Michael Patcher explica porque os próximos Dishonored, DOOM e Wolfenstein devem ser exclusivos do Xbox Series X|S

Desde a compra da Bethesda pela Microsoft, não se sabe ao certo o que acontecerá com os próximos lançamentos da empresa, se eles continuarão sendo multiplataforma, se serão exclusivos para Xbox Series X|S e Xbox Game Pass. Phil Spencer disse que não pode falar abertamente nisso agora pois a compra ainda está sendo homologada, mas em diversas entrevistas sugeriu exclusividade. Além de que, a Microsoft comprou a Bethesda, e por se só já se explica.

Segundo o famoso analista Michael Patcher, isso pode variar entre cada jogo, e títulos que nem sabem uma data estimada de lançamento, como os próximos títulos de DOOM, Dishonored ou Wolfenstein, têm mais chances de serem exclusivos das plataformas Microsoft.

Ou seja, quanto mais distante for o lançamento do jogo, maiores serão as possibilidades de um jogo ser exclusivo para Xbox Series X|S e Xbox Game Pass, já que não existe um contrato anterior à compra que obrigue você também a lançá-lo no Playstation.

“Acho que os contratos para plataformas de console são assinados um ou dois anos antes do lançamento de um jogo”, disse Michael Patcher em uma entrevista ao Gamingbolt. Então, Wolfenstein, DOOM e Dishonored provavelmente não estão vinculados a nenhum contrato existente com o PlayStation, então acho que eles só serão lançados para Xbox e PC. «

Tal como acontece com Deathloop e Ghostwire: Tokyo, se houver um contrato de lançamento assinado com o PlayStation, a Microsoft irá honrá-lo. O que poderia acontecer com o já anunciado The Elder Scrolls VI ou Starfield. “Digamos que o Elder Scrolls VI esteja chegando no próximo ano, a Bethesda já pode ter obrigações contratuais com a Sony em vigor naquela época.”

Portanto, isso é o mais importante: quanto mais cedo for lançado, maior será a probabilidade de chegar ao PlayStation e ao Xbox, ambos. Quanto mais tarde for lançado, menos provável será. Porque, novamente, o fator determinante é se há um contrato ou não, e suponho que não haja um para um jogo que está a anos de ser lançado. Mas se houver um contrato, a Microsoft o honrará.

No momento, The Elder Scrolls VI e Starfield não têm uma data de lançamento específica, então temos que esperar por notícias de ambos os RPGs. Ainda ontem soubemos que a aventura espacial da Bethesda será para um jogador, embora a empresa não descarta novos jogos multiplayer como Fallout 76.

121 comments on “Michael Patcher explica porque os próximos Dishonored, DOOM e Wolfenstein devem ser exclusivos do Xbox Series X|S

    1. Off: Me mandaram um vídeo do Duff falando que o RT sempre foi implementado nos consoles…palavras dele:

      “O RT sempre foi implementado nos consoles, né?? Essa técnica de RT..só que é Rt pré-renderizado, então vc via jogos com iluminação massa no 360, no próprio Xbox One, mas é tudo pré-renderizado…”

      PQP….kkkkkkkkkkk. Eu achei que a cota de asneiras tinha sido batida quando ele falou dos gráficos do TLOU2, que no Youtube estava bonito, por conta dos filtros, mas que pessoalmente não era não..” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Vose er o mais frustado aqui nunca vi gosta tanto de site de xbox depois falar que er sonista mais vive em site de xbox não si preoculpe o pior ainda está por vi chora soninho 4 kkk

        1. Frustado eu seria se não tivesse as duas plataforma mas vc não me conhece, então, so pode especular msm….

          Deve ser muito triste vc não poder ter as duas plataforma e para se sentir melhor, ter que falar mal da outra só pra não ficar por baixo, né?? kkkkkk

          1. Nunca passou ID nem GT, ninguém sabe oq vc tem ou deixa de ter esquizofrênico ???????

          1. A vagaba sobe até una altura na saída do espírito e depois desce com tudo na minha rhola ????

  1. Fallout 76 melhorou muito com wastelanders, virou um jogão. Eu estava a me divertir jogando.

    Gosto dos games da Bethesda, só o dishonored acho bem paia… E o Novo RAGE, este aí não dá…

    1. eu nunca joguei fallout, mas com certeza por esse aí eu não começo kkkkkkkkkkkkkkkk muitas pessoas estão elogiando essa atualização, espero que esteja boa pra honrar quem comprou esse game.

    2. Bom dia Careca!
      Sobre Rage, o único problema (pra mim), é o jogo ser curto demais e te largar logo após o “fim”. Mas, no geral, até que é legal, “filme sessão da tarde”.

      1. eu jogo muito esses jogos que o povo fala que é ruim e sempre me surpreendo, as vezes ter uma ideia generica e simples é melhor do que inventar demais e fazer merda. O ultimo que eu me “surpreendi” foi o Tacoma que tá no GP, fui fazer só aquele 1000g maroto e acabei achando interessante o que estava acontecendo na história do game, bem filme da sessão da tarde mesmo kkkkkkkk

    3. Mas dishonored é um bom jogo….eu pelo menos, acho…agora Faloout 76, meu Deus..kkkkkkkk…mas é aquilo, questao de gosto ! importante é vc se divertir..

  2. Por isso eu amo Xbox er o melho mesmo no ps5 você pagar caro pra joga filminho no xbox er tudo barato e tem muinto mas variedade de jogos não er so filminho chora soninhos 4 kkk

    1. Não é tudo barato não…os jogos Multis custam o msm preço que no PS5. Por sinal os jogos Multis lançamentos não estão no Gamepass….talvez apareçam daqui há uns 2 anos ou nunca apareçam…

        1. Se sair nesses dois anos né??? jogo baixa de preço amigo, vc não é obrigado a comprar no lançamento…por sinal, posso citar centenas de jogos que não saíram no Gamepass e certamente quem não compra, não jogou…

  3. IPs antigas e novas IPs.

    Xbox Games Studios é uma maquina de fazer jogos e eles não vão parar na compra da Bethesta, para a concorrência a única coisa que restou foi chorar e tentar invalidar e diminuir o TAMANHO do problema da Playstation.

    Isso porque a Xbox é uma marca irrelevante.

  4. Falando sobre a Notícia, até acredito na exclusividade de Dishonored ou Wolfenstein, pq são jogos que não tem tanto apelo, mas franquias gigantes como Doom, Elder Scrools eu já não acho que vá acontecer….mas isso, só o tempo dirá. Até lá, é tudo especulação…

      1. Sim, faz td sentido…Eu se fosse a Microsoft, deixaria tudo exclusivo msm, mas jogos de grandes franquias, tem o custo de produção muito alto. De repente, ela deve querer repor parte desse custo, ou só lucrar msm em cima dos donos de PS5….vai saber…

        1. A curto prazo os jogos se pagariam bem rápido vendendo no PlayStation e Switch, mas o game pass já se mostrou bem lucrativo, e além dos jogos serem vendidos no PC e Xbox também, não seria uma necessidade vender em outras plataformas pro jogo se pagar, um AAA single player hoje em dia quando passa dos 100 milhões de dólares no orçamento é muito, sei que o valor pode crescer por conta da nova geração mas isso não faz nem cócegas no lucro que só o Game pass tem dado mensalmente com o número de assinantes hoje e que deve aumentar muito até esses jogos chegarem.

          1. ” um AAA single player hoje em dia quando passa dos 100 milhões de dólares no orçamento é muito, sei que o valor pode crescer por conta da nova geração mas isso não faz nem cócegas no lucro que só o Game pass tem dado mensalmente com o número de assinantes hoje “

            Acho que vc se engana aqui….em julho desse ano Microsoft anunciou que o Gamepass não é muito lucrativa. Tem centenas de sites que falam sobre essa declaração dela, inclusive sites direcionados a marca, como o Central Xbox…mas eu entendo que a Microsoft esta pensando no gamepass a medio / longo prazo.

            Falando dos grandes AAA’s, quais são os jogos do Xbox que vc sabe que tem esse custo tão alto?? Até onde eu sei, só a tríade nesse momento (me corrija se estiver errado)…Claro que Fable, e outros mais para frente podem ser que custem isso ou mais tb, mas aí vc pega alguns jogos da bethesda… São muitos AAA’s…Por mais que o Gamepass dê lucro (e por eqt, segundo a própria Microsoft não é tão grande assim), será que seria auto-suficiente para bancar muitos jogos AAA’s de “graça” no serviço??

            Acho que ela esta investindo pesado, pq ela espera aumentar e muito o número de assinaturas, por isso q esta expandindo o gamepass tb para outras plataformas, e espera que com isso, possa investir mais tb nos jogos….Penso que em relação a grandes franquias da Bethesda, ela não ainda não bateu o martelo com todas as letras a respeito da exclusividade, por conta disso tb….vai depender do numero e assinaturas a mais que eles obtiverem. Se aumentarem muito, ela vai manter exclusivo, mas eqt não chegar talvez no número que eles “esperam”, talvez devam abrir mão da exclusividade de um ou outro jogo….

            Mas assim, isso é só especulação da minha parte…..não estou falando pra zoar, nem nada não, só especulando msm….não tem como cravar que seja isso.

          2. Essa declaração foi de cerca de um ano atrás, hoje os números de assinantes são muito maiores, sem contar que no início ela deu muita moleza deixando a galera converter live Gold em game pass, hoje a declaração foi outra e os resultados a gente vê no lucro líquido da divisão Xbox declarada desses últimos 3 meses que foi muito mais alta do que do final do ano passado. E os jogos com orçamento alto da Microsoft foram só da trindade mesmo, pq todos sabem que o Xbox tava quase sem estúdios First party fora os principais. Agora é que ela deu um belo upgrade na divisão, já está toda preparada pra uma geração com muito mais jogos AAA, e tá montando terreno pra um game pass com jogos próprios sem precisar ficar fazendo contrato com jogos third party, claro que vão continuar fazendo, mas com tantos estúdios fazendo jogos pro catálogo os gastos com third party vão diminuir, vai ser um serviço bem sustentável, na minha opinião, e a gente sabe que a Microsoft não dá continuidade a programas que não dão retorno e o investimento tá sendo alto pq deve ter um potencial muito grande e já deve demonstrar bons resultados.

          3. E esse movimento dos 23 estúdios é uma grande jogada pq você tem um time enorme pra trazer novidade pro seu serviço cotidianamente sem precisar depender das outras desenvolvedoras aceitarem colocar seus jogos no gamepass.

          4. Com certeza, pode ver que os serviços de streaming estão seguindo esse mesmo caminho, adicionando muitos conteúdos próprios pra não ter que pagar por conteúdo de terceiros e nem ter a necessidade de ficar removendo conteúdo depois do vencimento do contrato, se torna mais lucrativo quando o conteúdo é original e além de permanente, vai ter alguns casos de jogos saindo mesmo first party, como é o caso de Forza, que sai da loja quando os direitos dos carros e músicas vencem, consequentemente vai sair do game pass também, mas no geral vai ser muito conteúdo e com tantos estúdios a Microsoft vai cumprir o que prometeu uns tempos atrás de jogos exclusivos sendo lançado pelo menos de trimestre em trimestre, depois da compra da Zenimax é capaz de lançar até mais, acredito que já tem calibre pra lançar 2 First party por trimestre. Vão ter até que alinhar os lançamentos pra não sair um atropelando o outro quando começarem a ficar pronto.

          5. Se eles tiverem metade da base de consoles assinando o Game Pass a preço full, é 1 AAA por mês.

        2. já que os sonistas gostam de gastar com jogo, talvez vender o jogo a 500 conto e em quantidade bem limitada seria algo interessante, um modo comercial de surrar a rola na cara deles

    1. Eu já acho o contrário, jogos menores que não tem tanto apelo pode continuar sendo vendido em outras plataformas por já serem jogos que não vendem bem, enquanto os maiores que atraem jogadores vai ser um grande potencial pra atrair gente pra plataforma e/ou assinantes game pass nas plataformas disponíveis (Xbox, PC e mobile/streaming).

      1. Então, eu comentei abaixo o seguinte…jogos de grandes franquias, tem o custo de produção muito alto. De repente, ela deve querer repor parte desse custo, ou só lucrar msm em cima dos donos de PS5.

        O fato desses jogos sairem day one no Gamepass, já seria um atrativo pro cara que é fã dessas franquias, pensarem:

        “Pra que vou pagar R$ 350,00 se posso ter de “graça” no Series S/X?”

        Entende?? Seria até positivo do ponto de vista do Marketing….só o fato dele ser day one no gamepass já tem potencial de atrair gente para plataforma, e os jogos menores, mais um chamariz, de que “esse vc não vai ver no PS5”.

        1. e como voce explica a Sony vender pouco os seus exclusivos e continuar invetindo em jogos de grande orçamento? existem muitos lucros ocultos além da venda de jogos amigo Clayton, a gente é que tá aqui fora que acha que só tem lucro de venda. Já parou pra pensar o quanto a Microsoft e a Sony lucraram com a venda do Red Dead 2 nas suas lojas virtuais? pois é.

          1. Pra compensar esses grandes orçamentos aí é preciso vender, foi isso que o Amigo Cleyton disse, criticando o modelo do Gamepass, só fiz contra argumentar de como a Sony consegue sobreviver se ela não vende bem os exclusivos……

          2. tudo bem, dei uma pesquisada aqui e vi uma noticia que o God of War vendeu 131 milhoes de dolares em cópias digitais, com um mes de gamepass a microsoft consegue esse valor fácil, e eu to falando apenas de game pass, aida existem outras fontes de receitas do Xbox que a gente nem sonha. O ponto é que cada uma lucra de um jeito, uma pelo serviço e a outra na venda de consoles e de jogos.

          3. Nisso eu concordo, há outras fontes de receitas que não entram nessa conta…

            O ponto é que cada uma lucra de um jeito, uma pelo serviço e a outra na venda de consoles e de jogos.

            Perfeito…

          4. Tem uma diferença muita grande entre Sonysta tóxico e não tóxico, tu não consegue nem enxergar os erros que a Sony comete, assim como muitos caixistas não enxergam os erros da MS ou fingem que não veem

          5. “e como voce explica a Sony vender pouco os seus exclusivos e continuar invetindo em jogos de grande orçamento?”

            A Sony não vende pouco seus exclusivos…ela vende muito, tanto que todos os seus jogos que lucram muito, ganham continuação…mesmo os que que não vendem muito, como Deams ou Concrete genie, na maioria das vzs conseguem se pagar. Esse ultimo jogo, Ghost of Tushima, superou todas as expectativas de vendas por parte da produtora e da própria Sony…se vendeu 5 milhões (não sei quanto foi), ja esta lucrando e muito…aí se vc parar para comparar o numero de vendas das grandes franquias multis, como Resident Evil, far Cry, Assassins Creed, cujos orçamentos são altissimos, verá que não é preciso vender 7 milhões de um jogo para lucrar e muito…basta fazer a conta:

            2 milhões x 60 dolares, dá 120 milhões de dólares…por aí vc tem uma noção

        2. Eu respondi seu outro comentário também dando minha opinião contrária a sua, gamepass tem hoje mais de 15M de assinantes isso pode ter média de 200 milhões de dólares mensais, com essa grana da pra fazer um The Elder Scrolls todo mês (no sentido figurado), sei que tem os custos de contratos de outros jogos do catálogo, mas isso mostra que a longo prazo (nem tão longo assim) o jogo já se pagaria só com game pass, além de que os jogos são vendidos também no console e no PC, e muita gente ainda continua comprando menso o serviço disponível nas duas plataformas. O próprio Phil Spencer declarou que não precisa vender um The Elder Scrolls VI no PlayStation pra ter lucro. Mas pode acontecer se eles quiserem potencializar os lucros sem pensar nas vantagens da exclusividade.

    1. Bom dia FanBoy,

      Creio que pela proposta distinta dos dois (história, ambientação e gameplay), ambos são os melhores (na minha opinião) nas suas categorias.

  5. Eu realmente espero que Starfield e The Elder Scrolls VI sejam exclusivos de console da MS. Sonysta acha ruim essa possibilidade mas quando é a sony sendo hipócrita pra kct tentando comprar exclusividade temporária de Starfield ai pode que está bom. Tem mais é que tomar no cu esse bando de hipócrita que alega que isso é crescimento orgânico da sony.

  6. Micheal Patcher só não erra quando fala obvio, alem de ser um sonysta enrustido. A Microsoft pode quebrar contratos se isso vier a prejudicar a Çony e o custo valer a pena. Pra Deathloop e Ghost Wire Tokio, dois jogos meia boca, é óbvio que não vale a pena o custo da quebra de contrato.

      1. Exatamente. Exclusividade de hoje é o VIP dos anos 90. Porém, quem ganha mais? Lançar seus jogos para 10 milhões (exclusivos) ou 100 milhões? A conta é simples.

    1. exatamente… é a unica forma dele acertar, pq todas as outras previsões do cara dao merda kkk…
      nao sei nem como ainda tem gente q leva ele a sério… pra mim é um bufão…

  7. Sonystas frustrados que não tem dinheiro ou não tem console estão brotando nesse site, se preparem pra essas semanas de lançamento kkkkkkkkkkkk

  8. Phil Spencer já disse que a compra ainda não foi finalizada, só vai ser totalmente finalizada em 2021, também disse que vai dar liberdade pra Zenimax continuar publicando seus jogos, agora a gente não sabe o que isso significa, se eles vão continuar publicando da maneira que quiserem até o contrato ser finalizado por completo ou se depois ainda via deixar a Zenimax continuar publicando os jogos onde bem entender, acredito que a Microsoft como dona vai deixar ela publicar com a aprovação deles analisando caso a caso, como também foi dito.

    1. CUIDADO CUIDADO, não diga que ela não foi comprada, senão vem a trupe motoqueira caixista-verde-porcão te botar na fogueira kkkkkkk.

    2. Ingênuo é qm ainda acredita q não foi comprada, presidente da zenimax já fala q são subsidiários, trailler de evento Microsoft já até coloca zenimax como 23 Studios, esse argumento é a esperança do sonysta, gente é só comprar um séries x ou s e ser feliz

      1. Eu sei que foi comprada, mas na prática ainda não faz parte da Microsoft, pq o contrato ainda não foi finalizado, sabemos que vai ser, mas o que eu quis dizer foi se o que o Phil disse sobre a Zenimax continuar publicando seus jogos foi até o contrato ser finalizado ou se vão deixar ela continuar publicando quando estiver tudo pronto.

        1. Ela vai continuar independente mas como subsidiária, ou seja, herarquias internas ela vai ter q respeitar, ela não vai poder decidir pra quais consoles vão lançar.

    3. Dar “liberdade” aos estúdios está relacionado com a criação de jogos. Mas se o estúdio faz parte do Xbox Game Studios, existe uma política interna de publicação que será respeitada muito provavelmente. E isso com certeza já foi conversado, oras, ou não teriam fechado o acordo.

      1. Também penso isso, mas eles são muito cuidadosos nas declarações, provavelmente não querem falar sobre isso ainda antes do contrato ser finalizado.

  9. Mano que discussão mais sem sentido, quando a Insoniac foi adquirida pela Sony ninguém falou absolutamente nada se o spider man seria lançado pra Xbox tb, aí só pq è um estúdio grande com franquias de peso como Doom e the elder scrolls fica essa conversinha.
    O correto era ser exclusivo e acabou! Você não vê a Nintendo colocando zelda botw no Xbox, você não vê a Sony colocando God of war no Xbox, então qual o sentido do contrário acontecer? Se eu comprar um ps5 ao invés do Xbox eu já devo colocar na minha conta que ficarei sem as franquias da Bethesda. Gosto do Phil Spencer mas algumas declarações confusas como essa da exclusividade dos jogos zenymax e aquela do game pass no Playstation e na Nintendo só deixam os usuários de Xbox confusos, eles já tem que dividir com o PC qual o sentido de dividir também com a concorrência? Como o Xbox vai crescer desse jeito? A menos que o objetivo seja de vez exaltar o gamepass mesmo que o custo disso seja a vida do produto Xbox.

    1. ele foi maroto na verdade, se você ver o que ele realmente falou na entrevista não foi nenhuma das duas coisas, nem que vai sair ou que não vai sair pra outras plataformas, sabe pq? pq estratégia muda e ele sabe que se ele falar uma coisa dessas e depois mudar vão descer a lenha nele. Mas concordo com você, deveria ser exclusivo e fodase.

  10. Depois que eu receber o Series X, voltarei aqui pra humilhar sonystas fracassados sem grana e protegem o trambolhão. Não pensem que esqueci da minha promessa!
    Será uma época TERRÍVEL. Ainda que fosse só eu que tivesse comprando. Tem vários usuários aqui que vão participar do bullying. Eu espero que pelo menos alguns de vocês sonystas, tenham comprando o trambolhão. kkkk

  11. Ele foi bem bagre de rio nesse comentário…
    Pois se sair no Play é porque tinha contrato anterior… Mas se não sair no Play é porque não tinha contrato… E como só os envolvidos sabem o que tem contrato ou não… Qualquer coisa que sair ele dirá que ele estava certo…
    Maroto esse Patcher…
    Saudações Colosso

  12. O motivo é simples, agora são IPs da Microsoft/Xbox.

    Imagine este tipo de matéria envolvendo algum IP da Sony kkk sobre lançar no XBox kk

    Esse cara é doido

  13. Isso eu sempre falei, jogos novos sp serão exclusivos jogos como fallout 76 e eso devem continuar como estão, as especulações de não serem e só a imprensa tentando diminuir o impacto dessas exclusividades gerando duvidas.

  14. Michael Patcher? Kkkkkkkkkkk

    Galera vcs tem que entender que agente só vai saber sobre a exclusividade dos jogos da Bethesda só quando o contrato for fechado em 2021,ate lá é só especulação sem nenhuma resposta concreta

      1. Eu não tô sonhando,eu tô dizendo que eles não podem falar sobre exclusivadade agr por que o contrato ainda não foi fechado,só em 2021 quando o contrato for fechado que o Phil poderá falar abertamente sobre exclusivadade.

  15. Na minha opinião Jorge, Michael Patcher explica porque os próximos Dishonored, DOOM e Wolfenstein devem ser exclusivos do Xbox Series X|S e também para o Xbox ONE sim. Na minha opinião. Ok Jorge..

  16. Se Phil Spencer não fizer TES exclusivo Xbox, será muita cornice, pqp.

    Contratos podem ser quebrados…

    Enfim, na minha opinião, apenas jogos como TES Online deviam ser multi, porque aí você dá um aperitivo ao sonysta da experiência Xbox e ainda gera renda pro Xbox dentro do PlayStation com microtransações. Os single player, podem chorar, todos têm que ser exclusivos, senão é 7,5 bilhões USD jogados no lixo, pra uma empresa que, embora riquíssima, cansou de jogar dinheiro fora nesta geração, com coisas como Mixer, Scalebound…

  17. A tendência é deixar os próximos jogos exclusivos Xbox/PC, a não ser que o jogo em questão seja algum Minecraft da vida, o que não é o caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *