Carregando...

[Matéria] MicroSD

microSD é um padrão de cartões portáteis de memória flash removíveis baseados originalmente no padrão TransFlash da SanDisk.

Atualmente, os cartões microSD estão disponíveis nas seguintes capacidades; 128MB, 256MB, 512MB, 1GB , 2GB, 4GB, 8GB e 16GB.

Em relação ao Omnia i900, Há relatos que ele aceita tranquilamente cartões de 16GB, tanto a versão de 8GB como a versão de 16GB. Porém fica aquela dúvida se o celular ficará lento e se realmente vale a pena.

O que você deve levar em conta não é a capacidade de armazenamento de dados que um cartão de memória tem e sim sua tecnologia. Digo isto porque a partir dos cartões de 4 Gb para cima, mudou-se a tecnologia, quando a Sandisk, criadora dos cartões de memória flash, criou algo interessante. Você pode perceber que num cartão de 1 Gb e de 2 Gb, a inscrição é apenas esta: MicroSD 1 Gb ou MicroSD 2 Gb. A partir dos cartões de 4 Gb, incluindo os outros dois existentes até hoje, ou seja, o de 6 Gb e o de 8 Gb, passou a ser assim a descrição: MicroSDHC 4 Gb. O que vem a ser este “HC” adicionado? É o termo “High Capacity” abreviado e que significa que estes cartões além de possuirem “Alta Capacidade” também usufruem de uma nova tecnologia de velocidade de acesso aos dados, chamada “Speed Class”, que faz com que o acesso aos dados destes 3 últimos cartões (4, 6 e 8 Gb) seja até mais rápido que a velocidade de acesso dos cartões de 1 Gb e 2 Gb. SDHC é a designação de qualquer cartão SD™ ou baseado em SD que tenha capacidade acima de 2GB e atendas à nova especificação SD 2.00 necessária para cartões e aparelhos utilizarem capacidades de 4GB a 32GB. A especificação foi desenvolvida pela SD Association, um comitê de padrões da indústria, que também criou três classes para definir a velocidade de transferência de dados sustentada mínima. Estes cartões atendem a classificação Speed Class 4 Rating [3].
Créditos: Também a comunidade do N95 no Orkut!

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.