Jim Ryan, o “inimigo da retrocompatibilidade”, será o novo CEO do Playstation

Jim Ryan da Sony foi o protagonista de muitas matérias polêmicas repassadas aqui pelo site por conta das  suas declarações, mas parece que a empresa japonesa concorda com a postura de Ryan já que ele será o novo presidente e CEO do Playstation a partir do dia primeiro de abril.

Assumindo o lugar de John Kodera, que em vez disso vai começar a focar nos serviços de rede da PlayStation, Jim Ryan será a cabeça central da próxima geração de consoles da Sony. Ryan não é novato na Sony. Enquanto ele está na indústria há muito tempo, ele é conhecido por algumas declarações controversas sobre jogos mais antigos.

Em uma entrevista à Time, Jim Ryan disse certa vez: “Quando nos debruçamos sobre a retrocompatibilidade, posso dizer que é um dos recursos mais solicitados, mas na verdade não é muito usada. Isso, e eu estava em um evento do Gran Turismo recentemente, onde eles tinham jogos para PS1, PS2, PS3 e PS4. Eles pareciam antigos, tipo, por que alguém jogaria isso?

No que diz respeito a retorcompatibilidade, o Xbox está atualmente fornece um método forte e popular para milhões de jogadores em todo o mundo. Ocorre que, o Xbox One consegue rodar também alguns jogos do Xbox original e Xbox 360 sem custo adicional para os jogadores por conta da retrocompatibilidade. Se a mentalidade de Jim não mudar, o PS5 poderá não rodar jogos do PS4, PS3 ou PS2.

Quanto ao novo cargo Ryan, o novo chefe da PlayStation está bastante satisfeito.

“É uma enorme honra ser convidado para assumir o papel de presidente e CEO da SIE”, disse Ryan.

“Eu vi o crescimento do negócio PlayStation e mudei maciçamente desde os primeiros dias, e espero poder usar bem essa experiência para reforçar os fundamentos do negócio de Game & Network Service, e na evolução do entretenimento que o PlayStation oferece à sua comunidade engajada e apaixonada.

“Trabalhando com John [Kodera] e a equipe da SIE em todo o mundo, estou comprometida em fortalecer as relações com nossos parceiros de negócios e continuar a fornecer as melhores experiências de entretenimento interativo que tornam PlayStation o melhor lugar para se jogar.”

Espero que, com seu novo cargo, Jim Ryan seja menos Don Mattrick e e se inspire no trabalho de Phill Spencer no que diz respeito ao futuro da PlayStation.

456 comments on “Jim Ryan, o “inimigo da retrocompatibilidade”, será o novo CEO do Playstation

  1. heuahuah, se o próximo playstation vier com retrocompatibilidade do jeito que o pessoal estava presumindo, esse cara ai vai ter que enfiar a cara no orifício anal.

      1. Exatamente, até que fim vc falou uma coisa sensata, o cara só ver dinenheiro , quando sabe que vai dá merda é um covarde nas próprias palavras, oque até é bom para o PS, não posso deizer o mesmo do antigo CEO da Xbox que fez merda no One. Mais teve crédito no 360.

          1. Até 2010 quem comandava o Xbox era (Peter Moore) & (Phil Harrison);
            Em 2011 entrou (Don Mattrick) & (Yusuf Mehdi);
            Em 2012 para o KINECT & Hololeans, veio Kudo Tsunoda, e para a gestão de estúdios e comandar as divisões e parcerias da Microsoft (Phil Spencer);
            Em 2014 até 2017, ficou a cargo de (Phil Spencer, Bonnie Ross & Shennon Loftis);

  2. Mano, impressionante esse site kkkkkkkkkk

    Realmente, ele da umas declarações bizarras, e a da retro é uma delas.

    Mas o cara fez um puta trabalho, hoje a marca Playstation é a maior na Europa no mercado de games, muito por conta do trabalho dele.

    Depois vocês reclamam que vem a galera do Playstation lotar a sessão de comentários.

    1. O problema foi mais as atitudes do início da geração da Microsoft do que mérito dele.

      Até a Sony não sabia a razão do PS4 vender tanto, e apesar de ter vendido bem, lucrou muito abaixo do esperado e as ações caíram. A Sony não tá sabendo tirar o proveito da enorma base de jogadores que possui.

      Por isso, inclusive, mudou de CEO, para ver se melhora. Não acredite no que o site “meups4” diz.

      1. Amigo, ele trabalha no Playstation desde 1994. O Playstation entrou de prima numa briga contra a Sega e Nintendo, que já eram gigantes.

        O PS3 que começou muito atrás do 360 mesmo na Europa, no fim amassou o rival por lá.

        Vcs simplesmente vivem em Nárnia.Só a PSN Store teve receitas maiores que a divisão Xbox e a Nintendo inteira. Como ela não tira proveito da base de jogadores?

        Vc nunca olha seus comentários e de seus seguidores aqui? Vc nunca pensou em trazer um pouco de realidade e imparcialidade?

        Como eu disse, o cara já deu declarações merdas e negativas que vão contra a opinião popular, mas no papel, o trabalho dele foi primoroso.

        Mas não sei pq eu ainda espero um pouco de sanidade de vcs.

        1. Ballmer também era antigo na Microsoft, e entrou Nadella e a empresa praticamente dobrou o valor de mercado. Antiguidade, às vezes, é prejudicial. Uma mentalidade nova pode revitalizar uma empresa.

          1. Aliás, cadê a fonte do lucrou muito pouco.

            Não existe isso de o cara entrar e fazer milagre. Nadella pegou muito do trabalho do Ballmer que estava em andamento, o que ele fez foi dar continuidade e abrir mais a visão.

            O Playstation desde 1994 é a marca que mais cresce no mercado de games.

      2. As acoes cairam por causa do prejuizo em outros setores. Sao as acoes da sony como um todo e nao do playstation. O pessoal confunde as coisas.
        É a mesma situacao do xbox, a microsoft tem um faturamento absurdo, mas o faturamento do xbox acho que fica atras ate da nintendo.
        Nao esta sabendo tirar proveito da base instalada? Só de faturamento com assinatura de ps plus ja tem um faturamento maior que a marca xbox inteira. Sem contar ps now que tem mais market share que game pass, ea access e o outro servico da ea tudo junto.
        Cara, de onde vc tira essas coisas?
        “Por isso, inclusive, mudou de CEO, para ver se melhora”
        Vc sabe o algo que ninguem mais sabe a respeito da mudanca? Pq se nao sabe é apenas especulacao, como vc pode garantir que nao houve a troca por outros motivos?

        1. Não mesmo, pesquise melhor.

          Desde os tempo do Windows Phone que nós analisamos receitas e lucros da Microsoft e dos rivais, em sites confiáveis. Você verá que tudo o que eu disse está correto.

          1. Pesquise melhor vc e tente interpretar o que estou falando da forma correta. Nao entendo qual a duvida de entender a seguinte frase:” Só de faturamento com assinatura de ps plus ja tem um faturamento maior que a marca xbox inteira. Sem contar ps now que tem mais market share que game pass, ea access e o outro servico da ea tudo junto. ”
            Estou falando de playstation e de xbox. O CEO que foi trocado é do playstation e nao da sony.
            Vc esta querendo comparar receitas de office e windows (carros chefe da microsoft) com a playstation para usar isso como argumento que xbox fatura mais que playstation.
            Aprenda a diferenciar as divisoes. A microsoft pode ser extremamente rica, mas se uma divisao comecar a dar prejuizo ou fazer ela passar vergonha, pode ter certeza que esta divisao sera fechada, como ocorreu com o Windows phone que foi para lanterna da geracao. Como vc vem me dizer que o ps4 esta mal se no relatorio fiscal do xbox de 2017 o xbox teve um faturamento (receita “sem pagar” as despesas) pouco maior que o lucro do ps4?
            Vejo novamente as suas fontes confiaveis, mas analise os dados e entenda o que esta sendo relatado

  3. E lá vamos nós para mais um episódio do PS sem retrocompatibilidade! Meu, na boa, em pleno 2019, onde a maioria da galera é tudo marmanjo que joga videogame, que sente saudades das gerações passadas. Pq não ter retrocompatibilidade? Pq não gerar ainda mais “vendas” onde vc pode ter na sua biblioteca jogos das gerações passadas, pra matar a saudade de vez em quando?

    Porra Sony, a cada notícia que venho acompanhando de Novembro pra cá, eu só estou me decepcionando cada vez mais com vc! Não estou comentando sendo nenhum fanboy de Xbox não, estou comentando como um mero CONSUMIDOR e APAIXONADO POR GAMES!

      1. Não, mas eu vou parabenizar a Sony por pensar mais em seus consumidores, ao invés de só tentar empurrar Remasters/Remakes a preço full de AAA.

  4. Esse vai ser o cara que vai terminar de afundar a Sony.
    Isso é muito triste. Ninguém quer o monopólio da Microsoft ou de empresa alguma. Isso não é bom para o consumidor.
    Mas esse cara vai meter a Sony num buraco sem volta.

  5. Tá complicado o ps4 hj é praticamente a única divisão da sony a dar lucro, e essas atitudes vão acabar destruindo ela, a sorte da sony foi q o Xbox one foi um fracasso no dia da apresentação e o efeito manada puxou o sucesso da plataforma, se fosse o Spencer desde do primeiro dia a historia seria outra.

    1. Não é verdade. Se reparar o último balanço quase todos divisões melhoraram (filmes, camêras, músicas). Pelo que li a única que esta mal é a de smartphone. Mas, o PS é muito importante sim.

      1. pequena melhora na sony hj é = ter menos prejuízo, eles realmente precisam mudar o foco da empresa, por um Nadella lá cara mais mente aberta, o mundo não tá aceitando mais essas “amarras” de empresas.

      2. Já falei, vende tudo, pega a divisão Pornhubstation e vende pra Google ou pra Apple, aí crescerá, se não acabará como a SEGA, a Sony não tem cacife pra enfrentar a MS ☺️

        1. Kkkkkk. Falando de divisão de jogos: o ps é 3x, isto mesmo TRÊS VEZES, 3X, entendeu, 3x MAIOR que o Xbox. Só a PSN vende mais que TODA a divisão xbox. Acorda. 3x TRÊS VEZES;

          1. Hoje poney, e amanhã?? Será q vai manter essa dianteira pra cima da MS?? Playstation foi bem mais por causa de erros da MS do q mérito da Sony, a MS está pronta e com dinheiro pro futuro, e a Sony?? Nem servidores próprios ela tem, acorda pra cuspir poney, pare de pensar no agora e pensa no futuro burro ????

          2. Cara, vou parar de discutir com você. O último post que vou fazer pra você é aquele que te prometi fazer, era pro dia 11, mas, a MS travou as notas (sabe que vai ser uma merda) e vai tirar o embarco do cracudão só dia 15. Você é tão burro, mas, tão burro que se o capim mudar de cor você vai passar fome. Me responde uma coisa: a MS ou a Sony é uma empresa de Datacenter, que vende hospedagem ? Deixa de ser animal. Uma empresa de jogos precisa de bons jogos. Hospedagem tem várias empresas que vendem barato. Até mesmo a Azure venderia o espaço dela pra Sony. São unidades de negócios diferentes. Se não vender tem IBM, Oracle, Amazon. O que adianta ter servidor e fazer um multuiplayer sem party. Fazer um SOD2 cheio de erros ? Fazer um SOT que o personagem não evolui ?

          3. Como eu disse pro animal ali em cima e vou falar agora pra outro animal, esses jogos q estão saindo até o Cracudão são da gestão pré-Phill, de agora em diante vamos ver se o trabalho do Phill vai ser bom em matéria de qualidade dos jogos, pq a gestão dele até aqui está muito boa, e da onde vc tirou q é “barato” aluguel de servidores?? ????
            E o q a nota de Cracudão tem a ver com oq a gente está falando animal?? Como sempre, mudando o foco pra oq convém ???

          4. E o Kiko?? Vai mudar oq na minha vida isso?? ???? Vc viu eu comemorando nota alta do FH4?? Quem liga pra notinhas é sua laia aidética, caixista não liga pra isso ??
            Vc devia estar preocupado com outras coisas ????

            – Fim da PS Experience
            – Fim da E3
            – Fim dos jogos de PS3 e Vita
            – Fim do contrato e não renovação com Quantic Dream
            – Menos jogos exclusivos num período de tempo maior

            Faz um controle de dano disso pra nois ??
            E vc preocupado com notinha do Cracudão ??

          5. State of Decay já foram corrigidos os bugs.

            Sea of Thieves o charme do jogo é VOCÊ evoluir e não o personagem, ali o personagem é só um avatar do jogador. Gente leite com pêra regada a árvore de melhoria e pontinho de experiência não vai entender o jogo mesmo. Deve ser melhor os jogos atuais que ficam enfiando troço pra você farmar e ficar que nem um bobo 200 horas jogando só pra poder soltar um poderzinho que seja.

            Eu já tenho raiva de sair um Forza Horizon a cada dois anos e ter que comprar os carros todos de novo, imagine então o que eu penso de barrinha de exp e pontinhos de habilidade (que tem no Forza também aliás).

          6. Podia ser 200 vezes maior mas se a empresa opera no vermelho é ruim do mesmo jeito.

            É que nem algum clube pequeno na Espanha tipo Getafe, Levante, etc. gastar os tubos pra ganhar a temporada em cima do Real Madrid. Pois é, parabéns, você foi campeão, aí na temporada seguinte você vai à falência e o Real Madrid segue sua vida, quem sabe até sendo campeão.

            É o que acontece com a Sony. Só o PlayStation é rentável naquela merda, o resto sangra dinheiro por todo canto. Uma hora eles vão ter que fazer a decisão de vender o PlayStation, vender as outras empresas ou desmontar a holding. Basta um passo em falso pros caras quebrarem a cara.

          7. Tirando smartphone todas divisões deram lucro. Procure em um site isento que verás isto. Incrívelmente o lucro do ps até caiu (acredito que seja os investimentos no ps5). Eu falo de vendas ou lucro quando alguém vem falar merda, como este cidadão acima. Quem deve se preocupar mais com isto são os investidores

      3. O problema do PS4 é que, embora seja a divisão mais rentável da Sony, a grande maioria do lucro que vem na plataforma tem que ser repartida com terceiros (Fortnite é o maior exemplo, o jogo é de graça mas as roupinhas não).

        Um COD da vida é facilmente mais rentável que um exclusivo da Sony, porque custa muito menos pra fazer, tem várias formas de monetizar, e a Activision mete a faca no preço sem dó, além de ser uma franquia consagrada e o FPS “padrão” nos consoles (no PC é CS). Num COD a Sony ganha o dinheiro da Plus, uma porcentagem das transações dentro da PSN e só.

        As vendas de jogos no PS4 são muito volumosas mas os exclusivos são uma fração bem pequena delas.

        1. Cara, é daí que vende muito cod ou Fifa no ps e ela “só” fica com um %. Foi o modelo que ela escolheu: chamar compradores pro seu console, que algumas vezes nem é tão rentavel, concordo, e ganhar $ nos jogos de terceiros. Red vendeu 23m e a última vez que vi 70% era no ps. A Sony não fez nada e ganhou a maior grana. Fifa vende cerca de 10m no ps. A MS partiu pra serviços, outra linha. A Sony é assim e está dando certo. 36m de usuários Plus. Se cada um pagar120reais ano faz a conta.

  6. Sensacionalismo barato em uma semana onde perdemos um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro. Triste ver o Sonyclub, digo, WindowsClub se prestando a este papelão.

    1. ai tenho que concordar. Ta virando muito brasil esse site. Só aguardando a abinha de noticias ali acima chamada “playstation” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Vamos lembrar que antes sequer de existir Xbox o PS2 já tinha retrocompatibilidade com PS1 e o PS3 teve com PS1 e PS2 logo que foi lançado. O unico que não veio com retro foi o PS4, mas provavelmente devido a arquitetura nova e diferente, ponto pra MS que no software da um pau na Sony facinho. Emularam o Xbox 360 no XONE e fizeram melhorias ainda por cima. Ponto pra Microsoft.

    Como o próximo Playstation deve ser mais robusto em hardware, provavelmente emular PS3 e os anteriores será facinho, e o PS4 por ser a mesma arquitetura (x86_64) vai ser extremamente fácil de rodar. Então acho que o Ps5 tem enormes chances de ter retrocompatibilidade..

  8. Realmente retrocompatibilidade é besteira pra quem não liga pro próprio dinheiro. Vejamos em qual plataforma eu vou comprar um jogo? Na plataforma q eu sei q vai rodar na Next gen ou no console q se diz contra a retro q ninguém liga.
    Aí fica assim 2 jogos na plataforma contra a retro e 12 na plataforma q é a favor da retro. https://uploads.disquscdn.com/images/aeec6a10b968755e6eef3ab88a4d03f25e9004b32be436e90b37945d47382520.jpg

  9. Um balde de água fria para quem queria retrocompatibilidade no PS5. Entretanto, se depender das “convicções” dos líderes da Sony, opiniões e declarações passadas querem dizer muito pouco.

  10. Mas ser igual ao Phill Spencer também não é bom negócio… focar na melhoria é sempre bom e acredito que como ganhar dinheiro é sempre o real motivo… a Sony colocará a retro pois viu que o ganho é facil e de baixo esforço afinal entregar de novo oque já está pronto é mais barato que fazer algo novo de verdade ….

      1. Pra falar de jogos da Microsoft só quando sair mesmo, histórico da MS é uma MERDA, só vem encaixando jogos notas amarelas flops.

        Vou traduzir pra caixistas = Jogos sem capricho, jogos sem diversão.

        1. Logo logo você estará falando muito bem do XBOX e da MS; agora vai aproveitar o Game Pass, tem jogos bons tb lá. Sugiro que jogue alguns exclusivos da MS. Esse ano tem muita coisa boa, e entram no Game Pass no dia do lançamento, como Gears 5, o novo Ori, Battletoads, Tunic, Session, expansão do Cuphead (jogue este jogo tb), Black Desert, além de outras novidades. Tem tb Quantum Break (já que você é acostumado com filminhos, vai gostar desse tb…), Susent, Recore. De jogos antigos sugiro que experimente alguns tb, como Fable e a saga Halo Master Chief Colection (vai que você gosta…); tem os Gears antigos tb são bons. E o clássico Alan Wake, se não jogou, é “obrigatório”.

      2. -Gears 5 & Gears Tatics
        -Battletoads Reboot
        -Ori and the Will of the Wisps
        -TUNIC
        -Horror: Showdown
        -Session
        -DLC Cuphead
        -Black Desert
        -Crackdown 3
        Fora os que serão anunciados na E3 pra esse ano.

  11. Quando não se tem jogos para falar, ja que so jogam os antigos. Ou se tem bosta, tipo Crack e pula pirata. O que resta? Falar dos outros. Ou…o agente duplo está a manipular a ovelhada. Béééé

  12. Não é por nada não, mas esse site não deveria falar de assuntos referentes ao Xone? Está mais parecido com um site Playstation que o próprio site dito.
    Ah sim!! É pra lembrar que os consoles da Microsoft tem retrocompatibilidade e os da Sony não. E pra tirar de vez da cabeça dos consumidores a idéia de comprar um PS5.
    Mas graças a Deus eu tenho minhas próprias idéias e não me deixo ser manipulado. Se comprar o novo Xbox ou o PS5, será pelo que for conveniente a mim e não por influência de site nenhum.
    Está faltando pelo menos um pouquinho de imparcialidade. Se é que isso existe neste site.

          1. Eles só compara qndo convém vc acha q vai sair matéria de custo benefício por lá. Não existe um site nesse mundo q vai ser totalmente imparcial querendo ou não a pessoa prefere jogar em plataforma x ou y.

          2. Esse aí já não deve nem ter mais neurônios no cérebro. Deve ser o mesmo q vem querer zuar qndo a Gold deu uma pacote de sei lá o q daquele jogo q era de graça, tô ligando pra itens cosméticos de jogos gratuitos.

    1. Acho q vou fazer a mesma coisa pedir imparcialidade de sites voltados a Playstation. Se tem algo q é difícil achar é imparcialidade se vc puder me citar um site imparcial fico agradecido.

          1. Vc é tão burro que não percebe o que eu quis mostrar. Não est..
            Deixa pra lá!! Não vou perder meu tempo com um retardado como vc.

    2. Semana de flop e eles estão preocupados se no ps5 vai ter retro…a realidadeesse site é sonysta mesmo. Estão bem interessados com o futuro da empresa. Eu como consumidor de um produto da sony me sinto extremamente representado.. nem preciso reclamar, pessoal aqui faz isso por mim..

    3. A pagina é direcionada ao MS Xbox, não tem como ser imparcial, porem o autor lança varias matérias tendenciosas cutucando seu rival direto a Sony PS4 (OK normal). A consequência é que isso atrai os Sonystas que traz muitos cliques para site, mais cliques mais popularidade, mais patrocínio mais dinheiro no bolso, mais comida na mesa para o autor. Isso funciona muito bem (vide xboxmilgrau) e é um dos motivos de você não ver banimentos dos haters (sonystas ou não), não importa o que eles postem.

  13. Vamos ser praticos, a ausencia da retrocompatibilidade no ps4 tem uma explicação simples, a arquitetura do PS3 era uma merda, quem jogou lembra o quão cagados eram as versões de skyrim, new vegas, etc. neste, por isso não é tão simples quanto passar um jogo de 360 pra One, isso ai foi só uma desculpa esfarrapada que ele deu pra não pegar mal,
    Mas como o ps4 tem uma arquitetura normal, é provável que o ps5 rode os jogos deste

        1. Os jogos eram portados para o PS3 por isso o X360 era muito superior. Já existe emulador que roda uma grande variedade de jogos de PS3 no PC. Quem desenvolveu o sistema para PS3 tem a expertise, a Sony deve ter esses funcionários ainda.

    1. Em termos de arquitetura, sim, a arquitetura do ps3 é complica de emular, mas não impossível, prova disso é o RPCS3. Se um grupo pequeno de desenvolvedores conseguiram desenvolver um emulador de ps3, porque a sony não conseguiria? É simplesmente falta de vontade e as vezes até falta de dinheiro, porque convenhamos, a sony não tem tanto dinheiro para se arriscar em projetos que talvez não deem retorno financeiro viável, afinal uma parte que o Jim Ryan fala é verdade, é um recurso muito pedido mas quando você compara a sua base de consumidores, é fato que ela inteira não vai usufruir do recurso, pois não todos que buscam aqueles jogos mais antigos, apenas os que gostam de nostalgia ou os que não jogaram o game na geração passada. Porem ela não tem apenas o ps3 como console antigo, tem o ps2 e ps1 e que os mesmos possuem emulador no android, então se conseguiram lançar emuladores desses dois consoles para um hardware muito mais fraco que um ps4, porque a sony não faz o mesmo e cria o seu emulador de ps1 e ps2 para ps4? É fato, a sony ta cagando para esse recurso, porque ela sabe que a receita que ela vai gerar através da retrocompatibilidade é inferior a receita gerada com vendas de remakes, não é atoa que remasterizou Shadow of the colossus para duas gerações.

      1. Existem jogos de ps1 e ps2 disponíveis pra jogar no ps4,
        E emuladores de ps3 normalmente precisam de PCs bem mais potentes que playstation 4, isso pq geralmente nem rodam bem

        1. Hum, então ele possui um emulador implementado no sistema. Mas porque a sony ao invés ficar fazendo remakes não traz os jogos para o emulador? ou ambos?. É obvio que é porque assim ela lucra mais. Forçando o jogador que quer jogar aquele jogo antigo a pagar 200 reais ou 50 a 60 dólares. E é por isso que muitos dizem que a sony é uma mercenária e não liga para seus consumidores. E em questão do emulador de ps3, sim ele precisa de um PC bem mais potente que o ps4, porem isso ocorre porque o emulador não está finalizado e também porque é impossível criar uma otimização correta nos PCs, afinal é muito hardware variado. Porem quando você tem um hardware único ou com poucas variações, como é o caso dos consoles, você consegue criar uma otimização excelente e fazer ter um excelente desempenho. Prova disso são os próprios desenvolvedores do emulador de ps2 para android, que pretendem otimizar bem o código para conseguir atingir a casa dos 50fps+ em um snapdragon superior ao 660. Tudo depende da otimização. Então não é impossível criar um emulador de ps3 para ps4, basta otimizar tanto o código quanto as configurações, que é possível atingir um bom desempenho na emulação. Então a sony só não faz porque não quer, porque não liga para seus consumidores que exigem o recurso, mesmo que sejam poucos consumidores que iram utilizar o recurso.

  14. Por causa de uma péssima gestão no início da geração que o Xbox acabou saindo atrás da concorrência… Só espero que a história não se repita do outro lado também. Mas levando em consideração as besteiras que esse cara dizia fica complicado acreditar que possa trazer melhorias futuras pra plataforma, por mais que tenha bastante experiência no mercado e já tenha feito boas coisas também pela marca. Vejamos e oremos…

  15. Jim Ryan pode ser amado pela comunidade PlayStation por conta de ter revivido o PS3 e criado uma amizade com a Europa, mas esse cara é de longe nocivo para a evolução, o número de baboseira que ele já disse:
    -Desde 2016 é totalmente contra o VR,mas tem o PlayStation VR
    -Crítica a Retrocompatibilidade, em outubro lança o PlayStation Classic Mini
    -Não entende o porque os jogadores querem Cross-Play
    -Não vê um futuro com Streaming, diz que os consoles duraram por eternidades
    -Em 2017 ele queria cancelar o PS Now, pois não via como o serviço de Streaming e Nuvem pudessem dar lucros
    De todos os CEO que a Sony já teve, esse cara foi a pior decisão, viva o Andrew House, que até 2017 antes de sair era um cara pacífico, tinha ideias tão boas quanto a do Phil Spencer, e foi o que fez esse PS4 conseguir vender, e foi o cara que pregou a mensagem de Liberdade para os estúdios da Sony, e desde que ele saiu da Sony em 2017 queria entender o porquê? Pra colocar um cara como o Jim e arruinar tudo o que construíram, e denegrir a Microsoft e Nintendo, que essas sim, tentão evoluir o máximo que conseguem, e sabem que o futuro é do Streaming/Nuvem.

    1. A maior parte das besteiras que ele diz foi tentando justificar falhas no ps, o problema é se ele for do tipo que vive arrumando desculpa e fecha os olhos para o óbvio mas se ele arruma desculpa mas ao menos trabalha para resolver os problemas ai ainda tem algum valor, vamos ver como será nessa transição muita coisa vai rolar e o sucesso do ps5 não está tão garantido quanto pensam.

    2. PS3? O cara tá desde 1994 na Sony… Participou ativamente de todas as gerações.

      Errou em declarações e compensou em trabalhos.

      E continua aí, achando que Nuvem e Streaming é mil maravilhas. Tá meio por fora das tretas que estão rolando.

      1. Sim , mais as merdas que ele diz sempre volta atrás quando ver dinenheiro, não que seja errado ,mais não é coerente e não sabe lidar com as evoluções do mercado game , em relação ao retrô ele queria empurrar de guela abaixo que isso não dá lucro , é agora da? Claro que dá, vai no no ps5? Claro que sim, não por que ele se importa, mais por que sabe que vai da mera se não tiver.

          1. vc mudou as plavaras dele!! o FATO E, Palavras do Phil, ”A audiência para estes grandes jogos focados em história… Eu não vou dizer que não é tão grande, mas não é tão consistente. Você tem coisas como Zelda ou Horizon Zero Dawn que saíram, e se deram muito bem, mas eles não têm o mesmo impacto que costumavam ter porque grandes jogos
            baseados em serviço estão capturando uma quantidade muito grande da
            audiência. Os estúdios da Sony fazem vários destes jogos e eles são
            muito bons neles, mas fora isso é difícil – eles se tornaram mais raros;
            é uma difícil decisão de negócio para esses times, você está lutando
            com uma correnteza maior.”

            ”Temos que entender que, se gostamos destes jogos, a oportunidade de
            negócio precisa estar lá para eles. Eu amo jogos baseados em história.
            Eu acabei de terminar Thimbleweed Park, achei um jogo fantástico. Inside
            provavelmente foi meu jogo preferido do ano passado. Como uma
            indústria, eu quero garantir que ambos os jogos single-player e os jogos
            de serviço tenham a oportunidade de serem bem-sucedidos. Acho que isso é
            crítico para nós.”

            Ele por acaso disse alguma mentira camarada ou alguma merda? pq ele devia voltar atras? cada uma….

  16. Muito se fala do trabalho do Don Matrick no One e se esquecem do mesmo trabalho que ele fez no X360, muito se diz do Phill mas esquecem que ele participou no projeto Durango. Enfim a equipe do Matrick da qual Spencer fazia parte é criticada pelas decisões que levaram o Xone pra Lama, porém foi este mesmo Matríck quem colocou o Xbox onde está hj. Hipócritas

    1. Meu anjo, Phil Spencer até 2013 era apenas Vice-Presidente de Controle dos Estúdios Microsoft, ele tomava conta dos estúdios, aliava alianças com Third-Partys & Cuidava dos gestores de economia + marketing do Xbox;
      -Quem teve a ideia do Xbox One virar um TVTVTV, foi Don Mattrick, Yusef Mehdi e Kudo Tsunoda, que achavam que poderia tornar-lo naquilo, mas muita das atitudes dos 3 foram eliminadas em Maio 2014, quando Don e Yusef sairam da Microsoft e Phil Spencer assumiu o papel de Chefe de Boss do Xbox.
      -Quem cuidou do Xbox 360 até 2011 foi Peter Moore
      -Phil Spencer iniciou suas atividades completas na marca Xbox em Maio de 2014.
      Não publique falácias sem ter informação completa do assunto.

  17. Parabéns a divisão Playstation, conseguiu promover a CEO o executivo na área de videogames mais escroto da atualidade. Jim Ryan não passa de um suueito hipocrita, ignorante e arrogante. Dom Mattrick também tinha estes defeitos e quase afundou a divisão Xbox. A única ressalva que eu faço a Dom Mattrick é sobre a visão dele do console always on que hoje claramente é uma forte tendência devido aos serviços de streaming. O erro foi ele querer impor goela abaixo do consumidor em 2013 sem ao menos esperar por um período de transição da forma como os jogos são consumidos. Na época a Sony viu a repercussao negativa e postou aquele video maroto em que o padeiro Yoshida empresta uma midia física a Adam Boyes (hoje fora da Sony).

  18. “Mas agora a retrocompatibilidade é uma coisa boa, e traremos a retro universal entre todos os consoles ps, no glorioso ps5”. Hahahahahahahahahshsh…

    1. Nossa esse daí nao sei o qur faz comentando aqui, deveria estar na divisao da playstation e avisar para wue nao perca a liderança! É muiro crackdown ou ingenuo demais, alias é mais um nutella dando sua oponiao! Pqp

        1. Kkkkkkkkkkkk sai dai nutella,kkkkkkk, para vc ver a diferença! Xbox nao precisa ser jogado! Afinal o que diferencia ele e ter esses serviços com jogos old gen, e nao ter nada para oferecer na geraçao atual, talvez somente esperanças futuras! E se depender da sua capacidade mistica e de adivinhaçoes kkkkkk o ps5 vai perder mercado kkkkkkkkkkkkkkkk Nutella! É mais facil a sony copiar essas porcariadas que o xbox tem, do que o xbox consegui produzir um misero exclusivo AAA sequer que seja parecido com um da sony ou nintendo!
          Olha isso! Tunic kkkkkkkk crackdown, pubg, fortinite, aspex, stay of decay e sea of thives kkkkkkkkkkkkkk se nao fosse a porcariada de retro o que vc teria pra jogar, olha somente a lixarada que vc iria ter pra ser feliz! Kkkkkkkk

    1. -Em meados inicias de Setembro, a Sony fez uma enorme declaração do porque não querem lançar a Retrocompatibilidade no console dele, com argumentos como:
      ”Ninguém quer jogar jogos velhos”
      ”Queremos experiências novas”
      ”Não achamos que isso melhore nosso mercado”
      -No dia 17 Setembro, a Microsoft divulga os lucros, e lá estão os números de usuários que usaram e aprovaram a Retrocompatibilidade, e o quanto isso melhorou as ações da empresa;
      -Eis que chega o dia 5 de Outubro, e a Sony lança o PlayStation Classic, usando como slogan ”Nostalgia e jogos do passado sempre merecem novas chances”
      Entendeu?

      1. Eu li seu comentário mais abaixo com esses mesmos argumentos. Defenda a vontade a retrocompatibilidade, é direito seu, ainda que eu ache que isso não atrai público já que ninguém compra videogame da geração atual pensando na geração passada. Mas, vá lá, é algo que os fãs da M$ acham que podem colocar como vantagem. Agora, daí a falar que retrocompatibilidade tem qualquer coisa a ver com o PS Mini é apenas ignorância mesmo. PS mini não é um console atual que oferece compatibilidade com uma geração passada porque ele não é de nova geração. É apenas um “emulador de si mesmo”. Xbox one tem retrocompatibilidade porque É DA GERAÇÃO ATUAL e oferece compatibilidade com algo anterior a ele.

        1. O Lance é que quando você teve o console anterior, e não está com muita confiança em comprar o atual por não poder rodar os seus jogos antigos, você venderia eles, ou esperaria um Remaster, na troca de gerações isso pesa muito, é um fato enorme para aumentar as vendas do console atual, você poder pegar toda sua biblioteca de jogos do console antigo, e colocá-las no atual sem custo nenhum.
          PS: Xbox One tem retrocompatibilidade com o Xbox 360 e o Xbox Original, um de 2001 e o outro de 2005.

          1. Então, mas isso que você está falando é superestimado por quem defende a retro. Quem possui os jogos da geração anterior, bem, é porque já jogou os jogos. O interesse em rejogá-los novamente é mínimo. E para quem é mais novo, a imensa maioria quer saber de novidade ou em versões repaginadas (pode criticar remaster a vontade, mas remake não!) de jogos antigos. Vejam o caso de resident evil 2. Acha que se ele pudesse ser jogado na versão original nos consoles atuais alguém iria gastar tanto em jogo antigo? Óbvio que não, uma coisa é o que eu acho que ocorreria, outra é o que ocorre de fato. Retrocompatibilidade entra no mesmo pacote das “features” que tanto falam: é bom ter, mas o peso no interesse é superestimado.

          2. Retrocompatibilidade é pedida pelos consumidores do PlayStation desde 2015 quando a Microsoft colocou no Xbox One, um dos fatores do sucesso do PlayStation 2 foi esse, ele tinha retrocompatibilidade com o PS One;
            A Mídia, os Jogadores e os consumidores mais humildes sempre falam querer isso, e isso ser exigência no PS5, não digo por mim, digo por todos que falam, seja sem site gringo ou br, só procurar.

          3. Repito, não nego que quanto mais vantagens pro consumidor, melhor. Mas quem, sinceramente falando, vai dizer que alguém entra numa loja pra comprar um console pensando em jogos da geração passada está equivocado. Claro que se a Sony oferecer retrocompatibilidade total no próximo console, aí sim isso pode ser relevante, mas acho que essa retro teria que ser imediata. No caso do Xbox por exemplo, não são todos os títulos e eles são liberados a conta gotas.

          4. Acho engraçado como hoje as pessoas se colocam como referência pra tudo. Não existe mais realidade objetiva. Tudo é subjetivo.

          5. Na verdade sempre foi, mas antigamente não tínhamos contato com tanto “mundo” o que dava impressao que tudo era objetivo.

          6. Sim. Tanto é subjetivo que a relação que você fez entre vendas do One e retro é, ela mesma, puramente subjetiva e baseada em especulações rasas.

            Você não tem a palavra final sobre nada aqui e não é dono de verdade alguma. Você também está fazendo uma interpretação aqui, e malfeita, diga-se, porque apoiada em achismo e falsos nexos causais. Há dados que desconstroem seu argumento facilmente. Não será a repetição que tornará verdadeiro um argumento falso.

          7. Quem sabe se o PS4 tivesse retro a PS plus ainda poderia estar dando jogos de PS3.
            Retro não atrapalha em nada é só um recurso a mais sinceramente tento entender quem crítica.

          8. Não crítico a retro. Acho um serviço ótimo, disse isso em outro comment aqui. Só digo que não tem o interesses alardeado pelos defensores. O peso de retrocompatibilidade é superestimado. Normalmente a defesa é do tipo “eu gosto”, “eu vejo gente pedindo”. Realidade objetiva, pelo menos nessa geração, é outra. Se vai se tornar preponderante pra atrair público, o que eu acho difícil, é outra história.

          9. Então igual eu disse em outro post, suponha q tem uma pessoa q joga no Pc ou Xbox mas q essa mesma pessoa se interessa nos exclusivos do PS4 aí chega o ps5 e ele continua a se interessar nos novos jogos ele vai ficar muito mais tentado em comprar um ps5 com retro do q ter q comprar 2 consoles pra poder jogar toda a saga do uncharted por exemplo.

          10. O seu exemplo é isso: um exemplo particular. A discussão em torno da retro não é se ela é boa ou não. Tem que ser muito fanboy pra dizer que não é vantagem. O ponto é se isso é um motivo para atrair público. Eu digo que não é, pelos motivos que já comentei aqui. Pra mim é algo secundário que no caso do Xbox não foi motivo para aumentar as vendas. E se as vendas de Xbox se apoiassem nisso, seria um motivo mais preocupante do que para celebrar, já que pra mim console é geração, e é pelo que ele oferece na atual geração que deveria fazer alguém comprá-lo.

          11. Então, se vai ser algo relevante pra próxima geração o tempo vai dizer. Para essa geração não foi, basta ver que o único console que ofereceu retro não vendeu mais por causa disso. Eu particularmente acho que só seria vantagem a retro total, para todos os consoles Playstation.

          12. O começo de geração do xbox foi conturbado, se vc leva a relevância do console por vendas aí é não posso fazer nada eu escolho o q melhor me atende hj o xbox se na próxima geração o ps5 começar melhor pra mim eu pego o ps5 mesmo q esteja vendendo menos. Provavelmente mais pra frente eu compro o outro já q gosto dos exclusivos de ambas.

          13. Sim, meu interesse é discutir mercado, vendas, o que uma plataforma faz de relevante ou não. Gosto pessoal é gosto pessoal.

          14. Já eu olho mais pro lado consumidor, qndo fui comprar o primeiro vídeo game tava assim: na geração passada tive um PS3 e meu primo q jogava comigo tava querendo comprar o ps4, o xbox estava mais barato e vinha com jogo, o PS4 estava mais caro e vinha sem jogo escolhi o xbox por isso e ainda já tinha um controle do one q usava no Pc, na época nem lembro se já tinha retro ou não. Depois no final do outro ano peguei o PS4 slim com bundle uncharted 4 paguei mais barato e ainda veio com jogo o cara q vendeu ainda deixou eu escolher mais um jogo usado.

          15. Baseado na razão de existir de uma empresa: lucro pelas vendas. Se a MS for esperar que seu console venda por causa de retro, ela está muito mal assessorada.

          16. E quem garante que a retro não ajudou no lucro? Vc tem números aí? Vc sabe isolar a influência da retro nas vendas?

          17. A sua pergunta deveria ser outra, que é a que tem resposta. Por que a retro não ajudou a vender mais consoles, já que os números do Xbox pelo, que foi vazado já que a MS não divulga, são tão baixos em relação aos concorrentes? Crer na retro como system seller seria o fim para a MS, seria o mesmo que admitir que o console vendeu com o principal chamariz de ser um produto que não fez bem na atual geração e teve que apelar pra geração passada para se manter. Simplesmente não faz sentido. Retro é recurso, é nicho, não faz sentido nenhum em apontar como motivo para alguém comprar o videogame. Fale em game pass, EA Access, mas não retro. Isso é absurdo.

          18. É simples… Vender console não é igual a vender pamonha no metrô.. . Vc tá olhando um único recurso e relacionando com um total de vendas num mercado com empresas diferentes com estratégias diferentes e recursos diferentes…E tudo que envolve empresas desse calibre… .ai vc julga esse como “sem importância… .Vc não entende que afirmar que a retro não ajudou a vender consoles é um argumento tosco? Se não, Aí fica dificil.. Não iremos concordar nunca.. Eu q acho engraçado vc falar em objetividade fazendo essas contas de padaria..

          19. Que tal dizer de forma diferente: o Xbox One só não vendeu menos ainda por causa da retro. Inclusive a retro só foi lançada em 2015, dois anos depois do lançamento do console. Ou seja, o Xbox One ficou dois anos sem retro e levando porrada de todo mundo por causa de gráficos piores.

            Você não tem dado NENHUM de que a retro não influenciou as vendas do Xbox One. Muito pelo contrário, em horas jogadas os jogos retrocompatíveis apresentam números significativos pra justificar o investimento da Microsoft em licenças e emulação.

            O seu tipo de argumento é como se alguém me rogasse uma praga, caísse um raio na minha cabeça e eu achasse que é por causa da praga e não porque eu estava próximo de um para-raios. O nexo causal só existe se você partir de um pressuposto específico, que inclusive é falho, conforme os dados existentes.

          20. Xbox só não vendeu menos por causa da retro? É muita má vontade com o Xbox, que dá a impressão de não ter mais nada a oferecer além de retro. Se você me dissesse que Xbox vende por causa de game pass ainda vá lá. Agora acreditar que a pessoa chega na loja e, entre um PS4 cheio de exclusivos, um Switch com os velhos personagens que tanta gente curte e um Xbox oferecendo game pass a preço absurdamente barato que dá acesso a dúzias de jogos, o cidadão vai optar por um console só porque vai poder rodar jogos de 360? Não faz o menor sentido, nem mesmo se a pessoa realmente possui uma biblioteca de jogos de 360 em casa (e isso é um exercício de retórica com muita boa vontade)! Qual o propósito? Não há propósito algum em alguém colocar prioridade na hora de comprar console que seja jogar jogos da geração passada.

          21. Má vontade? Não de minha parte. Da mídia e de certas pessoas na comunidade gamer, certamente.

            De novo você age como dono da verdade, cara. Eu mesmo comprei o One pela retro, pois vim do PC, onde não existe o conceito pois os jogos antigos rodam nas máquinas novas, alguns meio nas coxas, mas rodam. E torço pra que a Microsoft nunca desista da retro, pois não gosto de jogar dinheiro fora.

            Saindo do One, na comunidade Pokémon foi um rebuliço quando anunciaram os Pokémon antigos no VC do 3DS com suporte ao Poké Transporter pra usar os bichos dos jogos antigos nos jogos novos, o que é equivalente em certa medida aos bônus de lealdade no Forza e às conquistas do 360 serem compatíveis com o One. Um dos primeiros jogos que comprei na eShop foi SMB1 no VC.

            A má recepção do PS1 Mini também é prova de que as pessoas querem retro e não um brinquedinho nostálgico em casa. O próprio SNES Mini apesar de caro era uma compra melhor, pois saiu com o raríssimo Star Fox 2 finalizado, o que era um enorme diferencial pra quem não gosta de jogo pirata.

            Enfim, pode não ser o recurso mais importante da máquina mas certamente é muito importante do ponto de vista de fidelização com a marca, respeito ao dinheiro do cliente e resgate da nostalgia, condições não satisfeitas pelos recursos da concorrência (na Nintendo por exemplo o VC do Wii não migra pro 3DS).

          22. E outra: as horas jogadas existem porque a retro está lá, isso não prova que o console vendeu por causa da retro, mas que as pessoas se aproveitaram de um recurso oferecido. Daí a concluir que pelo fato de pessoas utilizarem um recurso porque está lá é o motivo de terem adquirido um console, é uma conclusão arbitrária.

          23. Meu filho o que você quer que a Microsoft faça? Aquelas enquetes de internet que você responde com “regular, importante, muito importante, pouco importante, indiferente”? rsrsrs

            Arbitrário é dizer que a retro não influenciou, incluindo números de vendas desde antes de lançarem o recurso.

            Eu mesmo vendo os anos recentes diria que exclusivos venham talvez em terceiro lugar na lista de prioridades. A Microsoft está investindo nos exclusivos porque no futuro vão migrar pro streaming e não existirá mais a máquina Xbox (nem o PlayStation), então os exclusivos serão fundamentais, como no Netflix, HBO GO, etc. Um exercício de lógica e não de especulação.

            Mas hoje? Mesmo com a metade das vendas as comunidades COD, BF, etc. seguem fortes no Xbox One. Quem joga prioritariamente FIFA, F1, COD, etc. vai priorizar gráfico e online mesmo. A galera só migrou em massa pro One e PS4 quando as grandes franquias multiplayer abandonaram o 360 e PS3. “Ah mas um dia eu vou querer jogar o God of War” Vai nada, cara, pra cima de mim? rsrsrs

            Detalhe que no One os COD e BF antigos são jogáveis…

          24. Se existisse somente God of war no PS4 talvez vc tivesse razão. Mas são vários títulos diferentes para gostos variados. Em marketing existe uma coisa chamada mind share, que é a percepção do consumidor que a marca está presente investindo naquilo que é significativo para alguém se interessar pela marca ou produto. A sony fez isso. Os jogos que vc só pode jogar na plataforma dela são inúmeros, sucessos de crítica e sucessos de venda. Online ambos consoles possuem. A partir daí qual o diferencial? Poder jogar jogos da geração passada? Alardear uma dashboard melhorzinho? Besteira. São jogos novos e que aproveitam o potencial da nova geração. Na Sony isso é comprovado pelos fatos. E o pior da sua argumentação: quero acreditar que God of war não vai vender em quantidade suficiente para me convencer de que exclusivos contam. Como eu poderia ficar convencido? Somente se vender número de cópias próximo da base instalada! Genial! Casos de maiores sucessos de cada plataforma chegam a, o que?, 10% da base instalada? O negócio aqui é pegar os exclusivos em geral, ver a recepção de público/crítica deles e ver se venderam em número significativo para a categoria em que estão inseridos, a que público atendem, etc. Retrocompatibilidade influencia de maneira irrisória. Uma ínfima minoria se preocupa com retro, e praticamente ninguém pensa nisso ao comprar um console.

          25. Cara assim o ps5 não tem motivos de não rodar os jogos do ps4, ele só não faz a retro se quiser sacanear mesmo os seus consumidores. Mesmo q a pessoa diga q liga mais pro jogos novos sempre tem aquele jogo da geração passada q vc não jogou até o mês de outubro do ano passado dos 5 jogos q eu mais joguei 3 era da geração passada. https://uploads.disquscdn.com/images/b64a601407931c1531516e49cc3541e11fc03438f5d3813faaacdefa21227ead.png

          26. O que você tá dizendo é mais exemplo particular, mais exemplo subjetivo. A comprovação de que se colocar como referência não ajuda muito são os resultados práticos: vendas do Xbox, que não foram além do esperado para um console da atual geração que é constantemente cobrado pela falta do que realmente importa.

          27. Retro não estava presente no lançamento e o Xbox One X alavancou as vendas da plataforma. Usar números ao longo de 5 anos pra analisar uma situação atual é mudar o gol de lugar.

            O principal motivo de o Xbox One não ter decolado, além do lançamento ruim, chama-se gráficos, e a mídia e os fanboys deram seu empurrãozinho pra que isso acontecesse.

          28. O principal motivo do Xbox não vender foi, além do péssimo lançamento, a falta de um portfólio de exclusivos de qualidade. Um ano após o lançamento a MS fechou os dados de vendas porque ela, como empresa gigante, precisa pensar à frente. Nunca investiu em exclusivos por que sabia que o retorno esperado para uma empresa do porte dela não viria. E repito, ela fez isso um ano após o lançamento. É preciso uma dose muito grande de teoria conspiratória para acreditar que nesse período a mídia, mancomunada com a Sony, destruiria a reputação do Xbox. Em 1 ano! É completamente absurdo. Veja, tudo que a MS tem feito de uns anos pra cá é fazer público para a próxima geração. Game pass é o carro chefe. Ou vc acha que é “bug” ou caridade os preços muitas vezes chegarem a 1 por alguns meses de assinatura. Basta analisar sem paixão.

          29. E que exclusivos de qualidade que a Sony tinha na época? Só Infamous e olhe lá. Bloodborne foi o primeiro arrasa-quarteirão do PS4 no sentido de todo mundo falar sobre e só chegou em 2015. The Order veio em 2015 e foi um dos maiores flops da história do PlayStation. Uncharted 4 veio apenas em 2016. Antes a Sony tinha basicamente The Last of Us Remastered, mas aí a Microsoft tinha o Halo MCC. Em 2014 o Killer Instinct reviveu a franquia. Em 2015 o Forza Horizon 2 consolidou a franquia Horizon enquanto o DriveClub já nasceu morto.

            O começo da geração foi fraco pra ambos os consoles mas a Microsoft foi a primeira a se mexer e entregar jogos melhores, até porque estava atrás nas vendas, e por causa dos gráficos. O meme “Xbox has no games” só surgiu com o cancelamento do Scalebound e lançamento do Horizon: Zero Dawn em 2017… rsrsrs

          30. Superestimado baseado em que? Já que tá falando em argumentos objetivos…. Será que vc não está subestimando a retro?

          31. Superestimado baseado em achismo e autorreferência. Sempre se parte do pressuposto que “se eu gosto e defendo” e “vejo meia dúzia pedindo no Twitter” então isso deve ser a regra. É uma questão lógica. Como um serviço a mais, beleza, mais uma vantagem. Como system seller, não. É como eu já disse, videogame é geração. Quem compra tem como prioridade a atual, as novidades. Retro é secundário e superestimado.

          32. Concordo .. Vc acha superestimado .. Baseado no “eu acho”… Óbvio q não é a primeira na lista de prioridades… Ngm disse isso… Mas num mundo de remakes e ramasters que vendem e continuam a fazer sucesso por motivos diferentes ….. Acho que vc que não está dando a importância necessária ao recurso

          33. Remake e remaster são justamente um argumento contra a defesa da retro. Pode criticar os remaster (o que eu acho absurdo, já que, bem ou mal, são versões melhoradas, ou maquiadas, se for pra criticar), mas não os Remake, que são versões totalmente refeitas pra geração atual. O caso é que eles são vendidos como novidade, coisa que os retro não são! Vê a diferença? Você poder odiar os remaster (ok…) ou Remake (esses não!) mas eles vendem justamente por serem marketeados como novidade ou algo novo! Qual o interesse que se pode colocar em retro para além de vc poder jogar os jogos que já tem?

          34. Xbox tem retro e tem remake e remaster… Não são excludentes…. A questão é..se há lançamentos de remake e remaster… É pq há o interesse em jogos antigos…. Então falar q a retro não ajuda a vender é precipitado….

          35. É como eu disse: remake e remaster existem por que podem ser vendidos, e vendidos como uma novidade, como algo melhorado. É assim que funciona o mercado. A retro é oferecida mirando mais quem já tem o jogo e quer jogar, da maneira exata como foi feita na geração anterior, mas na plataforma atual. Ou seja, não é comercialmente interessante da mesma maneira que algo novo, como um remake, ou renovado, como um remaster. Retro não entra na mesma categoria desses outros dois. Reforçando: acho retro um recurso interessante. Mas superestimado.

          36. Não cara… Retro substitui facilmente remasters . Remakes nem tanto.. .tem alguns mto bons..e acho q se engana que o foco é quem já tem o jogo… No Xbox vários jogos da retro são “vendidos” como novidade…pega uma galera q nunca jogou….e de novo… Superestimado pra vc… Não tem como saber como ela influencia na escolha do vg…

          37. Sim, call of duty vai segurar toda a retro. Vai sim, pode confiar. E é jogo online, óbvio que tem uma sobrevida maior, mas fora isso, pinçar casos isolados só depõe contra o argumento. Mas se os fãs querem acreditar que um console pode vender apostando na geração passada, paciência, não vai vender.

          38. http://www.windowsclub.com.br/apos-quase-10-anos-xbox-one-coloca-mw2-entre-os-jogos-mais-vendidos-de-agosto/

            http://dozebits.com.br/index.php/2016/07/06/vendas-de-red-dead-redemption-sobem-6-000-na-amazon-apos-anuncio-de-retrocompatibilidade/

            https://www.gamevicio.com/noticias/2017/02/vendas-de-grand-theft-auto-4-subiram-8000-apos-retrocompatibilidade-com-xbox-one/
            Casos isolados? Red dead redemption, nem GTA 4 são games online, mais passaram a vender bem mais depois da retro, existe mercado pra esse tipo de jogos, e está dando lucro pra Microsoft, caso contrária ela já teria parado de adicionar jogos a retro.
            E quem foi o retardado que disse que Xbox vende por causa da retro? Você? Até então só vi vc tentando se passar por porta voz de toda a comunidade caixista, qualquer console vende por um conjunto de fatores, como marketing, hardware, features, exclusivos e etc..
            Esse seu argumento aí só pega leigo, poney.

          39. Não é porque existe uma tendência no mercado que temos que achá-la boa.

            A Sony por exemplo quer forçar os single player cinematográficos dela a serem hegemônicos num mundo onde a comunidade gamer nunca foi tão diversa. Pra um jogo como Undertale ter sido sucesso na atual década é sinal de que essa pegada cinematográfica é bastante superestimada e que os grandes portais vivem numa bolha em relação ao que o público quer.

            Eu não pago preço cheio em remaster jamais, especialmente se eu já tenho o jogo.

          40. Remakes são jogos distintos. Há quem prefira os clássicos.

            Eu mesmo prefiro remaster do que remake a menos que o jogo original seja apreciado pelos motivos errados.

          41. Não há necessidade de citar gosto pessoal. Isso todos temos, é óbvio. Mas na hora de fazer vendas não adianta empurrar o mesmo produto. Precisa ser novo de alguma maneira para quem jogou, e para quem ainda não.

          42. Sim mas até o tipo de novidade conta. Eu por exemplo prefiro melhorias gráficas às melhorias de jogabilidade. Há quem prefira o contrário e há quem só ache um bom investimento se vier as duas coisas.

            Pra custar 250 reais, REmake 2 precisava ser bastante diferente do original mesmo.

          43. Você poderia até ter razão se não houvesse jogos melhorados na retro. De resto, as editoras seguram a retro porque têm interesse em vender remaster. A Sony é uma das piores empresas nesse sentido. Pode apostar como em vez de melhoramento vai vir remaster do God of War, Uncharted 4, HZD no PS5. E sonysta vai comprar, porque é idiota.

            A Ubisoft está pra lançar o Assassin’s Creed 3 remasterizado em março. É bem-vindo, sem dúvida, mas custará caro demais pra um jogo cujo único diferencial em relação à versão retrocompatível é rodar nativamente nos consoles atuais, com melhoramentos nas versões premium. O Rogue por exemplo é um jogo muito bonito, mas é visível que os assets são apenas os do PC com resolução 4K. É barato de fazer e os caras querem cobrar mais de 100 reais num produto desses. Eu não duvido que no AC3 remaster terá os mesmos bugs que tinha no AC3 do PC e até dos consoles. Pretendo pegar apenas em promoção, assim como fiz com a Ezio Collection (que eu nem joguei ainda).

            Como a retro é uma medida pró-consumidor e um documento histórico de como eram os jogos em outras épocas, deveria ser valorizada por todos.

          44. Você fala como se os jogos da retro não precisassem ser comprados. E, ora bolas, releia meus comentários anteriores para eu na ter de me repetir. Nunca disse que retro era ruim, que não deveria existir. Apenas disse que do ponto de vista do mercado, não adianta uma empresa vir e fazer propaganda em cima daquilo que já foi lançado e não tem mais nada de novo. As pessoas compram remaster por dois motivos: remaster é feito a partir de jogos que são aclamados pela crítica e público. Jogos que resistiram ao tempo. E o outro motivo é que é lançado com uma atualização, muitas vezes cosméticas, é verdade, mas que podem ser vendidos como uma novidade. O caso do remake não, quem fala contra ou é estúpido ou mal intencionado. São jogos totalmente refeitos. Jogos na retro não geram interesse como uma atualização como remasters e, principalmente, remake. Não adianta espernear e dizer que “sonysta” (a maioria do público de um console nem sabe que esses termos vazios significam) compra remaster. Ofereça um jogo da geração anterior para qualquer cliente de qualquer plataforma e ele vai bocejar na sua cara. Retro não atrai público suficiente a ponto de gerar um interesse mercadológico relevante.

          45. Você está dizendo que não é importante (nunca te acusamos de dizer que é ruim) e nós que somos proprietários de Xbox One estamos te dizendo que é mais importante do que você pensa e que, sim, tem gente comprando Xbox One pela retro. Nós estamos usando dados e você, especulação, causalidade falha e achismo.

            Sem mais.

          46. Resident Evil 2 virou um TPS, não tem mais câmera travada como os outros, a pegada é diferente e mais genérica. É mais Silent Hill do que Resident Evil. Ainda há quem goste mais dos clássicos.

          47. Ainda há quem goste de qualquer coisa, isso é óbvio. Mas a capcom precisa saber o que fazer com o jogo. Sob seu ponto de vista, bastaria um RE2 com resolução atualizada para 1080p ou 4k e estaria tudo bem. Não é assim que funciona. Se fossem ouvir os nostálgicos jogaríamos remakes idênticos aos originais. Pra que, se os originais já existem? E sobre ele ser genérico, isso é gosto pessoal. O jogo é um sucesso de público e crítica (e sim, a crítica especializada conta sim, independente do que se pense dela).

        2. Retro é vantagem e ponto….ela não deve ser protagonista mas é uma puta vantagem…. Não tem custo… Fora que pega um público que nunca jogou videogame mas quer conhecer jogos antigos que fizeram sucesso

          1. Sim, não nego que seja vantagem. Óbvio que gostaria de ter retrocompatibilidade no PS4. Mas o que eu digo é que é algo superestimado. E aqui a Sony pode levar vantagem em relação a MS, igual o que ocorre com o PS now, já que o game pass é a “menina dos olhos” do Xbox mas que soubemos que o serviço da Sony dá mais lucro que o da Microsoft e EA Access somados: se a Sony colocar retrocompatibilidade total no PS5, quem optar pelo console vai ter uma biblioteca (possível, obviamente) de PS1, PS2, PS3 e PS4 no novo console. Isso mais o marketing da Sony avisando que os clientes poderão ter acesso aos inúmeros sucessos de público e crítica exclusivos da marca pode deixar o Xbox comendo poeira em mais esse “feature”.

          2. Você está aqui querendo falar de lucro sendo que o Mike Ybarra já disse que o objetivo do Game Pass não é lucrar.

            E mesmo que fosse, o simples fato de o PS Now funcionar majoritariamente via streaming já o torna pior que os serviços da concorrência.

          3. O PS Now apesar de dar mais lucro que o game pass e o EA Access ainda é um serviço em experimentação. Nunca defendi o PS Now, não tenho nada contra o serviço, mas vc não deixa de ter razão é ainda um serviço voltado para um futuro em que os jogos na nuvem podem dar certo. E o game pass não dá lucro justamente por isso: a MS sabe que a geração atual está perdida pra ela e precisa se concentrar em fazer público para o futuro. E não dar lucro nem sempre é algo ruim, apenas significa que o foco da MS não é no presente mais imediato. Mas não se engane, Mike Ybarra é executivo de uma das maiores empresas do mundo, ele não pode simplesmente dizer que a divisão Xbox dá prejuízo pra todo mundo ver no Twitter. Aí ele diz que a divisão Xbox é uma espécie de casa de caridade sem preocupação com dinheiro. Balela, o foco deles é a próxima geração, é fazer dinheiro com os serviços que vão vir.

          4. Nós sabemos de tudo isso, inclusive nós sabemos que os jogos da “próxima geração” rodarão na atual, pois no Xbox não há mais o conceito no sentido de ruptura.

            Inclusive se especula que virá um Scarlet e um mais barato pra substituir o S no mercado. Como o Sea of Thieves, etc. rodam até em torradeira hoje em dia, o S pode ainda durar mais alguns anos.

            E veja bem, ele NÃO afirmou que o Xbox faz caridade. Ele disse que o Game Pass é uma vitrine. E é verdade. Por que você acha que o Shadow of the Tomb Raider foi parar no Game Pass? Porque a mídia meteu pau e a Square achou interessante disponibilizar o game pra que as pessoas pudessem formar sua opinião, assim como fazíamos na época das locadoras.

            E quanto à fidelização do consumidor, não se esqueça de que a Microsoft não é a única beneficiária. Se o sujeito jogar os Batman Arkham e gostar, é alta a chance de ele comprar o Arkham Knight, até mesmo fora de promoção. Mesma coisa o The Division.

        3. Realmente, PS mini é só mais um cuspe na cara dos gados gadosos, que vão gastar uma nota preta em uma carcaça que conta com um emulador “quebrado”, que nem tem um consenso quanto a saída de transmissão de vídeo, o APP do emulador de PS1 no meu celular executa um trabalho melhor.

          1. Concordo com vc, o PS Mini é um fail terrível da Sony. É uma celebração malfeita de um console antigo da marca. Daí a dizer que tem a ver com retrocompatibilidade, é outra coisa, já que ele não é retrocompatível simplesmente porque não é algo de geração atual oferecendo algo de geração passada. Fãs da MS ficam perdidos na hora de defender a marca (!!!) e acabam se confundindo.

  19. Sinceramente, espero que a Sony evolua, não só no setor de PlayStation, mas como um todo, a empresa que um dia já chegou a brigar com o iPhone (Sony Xperia), hoje luta pra sobreviver só com PlayStation;
    -Setor de Blu-Ray vem falindo cada vez mais;
    -As TV’s da Sony não estão tão boas quanto as da Samsung, Apple & LG;
    -Sony Pictures não anda mais fazendo bons filmes como já fez antes, Venom & Slender-Man foram vistos como os piores filmes de 2018, e apesar de terem vendido bem na bilheteria, foi relatado que não foi superior aos gastos de produção do filme;
    -A Divisão Sony Xperia todo ano traz prejuízos, os mesmo celulares todos os anos, mudando somente o Hardware e diminuindo a bateira, se você pega o Xperia Z3+ de 2014 e compara o Xperia XZ Premium de 2018 vai ver que é a mesma coisa, mudando somente que a câmera contém o SuperSlowMotion e custando quase 5 Mil reais no brasil, e cerca de 990 Doláres nos EUA;

    Apesar do setor de Câmeras não estar tão bem, ainda lucram muito, especificamente porque muita das câmeras da Sony são vendidas para serem modificadas e usadas em outros aparelhos, exemplo:
    -Galaxy S9/Note 9
    -LG G5/G6/G7
    Mas mesmo assim não lucra como já lucrou em outra época como 2011/2012/2013;
    Uma reestruturação é mais do que necessária, em 2014 a Sony estava ameaçada até mesmo de falência, quando tiveram um prejuízo de 450 Milhões em todos os setores, sorte o PlayStation ter lucrado 680 Milhões na época, e apagar os problemas; PlayStation é de longe o que segura a falência da empresa a cerca de 4/5 Anos, e isso é bem triste, pois uma empresa que reinventou muito a maneira de nos comunicarmos de jogarmos (Apesar de copiar a Nintendo na maioria rs) vem a estar num estado pífio como esse;
    Espero mesmo que eu veja grande melhoria nos outros setores da Sony, saudades época que eu comprava e sentia o hype sempre que via as novas Câmeras e Xperias no lançamento (Trabalho com filmagem e câmeras), e hoje não da mais pra sentir isso, o maior desastre da Sony foi o PS VR & o Xperia Z5 Premium, produtos caríssimos, cheios de problemas e más adaptações, e que custam uma fortuna até hoje!
    Melhoras Sony, não vá falir logo agora!

      1. -Sony Music era quando a Sony ainda tinha uma parceira de União
        Sony + Ericsson, por isso a Sony tinha o nome SonyEricsson
        -Sony se fundiu com a empresa Ericsson para a divisão de música, que em 2011 veio a se separar, e hoje a Ericsson pertence a outra empresa;
        Com isso, em 2011 morre a divisão Sony Musics.

  20. Eu tenho o one x e nunca terminei um game sequer através da retrocompatibilidade, não vejo sentido em jogar Darksiders do 360 todo antiquado para os dias de hoje se eu posso jogar o Darksiders remaster que inclusive é Xbox enhanced…ou pra quê vou jogar forza horizon 1 se já tenho o 4? o horizon 1 foi o melhor forza de todos, mas no seu tempo e não hoje. Quem defende esse investimento em retrô é pq sabe que o one não está tendo jogos exclusivos que prestem ultimamente
    Eu já disse e repito: sabe pq a Sony é lider? pq ela faz justamente o que os gamers de verdade querem: ótimos exclusivos e ter todos os multiplataformas de peso do mercado aliado à um bom hardware!
    pronto com essa receita não tem erro.
    É muito interessante toda a historinha de serviços, assinaturas, e apoio aos indies, mas o que eu quero e pelo visto a maioria no mundo quer é jogar um Uncharted 4 ou um god of war aproveitando cada detalhe e quando salvar em uma tarde como os caixetes frustrados dizem, ir para um multiplayer de BF V, Fifa, ou dark souls!
    ninguém quer saber de joguinhos de piratas no mar, joguinho mal feito de destruição na nuvem e nem games retro de 15 anos atrás, se o povo quisesse isso o one era líder de vendas, fica a dica para os CEO da MS…

    1. A diretoria da Microsoft sabe muito bem o que os jogadores querem, por isso estão comprando tantos estúdios bons, demoraram para acordar nessa geração mas pode apostar que MS vai estar bem forte nos próximos dois ou três anos, assim espero né hehe

    2. Vamos ver isso na próxima geracao campeão ….
      A Sony jah entendeu que precisa melhorar mto no quesito plataforma, mas os sonysta ainda se iludem …
      Sony perde dinheiro com venda de console … E só recupera nos multiplataformas como fortinite e FIFA e CoD !!
      Virando essa geração e o Xbox não cometer a mesma burrice qdo lançou o XOne em 2013 … A Sony ficará em maus lençóis de uma forma q nem a viajem sonysta … Nem a forçada de barra da mídia salvam esse console ….
      Em resumo… Ou a Sony muda pra seguir o mercado de serviços de jogos … Ou ela espere falir por conta da ser uma empresa obsoleta com um sistema ultrapassado … Pois em serviços a Sony ainda está verifica do se incluiu uma EA acess … Puta merda … N tem o básico …

      1. vc quer comparar uma apresentação de E3 com um catálogo de games da geração inteira do PS4?
        quer falar de E3 mesmo?
        vamos falar das super apresentações do xbox:
        04 anos mostrando o medíocre crackdown
        fable legends cancelado
        sacalebound cancelado
        hololens nunca saiu do papel
        Kinect obrigatório
        TV TV TV
        Phantom dust medíocre
        rise tomb raider mostrado como exclusivo.
        dead rising 4 mostrado como exclusivo
        04 anos mostrando quantum break como exclusivo e depois lançando até na steam, além de ser um game mediano…
        cansou? pois é…vcs caixetes tinham era de torcer pra o xbox fugir da E3 isso sim

        1. Vamos falar de E3:
          Mostraram Shenmue 3 como exclusivo e é (KickStarter)
          Mostraram Final Fantasy 7 como exclusivo (Multiplataforma e vai rodar melhor no Xbox
          3 anos de The Last of Us e não tem data
          3 anos de Death Stranding e não tem data
          PS NOW, PS NOW, PS NOW, porcaria não preciso nem dizer né?
          JOGOS DE PS VR aos montes (TUDO LIXO) e ninguém compra
          Anuncio do Ps4 Pro, 4k FAKE e mentiroso, propaganda enganosa
          Comemoraram tamanho de stand
          Ghost of tsushima, UAU! Musical com Flauta, pqp!
          Deep Down, mostraram em 2014 e depois nunca mais
          Driveclub, lixoso estúdio faliu
          The Order porcaria, estúdio faliu
          Infamous, nunca mais nem vi
          Killzone, nunca mais nem vi
          Um monte de filme sem expressão que ninguém compra (Detroit, Until Dawn , etc.)
          HellBlade, saiu pro Xbox
          Crash, saiu pro Xbox
          Nier, saiu pro Xbox
          No Man Sky, saiu pro Xbox

          PRA QUE E3 NÉ? SAI TUDO PRA XBOX DEPOIS
          KKKKKKKKKKKKKKK

          1. vc é um merda mesmo….só inventando mentiras, mas pq não explica os tópicos de vários fracassos do xbox que eu citei?
            bem vamos desmascarar vc…
            Shemmue sempre foi mostrado como multiplataforma PC e PS4, mas é que vcs caixetes possuem uma opinião um pouco diferente do termo exclusivos…
            final fantasy nunca foi dito ser exclusivo, apenas foi apresentado no espaço da Sony, assim com resident evil 2 remake por exemplo.
            the last of us part 2 apareceu em 02 E3, para de mentir.
            death standing apareceu em 02 E3, bem menos que quantum break, crackdown e cia…
            Ghost of tsushima foi eleito ao lado de resident evil 2 os melhores da E3 preciso dizer mais alguma coisa?
            Deep down é da capcom seu merda, se ela cancelou nada tem haver com a Sony, e vc deveria lamentar pq com certeza seria multiplataforma
            Driveclub, the order e Killzone entendo que fizeram muito mais sucesso que super luck tales, sunset Overdrive, state of decay…
            hellblade, nier, crash, no mans sky…tudo isso sempre esteve disponível em PC tbm, só as caixetes frustradas é que não tinham, na vdd o problema aí foi o xbox não ter recebido estes games logo no lançamento…

  21. Q site nojento, parece q ta comemorando, o cara pode ter mudado e aprendido, alem do mais quem manda no PS e o mark cerny q projetou o vita, psvr, ps4 e é dono da patente de megaretrô com 6 aparelhos no ps5 q saiu recentemente, alem disso ele ta refazendo a psn do zero pro ps5 e graças a ele em breve trocaremos de nick ainda no ps4, enquanto o cerny tiver lá, dane-se o ceo. Xbox não vende na europa e japao então nunca baterá o ps, eterna terceirona e por fim, esse site agora dá notícias exclusivas de PS q não tem a ver com xbox é? Chorem só, o lanterna verde, apanhou pro switch em base instalada.

    1. Sony está vacilando 4KKKK vai falir! Vamos observar! Todo inicio de nova geração os passos de cada empresa é decisivo para o futuro de cada marca. Um notícia negativa atrás da outra chegando sobre a Sony. Já que tem muito sonysta se gabando aqui por ter um sistema de jogos inferior, então tudo bem né. Tá ficando pior e vcs devem gostar cada vez mais.

      Xbox é o melhor sistema de jogos que há, não tem como mudar isso no choro. rsrsrs

  22. caraca véi… ta virando realmente o meups4 isso aqui. Pow man, daqui a pouco ja nem vai dar pra contrariar esses fanboys sonystas que vem aqui. Parabens jorge pela perca total de identidade do site. parabens aos envolvidos.

    1. Sony recusou até o estúdio do World War Z que queria criar um Multiplayer no Days Gone porque não queriam misturar os jogadores deles com a comunidade de Multiplayers, mas cadê que divulgaram? Vão continuar passando a mão neles até fazerem uma cagada que não tem mais volta.

    2. Graças a Deus. Multi outras empresas fazem, como EA e acaba chegando ao console. O single é mais caro, mais arriscado, o retorno é menor, mas,muitos gostam, como eu.

      1. Single mais caro? Eu diria que single e multi igual a Microsoft vem fazendo, é mais trabalhoso, no single não tem tanto risco de bugs, já no multiplayer, você precisa alugar servidores em várias parte do mundo, ter uma equipe 24/7 pra eventuais quedas ou problemas de servidores, corrigir bugs que surgirem e o mais complicados de todos, gastar com anti-hack e procurar soluções para resolver, hoje, o maior inimigo de jogos online, são os hackers em peso, parei de jogar Pubg porque era insanidade a quantidade de hackers por lá. Ou seja, terminou o jogo single, você da férias, terminou jogo multiplayer, você contrata mais para ficar de olho em eventuais problemas.

  23. Eu quero saber quando a Sony vai comprar mais estúdios, e vai criar grandes jogos multiplayer (Pq jogos single ela tem, parecem tudo iguais? Sim, mas tem!)
    Quero saber quando a Sony vai começar a contratar pessoas e montar um estúdio novo pra fazer um game de grande orçamento
    Quero saber quando que sai os jogos prometidos em 2015 porque até agora NADA
    Quero saber quando a Sony vai fazer o Pro rodar 4k de verdade
    Quero saber quando a Sony vai investir em servidores dedicados
    Quero saber quanto custa um troféu do God of War

    E de quebra eu queria saber quando a Sony vai parar de desviar dinheiro do Paystation pra tapar rombo de outros setores falidos da empresa, senão nada do que eu falei acima vai acontecer.
    Obrigado!!!

    1. A maioria dos estúdios da Sony já tem pessoas qualificadas e produzem grandes jogos. Isso é uma coisa que está em falta na Microsoft, por isso muitos funcionarios de outras empresas estão sendo contratados pela Microsoft.

          1. AUshuAsuAHUShUAHsuAHA mas é um boçal mesmo
            Eu faço 50 perguntas, o cara responde 1 tentando justificar.
            Quer falar de competência, mas as pessoas que trabalham lá na Sony não conseguem nem fazer uma retro ou uma troca de ID na PSN direito

          2. A divisão PlayStation devia ter se separado da Sony como um todo, estaria muito melhor, e melhor ainda se o CEO fosse o amado Andrew House.

    2. Pois é, a Sony nem tem tantos estúdios triple A assim. Vários dos AAA que saíram no PS4 não são de first parties. Se brincar a MS tem mais estúdios AAA que a Sony depois dessas aquisições que ela fez.

      1. Acho que se colocar no papel a Sony ainda tem mais estúdios, porém não adianta ter estúdio “parado” esperando investimento, se virando com orçamento pequeno, isso só atrasa produção. Enquanto a Microsoft com TODOS seus estúdios a todo vapor, unidos e trocando experiências, o mesmo estúdio fazendo 2 jogos em simultâneo, gente pra caramba com liberdade de criação e tudo mais. A diferença da saúde financeira das duas empresas será mostrada nessa E3, onde uma tem coisas grandiosas a mostrar, e a outra simplesmente jogou a toalha.

        1. A MS realmente tá indo com tudo, não vejo a hora de ver o que eles estão fazendo. Ela está tentando melhorar no que pecou nessa geração na reta final. Mas tbm não vejo a Sony jogando toalha nenhuma, pelo que me parece por ser quase fim de geração eles estão mais devagar, talvez por já estarem preparando algo para a próxima geração. Com o rendimento que eles tiveram até agora com vendas vc acha que eles simplesmente iriam desistir assim do nada? Esses caras não são burrinhos como deixam transparecer nas entrevistas, sempre estão pensando alguns anos a frente.

          1. A MS aprendeu com os erros e “usou” a atual geração pensando no futuro; e preparou o “terreno” pra próxima geração. Toda estrutura existente no XBOX hoje, de servidores online de qualidade e serviços como a retro e o Game Pass, não se faz em curto prazo. E a MS agora vai entrar forte com conteúdo de jogos exclusivos variados, pra não deixar mais o ciclo de jogos “cair” e tb pra tornar o Game Pass único e imbatível. A MS não está pra brincadeira. A Sony terá que “remar” muito pra equilibrar a balança em termos de “retorno da plataforma ao cliente”. Mas a marca Playstation tem muita força, e isso é um ponto fortíssimo a favor da Sony.

          2. Bem essa mesmo. Mas não acho que eles vão se deixar ficar pra trás não. Talvez faltava um rival grande como a MS tá se tornando pra Sony rever seus conceitos e seguir o mesmo caminho. Por isso defendo que a concorrência é a melhor coisa pra evolução dos negócios. E quem ganha somos nós gamers. Só fanboy mesmo que vai morrer se estressando nessa guerrinha inútil de quem tem o pau maior.

      2. Dos First Party da Sony, os únicos que produziram algo nessa geração foi:
        -Santa Mônica
        -Naughty Dog
        -Japan Studio
        -Polyphone Studios
        -Guerrilla Games
        -Sucker Punch
        Os outros dormiram:
        -MediaMolecule
        -San Diego Studios
        -Team ICO
        -RavenA Entertainment
        -UK Productions

        1. AAA mesmo são a Santa Monica, Naughty Dog, Bend Studio, Polyphony, Guerrilla e a Sucker Punch, enquanto a MS tem agora Playground Games, Ninja Theory, The Initiative, Obsidian Enterteinment, Compulsion Games e Undead Labs que pode ser que façam AAA, se juntando a 343, The Coalition e Turn 10.

  24. Uma coisa é fato, e caixista delirante nem um tem como argumentar contra, plataforna de jogos é PlayStation 4, Nintendo Switch ou PC, Xbox One S é irrelevante, todos os jogos, serviços e até o controle do Xbox One esta disponível para serem usados no PC, em outras palavras, não existe NADA no Xbox One que faz ele ser único, tudo o que existe no Xbox One já existe em uma outra plataforma de jogos, agora pra jogar os jogos do Nintendo Switch ou os jogos da Sony só tendo o console da mesma, vou montar o meu PC com Ryzen 5, Galaxy Gtx 1060 6Gb, 8Gb de Ram, 240Gb de SSD, Fonte corsair 550w aproveita a mendigo pass e já ficar pronto pra próxima geração

    #FoderPlayers

    #Microsoft

          1. 1080p fazia ??
            Mas tô ligado que a galera do LOL e do Dota preferem FPS estourando mesmo, não ligam pra pixels

          2. Quer PC? Empresto para vc.

            Prefiro jogar em console. Acima de tudo One X. Pare de menosprezar a plataforma com esse papo aí epilético.

            htt//uploads.disquscdn.com/images/f143b35506057b0b2956381011c8d327db25daf2abb53804ff85ad69615c6c8a.jpg

          3. Prefere ? sendo que da pra jogar todos os jogos da MS no PC, colocar um controle e ainda jogar com gráficos melhores ?

          4. Mas no PC não tem game pass. E talvez ele tenha o Xbox na sala em uma tv grande, ficar levando o pc pra sala e depois levar para o lugar dele de novo, não deve ser algo pratico.

          5. Ele vai colocar o gabinete na sala principal entendeu? Kkkkkkkkk

            Imagina a cena KKK esse cara não deve ter família só pode. A mulher coitada.

            Imagina levar o gabinete para a praia? KKK porta malas? Kkkk

          6. As vezes briga de consoles e chato, mais oque é mais chato é o pessoal do Pc tentando comparar console com o Pc, parece aquele filho deixado de lado em busca de atenção. parece um advogado exigindo ser chamado de Dr kkk

          7. 4K de 49.

            O monitor é 4K de 28.

            Temos na família uma QLED também. Mas fica em outra sala.

            Mas não precisa de QLED e muito menos 55 ” para usufruir o 4K.

            Um monitor 4K de 28 da Samsung é um excelente custo benefício. E uma diferença brutal de imagem para o monitor Full HD.

            Mesma coisa uma 4K de entrada da Samsung. Sem ser QLED. Uma diferença enorme para Full HD em jogos e filmes que suportam isso. E mesmo se a TV tiver 40″.

            Tanto que vendem TVs 4K de 40″.

            Monitor abaixo de 28 nunca vi. Então não posso opinar. Mas monitor de 28 sim da um salto absurdo para um Full HD.

          8. Não dá para jogar todos os jogos. Tenta jogar a coleção Halo aí.

            E PC não tem a mesma comodidade e praticidade de um console. Custo benefício. Simplicidade etc. Mobilidade.

            E o teu PC aí é fraco. One X da um banho nisso aí em imersão.

          9. Bom, depois que eu testei jogos a 1080p e dps o mesmo jogo rodando a 4K na minha tv e não notei diferença eu fui pesquisar, 4K é só pra Tv mt grande ou se vc joga colado com a cara na tv, com una resolução maior fica mais difícil de ver a imagem pixelada

          10. A parte de verdade é que se vc ficar muito longe da tela a diferença de 4K para Full HD fica bem menor. Isso é verdade. Mas ninguém joga muito longe da tela. Uns 2-3 metros o cara costuma jogar.

            E outra, isso que falei acima pesa a favor do monitor 4K de 28. Justamente por estar grudado na cara do monitor o 4K fica bem show e da muita diferença para um monitor Full HD. Então nada disso de 55 ” como falaram aí.

            Mas em termos de imagem a TV até pelo HDR nos jogos da vantagem nisso.

          11. A placa de vídeo sendo o preço do console não significa que teu PC seja potente. Significa que o custo benefício do PC é ruim mesmo.

            Mas se vc curte blz cara. Ninguém tá falando nada contra. É uma plataforma de jogos, seja feliz.

            O problema é vc usar sua compra para desmerecer o console.

          12. Eu apenas citei fatos, cada console tem a sua exclusividade, o fato dele ser único, agora me fala, existe o que no Xbox One que faz ele ser único ? Que não exista em nen uma outra plataforma

          13. Depois do “jogue onde quiser” as vendas do Xbox aumentaram. Logo, isso significa que muita gente prefere jogar no console, mesmo podendo jogar no PC.

            Isso sem falar nos jogos que apenas rodam no Xbox mesmo, como a coleção Halo.

            Qual parte vc não entendeu que se PC e consoles são públicos e propostas bem diferentes tudo o que é exclusivo do Xbox, não apenas a coleção Halo, é um atrativo do Xbox.

            Sua premissa é falsa. Parte da ideia que todo mundo tem ou deseja ter um PC gamer na sua casa. Nada mais falso.

          14. E sobre PC a única proposta que ainda acho interessante é ultrawide IPS. Aí em Full HD ou no máximo 1440p.

            Isso por causa do formato. É algo diferente. Uma experiência diferente. E como esses monitores mais baratos costumam ter 75hz não é ainda um hardware muito caro ter um padrão de 75 FPS. Sua placa aí daria esse padrão, por ex.

            Agora ficar tentando imitar console não vejo sentido. 4K no PC limita a 60 hz e faz o cara jogar no mesmo formato 16:9. Então pega One X que está muito bonito e vai dar algo semelhante. E mesmo formato padrão de jogo.

          15. Game Pass, live Gold te da jogos que ultrapassam o valor pago na live e não menos importante citar, custo beneficio.

          16. Vai continuar a impor plataforma aos outros? Já não basta impor gosto sobre jogos, quer impor plataforma tb? Quem prefere consoles, assim prefere. Eu jamais jogaria num PC, primeiro pq eu não gosto; segundo pq odeio “cheaters”, isso estraga a experiência em qualquer jogo, e no PC está cheio. Até acho que seria interessante pq o preço dos jogos é bem mais barato, e tem a questão da pirataria. Mas eu gosto é de consoles, e como eu tem milhões e milhões por aí. Eu não opto por uma plataforma – o XONE, por exemplo, pq existe algo que só tem nele; isso é coisa de “alienado”, “enganado”. Comprou um console só por causa de um ou dois joguinhos? Isso é inteligente pra você? Bons jogos exclusivos tem em qualquer plataforma, em qualquer console; e mais de 95% do tempo médio de gameplay durante o ano é em jogos multiplataformas. Eu poderia dizer até que jogos exclusivos são irrelevantes, que isso é só o fator de manobra da massa, de “alienação” do “povão”. Mas não vou afirmar isso pq eles chamam a atenção para a compra de um console, mesmo que depois o cara nunca mais vá jogar um exclusivo na vida rsrsrs Eu tenho opinião, opto por uma plataforma pelo que ela me oferece como consumidor. E o XONE tem sim várias coisas que a tornam um diferencial; em geral, além de bons jogos exclusivos, tem tb serviços diferenciados, assitência técnica no Brasil – o suporte da Microsoft é impecável, um exemplo.

          17. Estamos falando de custo beneficio amigo, sim, só a placa é um preço de um Xbox One X, é isso que falamos aqui, tem dinheiro, compra um PC e seja feliz, quer poupar grana, compra o X, assina o Game Pass e você será feliz da mesma maneira.

          18. É a mesma falácia dos FPS, me lembro dos super críticos dizendo que o olho humano não conseguia acompanhar acima de 30 fps. hauhauhuahu O olho humano hoje está mais apurado, se você se acostuma com uma coisa, facilmente você consegue perceber, eu mesmo não consigo perceber os 120 fps para os 60, mas tem pessoas que dizem que consegue e elas realmente consegue.

          19. Jogadores profissionais conseguem perceber até quando cai abaixo de 240 FPS. A balela da geração é q o olho humano nao percebe 4K mesmo

          20. kra eu tenho 2 TV em casa de 49′.
            Uma 4k e a outra full-hd, e a diferença eh gigantesca no xbox one X, imagem mais nitida e mais cores(com o HDR).
            Dizer q n tem diferença, parece choro pq vc n esta jogando a 4k., hahaha.
            Fora os detalhes e as texturas.

        1. O cara vem me falar q lugar pra sejogar é no Playstation, mas vendeu o dele pq tá caro manter ???? isso ele não contou aqui no WC ???

    1. Espera ai, uma empresa que também leva seus jogos para o PC é foderplayers, a outra que te prende até não querer mais na plataforma dela é bom para os gamers? hauhauhauha

      1. Isso dai é bom pra quem é user do PC, pra quem é caixista só existe malefícios, vai jogar contra teclado e mouse em jogos cross player, vai perde players e dps vai ficae mendigando cross player com a Sony, fortnite oi ?

          1. E os players que migram pro PC e as pessoas q deixem de comprar o Xbox por todos os jogos da MS existe também no PC ? Não foi a MS que foi chorar pra Sony pedir cross player no fortnite por falta de playes a um tempo atrás?

    2. Tem o fato de ele ser um console e:

      – Não precisar atualizar driver
      – Não precisar lidar com cheater em jogo online
      – Sistema de conquistas unificado
      – Retrocompatibilidade superior em todos os jogos que tem nos dois
      – Mais barato no geral (inclusive o One X)
      – Mídia física (que no PC o Steam tratou de matar)
      – Suporte oficial da Microsoft caso dê pau
      – Não tem bugs por causa de DRM
      – Tem Red Dead Redemption na retro rodando a 4K
      – Performance comparável à da máquina que você listou (no caso do X) a melhor preço

      1. Cara, deixando a “guerrinha” de lado e falando sinceramente, a questao dos cheaters eu nao concordo, pois se ha o crossplay com pc vc acaba jogando contra os mesmos cheaters, a diferenca é que agora vc estara usando um controle (na maioria dos casos) contra alguem que tem teclado e mouse + cheaters. Esse é o principal motivo pelo qual sou contra cross play com pc. Entre consoles ate que da para suportar, mas com pc nao tem como.

      2. Desculpa mas eu como jogador de pc, vou responder seus pontos favoráveis ao console.
        “- Não precisar atualizar driver” De driver no pc, só o da placa de vídeo, que dependendo do caso atualização é recomendada, que faz uns anos, tem software próprio que vem junto com o driver que atualiza automático se quiser. Eu mesmo só atualizei meu driver em setembro, porque EU QUIS. Achava que poderia fazer diferença na performance do FH4 e foi imperceptível. Driver hoje é atualizado pra habilitar SLI em jogos lançamentos, que as vezes falta algo no driver atual. Console hoje tem atualização tanto do sistema quanto dos jogos e as do sistema são obrigatórias.
        “- Não precisar lidar com cheater em jogo online”. Concordo, em muitos casos é o que afasta as pessoas de jogar no PC, mas ainda assim, devs que fazem um ótimo trabalho no sistema anti cheat. Jogar FPS free to play no pc é pedir pra passar raiva.
        “- Sistema de conquistas unificado” algo que nunca pareceu atrair o público do pc.
        “- Retrocompatibilidade superior em todos os jogos que tem nos dois” Sabendo procurar, no pc se joga coisa do tempo do msdos sem dificuldade, claro que a retro no xbox é feita adaptando resolução, coisa que emuladores mais antigos no pc não tem essa opção.
        “- Mais barato no geral (inclusive o One X)” Comprando do zero, concordo, quem não tem pc pra jogar, na maioria dos casos não vale a pena montar pc do zero hoje em dia. Agora pra quem pode dar upgrade, dependendo do caso, vale a pena.
        ” Mídia física (que no PC o Steam tratou de matar)” Não me faz falta, não uso drive de dvd desde o win7 e quando usava era pra gravar filmes/séries em dvd rw.
        “- Suporte oficial da Microsoft caso dê pau” O suporte da MS é ótimo mesmo, mas quando se compra peça nova, sem ser de mercadolivre, tem garantia de 1 a 2 anos, dependendo da peça (meu ssd tem 5 anos de garantia)
        “- Não tem bugs por causa de DRM” Único DRM que reduz performance é o Denuvo, que deixo pra comprar quando removem do jogo.
        “- Tem Red Dead Redemption na retro rodando a 4K” Colocar um jogo como vantagem é coisa de sonysta.
        “- Performance comparável à da máquina que você listou (no caso do X) a melhor preço” Não vi a tal máquina porque ele ta bloqueado kkkkkkkk

    3. Uma placa de video para rodar forza horizon 4 no PC custa o preço de 2 xbox one x, essa sua ai vai ter que baixar a configuração e mesmo assim vai ficar inferior ao Xbox one S com HDR e upscaling 4K ligado numa samsung 55MU6100 né, sem contar que no meu xbox S eu só preciso ligar e jogar… no conforto do sofa da minha sala, sem travar, sem virus, sem hacker jogando online e etc…. vocês sonysta sempre vem com esse papinho de que joga os exclusivos da MãeSoft no PC, mas vcs tem no máximo um notebook veio que não roda nem PUBG mobile e um PS4 com fifa e GTA, kkkkk

        1. Para ver como seu notebook veio é fraquinho não conseguiu nem demonstrar a imagem do xbox box one S no youtube!!!! O cara para falar mal do jogo fh4 é problema de recalque generalizado, o jogo é top, os gráfico é lindo!!!!!

          1. vcs kids são uma piada, divirtan-se com suas férias na página do windows clube com seu ps4 sem jogos que logo, logo estarei em casa fazendo o que vcs não fazem, jogar em 4k hdr fh4 no gamepass, bejinhos poneizinhas…

        2. Placa para rodar forza custa 2 Xone X? Xone S melhor? kkkkkkkkk esse cara é uma piada. E falou de controle e conforto, já sei que ele é retarda.

          1. Essa 3Gb é uma porcaria mesmo, a de 6GB da conta do jogo no alto. O problema que muita gente acha que precisa jogar no Ultra. Sendo que do alto pro ultra perde uma média de 15fps dependendo do jogo e não ganha quase nada na qualidade da imagem.
            Principalmente o GTA V que precisa de uma memória de vídeo maior.

    4. Você está comentendo uma INVERSÃO DE VALORES. A Microsoft não tem o mesmo “foco” da Sony. Ela atua no PC tb, aprende isso. Geralmente o público de PCs é diferente do de consoles; e por isso a Microsoft não quer te “obrigar” a optar um console se você prefere um PC. Lançou até o Playanywhere incentivando isso. Isso é uma política DEMOCRÁTICA que você deveria estar ELOGIANDO, e não falando mal. Em qualquer outro segmento no mundo isso seria uma política digna de elogios; mas pq no mundo dos games você CONDENA? Sério mesmo, precisa rever seus conceitos.

      E outra coisa. Agora, além de impor gosto sobre jogos aos outros, você quer impor plataforma tb? A política antidemocrática e “#fodeplayers” é a da Sony, e no fundo você sabe muito bem disso.

  25. Que estranho… o Shawn Layden deu entrevista que a Sony está disposta a investir em novos estúdios (aquisição) e que acredita em um futuro onde você pode jogar os seus jogos em qualquer lugar, independente da plataforma… Acho que a Sony esta querendo ser a MS! Kkkk

      1. Oh! Só jogo medíocre mesmo! Vide o ano passado, com dois jogos concorrendo ao GOTY e um deles se consagrando como o melhor jogo lançado em 2018. Enquanto isso a Microsoft é só sucesso! Vendendo sanduíches como nunca no State of Decay 2 e obtendo uma honrosa posição entre os estúdios de pequeno e médio porte com produção de jogos de baixo orçamento, que embora não vendam e ninguém jogue, servem para encher o catálogo do Game Pass.

        1. Sony gasta comprando essas premiações, mas nos jogos pra torna Los melhores ou pelo menos pra fazer novos a Sony não quer. O resultado disso é o que vemos agora ?, playstation está sem jogos… não tem como ir pra E3 de novo pra mostrar as mesmas porcarias… Ué, sabemos que a receita das vendas de State of Decay 2 no mês de maio passou as do God of War segundo o grupo NPD, então quando vc diz que ninguém quer jogar vc está se referindo a pseudo comunidade gamer, no caso são os sonystas. Sonystas não jogam vídeo games! Nem no playstation! Tanto é que a Sony se vê obrigada e reduzir a quantidade com desculpa esfarrapada que fará maior qualidade (realmente precisa melhorar muuuuito). Entenda que se a Sony reduzir ainda mais a quantidade de jogos vcs não terão mais de um joguinho por ano! Porque já está pouco demais! Foram 3 em 2018 e olha dois deles foram feitos por empresas que não pertencem a Sony e já anunciaram que vão fazer seus jogos multiplataforma! E agora a Quantic Dream ainda é maravilhosa? 4KKKK teremos jogos do tipo filme interativo no Xbox rsrsrs

          Xbox é o sistema de jogos com maior quantidade de exclusivos! É o sistema de jogos disponível em maior quantidade de plataformas e desta forma é a que possui maior biblioteca de jogos. Mais features, melhores serviços online e de jogos e melhor hardware e software (áudio e video). Não tem pra ninguém! MSFT vai atropelando tudo!

          1. Eu sei… a verdade te machucou. Não te preocupa, se são as premiações que divertem os sonystas a Sony continuará ganhando a maioria ou os principais pois os sonystas agora transvestidos de jornalistas são maioria na internet. Tudo porque não possuem personalidade, necessitam seguir, imitar e adorar alguém, ou simplesmente se sentir representados em pontos fúteis.

    1. O bom deles jogarem no PC é que a Microsoft está ganhando o dinheirinho deles na internet. Eles estão contribuindo muito com a melhor empresa de jogos da atualidade. Eles querem acreditar que o Xbox não é o sistema de jogos do Windows 10 mas é. E o os gastos deles vão ajudar na contagem de usuários ativos na “XBOX LIVE” em todo resultado financeiro trimestral.

  26. O PS5 certamente rodará jogos de PS4. Do resto eu já não sei.

    Se os caras lançarem o PS5 com dois, três jogos em 2020 e sem retro com o PS4, ninguém vai comprar. Nem mesmo se um dos jogos for The Last of Us 2.

    1. Tu não conhece os lunáticos sonystas, se a Sony cagar na boca deles, eles compram, ainda mais se tiver um Tlous novo, nem precisa lançar mais nada, o console pode ser um lixo, mas se tiver Tlous, ai eles ficam feliz, a geração inteira falando de Tlous que foi remaster de Ps3, só no ano passado que mudaram a narrativa com lançamento de Spider Man e GoW.

    2. Acho mais provável que façam remaster dos jogos do PS4 para o pessoal comprar de novo no PS5, assim como fizeram nessa geração, remasterizando vários jogos do PS3.

  27. Depois os Fanboys mais freneticos ficam jogando conversa fora: hah isso é um site exclusivo para a plataforma, sem exclusivos AAA, caixobox!!!! Saiam daqui tocsus, asquerosos, cheios de jogos para jogar! No meu cronometro esta marcando, 500 horas de pubg, 350 de fortnite e ate o fim dos meus dias nessa terra de sea of thieves kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  28. Crackdown é o jogo que vai fazer varios consoles serem vendidos, os da Sony por que pqp que jogo merda. Microsoft deveria ter vergonha de lançar uma bosta dessa.

    1. sony lançou, knack 1 e 2, godzilla, the order e killzone shadow fall.
      e você vem aqui criticar um jogo que nem lançou e muito menos vai jogar.

  29. A MS perdeu a chance de assumir a liderança da geração quando não implementaram a retrocompatibilidade de cara, agora vai ter que oferecer muito mais se o PS5 a tiver.

  30. Ih rapaz, vai falir… Daqui à pouco a $ony, que nem a Sega se tornará uma publisher de games multiplataforma. Notícia boa pra quem gosta de games ‘tipo filminho’. ??

  31. Mas esse site só traz notícias da Sony. Se preocupam até com quem foi investido no cargo de diretor do PlayStation e ainda torcem para ele ser como o Phil… hahahahaha. Já posso ver o título da matéria quando disponibilizarem Cracudão 3: “Hora de vender seu PS4 e comprar um Xbox One: Após cinco anos Crackdown3 é lançado e é a aposta da Microsoft esse ano para vencer o Goty e liderar definitivamente a venda de consoles nessa geração!” Hahahahaha

    1. A página inicial cheia de notícias sobre xbox e outros projetos da MS como o holo lens. Duas notícias obviamente ZOANDO o playstation, e já virou um site que só traz notícias da sony.
      kkkkkkk.
      Mais um sonysta imbecil bloqueado.

    1. É uma informação cara. É o novo chefe do PlayStation, querendo ou não é uma noticia relevante pra toda indústria, não só pra fãs do console.

      1. Eu sei que é uma informação relevante pro mundo dos jogos no geral, mas vc conhece bem o site que frequenta?
        Isso aqui virou site de fofoca já tem muito tempo.
        O Zorze curte pq assim gera mais views, mas daqui a pouco a toxicidade vai afastar todo mundo e deixar apenas 2 ou 3 acéfalos aí pra dar cliques.

        1. Eu frequento aqui a anos. Eu entendo o que você tá falando, mas esse artigo em especial não foi tão aproveitador assim.

          Eu odeio esses idiotas que vem aqui só pra arrumar treta também. Mas ao mesmo tempo entendo o foco e conteúdo atual do site porque essa polarização que fez o site crescer ainda mais. não gosto, mas também não critico.

  32. Até concordo em relação ao PS1 e PS2; mas, a partir do PS3 (e especialmente o PS4), o nível de qualidade dos jogos são bons o suficiente para agradar, ao mesmo tempo em que também permitiriam otimizações que melhorassem ainda mais a qualidade desses jogos no PS5… &;-D

  33. ” Espero que, com seu novo cargo, Jim Ryan seja menos Don Mattrick e e se inspire no trabalho de Phill Spencer no que diz respeito ao futuro da PlayStation.”

    Que comentário mais tosco esse. Primeiro q tá ignorando os feitos do Jim Ryan na Sony europa (pra ter comparado ele ao Don Matrick), no qual a marca só cresceu com a gestão dele naquela região. Talvez até devido a isso ele galgou a o cargo q ele obteve agora.
    Segundo q eu não vejo ninguem aqui falando q as adições dos estudios focados em single player tem inspiração a politica de gestão da sony. Então esse papo de ” esperar inspiração em fulano ou sicrano” é balela. Cada empresa tem q ter sua identidade, e disponibilizar o q a sua base de clientes quer.

  34. Levando em consideração aquela declaração sobre retro, acho que ele não entendeu o motivo da feature. A retro com jogos muito antigos não se trata só de vendas ou que a maioria não usa, ele falou como um gamer casual fala. O gamer casual não tem nostalgia dos seus jogos antigos, não tá nem aí pra juntar todos os jogos preferidos num só console. Esse é o motivo da retro.

    Mesmo assim o PS5 deve vir retrocompatível, a principio eu acredito que somente com jogos do PS4. Ainda sou cético sobre essa retro com todas as versões do PS. Mas se realmente se confirmar, seria completamente contraditório com o pensamento do novo CEO.

  35. Não sei o que os Chairman da Sony pensam.
    -O que nosso público mais pediu nessa geracão?
    -Retro com PS3 senhor.
    – Ótimo, já que nosso público quer Retro, vamos por Jim como novo CEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *