Jogos da Bethesda estão apontados como exclusivos do Xbox, mas não espere que o Xbox diga isso em voz alta

A Forbes lançou uma matéria interessante sobre a exclusividade dos jogos da Bethesda para o Xbox a partir da mais recente entrevista ao Kotaku com Phil Spencer. A Microsoft disse que não precisa lançar jogos para PlayStation caso queira lucrar com a Bethesda.

E isso é provavelmente o mais próximo que ela vai falar sobre os próximos exclusivos, pelo menos antes dos lançamentos do Series X.

Para relembrar, Kotaku perguntou a Spencer se eles ainda poderiam recuperar um investimento de $ 7,5 bilhões com jogos enormes como Elder Scrolls VI que não são vendidos no PlayStation.

Spencer respondeu sem rodeios, “Sim”, antes de elaborar:

“Este acordo não foi feito para tirar jogos de outra base de jogadores como essa. Em nenhum lugar da documentação que reunimos estava: ‘Como evitamos que outros jogadores joguem esses jogos?’ Queremos que mais pessoas possam jogar, e não menos pessoas que possam jogar. Mas também direi no modelo – estou apenas respondendo diretamente à sua pergunta – quando penso sobre onde as pessoas vão jogar e o número de dispositivos que tínhamos, e temos xCloud, PC e Game Passe e nossa base de console, eu não tenho que enviar esses jogos em qualquer outra plataforma além das plataformas que oferecemos suporte para fazer o negócio funcionar para nós. Entenda como quiser. ”

Então, o que isso realmente significa? O que Spencer está dizendo sem dizer abertamente é que sim, grandes jogos como Elder Scrolls VI e Starfield e qualquer coisa que a Bethesda faça fora dos acordos existentes como Deathloop provavelmente serão exclusivos para Xbox.

Mas a definição de “exclusivo do Xbox” neste ponto não significa apenas o videogame. A Microsoft está evoluindo o Xbox, especialmente esta geração, para representar todo um ecossistema que inclui Game Pass e xCloud streaming. Portanto, daqui para frente, “Xbox” será pensado menos como uma caixa física e mais como um ecossistema de plataforma inteira como o Netflix. Assim, você jogará seus “exclusivos do Xbox” em consoles reais, mas também em PCs, laptops, tablets, telefones, Smart-TVs e tudo o mais que possa executá-los.

Mesmo que a Microsoft abandone o modelo da Netflix e gaste muito, muito mais em conteúdo do que realmente traz, a Microsoft também é uma das maiores empresas do mundo e pode se dar ao luxo de fazer coisas assim. Eles querem ser o Netflix deste espaço, custe o que custar, e querem que Elder Scrolls e Starfield sejam ativos para eles, como Stranger Things é para Netflix ou The Boys é para a Amazon.

Mas, novamente, não espere que Phil Spencer diga coisas como “Não, Elder Scrolls, Fallout e Starfield não estarão no PlayStation no futuro”. Isso afetaria muito a narrativa da guerra de console que Spencer diz que odeia, mesmo que seja literalmente a ação mais provável para posicionar melhor a Microsoft neste mercado. São apenas negócios.

Aprenderemos mais sobre tudo isso após o lançamento desses novos consoles. Por enquanto, isso é o máximo que ouviremos sobre o assunto.

139 comments on “Jogos da Bethesda estão apontados como exclusivos do Xbox, mas não espere que o Xbox diga isso em voz alta

      1. eu conheci a serie no oblivion, na epoca ainda jogava em pc…. jogão! Agora que a ms é dona da franquia bem que poderia soltar a versão do 360 no gamepass.

  1. Xbox Series X não é apenas poderoso – é impressionantemente eficiente também. É uma boa notícia não só para a Microsoft, mas para a linha RDNA 2 em geral.

    Digital Foundry

  2. bethesda exlcusivo do xbox? eahuehauehaue

    no dia que a bethesda não produzir para PC podem fechar a empresa

      1. jogos pra windows não rodam no xbox e jogos de xbox não rodam no windows

        vcs são tão burros q nem conhecem como funciona o console de vcs

          1. dizer que xbox e pc são a mesma plataforma só pq é “microsoft” tem que ser muito burro mesmo

          2. Eu poderia explicar pra ti, mas já vi que teu intelecto não vai ser capaz de acompanhar o raciocínio. Por isso nem vou perder meu tempo

          3. a tua explicação se resume em “ambos são da microsoft”

            são plataformas diferntes, pois os jogos não são compativeis entre si, PC roda o sistema Windows, xbox roda o XboxOS virtualizado

            você não tem argumento, você só fala “ain vc não entende” e não apresenta um único argumento válido sequer

          4. Meu deus, falei que o intelecto não ia conseguir acompanhar mas vamos lá.

            Pra começar, em momento nenhum eu falei que era pq são ambos da Microsoft. Além de não conseguir entender o óbvio tu ainda tira coisas de outro planeta que eu nunca falei.
            É tudo família Xbox pq o Xbox já não se resume mais àquela caixa preta onde tu instala teu jogo e joga. Xbox já se tornou um Ecossistema para quem gosta de vídeo game. Xbox tá no vídeo game, tá no PC e tá no Android via xCloud (e futuramente estará em mais lugares). Justamente por isso que quando a Microsoft faz um game ela vai fazer para rodar em todos esses lugares. Basicamente se o lugar, dispositivo ou seja lá o que for tem Xbox Game Pass disponível logo faz parte da família Xbox. Xbox virou um serviço e já deixou de ser um único hardware. Por isso se amanhã ou depois a Microsoft lançar um TES no vídeo game dela, no PC e no xCloud, mas não lançar em lugares onde não tem Game Pass, por exemplo, mesmo assim ele vai continuar sendo um exclusivo Xbox.
            A dificuldade de pessoas como vc tem pra entender é que o pensamento tá limitado em achar que o Xbox continua sendo o hardware, assim como o Playstation é. Mas Xbox já evoluiu. Por isso mesmo a própria MS já alegou que Sony não é mais concorrente pra ela. Pq o futuro dos games é ser tipo uma Netflix para filmes e séries, tu assina o serviço e, onde quer que exista o app disponível pra baixar tu vai poder usufruir dele.

            E depois dessa explicação resumida e simplificada pra ver se tu vai conseguir entender eu encerro essa thread de discussão pq não vale mais meu tempo gasto.

          1. Detalhe, ontem ele falou que comprou o The Evil… 1 e 2 por 150 reais cada.. Hj já comprou os TLOU 1 e 2 por mais 150 reais cada.. Se isso for verdade. Esse rapaz..

          2. Irae SOLDADO SSD
            um dia atrás
            comprei ontem por 180
            estou quase pegando os dois evil withins por 140.

            Qual foi esse de 180 que vc comprou??

          3. eu cancelei a primeira compra, ué, achei por um preço melhor hj

            e nessa própria mensagem eu digo q estava apenas pensando em pegar os evil withins

            kkkkkkkkk
            caxista nunca compra jogo e fica assustado quando alguém compra

          4. e datalhe, a “super” base de 100 milhões que compra no máximo 10 milhões de cópias do jogo exclusivo chupado, e o resto é um bando de cabaço que compra usado de outro no olx. Grandes fãs estes kkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Dava pra pegar um ano de Gamepass.
        Tsushima goty com uma água daquelas, cachoeira daquelas…. basta um meme e a credibilidade da publicação que der GOTY vai por água abaixo

      2. Que estranho… achei que tinha comprado no lançamento…. Todo mundo que tem um playstation comprou o videogame pelos exclusivos e sempre compra no lançamento para ajuda a indústria.

      3. Assim que vc sustenta a indústria?
        Comprando jogo em mídia física bem após o lançamento e revendendo no olx?
        Legal né?
        Se esses 2 que vc fala são tão bons, porque não comprou no lançamento?

        1. O cara vai jogar TLOU 2 (jogo é uma MERDA) meses depois do lançamento kkkkkk eu achei que dinheiro não era problema para os sonystas que “sustentam” a indústria 🤣🤣🤣 enquanto isso eu jogo todos os exclusivos da Microsoft no lançamento pelo game pass

          1. eu já calei a boca do produtor rural lá que só fica postando emoticon, quer que eu cale a tua também?

            deve nem ter console, fica assistindo brksedu

  3. Não sei. Mas de acordo com os planos citados pela MS (o que podem mudar conforme o mercado muda) a premissa era disponibilizar a maior quantidade de jogos possíveis para a maior quantidade de pessoas possíveis. Acredito que apenas os novos projetos serão exlcusivos e por um período de 1 ano, sei lá. Depois, liberam tudo.

  4. xbox com 61 graus na exaustão de ar…

    imagina no soc, deve operar a quase 70 graus KKKKKKKKKKKKKK

    pra tu ver como que a DF passa pano pra eles. apontar a câmera de temperatura na carcaça é fácil, quero ver apontar pro heatsink e soc

    1. Esse valor está na média dos consoles da atual geração, ou seja, mais performance esquentando a mesma coisa. Componentes eletrônicos com alto poder de processamento de dados esquentam bastante mesmo, isso é normal. O PS5 não vai ser diferente.

    2. se vc viu a foto viu que a temperatura não estava nem perto de 60 na carcaça, os 61 graus foi com ele apontando a caera na saida de ar em um ponto interno do console.

  5. Sobre a materia, é provavel que não tenham decidido ao certo ainda como fica os jogos da bethesda nas plataformas da sony ou nintendo, e o spencer ainda não possa dar uma resposta definitiva

      1. alguns de menos expressão também acredito que serão multi, vemos na MS esse tipo de coisa com a minecraft e minecraft dungeons, ori, etc… e quando digo de menos expressão não é de vendas pq os dois vendem bem… digo de chamariz mesmo, aquele jogo q t faz comprar um console ou assinar um serviço… tipos Elders, DOOM, etc… esses pode esquecer… exclusivo

  6. Se os sonystas querem jogar Elder Scrolls VI e Starfield, comprem um xbox, ou assinem o gamepass pra jogar no pc, ou xCloud streaming, RESUMINDO, joguem nas plataformas da MS!

    1. da até dó.. nem os japas tão confiantes no proprio console, tanto q não deixou ninguem pegar no bicho, tudo em ambiente controlado, pra ganhar tempo até entregar pra todo mundo… os japas tão com kunamao… mas ta suave… deixa os poneys acreditarem q o poneystation será melhor que o SX

  7. Estou vindo aqui só para a corja… digo, a nata do videogame, não falar besteira. Phill Spencer não confirmou em nenhum momento que os jogos da Bethesda serão exclusivos ou não. Só disse que não precisa lançar em outras plataformas além das suas, para lucrar. Lembrem-se disso.

  8. Na minha opinião Jorge, Jogos da Bethesda estão apontados como exclusivos do Xbox, mas talvez sim espere que o Xbox diga isso em voz alta talvez sim. Na minha opinião. Ok Jorge.

  9. Na minha opinião o Phil Spencer disse o seguinte:
    Se a Sony quiser ter os jogos da Bethesda no PS5, terá que aceitar os meus termos.
    Senão, ficarão sem.
    Por isso volto a dizer. Em momento algum ele disse que os jogos da Bethesda são exclusivos do X1X.

      1. Acho que a questão não é adotar o ecossistema da MS, mas que a MS irá impor as suas condições financeiras e de datas de lançamentos ao PS.
        Tipo, eu quero X de margem de lucro para os jogos vendidos pelo PS5 e que são da Bethesda e essa proposta é inegociável.
        Ou então, vou vender o jogo como exclusivo temporário para o Xbox por 6 meses e só depois vai para o PS, é pegar ou largar.
        Até mesmo como itens cosméticos e de ajuda nos jogos, esse conteúdo será apenas do Xbox.
        Acho que será por aí.

  10. Mais alto ainda do que ele já falou??. Já falei, gastar 7,5 bilhões e manter a Bethesda exatamente como está hoje (multi) não faz menor sentido. Outra coisa, em países desenvolvidos as pessoas conseguem facilmente ter um ou dois consoles e mais um excelente PC, ou seja, o PC suprirá tranquilamente as não-vendas para o PS5. Mas a verdade é, que as coisas que o Spencer fala são sempre relativas.

    1. Ninguém disse que não esquenta. A questão é que ele esquenta dentro da normalidade para o hardware que entrega. Fica atrás apenas do PC e isso que o gabinete tem resfriamento WC. Agora quero ver esquentar igual ao PS4 que chegou a alterar a fórmica do rack aqui de casa.

          1. é o mesmo material da mesinha que tem aqui, ela era plana, com um tempo ficou toda deformada por causa do calor, agora deixo ele na vertical, esquenta bem menos.

  11. Eu postei uma observação condizente com a matéria quando li que Phil Spencer foi questinado sobre o lançamento de jogos da Xbox Game Studios no Nintendo Switch. Também não vai mais acontecer, a não ser que a Nintendo permita o XCloud no Switch. O mesmo talvez pudesse valer para o PS5, exceto por um detalhe, a Sony se valeu por anos de marketing sujo pra detonar o Xbox One nesta geração, logo a divisão Xbox deve estar com sangue nos olhos pra esmagar a Sony e a midia sonysta como vingança. Claro que não vão declarar guerra abertamente até porque a Sony tem que pagar o aluguel do Azure em dia.

  12. O projeto da Microsoft com o ecossistema Xbox é ambicioso e de longo prazo. Potencial receitas de 1 BI dólares POR MÊS só com o Game Pass, podendo superar muito isso. O PS será irrelevante neste cenário de longo prazo.
    E eu não vi a mídia questionar a viabilidade financeira de Miranha e Street Fighter apenas numa plataforma. Só alienados acham que há “imparcialidade”.

  13. Isso é normal,quando a MS comprou a Mojang eles logo anunciaram que Minecraft continuaria sendo multi mas eles não falaram nada quando compraram a Zenimax então é óbvio que os games serão exclusivos.

    🙂

  14. OFF: Na sexta, liberaram o patch do modo coop do ghost of tsushima, eu joguei um pouco
    não dá para acreditar que deram de graça, o negocio roda direitinho, não tem problemas de conexão ou performance, e adciona bastante coisa para fazer
    Até agora gostei mais do modo onda, onde 4 jogadores tem que defender pontos no mapa, mas as missões de história de 2 jogadores são legais também

    O mais impressionante nisso é uma atualização gratuita de um jogo singleplayer ter um sistema de conexão e loot que o jogo dos vingadores

      1. Achei legal. Mas temos que considerar também todas as atualizações de State of Decay 2, Sea of Thieves e Gears 5 que a Microsoft forneceu durante esse período.

      2. cara, você falha em ver a big picture dos fatos

        eu tenho quase certeza que a Sony brasil aumentou o preço dos jogos digitais a pedido das distribuidoras

        vender jogo físico gera emprego e renda pra lojas, precisamos disso no momento

  15. Se a Sony não colocar logo seus exclusivos para PC, ela vai tanto porrada na proxima geração, só espero que seus usuários não surtam com o fim da exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *