Microsoft colocou Nintendo antes da Sony na lista de concorrentes pela primeira vez desde 2013

Não é segredo que a Nintendo teve uma incrível reviravolta nesta geração. Após a recepção desastrosa para o Wii U, a empresa seguiu com um dos consoles mais amados e bem-sucedidos de todos os tempos, o Nintendo Switch. Parece que a Microsoft tomou nota deste sucesso, e em um recente pedido ao 10-K apreciou isso em uma indicação.

Segundo o co-fundador do GeekWire, Todd Bishop, o pedido da Microsoft com a lista da 10-K coloca a Nintendo antes da Sony como concorrente pela primeira vez desde 2013. Isso pode não ser nada, mas o Bishop observa que a ordem das empresas na lista parece ser significativa dentro do arquivo. Se uma empresa é nomeada antes da outra, geralmente se refere a uma empresa que a Microsoft considera maior concorrência.

Antes de 2013, tanto o PlayStation 3 quanto o Xbox 360 ficaram atrás das vendas originais do Wii, que conquistaram o mundo. Uma vez que o PS4 foi lançado, é por essa razão que a Microsoft olhou para a Sony como sua maior concorrente, já que as estimativas colocam as vendas do PS4 como o dobro do Xbox One.

A Nintendo e a Microsoft têm mostrado grandes avanços em inovação ultimamente, bem como a disposição de criar uma plataforma mais aberta com suporte a cross-play. A Sony, por outro lado, está atrasada nesse aspecto. Com a divisão Xbox da Microsoft colocando uma ênfase maior em serviços exclusivos, pode ser que a Microsoft não veja mais a Sony como uma ameaça a esse respeito. Pelo menos não tanto quanto a Nintendo.

O que vocês acham dessa lista? Seria possível isso, a Nintendo ser considerada mais forte que a Sony pela Microsoft? Deixe-nos saber nos comentário.

185 comments on “Microsoft colocou Nintendo antes da Sony na lista de concorrentes pela primeira vez desde 2013

  1. Nintendo é a única fabricante que tem o “poder” de promover seu hardware por meio de seus excelentes jogos .
    É difícil convencer uma produtora de apostar nas idéias loucas da Nintendo .
    Nintendo sempre está na vanguarda, Microsoft faz bem em observar de perto.

  2. Se essa teoria realmente procede, é meio óbvio ver dessa forma se tratando que a Sony hoje está isolada nas suas próprias ideias. Ideias essas que aparentemente estão ficando ultrapasadas, e como o Xbox está avançando em tecnologia e tendência, o primeiro concorrente não vai ser com alguém que não está inovando né.

    Gente, sem haterismo, é questão de enxergar o cenário atual, me diz em que área a Sony/Playstation está sendo uma referência a ser seguida ou até mesmo ser batida? PS hoje segue seu modelo mais forte, que é o mais do mesmo.

      1. Se os exclusivos da Sony são referência pra alguma coisa, podemos dizer que são para jogos offline. Não acredito que isso seja levado como inovação para o futuro. Mesmo assim esse foco de first party já está incluso no “pacote” de investimento e avanço por parte da Microsoft.

        A intenção do meu comentário acima é, a Sony está no mesmo lugar, pelo menos até agora não anunciou nenhuma inovação em relação a direção que a indústria está indo.

        1. E mais uma vez eu digo, Sony e Nintendo estão no mesmo lugar e estão à frente da MS no quesito jogos de sucesso, que é o que importa no final das contas pros consumidores.

          1. E Halo não é jogo de sucesso? Forza Horizon não é jogo de sucesso? PUBG não é? Gear não é? Os indies CupHead e Ori não são? Na sua análise você tira todos os sucessos da Microsoft e coloca os da Sony, aí é fácil comparar. Se quer criticar, pelo menos seja justo.

          2. Não cara, você não tá entendendo o ponto crucial da conversa. já estamos nos movendo pra outra revolução nos games e meio que resumindo tudo, baseado muito no avanço da nuvem. Serviços, streamings, até
            processamento de jogos em nuvem, e ficar no mesmo lugar em relação a esses avanços não é muito bom.

            Um exemplo claro é da própria Microsoft, quando a tendência era os sistema operacionais, a Microsoft dominava o mercado com windows. Mas as coisas evoluem, e quando aparece inovações, empresas que não saem do lugar perde terreno como Bill gates perdeu. É preciso acompanhar as tendências e ninguém tá vendo a Sony se mexer, todo meu comentário é baseado nesse pensamento. A única empresa de consoles que já está estruturada pra isso, é justamente a Microsoft. Obs. Não é opinião de que o Xbox vai ser melhor que todos, é so analise do que está visível pra todo mundo.

          3. Ele é criança e burro. Desiste. Nada do que você falar vai fazer ele entender o que estamos discutindo aqui.
            Aposto que ele nem é adulto, nem tem família como na foto de avatar.

          4. No primeiro momento eu tento conversar de boa. Mas já percebi que tem muita ignorância no pensamento, aí fica difícil conversar mesmo.

          5. Complementando…

            A MS está migrando para telas menores, isso será um ponto forte para o mercado móvel de games. Se trilhar o caminho da evolução teremos: Windows em todas as telas, oem’s fabricando dispositivos diversos focados em jogos, play anywhere, acesso a steam e xbox, nuvem, jogos para celular. Quem deveria se preocupar lá na frente seria a Sony e Nintendo.

          6. Se a gente olhar pro rumo que a indústria tá indo, como isso tudo que você falou, a Microsoft já anunciou que está muito avançada nessas coisas. Tem que ser muito ignorante pra não enxergar essas coisas.

          7. Pois é, tem gente que não quer ver o que está na frente dela. Mas não tem como culpar ninguém, muitos só procuram ler o que lhe convém. Leituras diversas sobre tecnologia, a maioria nem se liga.

            Agora junte a informação da Google que quer entrar forte no mercado de games (mobile), com a receita da Apple (bilhões em jogos para mobile), e teremos uma nova geração se formando com características bem diferentes do que temos hoje.

            Muitos não acreditam que os consoles serão de nicho, acham que SP sempre reinará (o que já não acontece), e que o modelo atual de negócio não cessará.

            MS vendo tudo de perto já sacou onde está o futuro do games, por isso as notícias sobre projetos modulares, foco em nuvem, Game Pass, tudo está correlacionado com o futuro da próxima geração.

          8. Curioso você mencionar streaming como exemplo de inovação quando a Sony é a única das 3 empresas que tem um servico desse tipo funcionando já há alguns anos. Processamento na nuvem? Não saiu um jogo que seja pra provar que esse conceito é viável, e não me venha com drivatar nem o equivalemte a servidores dedicados. E o investimento no VR? Você pode até dizer que o VR não decolou, mas acusar a Sony de nao se mexer é ridículo. E se você chama aquele “Netflix” de jogo velho e Indie de inovação, não, amigo, aquilo vai matar o investimento em jogos mais elaborados.

          9. Da pra ver que você continua não entendo o que estou falando. Sua visão tá muito limitada, em momento nenhum eu usei como exemplo jogos atuais, mas falo da EVOLUÇÃO de certas ferramentas para o futuro. Ferramentas essas que a Sony NÃO quer usar como padrão já que eles confirmaram que não vão mudar seu jeito de fazer game.

            Falando em evolução, os drivatares e o tão elogiado mar do Sea of Thieves servem sim como exemplo de evolução para processamento em nuvem. Entendeu? Eu falei evolução e não consolidação.

            É muita ignorância da sua parte atacar o game pass, o melhor serviço dos consoles já feito, principalmente aqui no BR onde jogos são caros. Essa sua “opinião”, me desculpe falar, é mais de um hater do que outra coisa. Quanta ignorância sobre gamepass, meu Deus. Você já partiu pro haterismo, vai ficar difícil dialogar assim.

          10. Que cara burro! Como você é o burro, o cara te perguntou uma coisa e você só sabe ficar repetindo “exclusivos”.
            Porra, esse da foto não pode ser você.
            Você não pode ser casado, ter esposa e filho. Que mulher casaria com um cara tão imbecil?
            Deve ser fake. Com certeza você é fake.

        1. Ué, a Sony tem um serviço de Stream desde 2014.

          Das 3 atualmente no mercado, foi a primeira aceitar crossplay (que ninguém liga), tem uma comunidade maior que a rival. Tem oferecido melhorias na playstation PLUS e o PRINCIPAL, tem estúdios já capacitados, de grande currículo.

          M$ entrar de novo com esse papo de serviços na próxima geração, vai levar outra tarracada.

          Embora tenha crescido esse ano, foi a que menos cresceu.

          Só teve um crescimento maior que as rivais, no mês de junho comparado a junho de 2017.

          M$ precisa focar no principal, jogos… Se apresentar jogos próprios, mostrar que tem forte apoio de todas as thirds, aí sim o serviço pode ser o diferencial.

          Sem jogos, não adianta.

          1. Será que é difícil enxergar o que estou apontando? Em relação ao caminho que várias empresas estão tomando, a Sony ainda não se manifestou e continua no mesmo lugar e ponto!!! Será que é difícil enxergar uma analise sem achar que estão atacando suas empresas queridas?

            Me desculpa mas eu fico puto quando argumentam assim “empesa tal fez isso primeiro”. a Sony poderia ter inventado o vídeo game e o escambal! mas se tomar decisões erradas para o futuro… já era meu amigo! E o que eu estou apontando é que a Sony não está se mexendo ou pelo menos, não se pronunciando sobre tudo o que as outras empresas já estão fazendo. A única coisa concreta que temos da Sony é: “Não vamos mudar nosso jeito de fazer game”

          2. Quais decisões erradas.

            Fala pra mim, ficam falando de “decisões erradas”… E até agora não falaram que decisões foram essas.

            Defender que empresa? To perguntando pra vc, e tu não fala.

            E qual decisão das outras empresas que estão mudando a direção?

          3. Cara, olha só, é disso que estou falando. Não disse que ninguém tá tomando decisões erradas. Mas SE tomar decisões erradas…

            Sobre decisão de outras empresas, pensei que isso era bem claro. A indústria em geral está mudando, eu vejo uma nova etapa ou até mesmo uma revolução. Como disse o chefe da Ubisoft que, essa próxima geração pode ser a ultima de consoles tradicionais. Ou seja, estamos passando por varias mudanças, poderia falar um monte, mas resumindo estamos entrando na fase de consolidação da nuvem ou de consoles que oferecem os melhores serviços.

            Dito isso, eu só observo, e isso é claro pra todos, que a única afirmação da Sony quanto a toda essa evolução é a seguinte: “Não vamos mudar nosso jeito de fazer games”. é só isso, nada mais que observação, entendeu? A Sony pode ter seus serviço de streaming, PSN etc. Mas o FOCO aparentemente não é esse, mas o de continuar criando conteúdo e vendendo tradicionalmente.

            Agora pensa comigo, A Microsoft está preparando um investimento monstro pra criação de conteúdo pra lançar nos seus próprios serviços e dispositivos. Windows, gamepass, Celular, sem contar que empresas de jogos third party pode se unir aos serviços da MS como já está acontecendo. Você tá percebendo a possibilidade de dominação de mercado por parte da Microsoft? essas informações já são todas publicas, enquanto isso a Sony pensa em continuar fazendo seus exclusivos e vendendo na PSN. Muita gente diz que essa atitude da Sony é normal pr não terem investimento alto pra esse tipo de ferramentas, servidores etc. É ai que entra o que falei sobre estar no mesmo lugar. Tudo isso é uma analise do que PODE acontecer baseado no que já está sendo informado, não se trata de nenhuma opinião minha, eu só estou fazendo analise de tudo isso, somente analise. Só isso. ficou claro agora?

          4. Amigo, me responde uma coisa, qual console, qual tem sido a estratégia que está vendendo mais, que está atingindo um público maior, Nintendo e Playstation ou o Xbox?

            A comunidade gamer ainda é muito reticente sobre Stream. Jogos por Stream só daqui uns 10 anos ainda. Tudo até mesmo na próxima geração será mais como um teste.

            Nuvem ainda não tem nada, nada relacionado a nuvem. Isso é só dito por fãs da marca Xbox, que ainda implicam com o método da Sony e Nintendo que vem liderando mês a mês. A tal possível dominação da Microsoft só é dita em sites e blogs dedicados a M$. Quem deu sinalização de apoio a Stream foi a Ubisoft enquanto na contra-partida, a Take Two já disse que não é adepta ainda a esse mercado e acredita que irá demorar pra ser visto isso como algo primordial e funcional.

            Estão querendo pintar um cenário que seria lindo pra marca da qual vocês são fãs. Como a Sony não tem ferramentas pra nuvem? Ela já havia comprado a Gaikai em 2012. Vocês falam mais num desejo de ver a M$ dominando do que realmente os indícios e números mostram.

            Ah, o apoio da Ubisoft e EA ficam muito claros. Querem criar seu próprio serviço de Stream e assinaturas, ficando livres do “mediador” o que seria mais lucrativo pra elas. Quando entrar a era de stream, será a era mais dividida e menos monopolizada, já que cada grande publisher, como EA, Activision, Bethesda, Ubisoft, terão seus próprios serviços de assinatura.

            Enquanto vocês falam que o método da Sony apostar em exclusivos e vendê-los está ficando batido, God of War já se tornou o exclusivo Playstation que mais rápido vendeu, fora casos como Uncharted 4, Horizon Zero Dawn e que provavelmente Spiderman venha a integrar essa lista de grandes vendas.

            A grande maioria dos jogadores ainda são tradicionais e creio que vão continuar assim ao menos uma geração ainda.

          5. Cara, você só descreveu que o modelo que a Sony trabalha vendeu mais, mas é ai que a minha previsão entra, a indústria está mudando e continuar na mesma pode ser ruim. Isso que você não está entendendooo! A minha previsão é sim pro futuro próximo e não o agora.

            Presta atenção, A Microsoft mostra ganhos com game pass, assinaturas da live, promessas de jogos em todos os dispositivos, crescimento dos jogos no windows 10, nuvem, stramings… Etc. Ai a Sony vem e diz “vamos continuar fazendo os exclusivos e vendendo na PSN mesmo, e nada de cross-play. Vamos ficar na nossa panelinha aqui. porque foi assim que lideramos o mercado”. Você acha que isso é bom pro futuro do console? Sinto muito se sua resposta sim.

            Ah, e só pra constar aqui, verdade seja dita, não vem com méritos e méritos de que a Sony desbancou e revolucionou tudo no começo da geração, não! Todo mundo sabe o tiro no pé que o Xbox deu, e a Sony caiu emcima com propaganda ofensiva nisso. O Xbox só está recuperando bia parte do levado agora. Então vamos colocar as coisas no seu devido lugar, a Sony não fez nada de inovador e pode não fazer de novo! Só que dessa vez a Microsoft está muito mais esperta.

  3. Embora não veja nenhuma qualidade na Nintendo, claro no meu gosto “pessoal”, é preciso admitir q ela é a única q tem coragem de sair do marasmo da mesmice, e é esse caminho q a Microsoft está trilhando agora, ser diferente. A sony coitada tá lá fazendo mais do mesmo, hj ela tá bem, mas como todas seus outros departamentos vai ser ultrapassada. Uma pena q os acionistas não veem isso e demitem logo toda essa cúpula q tá afundando a gigante japonesa.

      1. ótimo para consumidores, péssimo para empresas, q já teve até reportagem falando q esse tipo de jogo “filme” tem muito custo e pouco retorno, perto de um multiplayer genérico q rende bem mais gameplay.

        1. Se está se referindo à entrevista com Amy Hennig, de fato ela mencionou o alto custo e risco envolvido com SP, mas também que só grandes nomes como Nintendo e SONY podem bancar. Falou bem sobre MP genérico, vamos ver quem está fazendo mais sucesso entre os consumidores: um suposto SP “filminho” que já vendeu milhoes, ou dois MPs genericões que nem aparecem mais nas listas dos mais vendidos?

          1. Como assim? PUBG, GTA V, Overwatch, Fortinite, Minecraft e outros estão entre os jogos de maior sucesso nessa geração. Não é obrigatório um jogo não ter um modo MP e Co op pra ser SP. Veja os jogos da Microsoft, a maioria tem modo co op e MP. Nenhum jogo somente SP alcança esses que citei em receita e número de vendas… Teu argumento nan condiz com a realidade.

          2. Não entendeu a referência, não e mesmo? Estava me referindo a GOW vs as porcarias dos SoT e SoD2. Não estou tirando o mérito desses MPs que você citou, mas destes só PUBG não é multi, e onde ele está mesmo nas listas de maiores vendas?

          3. O lançamento de PUBG foi ano passado e mesmo que tirasse da loja nenhum jogo da Sony jamais irá alcançar o número de vendas deste. Não tem como fugir da realidade! Deus do Downgrade já foi bom mas agora é uma porcaria… Não troco Sea of Thieves por nenhum exclusivo da Sony lançado nos últimos anos. State of decay realmente foi um desastre em qualidade devido as falhas técnicas na renderização do jogo, mas ainda bem que isso está sendo consertado.

          4. ah ta, entao seu problema sao com os exclusivos kk. n entendo pq se doem tanto se são ruins

          5. Cara, GOW foi o último suspiro da Sony. Daqui para frente é só ladeira. Jogos de celular faturam mais que GOW disparadamente e o fato de você gostar deste título exclusivo não vai fazer os acionistas abraçarem a causa. Em uma base de 80 milhões, vender 5 acha que é muito? Tem exemplos de jogos com base de 200 milhões de jogadores e crescendo e isso sim faz a diferença na decisão. SP elogiado, ótimo jogo, mas apenas 5 milhões de vendas? Está comemorando o que exatamente? Se não gosta de MP, ok, uma opinião pessoal SUA, mas denegrir os demais que atendem muito mais que seu gosto pessoal, amigo, está bem fora da casinha.

      2. A Sony estragou God of War quando mudou muita coisa pra algo inferior neste último que saiu. Este jogo agora focado nas cutcenes está totalmente voltado para o público casual…

        1. Estragou GOW? Somente o exclusivo da Sony que mais rápido vendeu entre todos em toda sua história? É, deve estar bem ruinzinho mesmo, né?

          1. Sim, péssimo! A começar pela jogabilidade. Se comparado com o que já foi… eu não gosto mais nem de pensar nisso. Embora você não saiba, o fato é que o marketing foi forte em cima deste jogo. É isso que faz qualquer produto vender, “o marketing”.

          2. Seu argumento é puramente pessoal e cai por terra tanto pelas vendas quanto pela nota que o jogo recebeu. Se você não gostou é problema seu.

          3. Nota? Fala sério, como soysta adoram notas. Só pra vc ter uma idéia, eu vi um review onde o GOW ganhou nota 10, do jeito que você gosta, porém, tinha vários itens na lista do CONSTRAS. Aí eu te pergunto: Como um jogo nota 10 pode ter contras? Devetria ser, no máximo, 9.9, mas não 10.

          4. É por isso que a mídia de analises de jogos é totalmente duwidosa, até pra jogos das MS, qualquer um. Não há critério, deweria ser informado aos leitores quais são os críterios de analise de jogos.

          5. O seu também é puramente pessoal.

            E você é um belo de um hipócrita com esse papinho furado de vendas. Quer dizer então que a TecPix é uma boa câmera porque vendeu mais que câmeras melhores?
            Deixa de ser tonto mano, tá passando vergonha aqui.

          6. Passar vergonha? Você vem com o velho argumento batido do “Justin Bieber é bom porque vende mais” e vem dizer que eu tô passando vergonha? Se um produto vende e tem boas avaliações mesmo assim não é bom? Vou deixar você falando sozinho a partir de agora, porque discutir com caixista é como jogar xadrez com um pombo: você dá xeque-mate, mas mesmo assim ele vai subir no tabuleiro, espalhar as peças e arrulhar como se fosse o vencedor.

          7. Ah, caiu a máscara de bom rapaz. Agora eu sou caixista.
            Até então você era só um isentão fingindo que não tinha preferência.
            E ainda me vem com uma péssima analogia de jogar xadrez com pombo. Puta que o pariu.
            SUBJETIVIDADE filhão!
            Aprende!
            O que é bom pra você não é necessáriamente bom para os outros, na verdade pode ser péssimo para os outros.
            E God of War é uma bela bosta de um jogo.
            Foda-se as suas notinhas e vendinhas – que agora empacaram.

          8. É inegável que o jogo está menos voltado para o público hardcore. Este jogo está voltado para o público casual, não tem pra onde correr. Agora o fato de eu não ter gostado realmente é opinião, é minha opinião também anula qualquer outra opinião pois não sou você nem boa parte dos caras que deram ‘notas’ altas pro jogo por causa de acordos ou porque é fanático pela Sony. Isso na mídia é evidente, eu costumava ler e seguir os maiores sites de jogos emas agora não mais.

          9. engraçado que quando Halo 5 saiu, também foi o exclusivo que vendeu mais rápido no Xbox, e por causa da nota recebida, a mídia foi espalhando como ” o pior Halo “, e Sea of Thieves a nova IP que mais rápido vendeu e o pessoal vive falando que foi um Floop, sendo que cada expansão que o jogo recebe o numero de usuários do jogo fica maior, agora quando é em outra plataforma os números são relevantes

          10. Vendas não determinam a qualidade de um jogo. Eu tenho vários amigos que também detestaram, já outros que gostaram. O engraçado é que aqueles que detestaram eram fãs, os que gostaram não tem costume de jogar. No Wii a situação era a mesma, vendia muito os consoles e todos diziam que era um console para o público casual e concordo mas acho que isso está bem mais evidente em alguns jogos da Sony do que em tudo havia no Wii.

      3. Cara, você tem todo o perfil de jogador casual com sua família na foto e tudo o mais.
        E como jogador casual, o teu repertório de falas decoradas é o mesmo: “exclusivos”, “jogos bons””, “jogos melhores”.
        Bom, primeiro: “jogo bom” é subjetivo. Você conhece a subjetividade? Pois é, ela existe. É um fenômeno que permite que algo possa ser achado ótimo por algumas pessoas e uma porcaria por outras pessoas.
        Exemplo? God of War – Que jogo maravilhoso! Chorei! Obra-prima! Me ensinou a ser um pai melhor!
        God of War! Lixo. Jogo medíocre. Medianamente mediano.
        Então guarda esse discurso de “Melhores jogos” ou “bons jogos” para a galera casual ou sonystas sofrentes. Aqui a galera é – em sua maioria – hardcore.

        1. Cara, deixa de ser ridículo, sou casual porque tenho familia? Se ser hardcore é ser um tetudo que nunca viu uma rachada na vida e mora com os pais, então sou casual com muito orgulho. Voce disse certo, gosto por jogo é subjetivo, mas quando você tem varios jogos tanto vendendo bem quanto tendo boas notas, entao sua subjetividade cai por terra. Aceita que dói menos.

          1. Eu, ridículo? Olha bem pra seção de comentários aqui e veja quem está pagando de ridículo.
            Quem é o cara que fica falando “hur dhur exclusivos bons só são os da Sony”.
            Toma vergonha, moleque.
            Subjetivo é subjetivo e acabou.
            “Quando você vê vários jogos vendendo bem e tendo notas boas”. Foda-se.
            Você joga nota, seu imbecil? Você joga vendas?
            Você deixa que alguém diga como você deve se comportar com a sua esposa?
            Você deixa alguém lhe dizer como educar o seu filho?
            Deixa de ser cuzão e cresce.
            Pega essas notas e enfia no seu cu e para de encher o saco da galera aqui que não vai concordar com você só porque você quer.
            Babaca.

          2. Meus parabéns, partiu pra ignorância, quem é o moleque aqui? Xingando feito moleque buchudo? Volta pro Jardim da infância, você apenas mostrou que é incapaz de manter uma discussão. Seja feliz.

          3. Tenho paciência pra hipócritas como você mesmo não, malandro.
            Vai tomar no seu cu de novo e só não vou te bloquear como faço com essa molecada toda porque quero ver até onde vai esse carrossel de pérolas sonystas que você têm na manga pra ficar bostejando aqui.

          4. Bloqueie, vai, pode bloquear, um mau educado como você de moderador mostra bem a qualidade de chat que esse site tem. Faço questão, mostra que é homem e cumpra a ameaça.

          5. hahaa
            não sou moderador.
            Falei bloquear para mim, para eu não ter que ler mais suas bobagens.
            Olha, cara, você é engraçado, parece que realmente não entendeu ainda a dinâmica do Disqus.

          6. Esquece esse Ragnar cara…

            No mundo dele, o Xbox é o melhor console e a M$ é a única pronta pro futuro.

            Eles não conseguem enxergar o que é… Que a M$ só mudou a direção pra serviços pq ela não conseguiu emplacar uma biblioteca sólida como a do 360.

            São iguais os fãs do Dreamcast…. todo mundo estava vendo a situação do console, mas os fãs juravam que era o melhor.

          7. mas nem tá vendendo bem.
            80 milhões de consoles e o jogo mais esperado da geração não passou de 5 milhões.

          8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Tá vendendo mal… Fez mais dinheiro Que The Witcher 3, e tá vendendo mal.

  4. O maior empecilho da Nintendo é ela mesma. O Switch pode estar vendendo bem, mas a falta de perspectiva de lançamentos, tanto de multis quanto exclusivos, já tá apavorando os acionistas da empresa. A pecha do console sem jogos que o sonysta tenta rotular no Xbox One é uma realidade no console da Nintendo. O pior é que pouco que o Switch tem a oferecer é absurdamente caro, até o papelao do Labo.

  5. Claro que a Nintendo é a principal concorrente, daqui a pouco o Switch passa na frente do Xbox. Sony já esta muito além de qualquer esforço que a Microsoft possa fazer, agora ela tem que se esforçar pra manter o segundo lugar.

    1. lá vem mais um lojista.
      Sony tá muito além no que?
      Usuários online?
      Benefícios pro cliente?
      Variedade de jogos?
      Ou é aquela de 80 milhões enviados as lojas, sendo que na psn plus, que serve pra jogar online e sendo algo que dá uma renda mensal com assinatura, tem só 30 milhões, contra 57 milhões no xbox?

  6. A Nintendo logo vai jogar a Toalha do 3DS isso vai fazer com que toda divisão de games da Empresa foque no Switch, logo chega o serviço da Nintendo que trará toneladas de jogos de todos os consoles da Nintendo, logo imagino que as vendas vão disparar e 2019 vai ser o terceiro ano do Switch onde chegaram os games que aproveitaram tudo que o console tem. Lembrando que no futuro a Nintendo deve trazer Docks com processamento usando a USB-C para tal. A Nintendo pode muito bem trazer algo bom em se tratando de expansoes do Switch

  7. Quem olha os sinais por aí já sabe o porquê. A Sony supostamente aumenta sua base de consoles mas exibe queda em assinantes dos seus serviços, enquanto o Switch é um produto altamente flexível e está em alta. Além disso, o Xbox também está em alta, pois atraiu diversos jogos que antes estavam na concorrência, e a inclusão do X no portfólio, assim como a criação de assinaturas como a do Game Pass, agregaram muito valor à marca como um todo.

    Pensando no longo prazo, a Nintendo é o adversário mais perigoso tanto pra Microsoft como pra Sony. Na E3 deste ano, Phil Spencer fez menção a tecnologias que seriam usadas pra jogar os jogos do Xbox em diversos tipos de aparelhos. Se considerarmos que entre esses aparelhos estão os smartphones, portáteis como o Switch, a atenção dada pela Microsoft ao produto da Nintendo faz todo o sentido. No mercado japonês, a guerra inclusive está perdida pra Sony.

    Como a marca Xbox está muito longe do mais remoto estado falimentar, esse rebaixamento da Sony preocupa muito… a Sony. Se o Kamiya se deu ao trabalho de tirar a bunda da cadeira pra portar o NieR: Automata pro Xbox One, é sinal de que a marca está em franca ascensão.

      1. Quem está viajando é você, pois teve gente da própria Platinum CONFIRMANDO que o jogo não sairia pro Xbox One. A página da Wikipédia em inglês tem inclusive as referências, com uma declaração do próprio Yosuke Saito, produtor do jogo. A justificativa foi a de que o console não vendia bem no Japão.

        E, fazendo um apanhado das notícias sobre o jogo ao longo dos anos, fica claro que a intenção da Platinum sempre foi priorizar o PS4.

        Portanto, quando NieR: Automata foi lançado, não se cogitava uma versão para Xbox One. O jogo acabou vindo pro Steam, mas era óbvio que a melhor versão era a do PS4, o que motivou os fanboys da Sony a incluí-lo nas suas famosas listinhas.

        Considerando que o jogo, apesar de hypeado até o talo, não vendeu tanto assim, o que será que teria motivado o Kamiya a liberar uma versão pro Xbox One? Podemos especular à vontade, mas o fato é que a versão para o Xbox One X foi muito bem feita, o que definitivamente sugere que existiu interesse de mercado em trazer o jogo pro Xbox.

        Essa história de que NieR: Automata nunca foi exclusivo nos consoles é papo furado e controle de dano vindo de gente como você, que está #chatiada com a ascensão do console rival que por tanto tempo eles tiraram sarro. 😉

    1. Vcs alardeiam tanto a “Queda da Plus” que parece que a Sony perdeu no mínimo 1/3 dos assinantes, sendo que foi só 300 mil.

    2. A Sony ao menos fala, “olha, perdemos 300 mil da PLUS”, mas ela informa quem é plus ou não…

      Quem garante que usuários GOLD não caíram? A M$ não informa.

    3. 1) Nier Automata não é um jogo do Kamiya. 2) Portar do PC pro Xbox One deve ser um trabalho ridiculo pra um programador de jogos. 3) No futuro a perspectiva é a computação em nuvem, e nesse sentido nem a Nintendo e nem a Sony estão preparadas pra concorrer com a Microsoft.

          1. Não criança, eu tiro ele da estante mesmo, que fica ao lado do Meu Xbox One X, acho que no seu caso só saindo do seu cu mesmo!

  8. Pela versatilidade da proposta, a Nintendo com o Switch passou a ser um concorrente mais perigoso mesmo, está em franca ascensão. Embora a diferença de consoles no mercado esteja muito grande a esta altura, a concorrência com o ps4 está mais equilibrada, porque o console melhorou seu ritmo de vendas em relação a anos anteriores. Além disso, gradativamente estão chegando mais jogos terceiros do japão para Xbox One, sem contar alguns ports do Pc que por pura escolha da produtora lançam primeiro no Xbox One, o que já mostra uma mudança significativa do Xbox aos olhos das produtoras.

  9. Nada a vê… a concorrente da MS é a Sony. Quais são os jogos mais vendidos? Multiplaforma, e esses jogos a maioria não lança no Switch que vende mais pelos seus exclusivos ou por ser portátil, diferente do Xbox e PS4.
    Essa mudança na ordem pode ter sido pq alguém resolveu colocar em ordem alfabética ou pq o switch lançou depois do PS4(logo em seguida no texto ele coloca qnd foi lançado o ultimo console de cada empresa, ai tem switch em 2017 e ps4 em 2013)

  10. Alguém sabe se esse Carlos Roberto é mais um fake dos caras?
    Porque puta que nos pariu, viu.
    Nunca vi um “Homem” maduro assim pra ficar defendendo nota e vendas.
    Deve ser fake.
    Se for fake é block na hora.

      1. Minha suspeita também.
        Olha só como ele fica putão falando dos “exclusivos” e “jogos bons”.
        Isso não é coisa de homem, mano.
        Nós sabemos.
        Quando o cara começa com essa história de “exclusivos” já é sinal de que não sabe o que dizer.

          1. Eu ri com ele me chamando de “Pirralho”.
            Acho que sou mais velho que ele.
            Com certeza devo ser.
            Mas o cara acha que colocar foto da família dá atestado de imunidade pras bobagens que fala.
            Tipo “Vejam só, estou falando de Exclusivos e Sony Wins mas eu posso porque sou casado, com filho”
            Para né mano? hahahah
            que foda isso.
            Até porque todo mundo aqui nesse fórum é casado, já foi casado, é bigamo, gosta de swing, levar chifre, botar chifre, etc etc etc.
            Os únicos que nunca viram buceta na vida são aqueles menininhos da turma do Kaz

          2. Pior que não é questão de idade, ter ou não mulher, é de não entender o mercado atual.
            Ta no tempo ainda do “vende mais é melhor”, se for assim, Justin Bieber, Pablo Vitar e Tek Pix são incontestáveis.

  11. O Otimista: Vixi, PS4 é tão zuado que a Microsoft nem considera mais como concorrente principal.

    O Pessimista: Fudeu, o Switch vai passar nós e vamos ser o ultimo novamente.

    1. 2020 nova geração. Xbox terá todas as melhorias atuais aportadas para a nova geração, Nintendo continuará com a sua geração, e Playstation, levara o que? Remasters? So espera…

        1. Ah foi mal. Pra ter sentido eu tenho que fazer igual os idiotas arrogantes e colocar no final: “Fato”. Se não consegue negar meu “achismo” melhor ficar só calado.

          1. Deixa eu ver se eu entendi, tu vem fazer um comentário baseado no seu achismo sem nada pra sustenta-lo e quer que eu negue algo assim? Ok. E ainda usa um imperativo pra não usar a palavra “fato” pra “não parecer arrogante”… *eyes rolling*

          2. Nada pra sustenta-lo? Kkkk isso vindo do cara sem contrargumentos que só fez colocar “olha o achismo”, como se isso valesse de alguma coisa, é bem contraverso, não acha? Lê dnv pra ver se seu pequeno cérebro consegue entender.

          3. Ué filhão, tu que tem que botar algo que sustente o que tu ta falando, não vou elaborar um puta texto pra um cara que chutou algo na internet e que se contradiz..

          4. Não me contradisse em momento algum. Tudo que eu falei são fatos facilmente observáveis. Xbox cresceu e muito durante essa geração e vai levar o que aprendeu para a nova geração. Nintendo não terá a geração terminada agr já que só começou em 2017. PlayStation vai levar oq? Remasters dos jogos da atual geração? Enumere as novidades que ela trouxe para o mercado ou para o próprio console, ou pelo menos mudanças na política da empresa. Se não consegue fazer isso então não tem nenhum Contrargumento válido e será melhor se poupar a vergonha

          5. É engraçado tu fala sobre fatos que os fanboy utilizam e usa linguagem imperativa, e ainda diz que não se contradiz, ae eu peço algo que sustente as afirmações tu me vem trocando de assunto e trazendo mais achismo e ainda por cima um achismo que nem fanboy de xbox traria, mais numa coisa concordamos, é melhor parar por aqui que já tá feio pra ti..

          6. Linguagem imperativa? Não mandei em ngm querido kkkk seu português está prejudicado. Nao troquei assunto não, esse comentário é exatamente o mesmo do anterior, só estendi e fiz “explicadinho” pra que os de QI inferior como você pudessem entender. Kkkk a diferença é que eles enunciam coisas que eles julgam fatos, eu só estou descrevendo o que está acontecendo e a prova disso é que o sonysta em negação(você) não conseguiu arranjar nada para contrargumentar. Em vez disso está enrolando aí, enquanto toma uma surra verbal. Se não arranjou algo util pra dizer ainda melhor vazar, sua enrolação já tá enjoando

          7. Kkkkk olha a negacao aí. Ora se eu ligo. O comentário não era pra você, tu foi só mais um enrolão sem argumentos, sua discussão nao chegou nem a me divertir.

  12. Realmente, em questão de inovação MS e Nintendo estão no topo.
    A MS com rede online mais estável, serviços que beneficiam demais o cliente, como o Play Anywhere, Game Pass, Retrocompatibilidade, console multi tarefa. A Nintendo sempre com um console inovador, que agora é tanto de mesa como portátil e nesse caso sim, um console que vende por conta dos exclusivos.
    Sony precisa correr e muito pra melhorar no ps5, não adianta nada mandar 80 milhões de consoles pras lojas, uns 30% disso deve ser pra repor um ps4 que estragou, já que a garantia da sony vc não manda pra sony, mas pra loja trocar. E pagando psn plus tem 30 milhões e os números só vão diminuindo. E com a psn offline quase todo fim de semana chega até a justificar o foco em single player.

  13. A proposta dos consoles da Nintendo é bem diferente comparado com a Microsoft e a Sony… normalmente quem compra um Nintendo tem um Xbox, PlayStation ou Pc…não estou dizendo que não exista pessoas que só tenha um Nintendo, mas normalmente quando isso acontece ou é uma pessoa super fã da marca ou uma pessoa que joga casualmente e se interessou pelo console, pq quem joga com frequência e costuma jogar grandes títulos mesmo os mais clichês como GTA, COD, FIFA… nunca vai comprar um Nintendo pensando em jogar esses jogos, mas vai querer comprar para ter como um console secundário. Então não consigo, pelo menos da minha parte enxergar o Nintendo como um concorrente para a marca, é outro público…,mesma coisa para uma parcela que joga no Pc, que também é um público que tem uma característica diferente daqueles que jogam em um console mais tradicional como é o caso do Xbox e PlayStation…. claro que isso não se aplica em tds os casos antes que venha um retardado querendo me xingar…eu mesmo jogo no Xbox e PC

    1. No começo tb achava, agora vendo o suporte que o switch vai angariando penso que tem uma parcela significativa de casuais que só querem jogar um fifa, indies como overcooked e stardew valley e jogos first party da nintendo. Isso pode facilmente afetar as vendas do X1.

      1. Mano sim o jogo e fantástico mais e bem dificinho travei em um lugar ali ta foda vc completou ele?e sabe me dizer qual a diferença tem dessa versão definitiva?

          1. Sim mano vi depois chegar rm casa vou tentar ..tenho que passar dali hoje ..tou doido pra zerar pra pegar No ryse..

          2. Cara consegui passar la ontem ja estou quase zerando..ja passei do sol ..hoje acho que acabou mais vou tentar fazer o macimo no jogo ..e fantástico ..

          3. Você está com a bolinha de gravidade. Você vai descer pela tela de cima como se estivesse voltando para essa tela grudando na parede. Quando chegar ali onde risquei, vai pulando até chegar na pedra do canto. Na real, é bem fácil.

    1. Zerei essa semana. Qualquer imagem que vejo já fico emocionado. kk
      Nessa parte eu fiquei um tempão também. Parei de jogar mais de um 1 mês até passar essa parte e terminar 2 dias depois

      1. Ikk tb to nessa mano ..mais nao vo desistir to cheio de jogo pra jogar mais enquanto nao zerar esse nao paro..tinha agarrado na arvore tb mais depois passei facil agora essa ta foda..

    1. PlayStation não tem concorrente nessa geração pq não tem outro console que seja o suficiente pra competir com ele.
      Vc por acaso leu corretamente a matéria? A MS assumiu derrota pra Sony nessa geração, no ranking de consoles a Sony é lider isolado.
      😉

    1. Cara as empresas nao ligam mais pra venda de consoles a nao ser a Nintendo pq eles sao vendidos sem lucros..oque faz diferença e serviços e jogos ..como a nintendo ta ta vendendo muito bem seu jogos agora com a venda do online vindo ai sse ela tb vender bem vai ser f.. pra outras.. agora o ps mesmo com a base bem maior so tem vendas com diferenças relevantes no Japão onde nao se vende tanto multi..

      1. Sim e verdade que esses consoles estão sendo vendido sem lucro. Porém, até onde eu sei o PS4 está vedendo mais que o Switch mundialmente, com exceção do Japão, acredito que com o tempo, o console da nintendo venha diminuir ainda mais o espaço do xbox no mercado. Não sei se o mercado hoje tem espaço para 3 consoles.

        1. Voce esta confundindo as coisas. Apesar do que a Nintendo diz tds consideram o Switch como um console portátil. Então quem compra o Switch compra como um console secundário, até pq além dos exclusivos ele n tem quase nenhum AAA por ter um hardware fraco. Quem compra como console primário são mais jogadores casuais. Por isso não acho que o Switch esteja competindo diretamente com o Xbox, até pq eles tem cross-play e cross-profile, tornando-os o kit ideal

        2. Nao cara o switch Ta vendendo mais rm todo lugar so vc abrir a amazon ai ai de todos lugares..nao fica caindo em coisas de vgcharts aquilo e um achometro..e cara o x box e o segundo console em crescimento hoje em todas lojas digitais e daqui a pouco vai passar pras fisicas tb

          1. Cara eu me baseio pela NPD group que e a fonte mais confiável. E de acordo com eles
            o PS4 se mantém como o console mais vendido no e.u.a este ano. E na Europa e o mercado mais forte da sony. Vou dar uma olhada na amazon
            .

          2. Nao se baseie entao mano ali tem hora que conta vendas fisicas outras digitais e ali nao e fontes concretas das empresas a sony mesmo nao fala a quantidades de play vendidos..ela fala enviados a loja o numero exato e muito dificil de saber .. so pelas empresas..

    2. Os consoles já VENDIDOS não significam necessariamente que estes consoles continuem ATIVOS, porque num ciclo de consoles muitas pessoas que compraram o console lá em 2013 pode está até em outro hobbie, por exemplo, seja por cansaço ou mudança de prioridades mesmo. Ter mais consoles colocados nos lares aumenta a PROBABILIDADE de alcançar mais pessoas, mas isso por só só não garante, tem outras variáveis a considerar.

      Daí que nesse contexto faz bem mais sentido focar em usuários ativos mensais, trabalhando em abordagens mais modernas para retenção desse jogador jogando e gastando na plataforma. Além disso, é olhar daqui pra frente e trabalhar para ganhar novos clientes também.

      E nesse mesmo contexto, o Switch sim passa a ser visto com mais atenção, porque é uma plataforma mais fresca e recente no mercado. O volume de vendas dele num curto período é enorme.

      1. Excelente comentário! A mesma lógica de” total de curtidas da página” x “mais engajamento nas publicações” em redes sociais. Aí fica para cada um refletir o que acha melhor. Pessoalmente acredito mais em recorrência e gostaria de ver um comparativo das 3 com esta métrica, imagino que o maior número de PS4s vendidos não adiantaria para nada neste sentido.

        1. É que os consoles vendidos de 2013 pra cá é apenas um acumulado total, tem seu valor estatístico e histórico, mas o que realmente tem valido para as empresas atualmente é o público disposto a jogar.

          Por isso que querem lançar consoles em intervalos mais curtos, tipo de 3 em 3 anos. Quando o jogador começar a dar sinais de marasmo ou cansaço com videogame, o que é perfeitamente normal, sempre terá ali a disposição algo melhor pra comprar, renovando esse entusiasmo. Funciona em diversos mercados, e imagino que funcione com videogames também, desde que seja algo bem trabalhado.

        1. Sim, isso vale para qualquer console. Mas a Microsoft atualmente adota uma abordagem mais clara nesse sentido, lançando mão de mais ferramentas e mecanismos para maior retenção esse jogador, desde jogos on line até os serviços de assinatura.

          Não que a Sony com o Playstation não o faça, apenas o faz de forma menos eficaz, ainda, como os relatórios recentes apontaram.

      2. Bem lembrado!!!

        E tem mais. As medidas utilizadas para mensurar a plataforma, está focada em quantidade de usuários ativos no ecossistema, no caso da Live, são 57 milhões de usuários ativos. Isso mostra a que a plataforma está plenamente ativa, não contando a quantidade de unidades vendidas, apenas.

      3. Concordo com suas observações, mas tb é preciso olhar outros dados para gerar conclusões.
        1. A sony continua vendendo mais consoles que qualquer outra empresa.
        https://www.statista.com/statistics/276768/global-unit-sales-of-video-game-consoles/
        2. Empresas que mais ganharam dinheiro com games em 2016. http://puloduplo.com.br/blog/2017/03/26/veja-o-ranking-global-das-25-empresas-que-mais-lucraram-com-games/.

        Acredito que a Microsoft ter colocado a Nintendo com a primeira concorrente direta, tem mais haver com a provável perda da segunda posição no final da geração em base instalada de consoles para a Nintendo. Ela precisa olhar para o retrovisor :).

        1. É um ponto de vista válido o seu, e aceitável. Eu vejo um pouco diferente, mesmo com posse nesses números (eu já os tinha visto a um tempo atrás).

          Microsoft e Sony disputam quase a mesma faixa de público, excetuando o público japonês no qual a Microsoft não tem aderência. Na geração do X360, a Microsoft se deu muito bem, enquanto nessa do Xbox One o Ps4 sobressaiu. Para o próprio ciclo a disputa promete ser mais parelha do que foi nesse, em virtude de uma série de mudanças e transições tecnológicas.

          No caso da Nintendo, ela trafega numa via diferente, tanto pra Sony como para a Microsoft, e de difícil contenção de crescimento por parte dos concorrentes, já que não há uma concorrência direta para o que a Nintendo costuma oferecer. Não há no mercado um console com as características do Switch, por exemplo.

          Então pra mim não se trata de quem está em 1º ou 3º lugar, ou coisas do tipo, mas de posicionamento estratégico de mercado mesmo.

  14. Eu entendo, e porque a Sony é uma Vênus como globo global, nintendo um sbt, e a Microsoft, pobre Microsoft, uma Record em recopia, fazendo Record de Flop dos Flop de mais Flop do ano. Por isso que a Microsoft não liga para a Sony, porque não consegue seguir a líder absoluta sony

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Engraçado, mas a Globo não está perto da falência como a Sony,
      Quem está sempre perto da falência é a Son… digo, Band, que são equivalentes né?
      A pior das piores, só retardado curte essa merda

        1. Não estou desejando, é só ver a realidade, ano passado a própria Sony falou que a divisão de filmes poderia ser vendidas se não obtivesse lucro,

    1. Ao contrário… eles contabilizaram o poder de hardware do Playsterco, olharam o serviço online da PSN e perceberam que a Sony está fadada a sofrer nos próximos anos a defasagem dos investimentos errados… MS win… KKKKKKK

          1. HAHAHAHAHAHAHHAA MOSTRA A FONTE AI OVELHA DE MERDA.

            HAHAHAHAHAAHA PS4 LIDER ABSOLUTO EM VENDAS…..VENDEU 10 VEZES MAIS QUE ESSE ESTRUME QUE VC CHAMA DE CONSOLE.

            HAHAHAHAHAHHAHA

            VIVENDO DE FORZA OVELHA

  15. É galera já viram que a próxima geração a MS quer focar em Stream com aquele boatos de dois consoles, arrisco dizer que vai rolar stream até no PC/Celular

  16. Sony sempre atrasada,
    A Microsoft já até tirou a pobre coitada da lista de concorrentes.
    A matemática é simples, todas as divisões da Sony sangram dinheiro, enquando a divisão do PS4 é a única que da dinheiro, e mesmo assim não é tanto como o Xbox que faz ‘milagre’ mesmo com a base menor.
    Microsoft wins!
    PS.: O choro é livre

    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Você leula materia direito? Na lista de maiores corporações da industria dos games está
      1º Sony
      2º Nintendo
      3º Microsoft

      Logo concluímos que Nintendo vem sendo o concorrente primario da MS, ou seja a MS assumiu a derrota pra Sony.
      Tá passando vergonha ai amigo. Kkkkkkkkk

    2. Ai ai. Que piada legal.
      O xbox é coadjuvante nesta geração. Acorda. O ps uns 45.000.000 de consoles a mais vendidos. O nintendo, com muito pouco tempo de venda, ja esta a metade.
      Claro que a ms é uma empresa muito saudavel e rica, mas, quanto a ganhar $ (lucros com o xbox) me manda o link com esta informação. NÃO TEM. Tem vendas, cerca de 10bi, um bom valor, mas, a sony vende no ps 17bi. 70% a mais. Por fim, espero uma recuperação do xbox. Nao tenho motivo pra nao querer isto.

      1. Procure o relatório semestral de lucro da MS, a divisão Xbox lucrou quase o dobro da Sony apenas com os serviços. É só dar uma ‘Googleada’ não deve ser difícil pros Poneys de mão pequena

        1. Não existe esta informação. Manda o link com lucro desta divisão. Se não divulga nem as vendas dos consoles como vai divulgar lucro. Até teve uma reportagem falando de lucro mas eram vendas. De toda forma, eu não sou dono nem da Sony nem da MS. O que quero então ? Diversão. Nisto PS e Nintendo são muito melhores. Xbox é uma plataforma flopada, vende nada, não tem jogos. Fala o último grande exclusivo que jogou ? Tem quase 2 anos. Mas é claro, vc deve ter gostado de SOT e Sod. As notas e críticas são uma conspiração da mídia sonista

      2. Procure o relatório semestral de lucro da MS, a divisão Xbox lucrou quase o dobro da Sony apenas com os serviços. É só dar uma ‘Googleada’ não deve ser difícil pros Poneys de mão pequena

  17. Eu acho que o contrario já ta acontecendo a muito tempo, Nintendo simplesmente varreu as vendas de jogos do Ps4 no Japão, e está vendendo muito forte na Europa onde o PS4 domina, com certeza para a Sony a Nintendo virou a maior ameaça principalmente por não conseguir responder seus pontos fortes com um ps5 por não terem interesse na mobilidade.

  18. Faz sentido!!A Sony esta tão longe da Microsoft q pra ela resta competir com a Nintendo tentando impedir q que o Switch passe o Xbox One tbm kkkkkk!
    Por que se duvidar ainda em 2018 o Switch passa o One quem duvida disso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *