Microsoft compra Xamarin, grande reforço para os aplicativos universais

xamarin

Após anos de especulações e rumores, finalmente é oficial. A Microsoft adquiriu a empresa cross-plataforma de desenvolvimento móvel Xamarin por uma quantia não revelada.

Scott Guthrie, vice-presidente executivo da nuvem da Microsoft, escreveu:

Em conjunto com o Visual Studio, a Xamarin fornece um rico desenvolvimento móvel oferecendo aos desenvolvedores a possibilidade de criarem aplicativos móveis usando C# e entregarem experiências totalmente nativas para todos os dispositivos principais – incluindo o iOS, Android e Windows. Abordagem da Xamarin permite que os desenvolvedores tirem proveito da produtividade e o poder do .NET para criarem aplicativos móveis e usar c# para escrever para o conjunto completo de APIs nativas e recursos móveis fornecidos pela plataforma de cada dispositivo. Isto permite aos desenvolvedores facilmente compartilharem o código app comum nos apps iOS, Android e Windows. A solução exclusiva do Xamarin tem alimentado o crescimento incrível durante mais de quatro anos.

Na prática, como o Xamarin funciona?

xamarin-modelo

Criar um aplicativo que alcance todo o público é um problema a ser vencido,  a razão é simples, criar um APP que funcione no iOS e Android e também no Windows Phone pode ser trabalhoso. Para resolver isso é preciso programar em Java, ObjectiveC/Swift e C# e então o problema se agrava, porque precisamos de:

  • Uma equipe de desenvolvedores experientes nas três linguagens. Porque o mesmo código terá que ser escrito em várias linguagens.
  • Corrigir bugs dos APPs devido às lógicas do sistema estarem implementadas de forma diferentes.

Como resolver esses problemas? É agora que o Xamarin entra provendo uma plataforma projetada nas implementações open source mono android e monotouch com o intuito de utilizar o C# e o máximo de recursos do .NET para desenvolver APPs nativas para Android, iOS e Windows reaproveitando o máximo da regra de negócio para as principais plataformas.

Xamarin é muito utilizado, inclusive por grandes empresas, e a Microsoft colocou as mãos nele justamente para favorecer a sua estratégia de aplicativos universais e suas “pontes” que trazem apps de plataformas concorrentes ao Windows. Afinal, é um equipe de peso que agora faz parte da Microsoft.

Xamarin tem atualmente mais de 15.000 clientes em 120 países. A Microsoft promete compartilhar mais informações no evento BUILD 2016.

Fonte: Venturebeat

48 comments on “Microsoft compra Xamarin, grande reforço para os aplicativos universais

    1. Isso serve para você criar um App no Xamarin e ele ser compatível com Android, iOS e Windows.
      Não necessariamente só para importação/exportação de apps.
      Resumindo: Você cria um código e o Xamarin faz funcionar em todas as plataformas.

      1. Kkkkkk. Quer Windows 10 Mobile? Lumia 550, 650, 950, 950XL, Alcatel, Xiaomi, LG, entre outras. Não tem no Brasil? Foda-se. Importe se quiser. Quem mandou ser brasileiro!!!

    1. Estou até pensando em criar uma matéria para detalhar a fundo isso.
      A Microsoft quer que os desenvolvedores façam um jogo ou um app que rode em tudo. Imagine criar um jogo para PC e com poucas modificações leva-lo para o Xbox? Dessa forma, o preço tente a cair e já se fala em cross-buy de jogos.
      São muitas implicações possíveis.

  1. Para os que tem duvida de qual o benefício disso, a resposta é bem simples:

    Qual era o principal problema que implicava na chegada do App universal através da “ponte”? A necessidade de criar o app noutra plataforma e porta-lo para o Windows. Já com o Xamarin o processo vai ser inverso. Primeiro o App vai vir para Windows e depois irá migrar para outras plataformas. O que o atual gestor da Microsoft vê é o futuro. Ele sabe que o que é popular hoje pode não ser tão popular amanhã, e é nesse cenário em que o Windows vai estrelar sua fama.

    1. Uso Xamarim e não vejo bem desta forma que falou. O aplicativo no Xamarim não é feito primeiro para o Windows. Ele é feito primeiro para a plataforma que o desenvolvedor escolheu programando em C#. Nos projetos que temos aqui na equipe usamos Xamarim no Visual Studio e desenvolvemos primeiro para IOS depois Android e só então depois vamos para Windows e neste processo todo temos uma biblioteca compartilhada que serve para as três plataformas facilitando muito. Então independentemente de programar para Windows vamos usar ele pois:

      – Programamos em C#;
      – Reaproveitamos códigos entre as plataformas;

        1. Sim. Facilita muito a parte relacionada a regra do negócio. Não desenvolvemos para o Windows ainda e as versão são internas de desenvolvimento não liberadas na loja. Estamos colocando a casca bonita e devemos começar a publicar em uns 2 ou 3 meses.

  2. ué, mas o dev tem que programar em C# pra poder portar pra iOS e Android. Se ele já desenvolvesse em C#, teríamos o app pra windows, não? o que vai fazer o dev Java ou Objective C vir pra MS???

  3. A microsoft não entende 2 coisas:
    1- Esse tipo de recurso já existe, tudo bem q esse xamarim pode facilitar ainda mais e blablabla Só q não é a dificuldade de portar aplicativos e sim os custos para mante-lo.
    2 – Ainda q em um passe de magica seja possivel portar instantaneamente aplicativos pro wp as empresas vao ter q contratar uma equipe para monitorar, corrigir e atualizar o aplicativo para WP. Vc acha que o Facebook usa a mesma equipe pra desenvolver pra android e ios? Isso gera custo as empresas…a real é q as empresas vão aonde os clientes estão. E temos q aceitar q 3% de participação não nada! As empresas não estão nem ai sobre qual linguagem programar. Elas querem saber se o aplicativo vai ser rentável.
    Estamos em 2016 e não temos os principais aplicativos de forma digna…vai dizer q as empresas não tiveram tempo pra desenvolver? Bobagem..se o wp fosse o sistema preferido do mundo teríamos tudo.
    A culpa é da Microsoft q lá atras não aproveitou sua força e viu apple e google tomarem conta do mercado. Foi um puta vacilo e hj ela paga por isso…

  4. Acho que agora sim “nossas cabeças irão explodir”
    Essa é uma noticia que pode, finalmente, colocar a MSFT na vanguarda da plataforma móvel.
    Será que ela agora ira dar o troco para o Google e boicotar “sutilmente” o desenvolvimento de apps para Android???(queria muito que acontecesse: “ah, desculpa, deu um errinho besta aqui no compilador do Xamarim, e bugou os apps publicados na PlayStore, mas dá nada não, brevemente estaremos consertando. Mas não se preocupem, iOs e WP não foram afetados, só o Android mesmo!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *