Lumia 650 deve ser responsável por encerrar a transição da Microsoft Mobile

nokia-microsoft1-580x435

A Nokia foi a fabricante que mais levantou a bandeira do Windows Phone, disso não temos dúvidas, mas no final das contas, a sua divisão mobile acabou sendo adquirida pela própria Microsoft já que esta não queria perder a exclusividade de uma fabricante tão renomada como a finlandesa, além disso, a divisão mobile da Nokia sofria prejuízos a tempos, antes do Windows Phone, inclusive.

É claro, com a aquisição finalizada, levou algum tempo para que tudo se enquadrasse a nova realidade: a Microsoft é dona do sistema e do hardware. Vimos lojas da Nokia ganharem a marca da Microsoft e a aparelhos com a marca Nokia sumirem aos poucos, restruturações de fábricas, e tudo mais para se adequar a nova realidade.

Talvez o passo final seja selado pelo Lumia 650, aparelho que deve ser apresentado no dia primeiro de fevereiro, sem muito alerde, algo típico de um smartphone de baixo custo. Segundo o Windows Central, ele deverá ser o último Lumia.

Nós do Windows Club não achamos que a Microsoft mataria a marca Lumia, preferimos acredita que vamos ter a adição uma marca conhecida, Surface.

A equipe do Surface deverá ser responsável pelos dispositivos móveis  com um objeto claro: Terão que fazer dos Lumias Surfaces Phones um sucesso, assim como aconteceu com o Surface, Surface Pro e Surface Book. Ou seja, inova será preciso.

Até agora a Microsoft estava apartada da sua divisão móvel por um oceano. Agora, com os aparelhos sendo chefiados nos “calabouços” da Redmond devemos ver realmente inovação. O problema disso tudo serão os vazamentos – a equipe Surface sabe sempre guardar a melhor parte do produto para ser demonstrada no evento.

Atualmente, o Surface é uma tendência e todas fabricantes estão copiando o aparelho, mas nem todas conseguem copiar seu sucesso.

A Redstone e o Surface Phone deixarão o ano de 2016 comprido. Mas também estamos ansiosos para ver se os aparelhos de baixo custo também receberam grande atenção por parte da Microsoft.

Fonte: Windows Central

58 comments on “Lumia 650 deve ser responsável por encerrar a transição da Microsoft Mobile

      1. Não tenha tanta certeza disso por que a MS vendeu a fábrica da Finlândia, fechou a unidade de Manaus e da Malásia, entre outras. E 7mil funcionários da Nokia na Finlândia também foram demitidos, entre eles o pessoal que trabalhou no desenvolvimento do Meego e depois do Sailfish. Esses sim são os cérebros por trás da Nokia.

        1. Não mesmo. O que é bom a Microsoft ficou, ela tem dinheiro para manter os melhores da Nokia com ela.
          Os que realmente são os bons só a empresa sabe. Aqui fora só especulamos.

          1. Não sei realmente se os bons ficaram. Os ultimos aparelhos lançados foram um desastre. Ex: Lumia 930, 535, essas porcarias descartaveis de 640 e 640XL, sem contar o megalerdo 950/950XL.

          2. Nem todos ficaram. O engenheiro chefe da Pureview foi pra Apple e já nota-se uma grande evolução nas cameras do Iphone.

        2. pouco depois do lançamento do nokia 5800 a nokia mobile demitiu os engenheiros da meego que não aceitavam a descontinuação do seu sistema operacional.

        3. só uma correção, a fábrica em manaus foi terceirizada e não fechada, ela vendeu pra uma empresa parceira dela que vai continuar produzindo os aparelhos da Microsoft (mesmo esquema que a Apple faz com a Foxconn)

      2. Eu penso assim, a partir do momento que a MS comprou a divisão Mobile da Nokia ali essa marca “morreu” … Se a Nokia voltar a ter seu nome em smartphone seria a voltar ao mercado.

  1. espero que não tenha mais vazamentos e que a ms aprenda a anunciar o produto qdo ele estiver prestes a ser lançado, assim como fizerem com os últimos surfaces

      1. A diferença entre um Surface Phone e um iPhone, é que o aparelho da Apple está bem estabelecido, enquanto o da Microsoft não. Por isso não é colocado a venda aqui e pode ser que não venha de cara. Para a Microsoft venda malsucedida é motivo de prejuízo, enquanto para Apple, se vender abaixo do esperado, não faz muito estrago. Simples.

  2. acho cedo afirmar que nome lumia vai deixar de existir, seira da um tiro no pé, afinal de contas pq encerraria o nome Lumia? se ela pode ter Lumia e Surface, nao vejo muito sentido em acabar com isso.

      1. pense comigo ae! Microsoft compra a marca Lumia e todos seus direitos, ae ela depois encerra com a marca, comprou pra acabar com a marca? acho que nao teria nenhum fundamento nisso não.

    1. Eu acho q o nome lumia poderia morrer caso varias outras fabricantes estivessem comercializando smartphones com Windows (já está começando), nessa situação o Surface Phone seria como os atuais Surfaces, um “exemplo” de dispositivo rodando Windows

    2. Mas ela não vai acabar com a Linha Lumia! Não existe nenhuma informação que indique isso. Vai acabar a transição Nokia – Microsoft! A partir de agora, os novos futuros Lumias são de total responsabilidade da Microsoft Mobile.

      1. Chegou aqui na sexta-feira (Dia 15). Pensei que todos já tinham recebido, mas parece que não. Aí resolvi postar o screenshot. Ainda não consegui instalar. Erro: (0x80091007).

      1. Bom, na verdade o celular nem é meu. É de um amigo do meu irmão.
        É um Lumia 535 com a Build 10.0.10586.11. (Insider Fast)
        Sexta-feira (Dia 15), li a notícia que o Windows 10 Mobile estava sendo liberado na América Latina. Então, pedi para que ele (Deyvid) saísse do programa Windows Insider e buscasse por atualizações. Aí apareceu essa.

  3. Então… podemos nos tranquilizar? Os Surfaces Phone serão comercializados no Brasil, mesmo aqui não tendo nenhum produto da linha Surface? Me respondam isso, por favor!

    1. a probabilidade é grande… uma coias não tem relação com a outra… o prob é o $$$ custo… chegaria muito caro o que inviabiliza…. a MS não quer lançar algo aqui que fique mais barato ir nos EUA comprar e voltar… não tem nexo… só a APPLE faz isso (e pq tem uma galera que parcela e se afunda em dívida para ter um produto da apple)… mas os smarts é outra coisa… hoje a MS não planeja trazer o 950xl por causa do custo, mas é pq o Brasil está tenso… mas tomara que daqui 2 anos possamos sair desse abismo que é o PT e esse governo fajuto de esquerda

    1. kkkkkkkkkkk bando de cegos, a Microsoft vai matar o Lumia e Vai matar também o Windows phone/ Windows 10 mobile e vai adotar o android como Sistema principal, não vejo a Hora disso acontecer!!! uuuuuuu Vamos Microsoft, desiste dessa cagada que você fez!!!

  4. hum… seguindo esse raciocínio da matéria, o lumia será como o asha, e o sorvete o novo lumia? isso explica o suporte do windows 10 mobile ter fim “prematuro”. é ïnteressante a ideia.

  5. Caro autor do blog, há algum email que possa informar para contato em particular? Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o teor do blog. Grato

  6. Pera, não duvido que ela mate a marca Lumia, nós olhamos apenas para nosso país, mas para a MS os verdadeiros usuários são os que residem nos EUA, até pq a maioria dos app são desenvolvidos pelos Devs de lá, essa coisa que a MS fala que o Brasil é um mercado importante é só da boca pra fora, ela pode até se importar, mas se fosse assim traria os novos Lumias se tivesse certeza que iriam vingar mesmo com o dólar alto!
    E nesse sentido a marca Lumia está quebrada nos Estados Unidos!

    1. O fato de o alvo dela ser os EUA não faz do Brasil insignificante. O Brasil é sim muito importante para Microsoft, já que aqui os Lumias são bem mais aceitos que nos EUA.
      E para quem não gere uma empresa é fácil dizer que não tem complicações em introduzir produtos num país de economia quebrada, como o nosso.
      Por quê para Samsung, Apple e Motorola é fácil introduzir aparelhos no Brasil, mesmo em meio a crise? Por quê eles têm nome, o sistema é bem aceito, as pessoas acham bom e compram. Enquanto a Microsoft luta, pagando o preço por ser orgulhosa no passado, para fazer de seus telefones populares, ela não pode arriscar assim em países como o Brasil. Qualquer venda malsucedida é um prejuízo muito grande.
      Entenda: Microsoft Mobile não está bem estabelecida, ela não pode arriscar. O Brasil possui uma ameaça pela qual a Microsoft não pode aproveitar como uma oportunidade, não enquanto o Windows 10 Mobile não estiver bem estabelecido no mundo.

      1. Como eu falei, a MS não tem certeza se vai vingar ou não…
        Tudo se dá através do marketing!!!
        A xiaomi vende celulares sem nenhum comercial, quem divulga é a mídia digital, como o tudo celular, tecmundo e outros, além de facebook e twitter… empresas crescem mesmo pensando baixo ou alto, e até agora a MS é pífia nisso!!! Mas falo na parte Mobile, Pq PCs ela sabe muito bem como fazer, pena que não ocorre o mesmo com o mobile!
        Falei pra minha amiga que me perguntou se o 535 era bom, falei logo pra ela nem pensar, tenho um e é horrível, funciona tudo é verdade, mas a potência deixa a desejar, disse pra ela pegar um da xiaomi que vive atualizando, mesmo que seja só a interface, e hj ela adora, fiz a coisa certa! não vou oferecer um celular pra ela que não sei qual vai ser o futuro dele!

        1. Não é isso, não é incerteza se vai ou não vingar. Ela sabe muito bem de seus produtos.
          Ninguém faz um produto quando dá na telha, com incertezas. Existem estudos de mercado, análises de comportamentos, pesquisa de opinião.
          E o Lumia 535, fazia parte dos planos da Nokia Corporation e foi lançado para um público menos exigente. Não queira fazer num 535 tudo que se faz num 730! É um telefone de baixíssimo custo! O problema é que esperam de mais de um aparelho como esse e já diz que é incerteza, que não sabe qual será o futuro dele.
          Não é simples dar suporte do mesmo sistema para vários modelos. Aposto que o Android que roda num Xiamoi de baixo custo não é o mesmo num Xiaomi de alto custo. O Windows é um sistema só e dar suporte desde o Lumia 520 ao 950XL não é fácil adaptando o mesmo sistema, sem ter que fazer variantes dos mesmo sistema.
          E como fazer marketing de algo que não foi concebido? Agora a Microsoft está livre para fazer uma linha Lumia do jeito que gosta, sem ter que fazer a projetos antigos da Nokia por ordens judiciais.

          1. Sim, mas como eu já falei outra vez, o povo é consumista!!!!
            quanto mais vc dá mais eles querem!!!!
            O povo que gosta de preservar é o do WP, que tem cota de mercado pífia, quase 1,5, pode até ter aumentado com as vendas do Lumia 950/XL, mas só fazia cair antes disso!
            Se a MS não der eles reclamam, essa é a visão de mercado, e por isso a Samsung consegue empurrar qualquer coisa pro usuário, pq é novo!!!
            Tem gente que até hj tem um 820, 520, 920….. e vão ter windows 10….
            O que a MS está fazendo não está errado, mas está indo contra o atual Mercado…

  7. Duvido que ela mate a marca Lumia, é uma marca conhecida e já estabelecida… Talvez, seja no sentido de produtos criados na essência da Nokia.

    1. Ela
      não
      vai
      matar
      a linha Lumia. Agora, ela pode fazer novos aparelhos lumias sem ter que utilizar de projetos já deixados pela Nokia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *