Carregando...

Lenovo: a ovelha negra da família Windows que tem medo da concorrência

Lenovo: a ovelha negra da família Windows que tem medo da concorrência

lenovo-microsoft

Hoje (04),  fomos surpreendidos por vários sites afirmando que a Lenovo teria abandonado o Windows Phone, logo muitos afirmaram que o Windows Phone estaria morto. Já faz anos que o sistema móvel da Microsoft está enterrado na boca de muita gente. Será que dessa vez acabou?

Bem, vamos começar a colocar os “pingos nos is“. A Lenovo nunca abandonou o Windows Phone, afinal, ela nunca lançou um aparelho com o sistema, nunca achou o sistema digno para seus aparelhos ou simplesmente está feliz com o Android – apesar de uma enxurrada de demissões ocorridas nasemana passada.

Lenovo é a ovelha negra

lenovo-motorola

De um lado temos a Sony, Samsung, LG, Xiaomi, Lenovo entre outras conhecidas no ramo dos smartphones que levantam a bandeira do Android. Por outro lado, a Microsoft não está sozinha, como apoiadores temos as grandes fabricantes dos PCs como HP, Vaio, Acer e Dell.

Percebam que, até a Dell já lançou aparelhos com Windows Phone, porém a Lenovo nunca embarcou nessa, mas qual será razão? O Windows Phone não tem futuro? Bem, eu não costumo acreditar em tudo o que leio…

Vocês devem lembrar que a Microsoft transformou a linha Surface em um serviço, e dessa forma passou também a ser vendido pela Dell e HP. Enquanto isso, a Lenovo recursou este tipo de “serviço” por encarar o Surface como seu concorrente.

A ideia da Microsoft em criar um smartphone que se torne PC – Continuum – é justamente para agradar as OEM que sempre te deram apoio. Exceto, a Lenovo (e Asus que também está no Android por “coincidência”),  que só enxerga futuro no Android.

A Microsoft quer cativar as fabricantes renegadas

Não é mais segredo para nós que a Microsoft está desenvolvendo o Surface Phone, e obviamente as suas parceiras já sabem disso. Tanto é verdade, que em entrevistas a própria HP disse que inaugurou a classe “3 em 1” que a Microsoft ainda irá criar. Além de rumores apontarem que o HP Elite X3 foi inspirado no Surface Phone.

No início do ano, fomos pegos de surpresa com várias fabricantes embarcando no Windows 10 Mobile, a exemplo da Acer, que já deixou claro em seu comercial o objetivo do seu aparelho.  Muitos da mídia ficaram chocados pelo fato da Acer não ter optado pelo Android.

Então, qual a razão da Lenovo criticar o futuro da plataforma? É simples, a Lenovo enxerga a Microsoft como mais uma concorrente. Já não basta concorrer com um mar de fabricantes do Android e que fez com que a empresa demitisse vários funcionários. Agora se ela apoiar este novo nicho de aparelhos híbridos de bolso que estão surgindo serão mais concorrentes, inclusive um Surface Phone.

Não é atoa que as apoiadoras da Microsoft mal se importam com o Android. Elas querem o êxito no novo mercado da Microsoft. Elas sabem vender aparelhos com Windows, tem seus canais e suas empresas como clientela por anos.

Pode parecer estranho, mas o Continuum é atualmente o coração do Windows 10 Mobile, e não é pelo fato do recurso em sim, mas ele pode atrair um público e um nicho de fabricantes que estão aptas a trabalharem com ele.

Se você ainda não sabe, o Android foi lançado as pressas por medo que o Google tinha de que a Microsoft dominasse este seguimento. Concorrer com a Microsoft não é fácil, seja com o Office, sistema desktop, Desktops, videogames, nuvem, etc. e se ela atingir sucesso no Windows 10 Mobile isso pode amedrontar fabricantes clássicas do Android.

Ninguém quer concorrer com a Microsoft,  e este foi talvez o principal motivo do fim iminente da linha Lumia. Mas mais do que isso, a Microsoft não está sozinha, e se o Continuum der certo, será a vez das fabricantes dos PCs invadirem também o bolso.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.