Microsoft: 2016 será o ano da Inteligência Artificial

Cortana

A Microsoft pediu recentemente para 16 membros do seu centro de tecnologia e pesquisa para prever as grandes tendências de 2016. Alguns apostaram em canetas (stylus), um pesquisador focou em câmeras de profundidade de campo, mas de um modo geral, quase todos disseram a mesma coisa: 2016 vai ser um grande ano para a inteligência artificial (AI).

Perguntado sobre os avanços tecnológicos para 2016, Chris Bishop, diretor da Microsoft Research, disse que “O surgimento de novas arquiteturas estão sintonizadas com cargas de trabalho intensivas de aprendizado em máquina”. Essas arquiteturas irão resultar em vozes “mais naturais e competentes”. Nossos computadores e smartphones tornarão assistentes pessoais virtuais, como a Cortana da Microsoft, em algo “verdadeiramente útil”, diz Eric Horowitz, pesquisador técnico e diretor administrativo da Microsoft Research.

Horowitz ainda sugere que os avanços da AI em 2016 permitirão que os assistentes virtuais compreendam as tarefas que estamos realizando, por exemplo, salvar pesquisa automaticamente como um assistente pessoal real. Ele também disse que eles vão entender os compromissos que fazemos com outras pessoas: por exemplo, por perceber a partir do contexto de um e-mail que você está encontrando um amigo para jantar e, automaticamente, adiciona o compromisso ao seu calendário.

Mas isso não é onde a Microsoft acha que as melhorias para 2016 irão parar. Lily Cheng, engenheira e gerente geral da Microsoft Research, afirmou: “Nossas conversas on-line serão cada vez mais mediadas por assistentes de conversação que irão ajudá-nos a rir e ser mais produtivo”, diz ela. “Isso vai nos levar a questionar a maneira como pensamos sobre os nossos computadores, telefones e nossas memórias e relacionamentos.” Em outras palavras, assistentes pessoais como a Cortana serão companheiros alegres que nos manterão otimistas e motivados.

Destarte, a Microsoft já iniciou seu “plano de dominação” neste seguimento com a Cortana que já está disponível para PCs e tablets com Windows 10, smartphones com Windows Phone 8.1 ou superior, Android e iOS (mais limitada), e Xbox One (programa preview). No próximo ano, ela deve falar em português com todos.

Será que vamos ver tudo isso em 2016? Uma revolução dos assistentes pessoais? Deixe sua aposta.

Fonte: Fastcodesign

13 comments on “Microsoft: 2016 será o ano da Inteligência Artificial

  1. Ta na cara que esses idiotas nao sabem nada. O ano de 2016 será relógios mais inteligentes, esse sim merece um olhar mais fundo. Relógios elegantes, que mostra batimentos cardíacos, com fones de ouvidos para se comunicar.

    1. Amigão, procura ai gear s da Samsung ou Watch R da LG.. são elegantes, tem leitor de batimentos cardiacos, tem navegador de internet, jogos, fones de ouvido bluetooth, o da Samsung faz até ligações com um chip proprio, ou seja, e independente de conexão com smartphone. tenho o meu a mais de 1 ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *