “digna”, melhorou esse ano, mas a Intel sempre dominou e está dominando.

          4. AMD é feito pra ter um bom custo-benefício, não pra ter o melhor processamento.
            Elas terem lançado grandes CPUs não é de hoje, só porque saiu a linha Ryzen…

          5. Nem sempre o que domina é o melhor, AMD lançou ótimos processadores no passado e agora estão com ótimos produtos com o Ryzen, pena que monopólio faz algumas pessoas pensarem que so existe a Intel.

          6. Simples tem que respeitar a Propriedade intelectual e ponto! Ou vai em acordo amigável de ambas as partes ou vai pra um Juiz decidir.

  7. Muitos comentam que a intel tem que se ferrar e tal. E a Qualcomm? A Intel teve quanto de prejuízo no setor mobile,devido as patentes da Qualcomm???
    E agora a Qualcomm quer ficar de boa???

  8. Ué Intel, não teve competência de fazer um processador decente pro Surface Mobile e agora cê ta ai chorando? hahah Se fode ai. Esse processo só vai dar mais visibilidade aos laptops com ARM e a plataforma UWP, se não abrir o olho isso vai é ser um puta tiro no pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *