Lumias: 8.6 milhões vendidos no primeiro trimestre, e smartphones geram lucros para a Microsoft

lumia-destacada

O Windows Phone pode ainda não ter chegado perto dos seus concorrentes em termos de participação de mercado, mas uma coisa que poucos se dão conta é: será que dá lucro para a Microsoft? Sim, e não é pouco.

Nos últimos nove meses, com a divisão da Nokia, a Microsoft, de acordo com as seu balanço financeiro divulgado hoje, gerou $ 6,290 bilhões de dólares em receita e lucro de 805 milhões de dólares!

No primeiro trimestre do ano a Microsoft perdeu certa de 4 milhões com seus smartphones, isso não é uma notícia boa, mas também não é ruim, tendo em vista que é a época do ano mais fraca para este tipo de mercado.

Enquanto que smartphones estão longe de ser a divisão mais forte da Microsoft, eles ainda estão se saindo muito melhor do que a Sony, que perdeu US $ 1,4 bilhão em 2014.

A Microsoft afirma que  vendeu 8,6 milhões de unidades de seus smartphones Lumia no último trimestre. Isso representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Fonte: Microsoft

31 comments on “Lumias: 8.6 milhões vendidos no primeiro trimestre, e smartphones geram lucros para a Microsoft

    1. isso não vai acontecer… o indiano quer mais software rodando… logo o que vai ter de exclusivo no WP será… o WP e só… vai ser… fique se gostar do WP… o resto vc vai encontrar nos outros… lógico que não vai ser tão integrado, e também não vai ter um streaming tão universal quanto os da M$… e integração hj é tudo… então, no final, a experiência com um WP vai ser muito melhor do que nos outros smarts… embora tenham os mesmos apps (pelo lado da M$) mas acho que o W10 vai atrair muita gente… no final, é muito mais fácil vc produzir para um sistema só e ter distribuído para uma infinidade de gadgets…

  1. Ela so fala, fala e fala e nao ta nem ai pro sistema. Ela vendeu isso e as concorrentes venderam muito mais. Nao adianta. Enquanto ela nao der atençao, o wp vai crescer

        1. Para o mercado tecnológico, dois, três, cinco meses são muuuuito tempo. O pessoal fala como se o Windows 10 fosse ser liberado universalmente para todos os usuários depois de amanhã.

          1. Não acho.

            O tempo é relativo, se seu produto for realmente superior ele ganhará destaque no mercado, e os concorrentes não têm nada parecido com o Windows 10.

          2. Não entrei nesse tópico de superioridade. Mas já que o foco aqui é Windows, se o WP fosse superior, ele não estaria amargando na casa de 3% de mercado mundial, o que afeta diretamente a relação dele com os desenvolvedores e, consequentemente, a experiência de usuário. Alguns conseguem se adequar às limitações, se acomodam, se acostumam, mas eu não posso fechar os olhos para a realidade. Não tenho rabo preso com a Microsoft e não vou ficar bajulando.

            E, por último, já que você citou. A Apple já tem um ecossistema totalmente integrado há um tempo (OS X, iCloud, iTunes, Watch OS e iOS), mesmo não sendo um único sistema – Lembrando que a Microsoft já tentou fazer isso no passado com o Windows 8 e não deu muito distante, e não deu muito certo – sem promessas, sem marketing em cima disso. Não vou entrar na questão do preço, já que não tem relação com essa sua afirmativa.

    1. José
      neste forun tem que dar amém,,,
      e elogiar as cagadas da Merdasoft…
      Caso contrário a Famboyoladazinha cai em cima do pau,,, OOops de pau..
      São Xiitas.
      Não existe chance de argumentar…
      Parece a turma do PT

  2. O Olhar digital ta dizendo que as receitas com o Windows Phone (Software), recuaram 16%, mesmo com o aumento nas vendas dos Lumia!

      1. Não se preocupe com a receita da Microsoft.

        Vender Lumias é a prioridade, é investimento a longo prazo. O mesmo ocorre com o Xbox, deixando o produto mais barato e vai repor com serviços e jogos.

  3. A Microsoft e a linha Lumia tem potencial pra continuar crescendo, mas não deve se acomodar e achar que este crescimento é sadio para o longo dos anos, a margem de crescimento e lucro deve ser maior para a MS…e o segredo do sucesso é continuar a evolução que o SO vem tendo, mas não esquecer de ter uma grande melhora no quesito aplicativos em qualidade e trazer os aplicativos mais usados de outras plataformas…isso pesa contra o WP desde o seu surgimento…e com a provável venda da divisão HERE para Facebook ou outras empresas..não sei como ficará a situação também de apps originalmente conhecidos nos Lumias..

  4. Agora “só” falta encerrar o suporte à plataforma win32 em quatro anos fixando o período de transição para a winRT e liberar gratuitamente o Visual Studio ai os programadores farão as pazes com a plataforma e a loja passará a “ter aplicativos” e games ao invés da atual precariedade.
    Ademais, concluir a aquisição da HERE. Sim! Here é essencial e fundamental, pois o uso do serviço de mapeamento e geolocalização tornou-se utilíssimo atualmente. Não?, então da próxima vez que comprar um smartphone dispense GPS e nunca use tal função, ok? Chega de hipocrisia e falsas justificativas.

      1. Versão Profissional R$ 2.95,00, versão Premium R$ 6832,00 e versão corporativa por R$ 11300,00.
        De gratis! Tal qual seu almoço…

    1. Cara, Visual Studio Express é mais que o suficiente para fazer jogos e aplicativos. Muito simples e prático. Essa desculpa de liberar o VS Pro+ não cola. Se você quer trabalhar com ferramentas com funções que muito específicas usadas por equipes profissionais em contextos especiais, você tem dinheiro suficiente para comprar a IDE.

      Em relação aos valores que você falou, são em relação a softwares comprados individualmente. Já ouvi falar nos programas Bizpark e DreamSpark? Fora que você nunca ouviu falar do Visual Studio Community, que é uma versão mais otimizada do Visual Studio Professional para desenvolvedores e distribuído de graça.

      Não desenvolver para Windows Phone 8 / Window 8 e reclamar da IDE é muita cara de pau. Principalmente de quem desenvolve para Android ou iOS. Rsrsrs

      1. Francisco, então explique para o resto do mundo inteiro, principalmente os programadores americanos onde tenho notável conhecimento, a razão deles não se dedicarem mais à plataforma, mesmo com quase o triplo de equipamentos ativos, sim a base Microsoft de produtos ativos soma 1B400M ao revés de Apple 600M e Android 470M.
        Não adianta esse discurso da Microsoft não cola, há assim um movimento de claro boicote.
        Quer um exemplo prático? A Unreal é a principal plataforma de desenvolvimento para games e até 2012 a mais cara. Esses programadores simplesmente apoiaram com contribuições o MIT para aperfeiçoamento da plataforma Cocos, open source, e… No mesmo ano, terceiro trimestre de 2012, a Unreal alterou sua forma de capitalização de aquisição de licença para royalties, 5% após o game ultrapassar $2000,00 na loja.
        Então esse é o cenário de programação profissional. O que a Microsoft precisa reconhecer é que a Era win32 passou e iniciar a transição completa para a plataforma winRT, disponibilizando sua ferramentas de programação gratuitamente e passando a cobrar royalties dos resultados obtidos pela aplicação. Essa foi a magistral sacada de Tim Cook, sim foi ele que implantou isso na época do iPod via iTunes, depois levou para o MacOS e finalmente ao iOS. Retira do programador seu custo de produção e transfere esse valor diretamente ao consumidor final. Abraço.

        1. Marcio, o exemplo da Unreal é contextualizada por outros problemas tendo como um dos principais sendo o Unity. No mercado de games, principalmente dos Indies, a Unity se destacou bastante e o crescente número de jogos independentes desenvolvidos nela fez com que se tornasse a maior plataforma de desenvolvimento Indie.

          Depois dos sucessos milionários de alguns jogos indies feitos no Unity, a Unreal se viu recuada por não ter parte desse mercado. Nesse meio tempo muitas ferramentas e frameworks [tais como MonoGame e Xamarim com MonoAndroid / MonoTouch(iOS)] foram criados e aperfeiçoados. Cada vez mais a Unity abraçou diferentes plataformas até o leque impressionante de 21 contra 10 da Unreal. Não desmerecendo a última por isso.

          Sobre o mundo e programadores norte-americanos não se dedicarem a plataforma da MS, e mais ainda referente aos últimos em que você tem conhecimento notável, segundo suas palavras, vejo que há uma pequena brincadeira com números. Mas vamos lá: analisando o que você falou sobre os aparelhos da MS, Apple e Google(Android), já percebo que a ênfase está em sair da programação para Desktop/PC e ir para os móveis, que notoriamente estão rendendo muito dinheiro e que a maior parcela desses dispositivos móveis estão concetrados no Android e iOS, até o momento.

          Outro ponto interessante também é que a Apple trabalha com seus equipamentos, apenas. A Microsoft não tem uma linha de computadores fechados como sua principal fonte de renda, várias fabricantes usam Windows. Há, claro, a linha Lumia e Surface Pro, fora outras coisas, mas não são a principal fonte de renda. Com isso, a MS trabalha em cima de serviços. E software é um serviço. Azure está crescendo muito.

          Não vejo desestímulo por causa do recurso de desenvolvimento e sim pelo foco e “hype” que provavelmente vigorará nos próximos anos. Você citou o que a Apple disponibiliza de graça a ferramenta de desenvolvimento, a MS também. O Android idem. Porém, a qualidade da ferramenta que a MS oferece é suficiente para fazer qualquer aplicativo e ainda melhor que as outras ofertadas.

          Tendo entendido o que falei, o problema não é com a IDE e sim com o foco na plataforma de desenvolvimento. Que por sinal, em algumas, ainda se usam o Visual Studio ao invés das nativas em plataformas não-MS para desenvolver… 😀

          Aí mais uma vez entram os programas da Microsoft que citei: DreamSpark e BizPark. Fora outros canais bem interessantes como o MVA (Microsoft Virtual Academy) e diversos tutoriais por aí feitos por pessoas qualificadas com certificado.

          1. Grande Francisco, gosto desde tipo de conversa, em alto nível e respeito às opiniões contrárias. Apenas reproduzi o discurso de colegas “franciscanos”, residentes em São Francisco, que simplesmente vislumbram como retrógrado a manutenção do modelo de capitalização via licença e infelizmente não haverá Build que mude essa realidade.
            Quanto à qualidade da ferramenta, não há como negar que o Visual Studio seja tecnicamente a melhor. Eclipse, hã o que é aquilo, e mesmo o Xcode só flui em máquinas com processador Quad, Dual é só travamento e irritação, mas como você mesmo relata vivemos um momento em que a cultura é essa, e o discurso da Apple “pegou”, afinal pagar R$3000,00 numa ferramenta que gerará muito mais pela venda direta, não é financeiramente a melhor opção. Mas como convencer do contrário se agora as pessoas “pensam diferente”?
            Por fim, só”anta tecnológica” para realizar a análise dessa obra prima da computação chamada winRT para não compreender que não há mais a divisão de mobile/desktop/console na nova plataforma, como ainda vejo pessoas querendo ainda persistir em comparar iPhone com Lumia e iMac com XPS Dell. Essas pessoas, diferente de pessoas esclarecidas como você, já compreendeu que iniciamos a Era da computação onipresente em que todos os equipamentos são capazes de realizar qualquer atividade, daí o SDK único do Windows via otimização do sistema, e não pela evolução do hardware, pois mesmo equipamentos de configuração modestas terão acesso tornando-se potencias consumidores, ou seja essa será a última geração de consoles de games, pois os framework de dispositivos de entrada de dados apenas persistirão, o controle do Xbox já é compatível com os outros produtos Windows, mas repito: Como mudar a influência do discurso da Apple no mercado profissional de programação?

          2. Grande Marcio, o que a Apple fez foi muito bom, não discordo. Mas não acho que seja estrategicamente bacana para a MS. E concordo com você sobre o fim do console de mesa. Ele vai se transformar no computador de sala rsrsrsrs. Mas ainda acho que o X1 vai durar bastante, até pq ninguém usou o hardware todo como deveria. Muitas engines usam os recursos das API’s gráficas anteriores e quando não, por vezes não está otimizada para a nova. Talvez em mais um ano os jogos tenham proveito máximo. Digo isso valendo para a Sony também.

            Espero que o brasileiro adote a postura de jogos como cultura e lute sobre isso. O Windows 10 vai ser a maior sacada de 2015, aos meus olhos. Coisa que poucos podem fazer igual. Quer dizer, somente a MS tem propriedade para fazer isso rsrsrs

            Até e obrigado pelo elogio, você também é muito bem informado. Creio que pelo jargão deva trabalhar com TI!

            Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *