Carregando...

Microsoft apresenta um novo formato de instalação que pode significar grandes mudanças para Win32 e UWP

Microsoft apresenta um novo formato de instalação que pode significar grandes mudanças para Win32 e UWP

MSIX

Durante o evento Developer Day de ontem, a Microsoft anunciou um novo formato de instalação para “empacotar” aplicativos chamados MSIX. É essencialmente um novo tipo de recipiente, e o que é bom com este é que ele suporta todos os tipos de aplicativos do Windows, incluindo aplicativos do Universal Windows Program (UWP) e programas clássicos do Win32.

O MSIX poderia criar programas Win32 para a Loja do Windows sem que eles se tornem aplicativos UWP. Ainda não sabemos se essa é uma rota que a Microsoft vai usar. Tudo o que realmente sabemos nesta fase inicial é que ele será suportado pela Microsoft Store.

Outra coisa fundamental que ainda não sabemos: como o MSIX se compara ao UWP e se soluciona as muitas críticas que Tim Sweeney fez para Plataforma Universal do Windows ao alegar monopólio. No lado positivo, há alguma transparência com o MSIX: a Microsoft está fazendo o novo contêiner open source. Já existe um SDK disponível no Github para os desenvolvedores utilizarem. Na descrição, a Microsoft informa que o MSIX permite aos desenvolvedores empacotarem e descompactarem pacotes a serem distribuídos da Microsoft Store ou de suas próprias redes de distribuição de conteúdo personalizado.

A transição para o MSIX não acontecerá da noite para o dia, mesmo supondo que vejamos uma adoção generalizada. O novo recipiente poderia abrir caminho para uma boa redução no número de instaladores e contêineres no Windows.

O que vocês acham disso?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.