Microsoft Band em mãos, e esta é a nossa análise (review)

microsoft-band-review-1

Olá pessoal,

Como todo amante da tecnologia, sempre procuro experimentar e incorporar novas tecnologias, me considero um early adopter.

Desde O início do Windows Phone, acompanho dia a dia blogs especializados, sites e portais novidades sobre a plataforma. O Lumia 920 foi paixão à primeira vista! E o Surface então?!

Hoje trago para vocês o Microsoft Band. Um dispositivo surpreendente, uma mostra clara dos novos rumos da Microsoft, o que me deixa especialmente animado. Tive a sorte do lançamento coincidir com minha viagem ao exterior, e consegui compra-la no dia do lançamento. Abaixo as minhas impressões de uso, além de algumas fotos de minha experiência.

Design

microsoft-band-review-2

Este é um ponto muito importante para uma pulseira que estará durante todo o dia em seu pulso. Ela combina com trajes sociais, para trabalhar ou sair, ou ainda quando vai para a academia, praia etc.

Como a Microsoft vende três tamanhos diferentes, você terá o tamanho ideal para você. No meu caso, experimentei a média, mas fiquei com a grande. Seu fecho magnético permite um uso mais ajustado ou solto, dependendo do momento que está utilizando.

Visualmente ela é muito bonita, fica discreta no pulso (está na moda utilizar pulseiras), e se você utilizar com o visor para baixo, o que é o recomendado, ninguém irá perceber que se trata de um dispositivo tecnológico.

Bateria

Ponto para a Microsoft! Ela dura entre dois e três dias, utilizando o tempo todo, na academia, monitorando o sono e durante o trabalho.

Na caixa…

A pulseira vem em uma embalagem pequena, acompanha o cabo USB com um conector magnético que se conecta facilmente à pulseira. Como comprei na Microsoft Store, ganhei um Invisible Shield, 5 dólares para utilizar no Starbucks, além de toda a atenção da atendente. Ela mostrou as funções, instalou o app no meu aparelho, pareou a pulseira e colocou o adesivo na tela. Ela errou na primeira tentativa e teve que pegar outra, coisa que com certeza aconteceria comigo e teria que comprar uma! Economizei alguns dólares e fios de cabelo branco.

Funções

São tantas coisas que ela faz que vou tentar resumir o que já usei e qual foram minhas impressões.

No básico, ela conta e marca passos, batimento cardíaco, calorias queimadas, distância percorrida e mostra notificações diversas. Mas quando nos aprofundamos fica claro todo o seu potencial e usabilidade.

A primeira coisa que testei foi o monitoramento do sono. Ao acordar, ela mostra o tempo que você dormiu, a qualidade do seu sono baseado nos seus batimentos cardíacos e em quantas vezes você acorda durante a noite. Pra quem acorda “quebrado”, a pulseira pode te ajudar a melhorar a forma que você dorme, buscando uma ajuda especializada.

No dia seguinte, fui a praia. Lá experimentei o sensor UV. Fiquei satisfeito, ela me disse quanto tempo podia ficar tomando sol naquelas condições. Medi duas vezes, na primeira mostrou que poderia ficar 1h no sol, mais tarde com o sol do meio-dia mostrou que poderia ficar 45 minutos. Hoje testei com o dia nublado, e ele mostrou quantidades insuficientes para me preocupar.

Na Academia

microsoft-band-review-3

Ao regressar, finalmente pude testar as funções mais importantes para mim: monitoramento de corrida e treino na academia.

Iniciei com um aquecimento de 10 minutos, mesmo na esteira ele mostra a sua distância percorrida.

Ao iniciar o treino, deixei ele marcando o período completo, mesmo com o descanso entre repetições. Ele marca seus batimentos de maneira constante, garantindo uma boa precisão na queima de calorias. Fiquei muito satisfeito em saber quantas calorias perco durante o treino de musculação, nunca tive esta informação precisa, facilita na hora de contar as calorias que vou consumir durante as refeições.

Após o treino, mais 30 minutos de corrida, e perdi boas calorias no total do meu treino.

Ainda não experimentei os treinos já existentes na plataforma da Microsoft. Ele mostra na tela da pulseiras as instruções do treino, se você já souber treinar, quem sabe pode dispensar seu personal trainer.

Notificações

Essa parte já criou um novo hábito pra mim. Não pego mais no celular para olhar nenhuma notificação, ler SMS e ver quem está me ligando. Ele mostra com precisão meu calendário, alarmes e todas as notificações do aparelho, inclusive quando a bateria do telefone está baixa.

A tela responde bem e rápido o comandos dos dedos, tornando bastante cômodo se prender as informações da pulseira.

Cortana

Os comando de voz da Cortana na pulseira te faz se sentir o Tony Stark! Você manda trocar de música, tocar uma playlist, discar para um contato da agenda ou o que mais a Cortana te permitir. Por hora é uma função mais para mostrar para os amigos, já que não dá pra ditar um SMS em português, por exemplo. Mas no futuro próximo (Update 2, essa é pra você) ela terá bastante utilidade.

Vale o que custa?

Se você pratica atividades físicas, curte tecnologia e tem 200 Obamas pra gastar em algo que até ontem ninguém precisava (hoje eu já não vivo sem), compre sem medo. Está claro que ainda há muitas funções a serem exploradas, garantindo que o investimento não vai durar menos que 12 meses.

Espero ter esclarecido os principais pontos. Se houver dúvidas, deixem nos comentários que terei prazer em responde-las.

Grande abraço!

Guilherme Monteiro

26 comments on “Microsoft Band em mãos, e esta é a nossa análise (review)

    1. Boa pergunta! Irradia sinal de rádio para o smartphone e algo mais para avaliar nossos desempenhos. Mas qualquer radiação, será menor do que o sol nos impõe até mesmo em um dia de inverno, nublado nos trópicos.
      Normalmente a resposta padrão.

    1. Faz sim! Eu fiquei impressionado, eu ouço Musica no meu carro e a Band continua funcionando, acredito que isso dependa do aparelho, pelo o menos o Lumia 920 e 930 permitem conexões simultâneas.

          1. é simplesmente fantástico fazer exercício livre com a musica que se quer ouvir. com o band captando os dados. deve ser bom demais.

  1. Eu realmente achei interessante, mas após os rumores do Xbox Smartwatch resolvi esperar e ver o que a Microsoft tá tramando pra área! Como a Band ainda não esta barata, a espera só trará vantagens… Rs
    Eu acho que seria interessante alguma interação com o Whatapp… ela tem interação com o Messenger?

    1. Você pode enviar e responder SMS pela Cortana. Acredito que com a expansão da Cortana, mais coisas serão possíveis de realizar. Por hora você vê as notificações, então consegue ler as mensagens sem precisar pegar no cel, apenas se for responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *