Isto é o que o Google pensa sobre o Windows 10 S

windows-10-s

Prabhakar Raghavan, Vice-Presidente do G Suite do Google, que inclui o GDocs, deu uma entrevista ao site Business Insider. Durante a entrevista, Raghavan falou do Microsoft Windows 10 S e Surface Laptop, dois novos produtos que a empresa anunciou esta semana em um evento voltado para a educação.

O Windows 10 S permite a instalação de aplicativos apenas através da Windows Store, enquanto o Surface Laptop é voltado para aqueles da educação, particularmente para os que vão ingressar no nível superior. Ambos nichos que o Google Chrome OS está voltado junto com seus Chromebooks.

Raghavan disse que está “feliz em ver uma validação da abordagem que tomamos,” enquanto disse que as instituições educacionais buscam a simplicidade e que entregaram com os Chromebooks.

Os Chromebooks não são novos, e nunca atingiram o sucesso em larga escala. Porém, no âmbito da educação, principalmente infantil,  o Google conseguiu lançar um sistema dependente da nuvem e assim conseguir notebooks com preços mais atrativos, pois não depende de especificações dos notebooks convencionais com Windows.

Raghavan se sente orgulhoso por ter visto o “sucesso dos Chromebooks” e a Microsoft lançar o Windows 10 S é a prova disso tudo.

Contudo, diferentemente do Chrome OS, o Windows 10 S poderá:

  1. Pode atualizar para a versão completa grátis até o final do ano.
  2. Pode utilizar programas do desktop como Microsoft Office, Evernote, Slack, Spotify, e outros).
  3. A Microsoft garantiu que todos os web apps do Google da área da educação funcionassem no Microsoft Edge
  4. Seguro

Vale lembrar, o Windows 10 S é a primeira versão do Windows que não roda os serviços do Google, pois o seu navegador não está na Windows Store e a busca padrão não pode ser alterada, tem que usar o Bing.

Vai ser interessante ver se o Google se renderá ao Windows 10 S.

57 comments on “Isto é o que o Google pensa sobre o Windows 10 S

      1. sério? caraca, msft é dahora, vai obrigar o povo a usar o edge, isso é bom, pq quando houver muitos usuários ela vai melhorar ele.

          1. É simples, é só o Google lançar o Chrome na Windows Store. Pronto, você vai poder usar o navegador. Mas parece que a dona do robozinho tem aversão a lançar qualquer coisa na Windows Store.

      1. Foi só uma zoeira isso kk. Mas isso é pras duas empresas tbm, só vc olhar os comentários do androidpit no lançamento de uma nova versão do android. Só o pessoal revoltado com alguns bugs e funções q n vieram ou n funcionam como deveriam. Acontece kk

  1. Uma coisa que imaginei aqui: se o windows s se popularizar, de repente a google se vê inclinada a lançar UWPs dos seus serviços…

        1. É possível, mas improvável. A Google não demostra sinais de facilitar a ascensão dos UWPs. Apesar de, a meu ver, hora ou outra terá de fazer. O caminho da UWPzação dos aplicativos vejo como irreversível. Se os smartphones que usam o sistema da Microsoft contarão com eles, já são outros quinhentos.

          1. Acho bastante esperançoso achar que o povo vai aderir ao UWP.
            MS so lança moda furada

    1. Não é necessariamente só no Surface Laptop. Se alguém comprar um produto com o Windows 10 S, estará habilitado até o final do ano o upgrade gratuito para o Pro.

        1. Não sei como tem tanta certeza, já que não ouvi nenhum aval de especialistas em segurança. A Samsung também disse que o Tizen era seguro até este ser esculachado como o sistema mais inseguro de todos por uma agência especializada em segurança de software.

          1. Justamente o q vc disse. O windows S só acessa apps pela store, ou seja, só será inseguro se tiver problema na store ou em alguma parte do sistema, já q o usuário não pode instalar esses programas cheio de virus da web q vem com propagandas e etc. Então enquanto n conseguirem invadir ele é seguro, como foi o caso do tizen. Não se pode dizer q ele é inseguro pelo histórico dos windows

          2. E como é que você afirma que não é seguro então?
            ” já que não ouvi nenhum aval de especialistas em segurança.”

          3. A princípio nada é seguro, como o Vinícius mesmo disse. Ter algo garantido como seguro pelos próprios criadores é arriscado demais. Eu sou tester de software, portanto faz parte do meu trabalho questionar todo software e duvidar de tudo que dizem que foi implementado.

  2. meio obvil o. que ele. disse, do mesmo modo. que. o galaxy veio cpiando o continum ,se uma empresa ve uma tendência de mercado se formando nao vai querer ficar pratras

  3. Windows 10 S e aquela loja sofrível?
    Ao menos a Microsoft não cometeu o erro do Windows RT e vai permitir as pessoas pagarem pra ter um sistema de verdade.

  4. “…particularmente para os que vão ingressar no nível superior”, até onde eu sei e vi no evento seria mais focado para o ensino básico/fundamental, até por isso faz mais sentido usar apps apenas da Store.. é praticamente inviável para alunos de ensino superior…

    1. o surface laptop é para um publico adulto enquanto os mais simples vao fica para as OEMs. o surface é um produto premium

      1. Cara vc assistiu o evento? Seria um tiro no pé fazer um device assim pensando em ensino superior, até o pessoal de humanas anda usando recursos pra estudar que não tem na store…

  5. para ingressar no mercado, a microsoft precisa unificar e estabilizar seu sistema. as crianças não precisam de sistemas completos. já que elas próprias estão em formação.
    acesso rápido e independente. com a nuvem o sistema do google ou microsoft é realmente suficiente.
    o que mais gosto do sistema microsoft é a possibilidade de offline, ou de ficar tudo em uma rede fechada. assim não se tem um hacker mundial invadindo o sistema do seu filho de 4 anos e este só tem acesso a biblioteca digital que a rede do colégio liberar para sua idade.
    ainda acho que livro digital é a melhor saida para a edição que nunca chegará da editora e precisamos copiar tudo de quem conseguiu comprar o livro.

      1. um dos grandes grupos de mercado. crianças ou estudantes de todas as idades e idosos usam dispositivos. quanto mais facil, responsável e seguro melhor para os grupos mais sensíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *