Kaspersky requer processo contra “práticas de monópolio” da Microsoft

kaspersky-anti-virus-21-700x393

Ontem, 6, a Kaspersky protocolou uma reclamação antitruste na União Europeia em desfavor da Microsoft. A empresa russa acusa a Redmond de aproveita-se da sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais para promover seu próprio software de segurança, o Windows Defender.

O fundador Eugene Kaspersky disse no site da empresa que a Microsoft utiliza “métodos questionáveis” para promover o Windows Defender, um software “inferior“, na sua visão. Além disso, a Kaspersky afirma que a Microsoft está desativando seu software nos PCs dos usuários que atualizam para o Windows 10.

Segundo a empresa de segurança, durante a atualização para o Windows 10, o usuário é informado que seus dados serão mantidos e que não há softwares incompatíveis. No entanto, durante o update, o sistema operacional informa que o Kaspersky Anti-Virus não é compatível com o Windows 10, deleta os drivers necessários para o funcionamento devido do antivírus e ativa automaticamente o Windows Defender.

“Idealmente, os desenvolvedores independentes precisam de dois meses após receber a versão RTM para fazer todos os ajustes finais antes do lançamento da atualização do Windows para o público. Antigamente, a Microsoft nos fornecia o RTM em tempo útil, mas agora esse tempo foi reduzido a algumas semanas antes do lançamento ao público”, diz Eugene.

A Microsoft respondeu

No entanto, a Microsoft diz ao The Verge que seu objetivo principal é “manter os consumidores protegidos”, e que as funções de segurança do Windows 10 cumprem com as leis de competição. A Microsoft também advertiu que “entrou em contato diretamente com a Kaspersky há alguns meses se oferecendo para uma reunião direta com um executivo para entender melhor as questões, mas o encontro ainda não aconteceu”.

Vamos acompanhar o caso.

67 comments on “Kaspersky requer processo contra “práticas de monópolio” da Microsoft

  1. De novo essa babaquice da MS. Já tomou no nabo por causa do Internet Explorer e parece que não aprendeu.

    Pior de tudo é não poder remover o Windows Defender.

          1. É igual seu cérebro que já vem de fabrica desativa mas não da pra remover.
            Entendeu porque WD não da pra remover.

    1. Sim , é babaquice da MS , mas sim , vc pode desativar o windows defender , e não reclame do IE /Edge , eles são os melhores Chrome downloader do mercado.

        1. Quando não houver mais celulares com windows pra vender, aí você vai sentir saudade do chrome (ou firefox, ou opera, ou qlqr outro que tenha sincronização)

          1. Firefox pra mim já era. Adorava antigamente, mas depois de passar muita raiva passei para o chrome, que ainda uso no celular. Já no PC, agora é só Edge.

          2. Tentei usar o Edge no PC, não é tão ruim, mas não tem sincronização com o iOS nem Android. Nem nada. Aí complica.

            MS precisa lançar o Edge pras outras plataformas se quiser emplacar

          3. Essa parte da sincronização ainda não vi. Passei a usar o Windows 10 só recentemente com a troca de pc, então meus dados estão todos no Chrome.

      1. Não dá para desativar definitivamente.

        Usei Windows anos sem antivírus, apenas com firewall… agora sabosta é obrigatório.

    2. Babaquice ela querer proteger o sistema operacional dela?

      Você que é babaca por achar que a empresa não pode proteger seu sistema só para deixar outras fazerem isso.

      Seu zé ruela, até a Google esta trabalhando em antivírus nativo para o Android.

      Cria ai um sistema e de para a kaspersky proteger.

      1. Se eu estou pagando, eu decido quem vai proteger minha máquina. Pare dar uma de retardado, filho da puta. Vai cuidar da tua mãe autista.

        Não é porque a tua família só tem jumento e não sabe usar um computador que significa que todo mundo também é assim.

        Se o Google faz ou deixa de fazer eu to pouco me fudendo, aqui não é GoogleClub

      2. Cara, pela primeira vez na vida eu concordo (em partes) com o raposão, se torna monopólio pois você (exemplo) já está com o kapersky no seu pc, aí vc atualiza pro w10 e ele já altera, ele altera o programa padrão do gosto do usuário, não seria monopólio se eles fizessem que nem quando vc abre o chrome (e aparece uma notificação falando das vantagens do Edge)

        1. Cara o sistema tá lá e a empresa não está impedindo ninguém de instalar nada. Se o usuário esta achando cômodo usar o Windows Defender ótimo.

          Agora uma empresa quer que a outra não tenha um sistema de segurança só para ela vender o dela é ridículo não acha? Eles que mostre as vantagens de usar o defender no lugar do Defender. Alias é só eles que estão reclamando.

    1. Por outro lado eu já tive que limpar uma máquina com mais de 500 ameaças que o Defender não viu e o MalwareBytes não demorou 20 minutos pra encontrar

          1. Tá, mas e o que tem a ver? Já pensou na possibilidade de ter gente que não quer usar nem o windows defender nem outro antivírus?

          2. Sim, e da pra tirar ele numa boa desativando, a questão é q eu ñ estava falando disso, estava discordando do seu comentario que ele so serve pra drenar RAM, vc está errado, ele funciona basicamente bem….vai comparar o consumo de RAM dele para o Avast e outros por aí

        1. O Defender não influencia em quase nada no desempenho do PC. Faz duas atualizações e uma verificação rápida por dia e vc nem percebe.

          1. Eu fiz vários testes com diferentes programas/jogos, tanto no computador do trabalho quanto em casa.

          1. Interessante.

            Porém, sempre que uso o Malwarebytes, raramente pega uma ameaça, o que não quer dizer que o Defender seja bom, apenas que minha máquina está bem.

  2. Parei de usar kasperky quando começaram a liberar atualizações problemáticas. Atualmente estou testando o Norton Security de 3 anos para 3 dispositivos por 87,92.

    1. Cara eu uso o kaspersky faz bem uns 5 anos seguidos, NUNCA me trouxe nenhum problema, e sempre usei o windows atualizado. Acho que isso deve variar de máquina pra máquina

      1. Só pesquisar o histórico de problemas ocasionados por ele. Eu até que gostei do valor cobrado pela Symantec 3 anos por R$ 87,92 (na primeira comprar) e R$ 119,90 na renovação.

        1. Bom…histórico de problemas todo sistema tem,seja antivirus,sistema operacional, ou qualquer outro, sendo que o próprio windows é o campeão de problemas né. Mas no meu PC todo ano renovo a assinatura do kaspersky,e isso faz uns 5 anos que uso ele e nunca me causou problema de nada,nem de lentidão nem nada, e digo que pra mim ele é o melhor antivírus que existe no mercado.

  3. A microsoft está desativando o kaspersky quem atualiza pro W10?? kkkkkkkkkkkk ainda bem que isso ta acontecendo só na europa. Por enquanto.

  4. Anti-Vírus só serve para travar ou deixar o computador muito lento. Antes do Windows 8, eu tinha deixado de usar por causa desses problemas. Depois que comecei a usar o Windows Defender no Windows 8, que detecta muito bem qualquer tipo de ameaça e está sempre sendo atualizado, nunca mais tive problemas de performance que os outros programas apresentavam.
    Eu acredito que não se trata de monopólio, e sim de proteger os usuários o máximo possível sem causar nenhuma lentidão afetando a imagem do sistema operacional… Que é o que acontece. Levei um tempo para perceber que os problemas que eu tinha eram por conta dos Anti-Vírus como o Mcafee, AVG, Norton e o Kaspersky e não do Windows. Todos eles me deram problemas.

    1. Cara, concordo com vc em partes, pois alguns antivirus sim, drenam RAM e deixa o pc lento, gosto do WD tb mas é monopólio sim, se fizesse igual o chrome (quando abre o chrome aparece uma notificação falando das vantagens do Edge) tudo bem, mas alterar o programa padrão de escolha do usuário para colocar o WD aí é sacanagem.

  5. A verdade é que a MS é bem sacana nesse ponto. Eu que sou insider sei que a grande maioria das builds prévias era incompatível com o Norton e o Kaspersky. Não sei dizer se é proposital, mas dá pra notar que a Microsoft não trata como prioridade corrigir tais incompatibilidades.

    Eu uso o Defender, gosto porque ele não interfere nas minhas atividades e nem pesa no computador. Mas o usuário é quem decide qual software usar.

    1. quem tem que corrigir são eles e não a Microsoft!
      Eles tem que se adequar ao sistema não a Microsoft adequar o sistema para eles.

      1. Não é bem assim.

        A A&T Europe resolveu uma questão de políticas com a Microsoft para executar o Safesign (software necessário para a leitura de alguns certificados digitais) em janeiro de 2016, se não me engano, e ainda assim nas builds novas do Windows até o mês de outubro mais ou menos eu tinha que desinstalar o Safesign do computador pra poder atualiza-lo.

        1. Continua sendo problema do fornecedor.. A MS não criou o Safesign, mas ele foi criado para o Windows.. entendeu?! No entanto, quanto mais seguro for o Windows, mais seguro será o Safesign… Mas o tocante aqui não é isso, mas o fato de que as empresas de softwares antivírus estarem “chateadinhas” pela MS ter resolvido gratuitamente(pois não é vendido separado do SO) a brecha que os faziam ganhar fortunas a tempo! Que sejam criativos e vão além de um anti-vírus ué… Podiam começar por consumir menos recursos dos que utilizam hoje… Pois este é o principal benefício do Windows Defender: é LEVE que nem dá para notá-lo, apenas quando identifica uma ameaça!

          1. Cara acho que vc não leu o que escrevi. A empresa já tinha resolvido o problema, a MS que não implantou as novas políticas nas builds seguintes.

  6. Se o antivirus deles é tão bom, em vez que ficar chorando, deveriam mostrar ao usuario as vantagens de pagar o valor alto pela assinatura, eu não pago, prefiro continuar usando o Defender que é gratuito e continuar com boas práticas.

  7. A Microsoft também advertiu que “entrou em contato diretamente com a Kaspersky há alguns meses se oferecendo para uma reunião direta com um executivo para entender melhor as questões, mas o encontro ainda não aconteceu”.

    Raposão deve trabalhar lá.

  8. A Kaspersky está tentando transformar essa situação dos antivírus num novo caso Netscape, mas tomara que não consigam, o Windows Defender já atingiu um nível razoável e esses antivírus de terceiros pouco ajudam, além de consumirem muitos recursos pra pouco benefício e muita intrusão.

  9. O Kaspersky era uma maravilha no Windows 7/8, eu até tinha assinatura anual, mas deixei de usar no Windows 10 pq estava muito problemático. Às vezes o notebook não achava a rede de casa ou do trabalho e o wifi também estava estranho, desinstalando o Kaspersky o problema acabou.

    Mas não tenho nada a reclamar do Windows Defender, nem lembro que ele existe na verdade.

  10. Hahahaa.. A empresa lança um SO excelente, porém, com falhas de segurança que necessitam de um software complementar para fechar essa brecha, aí estes “parceiros” ganham fortuna com essa brecha do SO e, quando o verdadeiro responsável pela segurança realiza uma atividade para sanar o problema inicial, torna-se monopólio? Hahaha.. Que besteira! Não vi em lugar algum um “Microsoft Essentials FPP” ou “Windows Defender Premium”, “PRO”, ou mesmo “365” que fosse cobrado a parte do SISTEMA, pois o mesmo é parte integrante dele, que visa segurança dos clientes… Errou feio nessa Kaspersky!!! Isso não é monopólio, é respeito aos consumidores… Seja criativa, inove, crie algo que faça mais para seus clientes que o Windows Defender, pois cuidar de vírus não é mais um problema para o Windows!!!

  11. As pessoas sempre reclama da insegurança no windows e quando a Microsoft corrige isso é Monopólio ,para mim isso se chama respeito ao consumidor pois vale lembrar que o Windows é pago e outra até o atual momento não vi a Microsoft vendendo o Defender com versões Premium com recursos a mais ,Microsoft esta de parabens com o Windows 10 em ofereçer um sistema completo sem a necessidade de ficar buscando alternativas ,cabe ao usuario decidir se ele quer ficar com o padrão ou mudar.
    Se a kaspersky quer dinheiro dos usuarios invista em propaganda e em recursos nos seus softwares.
    Como diz o Jonh Mcafee a era dos antivirus já foi o problema é que muitos ainda não enxerga isso.
    Sou Tecnico em informatica e recomendo sim o Defender no windows 10 ,por ser leve,se adapta bem ao sistema ,consome poucos recursos e cumpre o que promete.
    Espero que a Microsoft continue melhorando pois nós consumidores é que ganhamos com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *