Carregando...

Jogadores do PlayStation estão zangados com a Sony por conta do seu anúncio em RDR2

Depois que o Digital Foundry confirmou que o RDR2 roda em 4K nativo no Xbox One X e que o PS4 Pro está usando a resolução aprimorada, conhecida como “checkerboard”, alguns fãs estão decepcionados com a propaganda de RDR2 da Sony. O Xbox One X foi considerado o console mais poderoso do mundo antes de ser oficialmente lançado, e a Microsoft conseguiu fazer jus à sua campanha promocional. Ou seja, Red Dead Redemption 2, um dos títulos mais populares no momento, é executado em resolução 4K nativa no principal console da Microsoft, conforme relatado pela Digital Foundry.

Sendo inferior à Microsoft em termos de poder, a Sony decidiu inovar em seu marketing e criaram uma campanha promocional do PS4 Pro juntamente com Red Dead Redemption 2. Tudo isso estaria bem se não fosse pelo fato de a Sony ter decidido usar uma “publicidade escorregadia“. A publicidade comercial do bundle do RDR2 e PS4 Pro mostra um logotipo 4K gigante, o que significa que o jogo é reproduzido em resolução 4K no console.

No entanto, logo abaixo da imagem do pacote, há boa impressão que diz “Saídas do jogo em 2160p”. Agora, a maioria das pessoas provavelmente pensaria que é lógico que o jogo saia nessa resolução, porque afinal 4K = 3840 x2160, certo? Errado. Embora a contagem de pixels acima mencionada realmente forneça a resolução 4K; não é necessariamente sempre o caso, porque existe tal coisa como checkerboard, a.k.a 4K melhorada. Esta falsa resolução 4K é apenas 1920×2160, o que é muito diferente do seu tamanho nativo.

Isto tornou-se óbvio e muito visível graças à análise da Digital Foundry onde mostraram e provaram que o jogo parece muito mais nítido e claro no Xbox One X. A versão PS4 Pro do jogo é um pouco embaçada em comparação, especialmente quando ampliada e, assim, a diferença entre a resolução 4K checkerboard e nativa torna-se claramente perceptível. Isso dá uma prova inegável de que a resolução 4K anunciada pela Sony não é nativa.

Então, se conseguirmos ser técnicos e seguirmos os números mostrados no anúncio, podemos dizer que a Sony está enganando as pessoas ao colocar um grande logotipo em 4K ao lado do bundle PS4 Pro RDR2, e por isso tem sido decepcionante para o jogador médio.

No fórum da Resetera, os jogadores estão se sentindo enganados depois de verem a comparação e saberem que a Sony fez um campanha promocional com o slogan “Jogue em 4K no PS4 Pro”. Inclusive, alguns sites de grande porte chegaram a noticiar isso. Por outro lado, outros estão dizendo que não é grande coisa e que outros títulos, como God of War e Horizon: Zero Dawn usaram a mesma técnica e esses jogos pareciam espetaculares.

Analisando os dois lados: algumas pessoas ficaram indignadas porque não é 4K nativo e se sentem enganadas pela propaganda, e outras sendo totalmente indiferentes a todo o drama porque estão comparando RDR2 a God of War e HZD, ambos que, com toda a justiça, estão belos graficamente.

Ainda assim, a questão que fica a dúvida é saber se isso foi um movimento calculado pela Sony, a fim de aumentar suas vendas, ou se é apenas alguns deslize da japonesa em sua campanha de marketing. O que vocês acham?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.