Major Nelson ratifica que Xbox Series X terá suporte ao Variable Rate Shading

Sendo um dos recursos que já foram confirmados durante a apresentação técnica do Xbox Series X. O VRS, ou Taxa Variável de Sombreamento é uma tecnologia aplicada à prestação de sombras. Por meio de um tweet, Larry Hryb, conhecido popularmente como Major Nelson, confirmado que o Xbox Series X suporta Variable Rate Shading.

O tweet ao qual Gamingbolg se refere para confirmar que esse suporte foi removido. O senhor Hryb pode não ter percebido que, longe de descobrir uma característica, ele estava reiterando algo que já havia sido confirmado. Agora, é útil falar sobre essa tecnologia e o recurso usado pelo site para descrevê-la é bastante útil. Para entender melhor o que é o VRS ou Variable Rate Shading, ele recorreu a um vídeo da Digital Foundry que expõe essa tecnologia.

Muitos esperam até 7 de maio para conferir como será o visual dos jogos de terceiros no Xbox Series X. Alguns jogos já estão sendo confirmados para oferecer melhorias ao futuro console da Microsoft e os enviam como uma atualização via Smart Delivery. Mas, antecipando a apresentação do gameplay do Xbox Series X em 7 de maio, a re-confirmação de que o Xbox Series X oferecerá suporte a Variable Rate Shading nos convida a entender melhor essa tecnologia.

O Variable Rate Shading é uma técnica que se refere ao envelope, usando uma tecnologia que torna o trabalho da GPU mais eficiente ao sombrear pixels. A base dessa tecnologia é não sombrear cada pixel, um por um, e é possível obter uma recriação mais realista da sombra, além de um efeito menor no uso de recursos. Um dos últimos jogos que viu a luz, o Gears Tactics, demonstrou o uso dessa tecnologia em sua versão para PC e é o exemplo aplicado no vídeo técnico da Digital Foundry.

Essa tecnologia se tornou necessária agora que as resoluções estão aumentando. Enfatizando o 4K para a próxima geração, a necessidade de gerenciar todos os recursos requer uma GPU poderosa. Mas às vezes a tecnologia não anda de mãos dadas e a magnitude do hardware para trabalhar em todos os aspectos nessas resoluções exige alguns “truques”. E é por isso que surgem tecnologias que aplicam elementos dinâmicos, como é o caso do VRS. No entanto, embora pareça uma tecnologia que reduza a qualidade, não é isso o que acontece, porque o que realmente se buscou é otimizar o desempenho geral desse processo, evitando ir pixel por pixel renderizando as sombras.

Como pode ser visto, essa técnica permite, em vez de melhorar as sombras de maneira evidente, permite que o desempenho não seja afetado, podendo atingir taxas de quadros mais altas. De certa forma, o que determinará um melhor acabamento das sombras serão outras tecnologias, como o próprio Ray Tracing. Uma combinação equilibrada de construção de ambientes e técnicas de recreação que tirarão o máximo proveito de todos os pontos fortes do hardware do Xbox Series X.

Mas é algo que veremos no próximo dia 7 de maio no primeiro evento digital da Microsoft dedicado à nova geração de consoles, como um aperitivo do que virá ainda este ano.

61 comments on “Major Nelson ratifica que Xbox Series X terá suporte ao Variable Rate Shading

  1. Eu pretendo comprar o Xbox Series X o mais cedo possível. Eu vou ajudar a Microsoft a falir a indústria assinando game pass últimate.

    1. Estão desesperados só pode.! Como podem tirar um recurso, se essa merda foi patentiada pela propria M$, estando disponivel na API directx 12 ultimate…kkkkk

  2. Lembrando que os sonistas jogam em média 10 jogos durante uma geração inteira.

    Enquanto isso eu tenho mais de 200 jogos a disposição pra jogar graças ao game pass

    https://meups.com.br/noticias/playstation-vendas-jogos/?amp_js_v=0.1&usqp=mq331AQFKAGwASA%3D

    1. Isso dá um pouquinho a mais só de um jogo por ano, e não necessariamente um lançamento; pelo contrário, sonystas estão falando mal do XB só pelo puro prazer de hatear mas na prática estão “sem jogos” ou jogando GP “escondido” rsrsrs

  3. Oi.

    Bleeding edge e Grounded vão ficar lindos graficamente com esse recurso, mas o que vai ficar melhor é aquele futebol dado na Live Gold desse mês! Estou empolgado!
    #vaiterVRSsim

          1. Cara, dúvido! Esse é tipo de histora que jornalistas adoram, principalmente as lacradoras!…..kkkk

          2. Ta por fora hein amigo , qquer lixo da sony ( digo first party ) é 85+ por mais estrume que seja . A não ser que seja injogavel tipo o Days bugone .

          1. Dos últimos três anos, que eu lembre só Forza e gears que realmente botaram o poder do xonex a prova.

        1. Ori tá tendo problemas de desempenho? Joguei o the blind floresta tranquilo e um pouco do Will of the wisps e não vi tbm nenhum problema.

          1. No Monstro 4K pado com queda de framerate e resolução dinâmica em jogo como Ori dá duas opções, ou o Monstro é de pelúcia ou o Ori Will of the wisps é muito mal otimizado.

        1. você sabe que o ps não se resume a isso, seria a mesma coisa de falar que o xonão da massa se resume a crackudão, state of decay e bleeding edge

          1. Sim, mas é o que falam do XB sendo seletivos. Eu não posso ser tb agora com o PS? rsrsrs

  4. Enquanto no Xbox é confirmado pelos chefões do Xbox, no PS5 nada, mas adivinha qual lado eles estão criando teorias de que vai ter? Sim, PS5, Mário disse: ”VRS é muito bom, então, não tem o porque a Sony não ter, vai ter, eu tenho fé”

    A fé nessas horas fala mais alto.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. O Mário tenta disfarçar mas engana ninguém; ele é um poneizinho daqueles bem enrustido. O nosso colega daqui, Neto (NT e atualmente King_Ragnar), é frequentador assíduo do blog dele. Daí a alienação pesada.

  5. Não…Quem está arregaçando é o Playsterco 5 com as apresentacao de 1 Logo.1 Jogo Indie e um Controle e os Sônistas festejando igual Otarios …..

  6. Ele também deixou claro que o nome do novo console confundi até mesmo eles que estão diretamente ligados ao projeto

    “VRS is coming tô Xbox One Series X”

    Terá este nome algum papel na disputa pelo mercado assim como aconteceu com O Wii U?

  7. Diordi, já que vc gosta de ganhar click falando de PlayStation, já que esse é o único assunto de relevância nesse bloquinho, tenho umas dicas pra vc:

    Dos 100 itens mais vendidos na Amazon BR relacionado a “Games e Consoles”, 30 itens são jogos, sendo 28 jogos versão PlayStation 4 e desses 17 são exclusivos PlayStation 4.

    Outro

    Dos 100 itens mais vendidos na Amazon BR relacionado a “Games e Consoles” apenas 2 jogos Xflop aparecem na lista, sendo que apenas 1 é “exclusivo”.

    1. E enquanto isso, a Sony não dá retorno nenhum desses lucros para você como jogador. Parece que nunca vão entender: a Sony ganhou a geração, mas VOCÊ não.

      1. Hipócrita detectado!!! Quais seres mesmo cagam tamanho de empresa pra todo lado? Hihihi

        E qual dessas empresas maqueiam os números mesmo???

  8. Diordi, já que vc gosta de ganhar click falando de PlayStation, já que esse é o único assunto de relevância nesse bloquinho, tenho umas dicas pra vc:

    Dos 100 itens mais vendidos na Amazon BR relacionado a “Games e Consoles”, 30 itens são jogos, sendo 28 jogos versão PlayStation 4 e desses 17 são exclusivos PlayStation 4.

    Outro

    Dos 100 itens mais vendidos na Amazon BR relacionado a “Games e Consoles” apenas 2 jogos Xflop aparecem na lista, sendo que apenas 1 é “exclusivo”.

  9. Palavras do Sr. Jorge na matéria ( Vaza data de lançamento de Tell Me Why ) “Se você é homem e nasceu no corpo de homem, agradeça de joelhos para Deus. Contudo, nem todos têm a mesma sorte e precisam enfrentar os fanáticos religiosos, pessoas sem instrução e sem empatia.” depois o Sr. Jorge agrediu a minha pessoa “Por favor, tire a bandeira de Gears antes se manifestar dessa forma, está sujando a imagem do jogo e da Microsoft. A dona do Xbox utiliza até a bandeira colorida e é a favor da diversidade. Estamos em 2020, e se nem uma pandemia te ensina que você não é melhor que ninguém, é caso perdido. Eu já Printei o seu comentário de agressão e vou colocar em Redes sociais: Facebook.
    Instagram.
    LinkedIn.
    Twitter.
    WhatsApp.
    Facebook Messenger.
    YouTube.
    Snapchat.
    Google+
    Pinterest. Pois o dono do SITE esta agredindo os escritos do SITE.

      1. Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Vamos ver o que a Redes sociais fala a respeito deste cara no seus comentários:

        blogaomobile Mod AlexGuerreiro • 21 horas atrás • edited
        O jogo ao que tudo indica é por um homem, ele só nasceu no corpo de mulher.
        Se você é homem e nasceu no corpo de homem, agradeça de joelhos para Deus. Contudo, nem todos têm a mesma sorte e precisam enfrentar os fanáticos religiosos, pessoas sem instrução e sem empatia.
        Existem gays cristãos também, têm família também. A existência deles não é ofensa para qualquer cidadão de bem.
        Por favor, tire a bandeira de Gears antes se manifestar dessa forma, está sujando a imagem do jogo e da Microsoft. A dona do Xbox utiliza até a bandeira colorida e é a favor da diversidade. Estamos em 2020, e se nem uma pandemia te ensina que você não é melhor que ninguém, é caso perdido.

        1. Admito q realmente estou bem curioso pra ver esse “poder” da mídia social por aqui. Mas pra ficar com medo de povo de mídia social a pessoa em si tem q ser muito merda msm, mas enfim, boa sorte ai com essa sua “divulgação” e talvez até msm “processo”.

          1. “poder” ” muito merda ” ???? Vc está por dentro da discussão ? Não né. Não falei de processo mas de expressão de palavras e de pensamentos.

  10. Não sei de onde o retardado tirou que não haveria VRS, sendo que já foi feito o anúncio do DirectX 12 Ultimate.
    RT 1.1, VRS, Mash Shaders e Sampler Feedback

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *